RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Feira de Emprego e Formação “Safa-te” agendada para 2 e 3 de abril
Região

Feira de Emprego e Formação “Safa-te” agendada para 2 e 3 de abril

A iniciativa, promovida pelo Município de Ílhavo através do Serviço de Apoio à Formação e Emprego (SAFE), tem como objetivo fomentar o desenvolvimento económico local, através do aumento da empregabilidade, do empreendedorismo e da qualificação profissional. Durante o dia 2 de abril, 24 entidades vão estar representadas no foyer da CCI para receber eventuais interessados em trabalhar. O espaço estará aberto a visitas entre as 10h00 e as 17h30, com pausa para almoço entre as 12h30 e as 14h00. A sessão de abertura decorre pelas 9h30 e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e do diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Aveiro, Luís Guerrinha. Seguir-se-á a palestra “O Poder e a Importância da Comunicação”, ao encargo da Speak and Lead, empresa que realiza formações especializadas em Comunicação, Soft Skills e Marketing. No mesmo dia, às 14h30 inicia-se uma mesa-redonda sobre o tema – ‘O caminho de um(a) Empreendedor(a)’. A “Safa-te” conta, ainda, com a realização de três oficinas certificadas. A primeira, sobre comunicação, realiza-se no dia 2, pelas 11h30. As restantes oficinas realizam-se no último dia da iniciativa, no CIEMar-Ílhavo - a primeira está agendada para as 10 horas, sobre como comunicar no LinkedIn. A segunda, sobre empreendedorismo e Liderança, começa às 14 horas. As inscrições para as oficinas realizam-se através de formulário online, disponível no website do Município de Ílhavo. As oficinas são limitadas a 20 inscrições, sendo dada prioridade a pessoas desempregadas, que reúnam a documentação necessária para a certificação.

Município de Ílhavo celebra o desporto com atividade ‘12 Horas a Contar Milhas!’
Região

Município de Ílhavo celebra o desporto com atividade ‘12 Horas a Contar Milhas!’

O desafio proposto pelo município consiste em nadar, em modo estafeta (50 metros) de forma ininterrupta, com um mínimo de 3 e um máximo de 6 pessoas, em blocos de 60 minutos. A iniciativa decorrerá durante 12 horas, com arranque previsto pelas 8h30 e término aponte para as 20h30. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade e podem ser feitas de forma individual ou com equipa já formada. Apenas são permitidas inscrições de pessoas com 12 ou mais anos de idade. A inscrição decorre até ao dia 4 de abril e pode ser realizada presencialmente, na Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré, ou através do email [email protected]. As inscrições são limitadas às vagas existentes nos horários destinados para o efeito.

Festa do Pão de Vale de Ílhavo vai contar com a presença dos municípios de Albergaria e da Guarda
Região

Festa do Pão de Vale de Ílhavo vai contar com a presença dos municípios de Albergaria e da Guarda

Pela primeira vez, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo vai receber dois municípios convidados – Albergaria-a-Velha, que traz o seu pão tradicional; e Guarda, com os seus queijos e enchidos. Ambos terão um espaço dedicado para venda dos seus produtos. As padeiras estarão a vender pão e folar durante as tardes de sábado e de domingo, a partir das 14h30. As vendas são limitadas ao stock existente. “Os Baldas” e “Os Cardadores” garantem o serviço de bar, com pão com chouriço ou bacalhau, entre as 12h00 e as 14h30, no dia 28 de março, sexta-feira; e entre as 11h00 e as 19h00, nos dias 29 e 30 de março, sábado e domingo. Durante as tardes de fim de semana, o Jardim Henriqueta Maia contar com a realização de atividades culturais. No sábado, Mr. Milk traz ao jardim a “Família Cómica – Personagens do Povo” e no domingo, há “Gaitas Sirigaitas” e estátuas vivas. A festa contará ainda com a presença dos Cardadores de Vale de Ílhavo, no domingo pelas 15h00. Em ambos os dias, entre as 14h30 e as 18h00, há “Porta da Bagageira”, uma feira de venda de usados, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador. Este ano a iniciativa vai realizar pela primeira vez uma série de showcookings. A iniciativa contará este sábado com a realização do “Tapas”, com Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da pastelaria “Junes”, em Ílhavo. No domingo o showcooking será assumido por Filomena Grave, dona do restaurante Dona Mena, em Vale de Ílhavo. O encerramento da Festa do Pão de Vale de Ílhavo ficará a cargo do Rancho da Casa do Povo de Ílhavo. Apesar dos principais ícones de Vale de Ílhavo estarem representados no Jardim Henriqueta Maia, durante a Festa do Pão, no domingo de manhã há uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo para conhecer “in loco” o património material e imaterial deste lugar, recentemente incluído na rede “Aldeias de Portugal”.

Livro de poesia de Carlos Rainho apresentado na Biblioteca Municipal de Ílhavo
Região

Livro de poesia de Carlos Rainho apresentado na Biblioteca Municipal de Ílhavo

Na obra, Carlos Rainho convida o leitor para uma viagem poética, “tentando que as palavras destes poemas fossem no compasso de tempo dos ritmos da luz captar o espanto dos momentos em que o olhar bailou com o mundo até aos sussurros da criação". O livro será apresentado pelas 15 horas na Biblioteca Municipal de Ílhavo. Carlos Rainha é natural de Coimbra. Licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro, completou na faculdade de Ciências da Universidade do Porto o mestrado em Ensino da Astronomia - atividade a que se tem dedicado. Participou, ainda, num programa na Rádio Regional em Aveiro, na década de 80, com foco na divulgação da poesia neorrealista de autores portugueses e da música alternativa feita na época. Foi, também na década de 80, um dos dinamizadores do primeiro evento de música alternativa, AgitArte, realizado na cidade de Aveiro. É professor de Ciências Físico-Químicas do Quadro Docente na Escola Secundária José Macedo Fragateiro, do Agrupamento de Escolas de Ovar.

Final concelhia do “Ílhavo a Ler +” apura os quatro vencedores que representarão o município
Região

Final concelhia do “Ílhavo a Ler +” apura os quatro vencedores que representarão o município

Matilde Pereira Santos, da Escola Básica da Chave, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, foi a vencedora do 1.º ciclo, Tomás Sousa Alves, da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, ganhou na categoria do 2.º ciclo. Da mesma escola, Martim Rodrigues da Silva, venceu o prémio do 3.º ciclo. Já no ensino secundário, brilhou Maria Afonso Castro Terra, da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Os quatro vencedores vão representar o Município de Ílhavo no Concurso Intermunicipal de Leitura, que se realiza no dia 17 de maio, em Vagos, frente aos vencedores apurados nas fases municipais dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Como prémio, os vencedores receberam um tablet e um certificado de vencedor, bem como o kit de participação. O concurso contou com a participação de 369 alunos dos três agrupamentos de escolas do município, aquando da realização da fase escolar. Desse universo foram apurados 22 para a fase concelhia – seis do Agrupamento Escolas Gafanha Encarnação, oito do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré e oito do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. A final concelhia do Concurso de Leitura “Ílhavo a Ler+” é promovida pela Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI), no âmbito do seu Programa de Promoção do Livro e das Literacias (PPLL).

Novo terminal ferroviário no Porto de Aveiro deve arrancar este ano
Região

Novo terminal ferroviário no Porto de Aveiro deve arrancar este ano

“Estamos a aguardar a conclusão da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para lançar o concurso público e iniciar a construção do novo terminal ferroviário ainda este ano”, disse à Lusa Eduardo Feio. O projeto prevê a construção de um terminal com cerca de 10 hectares, equipado com duas linhas ferroviárias adaptadas aos padrões europeus para o transporte de mercadorias. “O objetivo é transformar o Porto de Aveiro numa plataforma logística multimodal, potenciando a ligação ferroviária à Linha do Norte e à Linha da Beira Alta”, explicou. O Porto de Aveiro, segundo o presidente da sua administração, vai ficar capacitado para dar uma resposta multimodal, afirmando-se “não só como um porto de mar, mas como uma grande plataforma logística". Eduardo Feio destaca o potencial do novo terminal para impulsionar o transporte ferroviário de mercadorias, nomeadamente cereais, cimento e biodiesel, e para atrair novas indústrias para a região. “Fizemos no ano passado o primeiro comboio do terminal portuário de granéis líquidos para Sines, com biodiesel e neste momento já estamos com três comboios por mês a sair com biodiesel para a Galp, em Sines”, relatou. Outro exemplo que dá do movimento ferroviário gerado pelo Porto de Aveiro é a exportação de cimento, com “centenas de milhares de toneladas” a chegarem a Aveiro por via férrea, para serem embarcadas. Eduardo Feio tem também algumas expectativas na abertura da Linha da Beira Alta. "Podemos gerar comboios para o interior, nomeadamente cereais, de que o Porto de Aveiro, a seguir a Lisboa, é o que movimenta mais carga", exemplifica.

Jorge Almeida eleito presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro
Região

Jorge Almeida eleito presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro

“Em reunião do Conselho Intermunicipal da CIRA realizada no dia 24 de março 2025 com efeitos ao dia de hoje, foi aprovada a recomposição do Conselho Intermunicipal, sendo eleitos para o cargo de presidente o até aqui primeiro vice-presidente, Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, e para o cargo de vice-presidente, Domingos Silva, Presidente da Câmara de Ovar”, informa a CIRA em comunicado. A recomposição do órgão da Comunidade Intermunicipal surge após Joaquim Baptista, que renuncia também ao cargo de presidente da Câmara Municipal da Murtosa, passar a presidir à empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA). A empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), criada há 15 anos por dez dos onze Municípios da Região de Aveiro com a Águas de Portugal (AdP), cujo conselho de administração ficou sem quórum com a saída de três dos cinco elementos. Assumindo “como absolutamente inadiável a eleição urgente de um novo conselho de administração para repor o normal funcionamento da empresa” os municípios associados e o acionista maioritário AdP, acordaram convidar para presidir à empresa. Foram também eleitos administradores não executivos, em representação dos municípios, os presidentes das Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro, e duas administradoras não executivas em representação da AdP.