RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

IPSS de Águeda vai construir 16 casas de habitação colaborativa para idosos
Região

IPSS de Águeda vai construir 16 casas de habitação colaborativa para idosos

O anúncio do procedimento relativo à empreitada para a construção de 16 habitações colaborativas individuais e respetivas áreas de apoio, na Quinta do Capitão Mor, foi publicado na terça-feira em Diário da República, com o preço base de 915 mil euros e um prazo de execução de 180 dias. Este projeto visa expandir a resposta social desta Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Mourisca do Vouga, que já conta com uma espécie de aldeia social com 10 casas pré-fabricadas de madeira, onde os idosos vivem com independência e autonomia. O projeto, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo geral a construção de casas em madeira para acolher no máximo 29 idosos com alguma independência e que, mediante um apoio mínimo, possuem capacidade de viver autonomamente, partilhando serviços comunitários. As habitações serão geminadas com zona de dormir, os quartos são duplos ou simples, permitindo a personalização pelos utentes. As habitações propostas terão acesso a alguns espaços comuns, usufruindo de todas as áreas deste, nomeadamente áreas de administração, lavandaria com tratamento de roupa e arrumos próprios, área de refeições com cozinha equipada, para festas ou eventos familiares, e sala de atividades/convívio, bem como casas de banho para ambos os sexos e para pessoas de mobilidade condicionada. A proposta visa “garantir condições de bem-estar e qualidade de vida dos residentes, assegurar um ambiente seguro, confortável, acessível e humanizado, promover estratégias de desenvolvimento da vivência em comum, numa lógica comunitária, com o respeito pela individualidade, interesses e privacidade de cada pessoa, prolongando a autonomia e a vida independente, prevenindo o isolamento social e ou solidão”, lê-se na memória descritiva.

Festival Gastronomia de Bordo volta a Ílhavo para “homenagear cozinheiros e pescadores do Município”
Região

Festival Gastronomia de Bordo volta a Ílhavo para “homenagear cozinheiros e pescadores do Município”

Ao longo dos 11 dias do festival, um total de 16 restaurantes "apresentam propostas inspiradas nas receitas confecionadas em alto-mar, recriando a essência da gastronomia de bordo com pelo menos três pratos ou entradas dedicadas ao tema", segundo a autarquia. O menu é composto por pratos que assumem “abordagens tradicionais”, como as pataniscas, a chora, o bacalhau com grão e chouriço e a feijoada de samos, e “novas criações que reinventam a gastronomia de bordo”, como é o caso da salada de ovas de bacalhau, calhos (ou samos) de bacalhau ou massada de bacalhau com cricos. Para além de se assumir como uma “uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do município de Ílhavo”, o Festival Gastronomia de Bordo afirma a intenção de “celebrar os sabores e tradições das cozinhas dos navios bacalhoeiros”. Como complemento ao Festival Gastronomia de Bordo, também nesta altura, de 04 a 07 de dezembro, decorre o Leme – Festival de Circo Contemporâneo, em Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre, e os Concertos no Natal, de 9 a 11 e de 16 a 18 de dezembro, nas Igrejas Matrizes do Município de Ílhavo. No sentido de “valorizar o património cultural”, o Município oferece aos clientes do Festival um ‘voucher’ de entrada gratuita no Museu Marítimo de Ílhavo ou no Centro de Religiosidade Marítima.

Distrito de Aveiro com aviso laranja por chuva intensa, vento forte e agitação marítima até amanhã
Região

Distrito de Aveiro com aviso laranja por chuva intensa, vento forte e agitação marítima até amanhã

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal são os de “maior risco”, mantendo o aviso laranja para chuva intensa, vento forte e agitação marítima até amanhã. Todos os restantes distritos, bem como o arquipélago da Madeira e para o grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, estão sob aviso amarelo. 

Município de Ílhavo organiza Magusto dedicado à população sénior na sexta-feira
Região

Município de Ílhavo organiza Magusto dedicado à população sénior na sexta-feira

O “Magusto da Maior Idade” pretende juntar os participantes dos equipamentos municipais da maior idade, do programa “Maiores no Movimento” e das entidades locais com respostas na área do envelhecimento. No sentido de “reforçar a importância da proximidade e do reconhecimento das políticas municipais dedicadas à população sénior”, vão estar presentes Rui Dias, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e Maria Eugénia Pinheiro, vereadora do executivo. O principal objetivo, de acordo com os responsáveis, é “reforçar o compromisso do Município de Ílhavo com a inclusão social, o envelhecimento saudável e o fortalecimento dos laços comunitários, promovendo a partilha de saberes e o sentimento de pertença”. O encontro conta com a atuação do Grupo de Concertinas da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré.

João Costa é recandidato à Federação Distrital de Aveiro da JS
Região

João Costa é recandidato à Federação Distrital de Aveiro da JS

João Costa é o segundo a posicionar-se na corrida à presidência da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista, depois de Bruno Vilhena Pires também já ter anunciado a sua candidatura. No vídeo publicado nas suas redes sociais, o líder da candidatura “Afirmamos Aveiro” afirma que, nos últimos dois anos, viveu um mandato “histórico” de que destaca a “mais concelhias ativas, uma nova estrutura de comunicação e uma estrutura que forma e potencia os seus ativos”. As principais áreas que o candidato destaca na sua apresentação são a educação e o ensino superior, “onde ninguém fica para trás”, o ambiente e a mobilidade, em que aponta à defesa de um “transporte verde e eficaz que sirva todos”, e a habitação e o trabalho, “onde as pessoas se realizam e conseguem cá [em Portugal] viver e constituir família”.

Oliveira de Azeméis: Teatro recebe “Romeu & Julieta” que mistura romance com confeção de cheesecake
Região

Oliveira de Azeméis: Teatro recebe “Romeu & Julieta” que mistura romance com confeção de cheesecake

A adaptação do original “Romeu & Julieta” chega a Oliveira de Azeméis depois de já ter passado por mais de 25 palcos. Segundo os responsáveis, trata-se de uma peça que mistura “amor, humor e cheesecake” e que “transforma a mais famosa história de amor proibido num espetáculo interativo e saboroso, onde a cozinha é o cenário e o amor é o ingrediente principal”. Com uma cozinha dentro do palco, os protagonistas “guiam os jovens espectadores” – a peça é para maiores de seis anos e destina-se a “miúdos e graúdos” – pela história de Shakespeare. Segundo escreve a companhia de teatro, “o drama confunde-se com o queijo Ricota, o sangue dos amantes que é doce de Goiaba, as lutas de espadas fazem-se com espátulas e caçarolas e uma dentada numa bolacha Maria pode ser uma alternativa deliciosa para um coração partido”.

Jorge Almeida reeleito presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro
Região

Jorge Almeida reeleito presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro

Jorge Almeida foi reeleito no cargo por unanimidade na reunião magna da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), tendo sido ainda eleitos como secretários do conselho intermunicipal Luís Souto, presidente da Câmara de Aveiro, e Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara de Estarreja, ambos também do PSD. Em declarações à Lusa, Jorge Almeida mostrou-se sensibilizado pela confiança depositada para um novo mandato, adiantando que vai “prosseguir o trabalho para reforçar a coesão entre os municípios que constituem a CIRA e pugnar pelo desenvolvimento territorial”. A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro é uma instituição pública de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram. É constituída pelos municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha.