Últimas
14 jul 2025
Ordem dos Médicos exige intervenção no serviço de Obstetrícia de Aveiro
A Ordem dos Médicos exige, em comunicado, uma “intervenção imediata e eficaz” no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro que hoje visitou.
“Uma delegação da Ordem dos Médicos (OM) visitou hoje o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro e identificou fragilidades preocupantes na resposta dos cuidados às mulheres”, dá conta o comunicado em que considera que “ situação exige uma intervenção imediata e eficaz”. A Ordem dos Médicos, em resultado do contacto direto com os médicos do serviço e com o Conselho de Administração do Hospital, considera urgente reforçar as equipas médicas. “Para tal, é necessário abrir concursos para preenchimento de vagas, criar mecanismos de atratividade para os médicos e garantir condições de trabalho adequadas e seguras”, sublinha. A Ordem antecipa que as escalas previstas para julho e agosto terão “vários dias com o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia encerrado por falta de médicos”. “Esta situação compromete gravemente a capacidade de resposta às necessidades das grávidas e das mulheres da região”, adverte. Entre os principais problemas identificados durante a visita, a ordem destaca “a insuficiência crítica de médicos especialistas, o desgaste acentuado das equipas existentes e o risco iminente de interrupções frequentes do serviço”. A Ordem dos Médicos conclui o comunicado com a exigência de “uma intervenção concreta e urgente por parte de todas as entidades competentes, em particular da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, que tem a responsabilidade de assegurar a resposta a nível nacional e local”.
14 jul 2025
Espinho volta a poder ter banhos na Praia de Silvalde
A praia de Silvalde, que na passada quinta-feira ficou desaconselhada a banhos, no concelho de Espinho, já teve análises com resultados normais, revelou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente, que assim levantou as suas restrições balneares ao local.
Segundo o portal “Info Água”, tutelado por esse organismo, a água da referida praia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto foi hoje novamente sujeita a análises para rastreio de qualidade e esses exames revelaram-na livre de contaminação microbiológica. O mesmo site indica que a classificação da água é agora “boa”, pelo que os banhos nessa extensão da orla costeira deixam de estar desaconselhados.
14 jul 2025
Autárquicas: Ex-emigrante Ricardo Almeida concorre pelo Chega a São João da Madeira
O candidato do Chega à Câmara Municipal de São João da Madeira nas autárquicas de outubro é o ex-emigrante Ricardo Almeida, que, segundo revelou hoje o partido, defende que só com “honestidade e dedicação” pode haver progresso. Em comunicado, a direção nacional do partido afirma que o cabeça de lista à autarquia do distrito de Aveiro tem 40 anos, mas não revela qual a profissão ou setor de atividade do candidato.
“Começou como estudante-trabalhador e, em busca de melhores oportunidades, emigrou. Regressou posteriormente à sua terra natal, onde vive e trabalha atualmente”, lê-se no comunicado do Chega. Ricardo Almeida “trabalha por conta própria, enfrentando diariamente desafios que exigem resiliência, disciplina e criatividade”, e acredita que “a ambição, a honestidade e a dedicação são fundamentais para alcançar o sucesso”, pelo que “a aprendizagem e a evolução devem ser constantes”. Citado pelo Chega, o candidato afirma: “Regresso à minha terra natal para transformar os desafios em oportunidades e construir um futuro melhor para São João da Madeira”. Para o partido, Ricardo Almeida integra “uma geração de candidatos preparados, determinados e motivados a trazer uma nova visão para a administração local”. Além de Ricardo Almeida pelo Chega, à Câmara Municipal de São João da Madeira também já foi formalizada a candidatura de Moisés Ferreira pelo BE, a de João Oliveira pela coligação do PSD com CDS-PP e a do socialista Jorge Vultos Sequeira, que é o atual presidente da autarquia. Nesse que é o concelho mais pequeno do país, com cerca de oito quilómetros quadrados e 22.200 habitantes, o executivo camarário eleito em 2021 integra quatro elementos do PS e três da coligação entre sociais-democratas e populares. As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro. *Imagem retirada de<a href="https://oregional.pt/">O Regional</a>
14 jul 2025
Idosa morre em atropelamento em Ílhavo
Uma mulher com cerca de 80 anos morreu hoje vítima de um atropelamento rodoviário na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, disseram fontes da Proteção Civil e da GNR.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro disse à agência Lusa que o alerta para o atropelamento rodoviário foi dado cerca das 11:00. Segundo a GNR, a vítima mortal foi atropelada por um pesado de mercadorias, na Rua do Forte da Barra, junto ao Jardim Oudinot. A mesma fonte adiantou que o óbito foi declarado no local pelo médico do Instituto Nacional de Emergência Médica. Ao local acorreram os Bombeiros de Ílhavo, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Aveiro e a GNR. O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR vai investigar as causas do acidente.
14 jul 2025
Tiago Lima e Mário Pessegueiro candidatos da IL à Câmara e Assembleia de São João da Madeira
A Iniciativa Liberal (IL) de São João da Madeira apresentou ontem, dia 13, a candidatura às Eleições Autárquicas. A iniciativa contou com a presença de Mário Amorim Lopes, deputado da Iniciativa Liberal eleito pelo círculo de Aveiro.
A Praça Luís Ribeiro foi o palco da apresentação de Tiago
Lima, candidato da IL à Câmara Municipal de São João da Madeira e de Mário
Pessegueiro, candidato do mesmo partido à Assembleia Municipal. Em nota enviada
às redações, a IL sublinha que o seu candidato à presidência, um “jovem
sanjoanense” que “nasceu, cresceu, estudou, viveu sempre em São João da Madeira”,
se candidata “com o sentido de responsabilidade e o rigor que os Sanjoanenses
merecem”. “São João da Madeira merece mais que o atual conformismo e
estagnação que se vive no concelho. A solução para recuperar a cidade passa
mesmo por um rumo liberal”, frisa o partido. No seu discurso, Tiago Lima
considera que a cidade “tem vindo a perder muita da qualidade e principalmente investimento”
e aponta que “ser sanjoanense é ter iniciativa, ser sanjoanense é ser liberal”.
Tiago justifica ainda que “os sanjoanenses tiveram iniciativa quando tornaram
uma pequena aldeia conhecida como Madeira pertencente a Oliveira de Azeméis num
dos polos industriais mais importantes do distrito e do país” e “ao tornarem a
nossa cidade tão grande que a 11 de outubro de 1926 tornaram São João da
Madeira um município autónomo”. “A verdade é que essa cidade que os sanjoanenses com a sua
Iniciativa ajudaram a desenvolver nos últimos anos estagnou” considera Tiago
que se compromete a ter “as portas do meu gabinete abertas em 24 horas” a “qualquer
sanjoanense ou qualquer pessoa que queira investir em São João”. “Temos de
voltar a crescer e captar investimento para criar mais postos de trabalho e
gerar riqueza no território”, considera ainda. O candidato anunciou ainda que o partido não irá
apresentar candidato à Junta de Freguesia por considerar que “num concelho de
uma só freguesia, como é São João da Madeira, com menos de 8 quilómetros
quadrados, não se admite que existam dois presidentes a administrar exatamente
o mesmo território”. A habitação, a redução de impostos, investimento numa “rede
de transportes públicos integrada”, a revitalização do Vouguinha, a renovação
das piscinas municipais e o apoio ao comércio local foram ainda algumas das medidas
defendidas por Tiago Lima.
14 jul 2025
Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais cresce 5,7% em maio
O número de passageiros nos aeroportos nacionais aumentou 5,7% em maio, em termos homólogos, para 6,9 milhões, um ligeiro abrandamento face à subida de 8,1% registada no mês anterior, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Já o movimento de carga e correio aumentou 8,1%, para 22,8 mil toneladas, um crescimento expressivo face à subida homóloga de 1,7% observada em abril, segundo as estatísticas rápidas do transporte aéreo. Em maio, registou-se o desembarque médio diário de 112,9 mil passageiros, valor superior ao registado em maio de 2024 (106,4 mil), correspondendo a um crescimento de 6,1%. O Reino Unido manteve-se o principal país de origem e de destino dos voos, considerando os primeiros cinco meses de 2025, com um crescimento no número de passageiros desembarcados e embarcados face ao mesmo período de 2024 (+2,8% e +2,2%, respetivamente), seguindo-se França, que se manteve na segunda posição, e Espanha na terceiro posição, como principais países de origem e de destino.