Últimas
15 jan 2026
Detido condutor que se despistou com viatura furtada em São João da Madeira
A PSP deteve hoje de madrugada um homem de 38 anos que se despistou quando conduzia uma viatura alegadamente furtada em S. João da Madeira no distrito de Aveiro, informou aquela força policial.
Em comunicado, a PSP esclareceu que o suspeito foi visualizado por um Guarda Noturno a conduzir um veículo automóvel que se veio a despistar e a embater contra o muro de uma residência naquela cidade. “Na sequência do embate, os ocupantes abandonaram o veículo e encetaram fuga apeada, tendo sido intercetados pelo Guarda Noturno que, de imediato, comunicou os factos à Esquadra Policial de São João da Madeira”, refere a mesma nota. No decurso das averiguações, os agentes apuraram que o veículo em causa tinha sido furtado e que o seu respetivo proprietário manifestou vontade de procedimento criminal, tenso sido formalizada a correspondente denúncia. Segundo a Polícia, o condutor da viatura foi detido pela prática do crime de furto de veículo automóvel e uma mulher de 34 anos que seguia no lugar do passageiro foi constituída arguida pela mesma prática ilícita. A PSP refere ainda que o detido se encontra referenciado nesta Polícia pela prática reiterada deste tipo de ilícitos criminais, bem como de outros crimes.
15 jan 2026
Bombeiros combatem incêndio em fábrica de tijolo em Águeda
Um incêndio deflagrou hoje num silo numa fábrica de tijolo em Águeda, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da proteção civil.
O alerta para a ocorrência foi dado cerca das 14:00, tendo sido mobilizados para o local 14 operacionais e seis viaturas dos Bombeiros de Águeda e da GNR.
15 jan 2026
Circulação na Linha Norte restabelecida em Ovar após atropelamento mortal
A circulação na Linha Norte no sentido sul/norte em Ovar já foi restabelecida, depois de ter estado cortada devido a um atropelamento mortal, disse hoje à Lusa fonte da Infraestrutura de Portugal (IP).
Segundo aquela fonte, “a circulação esteve interrompida apenas na linha 1 para as operações de socorro”. “A circulação já está restabelecida”, adiantou a fonte, às 10:54. Um homem de 92 anos morreu esta manhã atropelado por um comboio numa passagem pedonal na estação de Ovar, no distrito de Aveiro, tendo o alerta sido dado às 09:27.
15 jan 2026
Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo celebra sexto aniversário em tarde de ciência para famílias
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Ria, o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo celebra este sábado, dia 17, o seu sexto aniversário. As comemorações passam por uma tarde de atividades científicas dedicadas às famílias.
O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo celebra, no
próximo sábado, 17 de janeiro, o seu sexto aniversário, com uma tarde de
atividades dedicadas às famílias, que mostram como a ciência pode ser
divertida. A entrada é livre e dispensa inscrição prévia. A programação arranca pelas 15h00. A partir daí e até às
17h30, as famílias são convidadas a circular pelos vários pisos do Estaleiro
para participar “de forma autónoma” nas várias atividades propostas: exploração
de circuitos elétricos, roldanas, magnetismos, caneta 3D, robótica e
programação, jogos de raciocínio, jogos de equilíbrio, etc. Para as 16:30 está marcado um momento de celebração, com
bolo de aniversário e um brinde ao Estaleiro. Segundo os responsáveis, o Estaleiro registou, em 2025, “8.219”
participantes nas “291” ações realizadas, ou seja, mais “11,4%” do que em 2024,
ano em que contabilizou “7.240” participantes e “283” ações. O Estaleiro é um espaço municipal dedicado à ciência e à
tecnologia, que alia a cultura e a identidade local, marcada pela tradição
marítima, às competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes
e Matemática. Este equipamento municipal divide-se em quatro espaços com
dinâmicas diferentes (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte), que
proporcionam experiências de robótica, de gastronomia, de cozinha molecular ou,
mesmo, de produção de bioplásticos. O Estaleiro tem como principal objetivo, de acordo com os
responsáveis, a promoção da literacia científica e do pensamento computacional através
de atividades práticas nas áreas das ciências, robótica e programação.
15 jan 2026
Portugal atingiu em 2025 o maior número de nascimentos da última década
Mais de 87.700 bebés nasceram em Portugal em 2025, o valor mais alto da última década, revelam hoje dados do “teste do pezinho”, que cobre a quase totalidade dos nascimentos no país.
Segundo os dados do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), foram rastreados no ano passado 87.708 recém-nascidos, mais 3.077 do que em 2024 (84.631). Os dados indicam que a Madeira e Santarém foram as únicas regiões do país que registaram menos nascimentos em 2025 comparativamente ao ano anterior, totalizando, respetivamente, 1.704 (menos 48) e 2.852 (menos 22). Lisboa foi a cidade que rastreou mais recém-nascidos, somando 26.595, mais 739 do que em 2024, seguida do Porto, com 15.255 (mais 733) e de Braga, com 6.534 (mais 246). O “teste do pezinho” é feito através de análises de sangue, a partir do 3.º dia de vida e se possível até ao 6.º, através de uma ou duas picadas no calcanhar do bebé. De acordo com os dados, o menor número de exames foi registado nos distritos de Portalegre, com 574, e Bragança, com 587, mas ambos apresentaram um aumento de 27 e 93 rastreios, respetivamente, face ao ano anterior. Os dados indicam ainda que julho foi o mês que registou o maior número de bebés rastreados (8.118), seguido de outubro (8.104) e de setembro (7.886). Desde 1979 e até final de 2025, foram rastreados 4.396.889 recém-nascidos e identificados 2.963 casos de doenças raras, segundo dados do INSA avançados à agência Lusa. Estes testes permitem identificar as crianças que sofrem de doenças, quase sempre genéticas, como a fenilcetonúria ou o hipotiroidismo congénito, que podem beneficiar de tratamento precoce Em 2025, foram identificados 57 casos de doenças hereditárias do metabolismo, 26 casos de hipotiroidismo congénito, seis casos de fibrose quística, 10 casos de atrofia muscular espinal, um caso de imunodeficiência combinada grave e 47 casos de drepanocitose, perfazendo um total de 147 casos. O Programa Nacional de Rastreio Neonatal é coordenado pelo INSA, através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana.
15 jan 2026
Casal detido por suspeita de tráfico de droga em Aveiro
A GNR deteve na segunda-feira um homem e uma mulher, de 39 e 40 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Aveiro, informou ontem aquela força de segurança.
Em comunicado, a GNR esclareceu que, no âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda procederam à fiscalização de um veículo, tendo o condutor evidenciado "nervosismo e um comportamento suspeito". "No seguimento das diligências policiais, foi possível detetar um odor suspeito proveniente do interior da viatura, o que levou os militares da Guarda a proceder a uma busca sumária ao veículo e a duas revistas pessoais de segurança aos suspeitos", refere a mesma nota. Durante esta ação foram apreendidas 92 doses de heroína, 64 doses de cocaína e material relacionado com acondicionamento, corte, compra e venda de estupefacientes.