RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Cidade

Festival de Avanca cria prémio para inteligência artificial e convida Marrocos

Uma competição para filmes produzidos com recurso à inteligência artificial e o convite a Marrocos para a conferência académica, são algumas das novidades do Festival Avanca de 2025, hoje apresentado em Estarreja. António Costa Valente, do Cine Clube de Avança que coorganiza o festival com a Câmara de Estarreja, realçou a dificuldade do júri de selecionar entre os 4017 filmes que chegaram, dada a qualidade de muitos deles.

Festival de Avanca cria prémio para inteligência artificial e convida Marrocos
Redação

Redação

15 jul 2025, 09:13

O festival, que vai já na 29.ª edição, a decorrer de 18 a 27 de julho, mantém o espírito inicial: ser um encontro de culturas. António Costa Valente assegurou isso mesmo, referindo origens diversas dos trabalhos a concurso, desde o Brasil ao Irão e Montenegro, e este ano com um país convidado para a conferência académica que acompanha o festival: Marrocos. "Teremos aqui vários investigadores e professores de várias universidades, sobretudo da Universidade de Tetuan, aquela que tem a maior investigação no espaço do cinema e do audiovisual em Marrocos", afirmou.

Valente lembrou que há dois anos se discutia nessa conferência se a produção cinematográfica com recurso à inteligência artificial viria a ser uma realidade. "Hoje é claramente uma realidade, pelo que instituímos o Prémio CIAC, em parceria com o Centro de Investigação de Artes e Comunicação, que tem polos em várias universidades e institutos e politécnicos”, anunciou, como prémio específico para esse tipo de filmes.

A competição nas várias áreas em que se estrutura o festival decorre de 23 a 27, mas é já na sexta-feira que o Avanca 2025 começa, associando-se aos 80 anos do Cine Clube do Porto, com uma videoinstalação na Escola Legas Moniz e 'videomapping' nas paredes do Auditório Paroquial, com base no espólio de um dos fundadores, Fernando Gonçalves de Lavrador. Um ano após Aveiro Capital Portuguesa da Cultura é altura de exibir quatro curtas-metragens então produzidas, que vão abrir a programação do Cine Teatro Estarreja, na noite de 19.

Os 500 anos da viagem de Vasco da Gama são também evocados na estreia mundial de “Vasco da Gama, o Mar Infinito”, de Cláudio Jordão, mas há mais: anunciam-se também 11 estreias de produções regionais, entre ficção, documentário, animação e filme experimental. “É um programa de uma abrangência enorme, que vai desde os mais pequenos aos mais velhos, cruzando várias áreas da Arte”, sintetizou Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura da Câmara de Estarreja.

Além do apoio logístico, o Município apoia o Festival com 32.500 euros, conforme esclareceu, manifestando o desejo “de reformular o fundo para apoiar a produção cinematográfica, para incrementar o apoio aos jovens talentos locais”. “Nesta senda da formação de públicos, vamos ter, no dia 25, no Cineteatro, a exibição de várias ‘curtas’ de animação para crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo”, completou.

Recomendações

Porto de Aveiro vai remover casas pré-fabricadas no Forte da Barra
Cidade

Porto de Aveiro vai remover casas pré-fabricadas no Forte da Barra

A intervenção, aponta o Porto de Aveiro, “está relacionada com a presença de amianto nas coberturas das habitações, mas também integra um plano mais amplo de requalificação do Forte da Barra, que prevê a instalação de novos serviços e a expansão da cortina arbórea do Jardim Oudinot”. A empreitada conta com “a retirada das coberturas e posterior demolição das estruturas”, numa área total que ascende aos 800 metros quadrados. Os trabalhos iniciam a 21 de julho e deverão decorrer até à segunda semana de agosto, aponta o Porto de Aveiro. “Para garantir a segurança de pedestres e veículos durante os trabalhos, será colocada vedação a delimitar a área a intervencionar”, notam.

Bloco de Esquerda de Aveiro lança slogan da candidatura
Cidade

Bloco de Esquerda de Aveiro lança slogan da candidatura

Em nota enviada à comunicação social, o Bloco de Esquerda diz ser a “alternativa ao atual sistema económico que trouxe o agravamento das condições de vida, a desigualdade gritante, e a degradação dos serviços públicos”. Aponta que em Aveiro “uma família da elite domina as candidaturas dos partidos do centrão (PS e PSD/CDS) e a extrema-direita esconde o seu candidato”. “Para o Bloco de Esquerda, o centrão e o seu apêndice liberal apenas têm para oferecer o aprofundamento do sistema económico da desigualdade social. A extrema-direita tem como objetivo deslocar o descontentamento contra os mais frágeis da sociedade, para proteger o sistema das desigualdades”, frisam. OBloco de Esquerda afirma que “faz o contraponto” e apresenta-se “como a verdadeira candidatura de alternativa, popular, participada e independente dos interesses instalados no imobiliário e na grande hotelaria”. Em comunicado, os bloquistas frisam ainda que “o atual sistema económico desiludiu as esperanças das pessoas”, salientando a habitação como “o principal fator de empobrecimento” mesmo para quem “trabalha e aufere um salário médio”. Acandidatura do Bloco apresenta-se também como “criadora de comunidade, garantindo políticas para uma vida melhor e uma sociedade mais justa”. Atenta que “não baixa os braços e vem mostrar que a política pode ser diferente, com humanismo e mudanças que façam subir a maré: a vida pode ser melhor para a maioria, não só para os poucos no topo da pirâmide da desigualdade”. As políticas de habitação a custos controlados, a criação de uma rede publica de creches e a “devolução dos transportes públicos à esfera pública” são as prioridades apontadas pela candidatura dos bloquistas. “A política pode ser diferente e o Bloco de Esquerda está cá paraaconstruir essaalternativa”, terminam.

Altice Labs, IT e parceiros concluem projeto europeu para proteger comunicações militares
Cidade

Altice Labs, IT e parceiros concluem projeto europeu para proteger comunicações militares

“Trata-se de uma iniciativa estratégica no âmbito do European Defence Industrial Development Programme (EDIDP) e do Fundo Europeu de Defesa (EDF), dedicada ao reforço das comunicações militares em cenários táticos complexos”, explica uma nota de imprensa sobre o projeto. No âmbito do projeto foi desenvolvida uma rede “definida por software (SDN), aplicada à gestão e controlo de rádios táticos em ambientes de elevada exigência, de forma a assegurar comunicações seguras”.  A solução recorre a distribuição quântica de chaves (QKD), “uma tecnologia disruptiva que protege as comunicações contra ameaças atuais e futuras, incluindo as da era pós-quântica”, adianta a nota.

Luís Souto de Miranda aplaude “intenção clara” do Governo em relação à linha Aveiro-Salamanca
Cidade

Luís Souto de Miranda aplaude “intenção clara” do Governo em relação à linha Aveiro-Salamanca

Luís Souto de Miranda afirmou hoje, em nota enviada às redações, que “valoriza e aplaude as declarações do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, sobre a importância estratégica da construção da ligação de alto desempenho ferroviário no troço Aveiro–Viseu–Guarda–Salamanca e a intenção clara, do governo da AD, liderado por Luís Montenegro, em transformar, de forma urgente a Região Centro num verdadeiro eixo logístico, económico e turístico na Península Ibérica”. A reação segue-se à reunião ontem levada a cabo em Aveiro, onde o Governo assumiu avançar com os projetos para a linha de alta velocidade Aveiro – Salamanca. De notar, no entanto, que Miguel Pinto Luz não adiantou prazos, referindo apenas que há estudos a serem atualizados e que o projeto será prioritário “quando existirem verbas necessárias e suficientes em Orçamento do Estado ou da Europa”. Na nota enviada pela candidatura da ‘Aliança Mais Aveiro’, é ainda sublinhada a “presença de muitos autarcas espanhóis e portugueses” na reunião ontem realizada. Luís Souto Miranda frisa a presença de Ribau Esteves, garantindo que “o atual presidente da Câmara Municipal de Aveiro tem tido um total empenho neste tema estratégico para o futuro de Aveiro, da região e do país”. O candidato aproveita ainda a ocasião para lembrar que o evento de ontem é a “clarificação necessária” face a “quem andou por aí a espalhar a descrença e o desânimo, para quem tenta sistematicamente iludir os aveirenses”. Lembre-se que, em outubro de 2024, Alberto Souto Miranda, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara de Aveiro acusou Ribau Esteves de ter tido “derrotas pesadas” relativamente à Linha de Alta Velocidade. Luís Souto Miranda considera que o evento teve uma “importância extrema para Aveiro”. “Não duvidem, estarei sempre do lado dos interesses de Aveiro. (…) Quando for eleito em outubro, a concertação com o governo será permanente e muito vantajosa para Aveiro, neste como em vários dossiês relevantes para o nosso município”, assegura o candidato social-democrata.

Últimas

Duplas portuguesas encaram com "orgulho e motivação" a Taça das Nações de voleibol de praia
Região

Duplas portuguesas encaram com "orgulho e motivação" a Taça das Nações de voleibol de praia

João Pedrosa, que, com Hugo Campos, forma uma das duplas nacionais mais bem-sucedidas, considerou que o ambiente vivido em Espinho aumenta significativamente o entusiasmo com que a equipa encara o torneio. “É sempre um prazer jogar em casa. Trazer grandes torneios para uma cidade que respira esta modalidade é a decisão certa e sentimos isso na quadra”, afirmou à Lusa. O seu parceiro Hugo Campos destacou ainda a ligação emocional com os adeptos e o peso simbólico de competir diante do público português. “Jogar em Portugal dá sempre uma força especial. Queremos ganhar por nós, mas também pelos portugueses que estão a apoiar-nos e, se possível, inspirar mais jovens a virem para a modalidade.” Também os irmãos Tomás e Gonçalo Sousa, naturais de Gondomar, sublinharam a importância de regressar à cidade onde deram os primeiros passos no voleibol de praia. “Foi aqui que começámos a jogar. Esta cidade vive o voleibol e os adeptos adoram isto. É um alento extra para nós”, disse Tomás. O jogador acrescentou que a evolução da modalidade em Portugal passa pela visibilidade destes eventos, e o irmão Gonçalo partilhou a ambição com que a dupla encara esta prova, onde estão alguns dos melhores jogadores do mundo. “Estamos a atingir os nossos melhores níveis. Sabemos das nossas mais-valias e vamos com tudo para representar Portugal ao mais alto nível, com o carinho dos nossos familiares, amigos e adeptos”, completou Gonçalo Sousa. No setor feminino, Gabriela Coelho e Mariana Maia, habituadas ao voleibol de pavilhão, reconhecem as diferenças da adaptação à areia, mas destacaram a força que retiram do apoio vindo das bancadas e a oportunidade de superação. “Jogar em casa motiva-nos a conseguir bons resultados. Isso nota-se desde o primeiro momento que entramos no terreno de jogo. Queremos transmitir bons valores e mostrar o gosto pela modalidade”, afirmou Gabriela Coelho. Já Mariana Maia disse estar a viver com intensidade o ambiente da competição e destacou a energia que vem do público, apontando que o envolvimento emocional dos adeptos influencia positivamente o desempenho da equipa. “Jogar em casa é fantástico. É muito bom sentir as pessoas a puxar por nós. Naqueles momentos em que nos falta a força, é nas bancadas que vamos buscar a inspiração. Espero que estes eventos ajudem a promover ainda mais a modalidade no nosso país”, completou Mariana. A outra dupla feminina, Raquel Lacerda e Vanessa Paquete, apontou igualmente o orgulho de representar Portugal e o entusiasmo por disputar a prova em solo nacional, referindo que tal pode criar condições para que o país continue a competir ao mais alto nível. “É um orgulho representar Portugal. Vamos dar o nosso melhor. O objetivo é ir jogo a jogo, mesmo sabendo que as adversárias são muito boas”, afirmou Raquel Lacerda. Vanessa Paquete valorizou ainda a importância da realização da prova em Espinho, enaltecendo que a presença de público jovem e apaixonado ajuda a fomentar o crescimento da modalidade em Portugal. “É bom termos estas competições aqui. Chama mais jovens, promove o desporto e também nos permite, como atletas, melhorar o nosso nível, porque estamos a defrontar adversários de grande qualidade.” A Taça das Nações de Voleibol de Praia realiza-se em Espinho entre os dias de hoje, 17 de julho, e domingo, dia 20, com entrada gratuita. O torneio reúne oito nações por género, divididas em grupos, e apura as melhores equipas para as fases eliminatórias no fim de semana.

Porto de Aveiro vai remover casas pré-fabricadas no Forte da Barra
Cidade

Porto de Aveiro vai remover casas pré-fabricadas no Forte da Barra

A intervenção, aponta o Porto de Aveiro, “está relacionada com a presença de amianto nas coberturas das habitações, mas também integra um plano mais amplo de requalificação do Forte da Barra, que prevê a instalação de novos serviços e a expansão da cortina arbórea do Jardim Oudinot”. A empreitada conta com “a retirada das coberturas e posterior demolição das estruturas”, numa área total que ascende aos 800 metros quadrados. Os trabalhos iniciam a 21 de julho e deverão decorrer até à segunda semana de agosto, aponta o Porto de Aveiro. “Para garantir a segurança de pedestres e veículos durante os trabalhos, será colocada vedação a delimitar a área a intervencionar”, notam.

Bloco de Esquerda de Aveiro lança slogan da candidatura
Cidade

Bloco de Esquerda de Aveiro lança slogan da candidatura

Em nota enviada à comunicação social, o Bloco de Esquerda diz ser a “alternativa ao atual sistema económico que trouxe o agravamento das condições de vida, a desigualdade gritante, e a degradação dos serviços públicos”. Aponta que em Aveiro “uma família da elite domina as candidaturas dos partidos do centrão (PS e PSD/CDS) e a extrema-direita esconde o seu candidato”. “Para o Bloco de Esquerda, o centrão e o seu apêndice liberal apenas têm para oferecer o aprofundamento do sistema económico da desigualdade social. A extrema-direita tem como objetivo deslocar o descontentamento contra os mais frágeis da sociedade, para proteger o sistema das desigualdades”, frisam. OBloco de Esquerda afirma que “faz o contraponto” e apresenta-se “como a verdadeira candidatura de alternativa, popular, participada e independente dos interesses instalados no imobiliário e na grande hotelaria”. Em comunicado, os bloquistas frisam ainda que “o atual sistema económico desiludiu as esperanças das pessoas”, salientando a habitação como “o principal fator de empobrecimento” mesmo para quem “trabalha e aufere um salário médio”. Acandidatura do Bloco apresenta-se também como “criadora de comunidade, garantindo políticas para uma vida melhor e uma sociedade mais justa”. Atenta que “não baixa os braços e vem mostrar que a política pode ser diferente, com humanismo e mudanças que façam subir a maré: a vida pode ser melhor para a maioria, não só para os poucos no topo da pirâmide da desigualdade”. As políticas de habitação a custos controlados, a criação de uma rede publica de creches e a “devolução dos transportes públicos à esfera pública” são as prioridades apontadas pela candidatura dos bloquistas. “A política pode ser diferente e o Bloco de Esquerda está cá paraaconstruir essaalternativa”, terminam.

Homem morre colhido por comboio em Santa Maria da Feira
Região

Homem morre colhido por comboio em Santa Maria da Feira

Segundo a mesma fonte, o alerta para o atropelamento ferroviário, ocorrido a cerca de 300 metros do apeadeiro de São João de Ver, foi dado às 11:45. Fonte da Infraestruturas de Portugal disse à Lusa que a vítima foi colhida pelo comboio, conhecido como "Vouguinha", que seguia no sentido Espinho – Oliveira de Azeméis. O óbito foi declarado no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital da Feira. A circulação ferroviária foi interrompida, tendo sido restabelecida pelas 13:20. No local estiveram também os Bombeiros da Feira e a GNR que tomou conta da ocorrência.