RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Misericórdia de Vale de Cambra com projeto de 3,2 ME para habitação sénior colaborativa
Região

Misericórdia de Vale de Cambra com projeto de 3,2 ME para habitação sénior colaborativa

Segundo revelou hoje a instituição, o modelo em causa permite que idosos em situação vulnerável, mas ainda física e socialmente autónomos, possam viver em residências que, sem lhes restringir a devida independência, beneficiarão de espaços e serviços comuns. “O público-alvo desta resposta será, previsivelmente, a população mais vulnerável do concelho, em particular pessoas idosas com autonomia funcional”, revelou à Lusa fonte da Santa Casa. A fonte adiantou que “o modelo habitacional prevê a construção de moradias T1 e T2, organizadas de forma a promover a vida comunitária, pelo que os residentes partilharão espaços comuns, assumindo em conjunto responsabilidades relacionadas com a limpeza, manutenção e organização do espaço”. Parte dessa componente colaborativa e comunitária será assegurada pela própria Misericórdia, com recurso a um quadro de pessoal “bastante reduzido”. Está previsto, aliás, que este modelo habitacional exija apenas um diretor técnico, “que assegurará o acompanhamento global do projeto”, cabendo depois a parceiros locais assegurar as atividades de “lazer e tempos livres dos residentes”. O primeiro concurso público para o efeito foi lançado em fevereiro deste ano e “ficou deserto”, pelo que o procedimento atual tem agora um valor-base de adjudicação 200.000 euros acima do anterior. A componente de financiamento comunitário, por sua vez, mantém-se na ordem dos 1,879 milhões de euros. Se houver candidatos válidos e a empreitada arrancar antes do final de 2025, a expectativa é que, dado o prazo de execução de um ano, as novas habitações – a criar na freguesia de Codal – possam ser ocupadas no final de 2026 ou início de 2027. A Santa Casa de Vale de Cambra garantiu que assume o projeto “com o empenho e sentido de missão que sempre a caracterizaram”, mas admitiu algumas cautelas: “Há uma natural preocupação face ao contexto nacional e internacional, marcado por incertezas económicas, escassez de mão-de-obra e prazos extremamente curtos para a execução de obras com grande exigência técnica e financeira”. A prioridade da instituição, em todo o caso, continua a ser contribuir para a comunidade local “com soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem a qualidade de vida da população mais vulnerável”.

Suspeito de abusar de jovem vulnerável em Oliveira do Bairro foi detido pela PJ
Região

Suspeito de abusar de jovem vulnerável em Oliveira do Bairro foi detido pela PJ

Segundo as investigações, os abusos sexuais teriam ocorrido numa localidade do concelho de Oliveira do Bairro, quando o suspeito conseguia estar a sós com a vítima, aproveitando-se da vulnerabilidade desta, afirmou aquela força policial, num comunicado enviado à agência Lusa. O homem foi detido no cumprimento de mandado de detenção e, após apresentação a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

Município de Ílhavo volta a ser distinguido como “Amigo do Desporto”
Região

Município de Ílhavo volta a ser distinguido como “Amigo do Desporto”

O reconhecimento, que o município mantém de forma ininterrupta desde 2018, “confirma o compromisso da autarquia com a promoção da atividade física, do desporto e de um estilo de vida saudável”, lê-se em nota enviada às redações. A autarquia destaca ainda que tem implementado “diversos programas regulares dirigidos a todas as faixas etárias (…) com uma oferta diversificada e inclusiva”. A nota sublinha ainda “múltiplos eventos desportivos” dinamizados anualmente, bem como os apoios aos “clubes e associações desportivas locais na realização dos seus eventos, de caráter regional, nacional e internacional”.  O reconhecimento foi entregue no passado dia 17 de junho, no III Congresso da Cidade Social, em Vila Nova de Poiares. A iniciativa reuniu mais de 200 autarquias.

Mareato traz ÀTOA a Ílhavo
Região

Mareato traz ÀTOA a Ílhavo

O Mareato arranca já este fim de semana, com atividades a decorrer na Costa Nova do Prado. No dia 3 de julho, na parte da manhã, há wakeboard e stand up paddle na Praia da Biarritz, junto à ponte. À tarde está programado o torneio de matraquilhos, um workshop de danças tradicionais e uma cãominhada, no relvado da Costa Nova do Prado. O dia seguinte volta a arrancar com atividades aquáticas, na parte da manhã, com boia puxada por barco e canoagem, a partir da Praia da Biarritz, e vela, no Clube de Vela da Costa Nova. Já à tarde, no relvado, realiza-se um torneio de ténis de mesa e começa um torneio de ténis, que se estende até dia 6 de julho. Também para este dia, à tarde, no Cais Criativo da Costa Nova, está agendado o Diálogo Jovem, dinamizado pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ). A iniciativa, aponta a autarquia, é “uma oportunidade para os jovens partilharem as suas ideias e contribuírem ativamente para o futuro da juventude em Portugal”. A tarde termina com uma sessão de yoga, no mesmo local. A 5 de julho realiza-se mais uma edição da Corrida Popular da Costa Nova do Prado, com um percurso de dez quilómetros entre a Costa Nova e a Vagueira. O evento inclui também a Corrida dos Mais Pequenos, uma caminhada e uma aula de zumba de aquecimento. As inscrições para a iniciativa já estão esgotadas. No dia seguinte, voltam-se a viver momentos de emoção, com a Travessia da Ria a Nado e Aquatlo, também já esgotada. Ainda na tarde de 6 de julho, há uma Escape Mission para resolver no relvado da Costa Nova do Prado. Entre 3 e 6 de julho, das 10 às 19 horas, há zona lounge para relaxar no relvado e também uma zona de playground, com insufláveis, ténis de mesa e matraquilhos. Já no fim de semana seguinte, a música ganha protagonismo, com três noites de espetáculos no relvado. No dia 11 de julho, há DJ Set de Overule. O dia seguinte fica a cargo de Neon Run e Insert Coin. A última noite do Mareato, arranca com Freddy Strings and the Groovefellas e termina com ÀTOA. O último fim de semana do festival conta ainda com uma competição de cross-training em equipa, no areal da Praia da Barra.

Temperaturas elevadas mantêm Aveiro sob aviso amarelo até ao final do dia
Região

Temperaturas elevadas mantêm Aveiro sob aviso amarelo até ao final do dia

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso laranja até às 21h de hoje, passando depois a amarelo até às 18h de quinta-feira. O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do tempo quente os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra até às 21h de hoje. Porto, Faro e Viana do Castelo estão também sob aviso amarelo até às 18h de quarta-feira, dia 2, e Viseu e Braga até às 18h de quinta-feira, dia 3. O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê ainda para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro, durante a tarde. A previsão aponta também para vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e pequena descida de temperatura, sendo acentuada da máxima no litoral Centro. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Leiria) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 43 (em Beja).

Incêndios: Fogo florestal em Arouca controlado
Região

Incêndios: Fogo florestal em Arouca controlado

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 19h15 do dia de ontem continuavam no terreno 98 operacionais, apoiados por 27 veículos e quatro meios aéreos. O alerta foi dado pelas 14h23, indica ainda a Proteção Civil. Segundo revelaram fontes do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto e dos bombeiros, não houve registo de habitações em perigo e o incêndio atingiu uma área de mato. Devido à onda de calor que está a atingir o país, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, até hoje, dia 1 de julho: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo.

Oliveirense confirma candidatura para competir na II Liga
Região

Oliveirense confirma candidatura para competir na II Liga

A SAD da Oliveirense confirmou que recebeu o convite da Liga de Clubes para participar na II Liga e está já a preparar a documentação para fazer o pedido de licenciamento na competição. Para poder competir na II Liga, a SAD terá de apresentar documentos que comprovem a regularização da situação contributiva na Autoridade Tributária e na Segurança Social. De acordo com o sexto ponto do 23.º artigo do regulamento de competições da LPFP, "se um clube da II Liga não reunir os requisitos legais e regulamentares estabelecidos, perde a respetiva vaga em favor do clube despromovido melhor classificado" na época anterior, o que permite à Oliveirense preencher a vaga deixada em aberto pelo Boavista.