GrETUA apresenta programação trimestral “em torno da palavra desejo”
Até julho, a programação trimestral do Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA) gira “em torno da palavra desejo”. Entre espetáculos, concertos, cinema, exposições e residência artística, o GrETUA propõe uma reflexão sobre o corpo, a memória e o prazer como formas de resistência e imaginação num contexto marcado por crises e distopias.
Redação
Depois de estrear em maio com “recorder” - o espectáculo que resultou do Curso de Formação Teatral de 2024/2025 - o GrETUA quer que a restante programação do trimestre orbite “em torno da palavra desejo”. “Numa altura em que as distopias de ontem continuam a transformar-se na paisagem que nos envolve, acreditamos que a sustentabilidade do futuro depende cada vez mais da nossa capacidade de continuar a desejar: imaginar o que não vemos, mas que é preciso encenar”, atenta o editorial enviado à Ria.
Para tal, o GrETUA pretende, em cena e fora de cena, “inventar novas maneiras de sermos muitos” e “fazer do encontro um gesto radical”. “Na pista de dança suar até nos fundirmos com a batida, no ecrã do cinema iluminar o pluralismo das experiências, multiplicar as possibilidades do prazer. E em todos os instantes, abrir espaço para o toque e a escuta. Trabalhar na construção de uma intimidade comum”, explica.
O grupo adianta ainda que, ao longo deste trimestre, vai recuperar uma das descobertas que fez ao digitalizar o arquivo do GrETUA para o documentário que estreou este ano, “Antes de Mais, Parabéns Atrasados”. “Falo do mantra que o encenador Rui Sérgio, e um dos fundadores do GrETUA, gritava aos atores em 1994, momentos antes da estreia do espetáculo “Cabaret Cibernético”: «Tesão, tesão, tesão! Para além da concentração!»”, esclarece.
A programação trimestral prossegue assim esta sexta-feira, 23 de maio, com o concerto de emmy Curl, pelas 22h00.
Já na próxima segunda-feira, 26 de maio, pelas 21h00, o GrETUA inicia a “Anatomia da Transgressão”. Um ciclo de cinema que pretende investigar “o corpo como espaço político, ficcional, íntimo e indisciplinado”. Dividido em três momentos, o primeiro iniciará com uma “sessão de curtas queer portuguesas, que são quatro contra ficções visuais capazes de pôr em questão os modos dominantes de ver e fantasiar sobre outras possibilidades de toque e cuidado”. Segue-se no dia 9 de junho o embate frontal com “Crash” (1996) de David Cronenberg, “um clássico da pulsão, do corpo-máquina, do prazer entre o aço e a carne”. A terceira sessão acontece no dia 23 de junho com o delírio poético e sensual de “O Lado Obscuro do Coração” (1992), “onde o amor e a morte dançam em espiral para lá dos limites do real”.
Antes e depois das sessões, estará em exibição a peça de videoarte "The Kiss" (2020), de Miguel De. “Numa espécie de subversão da moral do obsceno e do sexo explícito, Miguel De constrói o seu filme a partir de fragmentos de cinema pornográfico hardcore, escolhendo apenas os planos de beijos. A obra pisca o olho a The Kiss (1896), de William Heise — um dos primeiros filmes comerciais da história do cinema, escandaloso na altura por mostrar um beijo explícito”, realça a nota. A “Anatomia da Transgressão” tem um custo de dois euros para estudante e de três euros para o público em geral.
No dia 30 de maio, a caixa negra recebe, pelas 22h00, uma “noite de viagens musicais sem passaporte”, desta vez, com Mohammad Syfkhan, músico curdo-sírio radicado na Irlanda, e com Tangolo Mangos, diretamente da Bahia. A fechar a noite segue-se Graça, cidadão do mundo e navegador de sonoridades, que levará o público em rota livre entre géneros e geografias, com o corpo em constante rotação. O espectáculo tem um custo de seis euros para estudante e de não estudante de oito euros com reserva. À porta, o bilhete passa a ter um custo de oito euros para estudante e de não estudante de dez euros.
De 30 de maio até 28 de junho estará ainda em exibição na nova galeria suspensa – “nas caixas de luz que pairam no foyer” - a exposição “até que tudo fique claro” de Isabel Medeiros”. A mostra foi batizada com as “palavras bonitas que o David Calão escreveu para ‘recorder’, já que os dois trabalharam sobre a memória e o desejo de ver para lá da superfície dos registos”. “Os fungos que cresceram no arquivo físico da erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957, Ilha do Faial) deterioraram as imagens, transformando-as, tal como o tempo alterou a memória de quem a viveu. O arquivo surge não como prova, mas como evidência do esquecimento, manifestado na sua própria deterioração. As imagens contaminadas revelam um outro tipo de verdade: a da memória simultaneamente em ruína e em construção”, lê-se na sinopse.
Este primeiro ciclo – com uma exposição por trimestre- encerrará com uma conversa, pelas 19h00, entre Isabel Medeiros e David Calão. A entrada é livre.
No dia 10 de junho, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, segue-se ainda uma oficina gratuita de VJing com Resolume Arena, com Ricardo Jorge. “Toda a gente quer servir o seu untz untz, mas será que sabem o que é preciso para o ecrã dançar a par da pista? Querem dar show, nós queremos um bocadinho mais de charme. Mas como não somos maus de todo, damos uma ajuda para subir a fasquia”, sintetiza a nota. Assim, nesta oficina, Ricardo Jorge, conhecido por outros como Moho, irá “ensinar a levantar o padrão”. “Propomos um primeiro contacto com o Resolume Arena, ferramenta de eleição para performance visual ao vivo. Exploraremos as bases: linguagem do software, lógica da interface e a viagem do sinal, do ecrã do computador ao projetor, ao LED, ao espaço”, completa.
Logo após quatro dias, pelas 22h00, segue-se um novo espectáculo musical com “The Journey to Pleasure Drone”, uma criação de Gil Mac e Henrik Ferrara. “Um mergulho sonoro e musical, entre música eletrónica, performance e dança”, resume. Também “Moho” regressará nessa noite. “Musicalmente, inspira-se em espécies ameaçadas e extintas para criar viagens sonoras profundas e hipnóticas. Fundo do oceano, cume da montanha ou outras descrições vagas que nunca desiludem”, avança a nota. O evento resulta de uma parceria entre o GrETUA e o Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática (NEECT) e tem um custo com reserva de seis euros para estudante e de não estudante de oito euros. À porta, o bilhete tem um custo de oito euros para estudante e para o público em geral de dez euros.
No dia 21 de junho, pelas 23h50, a programação prossegue com os “Sleep Stages: concertos para dormir, com Coldest Winter e usof”. O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece. “Trocamos o ruído pelo murmúrio, a pressa pelo embalo e deixamos que a música nos guie ao longo de oito horas ininterruptas, desta vez com Coldest Winter e usof ao comando. Quem vem, traz a almofada e a disposição para dormir ou não. Quem recebe, garante o colchão e o pequeno-almoço, para que acordemos juntos, a partilhar o que ficou na cabeça e o que se dissolveu no sonho. O resto? Está por vir. É fechar os olhos e deixar-se levar”, realça. Na nota, o GrETUA recorda ainda que o público deverá ocupar os colchões disponibilizados pela organização e que fica ao encargo dos participantes “trazer saco-cama ou outros elementos para pernoitar no espaço”. A reserva tem um custo de 14 euros.
A encerrar este trimestre estará a residência artística “Bright Horses” de Carminda Soares e Maria R. Soares. De 3 a 7 de julho, “Bright Horses” é uma peça para seis intérpretes — três duplas de irmãos gémeos — que faz uso de dinâmicas internas e familiares para refletir criticamente sobre a competição na sociedade capitalista atual. “Trazendo a experiência real para palco através do seu elenco, desenvolvem-se três diálogos coreográficos entre irmãos que se posicionam em territórios que evocam disputa, agressão, luto, despedida, afeto e ilustram a complexidade das relações familiares como microcosmos de dinâmicas sociais mais ampla”, finaliza.
Todos os bilhetes e reservas podem ser efetuados em gretua.pt.
Recomendações
Casa Dr. Lourenço Peixinho reabre ao público com exposição de Ana Pérez-Quiroga
Em nota enviada às redações, a UA “convida à descoberta da Casa Dr. Lourenço Peixinho” numa visita guiada que marca a reabertura de “um dos mais emblemáticos edifícios do circuito de Arte Nova da cidade”, aponta a instituição de ensino superior. O momento marca também a inauguração da Exposição Breviário do Quotidiano #8 – APQHome, incluída no Ciclo O Desenho como Pensamento 2025. A instalação artística é “composta por 14 telas monocromáticas em tons de azul e por um conjunto de esculturas-móveis, fotografias, desenhos, gravura e néons, que recriam um Decorado (ambiente doméstico)”, lê-se na nota. A exposição que se instala temporariamente na casa, está integrada no Ciclo O Desenho como Pensamento 2025, com a curadoria de Alexandre Baptista. As iniciativas decorrem a partir das 16h30 desta segunda-feira, dia 2 de junho. A entrada é livre.
UA assinala 30 anos do edifício da biblioteca na próxima terça-feira
Para assinalar a data, de acordo com uma nota de imprensa enviada à Ria, a comunidade é convidada a reunir-se no átrio da Biblioteca, a partir das 17h00, para um momento festivo com partilha de bolo e visita a uma exposição que conduzirá os presentes pelo percurso trilhado ao longo destas décadas. Projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, o edifício da biblioteca tornou-se uma “referência incontornável da arquitetura contemporânea portuguesa”. “Ao longo destes 30 anos, tornou-se ponto de estudo e admiração para arquitetos, estudantes e investigadores de todo o mundo, que visitam regularmente o campus para conhecer de perto esta obra de excelência”, lê-se. Segundo a nota, este evento marca ainda o “início de um ano de comemorações que decorrerá até 3 de junho de 2026, com várias atividades dedicadas à arquitetura, ao conhecimento e à memória deste espaço”. Todas as atividades podem ser acompanhadas aqui.
Processo eleitoral dos Núcleos da AAUAv arranca com 41 listas candidatas
“Em relação ao ano passado, houve mais ou menos o mesmo número de candidaturas. Nos setoriais, houve menos, mas no geral manteve-se semelhante”, explicou Inês Filipe. A presidente da Assembleia Geral da AAUAv adiantou ainda que, apesar do número de listas ser idêntico ao de anos anteriores, algumas acabaram por ser excluídas do processo por terem sido entregues fora do prazo. Foi o caso da Tuna Mista da Universidade de Aveiro (MarnoTuna), do Núcleo de Xadrez (NX) e da Tuna Feminina (TFAAUAv). Essas listas poderão, no entanto, submeter nova candidatura “em setembro, num processo extraordinário”. “O problema não foi a candidatura em si, mas sim o prazo. Como enviaram fora do tempo definido, não foi possível aceitá-las, pois isso comprometeria o calendário eleitoral”, esclareceu. Houve ainda dois casos em que não foi sequer entregue lista, nomeadamente, na Tuna Universitária de Aveiro (TUA) e no Núcleo de Estudantes de Música (NEMu). Também nestes casos poderão recorrer ao “processo extraordinário”. A campanha eleitoral iniciou-se na passada terça-feira, 28 de maio, e decorre até 3 de junho. De acordo com Inês Filipe várias listas estão já a organizar “convívios”. Nos núcleos com mais do que uma lista candidata, está previsto ainda a realização de um debate. A escolha do moderador deverá ser feita por consenso entre as listas. Caso não haja entendimento, a Mesa da Assembleia Geral compromete-se a assegurar a moderação do debate. A data do mesmo ainda não foi divulgada. Estão previstos debates nos seguintes núcleos: Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (NAE-ESSUA) - lista U e X; Núcleo Associativo de Estudantes Do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (NAE-ISCA)- lista H e V; Núcleo de Estudantes de Economia (NEEC)- lista A e C e Núcleo de Estudantes de Línguas e Relações Empresariais (NELRE) -lista I e J. Após o término da campanha, o dia 4 de junho está reservado para a reflexão eleitoral, seguindo-se as eleições no dia 5. O funcionamento será semelhante ao das eleições para os órgãos sociais da AAUAv: as urnas abrem por volta das 9h30 e a maioria encerra às 17h00, com exceção das Escolas e da ESSUA, que encerram respetivamente às 21h00 e às 20h00. A contagem dos votos será realizada na Casa do Estudante. De acordo com o artigo 54.º dos Estatutos da AAUAv, atualmente, existem quatro categorias de núcleos no seio da AAUAv: Núcleos de Curso, Setoriais, Associativos e Departamentais. Os Núcleos de Curso representam “a ponte de ligação entre os estudantes de cada curso da UA e a AAUAv”; os Setoriais a extensão “da Associação e da UA, nomeadamente nos âmbitos desportivos e culturais”; os Associativos a ligação “entre os estudantes de cada Escola Politécnica da UA e a AAUAv” e, por fim, os Departamentais a ligação entre “os estudantes dos departamentos à UA e à AAUAv. No caso dos Núcleos de Curso, Associativos e Departamentais são ainda compostos por “dois órgãos sociais independentes: a coordenação e a Reunião Geral de Membros (RGM)”. O mandato dos núcleos da AAUAv tem ainda a duração de “um ano, iniciando-se no mês de junho”.
AAUAv/UA: Sete anos depois, futebol 7 feminino volta a conquistar ouro nos CNU
As estudantes-atletas de futebol 7 trouxeram de Faro mais uma medalha de ouro. A conquista volta a acontecer pela primeira vez em sete anos e Rita Costa, estudante do quinto ano de Engenharia de Materiais da UA e capitã da equipa, sublinha que apesar da vitória por quatro a um no frente a frente com a equipa da Universidade do Minho, o jogo foi bastante disputado. “O jogo foi complicado, quatro golos é um resultado expressivo, mas não retrata o jogo porque foi um jogo bastante difícil, a equipa do Minho era uma equipa bastante boa: atrevo-me a dizer a melhor que encontramos no Campeonato Nacional Universitário”, aponta a capitã da equipa aveirense. No final, a “garra, raça e união” da equipa aveirense falou mais alto e valeram o ouro para a equipa da cidade dos canais, repara Rita. A capitã da equipa frisou ainda que o grupo foi constituído recentemente e é composto pela equipa de futsal da AAUAv/UA e “mais quatro ou cinco jogadoras de futebol que por acaso já jogam todas juntas”. Daniel Vilarinho, técnico responsável pela formação destaca que as jogadoras, um grupo criado com cerca de três meses de antecedência, “deram o que tinham e o que não tinham, todas elas”, algo que destaca como “a grande diferença” na conquista pelo título. O treinador aproveitou ainda a oportunidade para agradecer à universidade e aos clubes das estudantes-atletas pelo apoio prestado ao longo dos meses de preparação. “Valorizamos [a vitória] como nossa, mas ela é de uma série de instituições”, aponta o treinador. A vitória resulta ainda no apuramento para o Campeonato Europeu Universitário, e as expectativas são partilhadas pela equipa e pelo treinador: “representar o melhor possível o nosso país e a nossa academia”, apontam. “União, esforço e dedicação não irá faltar com certeza”, reforçou Daniel Vilarinho. A competição europeia acontece no final do mês de julho, em Camerino, na Itália. No início de maio, os atletas de Atletismo Pista Ar Livre da equipa aveirense conquistaram ainda doze pódios: cinco ouros, cinco pratas e dois bronzes. A AAUAv/UA conquistou ainda o terceiro lugar do pódio no futebol de praia masculino. A equipa ainda alcançou o primeiro lugar na fase de grupos (Grupo B) com 6 pontos, mas perdeu com a diferença de um golo para a agora campeã universitária - a Associação de Estudantes do ISCTE (AEISCTE-IUL). A competição decorreu nos dias 15 e 16 de maio, no Complexo Desportivo da Praia de Carcavelos. Importa ainda destacar a equipa de Rugby da AAUAv/UA que, apesar de não ter fechado o pódio nos CNU da sua modalidade [Rugby Sevens], alcançou o quinto lugar num universo de 12 equipas. A equipa da universidade aveirense conquistou assim um dos objetivos aos quais se tinha proposto, registando ainda uma subida de seis posições face aos resultados conseguidos na competição do ano passado. A competição decorreu no Campo de Rugby da Tapada da Ajuda, em Lisboa, nos dias 20 e 21 de maio. A equipa da AAUAv/UA conta neste momento com 57 medalhas no medalheiro e ocupa a 5ª posição na luta pelo Troféu Universitário de Clube. A equipa da AAUAv/UA volta a competir já este sábado, dia 31, nos CNU de Remo e em junho há ainda competições nacionais na modalidade de orientação, E-Sports, karting, triatlo e canoagem.
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Câmara de Aveiro lança concurso de “2 milhões de euros” para contratação de serviços de limpeza
Segundo uma nota de imprensa enviada à Ria, o contrato terá a duração de “22 meses e um valor base global de 2 milhões de euros (acrescido de IVA), dividido em lotes”. Os lotes a concurso são os seguintes: “Lote 1: Edifícios municipais (valor base de 838.150 euros); Lote 2: Edifício de unidades de cuidados de saúde primários (valor base de 1.111.750 euros); Lote 3: Estádio Municipal de Aveiro (valor base de 50.100€ euros)”. A abertura do procedimento resulta, segundo a autarquia, “da necessidade de substituição dos atuais contratos, que cessam a 30 de setembro de 2025”. Na nota, o Município relembra ainda a importância de “assegurar condições adequadas de higiene e salubridade em espaços públicos com elevada frequência de utilização por cidadãos, empresas e visitantes”. A Câmara justifica a aposta pela “redução do número de assistentes operacionais disponíveis nos últimos anos, impossibilitando a prestação deste serviço com recursos próprios”. “O novo contrato visa garantir a continuidade e qualidade de um serviço considerado essencial para o bom funcionamento dos espaços públicos”, lê-se.
Câmara de Aveiro celebra a Arte Nova de 7 a 10 de junho
A celebração “visa promover o espírito e as manifestações do movimento Arte Nova em todas as suas expressões” e a programação “insere-se no projeto Nova Arte Nova, com epicentro no Museu Arte Nova”, aponta a autarquia. O primeiro dia da iniciativa – 7 de junho – fica marcado pelo espetáculo de rua “Pennyfly”, pela Companhia Marimbondo. A iniciativa arranca do Museu Arte Nova e percorrerá o roteiro da Arte Nova com um espetáculo marcado para as 11h e outro às 16h. A noite conta com a realização da performance “Jazz Me”, por The Jazz Shakers, no Pátio do Museu Arte Nova pelas 21h30. No domingo, 8 de junho, é vez do grupo Dixie Gang apresentar um concerto “inspirado nos cruzeiros fluviais do Mississípi”. O espetáculo acontece às 16h, também no Pátio do Museu Arte Nova. O dia 9 de junho, segunda-feira, contará com uma programação dedicada “à imagem e ao cinema”, dá nota a autarquia. Às 18h inicia-se a rodagem do documentário de Alexandre Humbert, “A Arte Nova em Aveiro”. Pelas 19h arranca a sessão “Da Sombra para a Cor. O Nascimento do Cinema com exibição de filmes que retratam o espírito da Belle Époque”, aponta a CMA. As iniciativas decorrem no Museu Arte Nova. Durante os quatro dias da programação serão ainda promovidas diariamente duas atividades fixas: a visita guiada “As Cores da Arte Nova” e o Atelier “Brincar com a Cor – Apanhador de Sonhos”. A programação completa pode ser consultada no site oficial da CMA.
Casa Dr. Lourenço Peixinho reabre ao público com exposição de Ana Pérez-Quiroga
Em nota enviada às redações, a UA “convida à descoberta da Casa Dr. Lourenço Peixinho” numa visita guiada que marca a reabertura de “um dos mais emblemáticos edifícios do circuito de Arte Nova da cidade”, aponta a instituição de ensino superior. O momento marca também a inauguração da Exposição Breviário do Quotidiano #8 – APQHome, incluída no Ciclo O Desenho como Pensamento 2025. A instalação artística é “composta por 14 telas monocromáticas em tons de azul e por um conjunto de esculturas-móveis, fotografias, desenhos, gravura e néons, que recriam um Decorado (ambiente doméstico)”, lê-se na nota. A exposição que se instala temporariamente na casa, está integrada no Ciclo O Desenho como Pensamento 2025, com a curadoria de Alexandre Baptista. As iniciativas decorrem a partir das 16h30 desta segunda-feira, dia 2 de junho. A entrada é livre.
CELSUS celebra 22 anos de carreira com exposição em Aveiro
De acordo com uma nota enviada à Ria, “muito além de simples acessórios de moda, os chapéus de CELSUS afirmam-se como autênticas obras de arte, onde a imaginação, a técnica e a emoção se entrelaçam”. “Nesta mostra, será possível apreciar de perto algumas das criações mais emblemáticas do artista, incluindo peças cedidas por clientes e personalidades do meio artístico que, ao longo dos anos, se tornaram integral parte do seu percurso”, explica. Entre os destaques da exposição encontra-se o chapéu que conquistou o Festival da Canção e acompanhou Tatanka na sua representação de Portugal na Eurovisão. A exposição pretende ainda assinalar os “22 anos de carreira de CELSUS”, destacando os “os eventos e passagens mais marcantes da sua trajetória, desde desfiles na passerelle do Portugal Fashion e exposição na ModaLisboa, até colaborações com figuras de relevo do panorama nacional e internacional do espetáculo”, destaca. O "O Mundo Encantado de Celsus" estará patente até ao “dia 20 de julho”.