RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Dívida da Câmara Municipal de Ílhavo reduz quase 60% em três anos
Região

Dívida da Câmara Municipal de Ílhavo reduz quase 60% em três anos

“A responsabilidade financeira do Município é demonstrada pela redução expressiva da dívida, onde se incluem as dívidas a fornecedores e empréstimo bancário, que passou de 9,2 milhões de euros em 2021 para 3,9 milhões de euros em 2024, ou seja, em quase 60%”, salienta uma nota de imprensa da Câmara. De acordo com o relatório e contas aprovado pela Assembleia Municipal na sua última reunião ordinária, citado na nota de imprensa, entre 2022 e 2024, as despesas correntes foram de 72 milhões de euros e de 29 milhões de euros as despesas de capital. Para o mesmo período verificou-se um alívio fiscal com a redução contínua do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o mínimo legal e a devolução de parte do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS). Por essa via, o Município deixou de arrecadar cerca de dois milhões de euros em IMI e 1,5 milhões de euros em IRS, acrescenta a autarquia. No relatório é sublinhado o aumento das despesas com a gestão de resíduos sólidos urbanos, totalizando 10,8 milhões de euros no triénio, com 4,2 milhões de euros investidos apenas em 2024. Do lado da receita são contabilizadas no mandato 95,5 milhões de euros em receitas correntes e 13 milhões de euros em receitas de capital. “As contas do Município de Ílhavo evidenciam um compromisso com a estabilidade orçamental e gestão responsável, conseguindo reduzir o endividamento e promovendo investimentos prioritários, resultado de uma gestão rigorosa dos recursos públicos”, salienta a Câmara em nota de imprensa.

Câmara Municipal de Anadia apoia freguesias com cerca de 700 mil euros
Região

Câmara Municipal de Anadia apoia freguesias com cerca de 700 mil euros

Cerca de metade deste valor visa apoiar a realização de investimentos cujas propostas foram aprovadas pela autarquia e identificadas nos acordos de reforço de capacidade financeira. O restante é destinado a apoiar a corrente atividade das diversas freguesias e inclui um reforço de máquinas e viaturas do município quando disponíveis e solicitadas. Este investimento da autarquia considera a importância de obras e condicionalismos financeiros para a sua realização, e quer reforçar a autonomia orçamental destas freguesias.

Câmara de Ílhavo compra terrenos para fomentar construção habitacional
Região

Câmara de Ílhavo compra terrenos para fomentar construção habitacional

Segundo o autarca, “a aquisição de terrenos irá possibilitar a construção de novos fogos de habitação, contribuindo para atenuar a escassez no acesso a habitação condigna e a preços acessíveis”. “Este é um desígnio central das políticas municipais de coesão social, orientadas para a inclusão, o bem-estar e a sustentabilidade”, destaca João Campolargo, ao comentar a aprovação do relatório e contas do Município referente a 2024. João Campolargo adianta que, entre 2022 e 2024, foram aplicados cerca de 800 mil euros na aquisição de terrenos, dos quais 400 mil euros só no ano de 2024. “Estas aquisições permitiram viabilizar a construção de novos arruamentos, com especial destaque nas imediações da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, do Centro Escolar da Coutada e da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e reforçar a segurança rodoviária junto aos estabelecimentos de ensino”, sublinha. No Relatório e Contas 2024, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, refere que “o investimento público totalizou, em 2024, 40 milhões de euros”, englobando tanto o financiamento obtido através de fundos externos como o investimento próprio do município.  O autarca refere ainda que foram concluídos os procedimentos e iniciadas obras na área da Educação e da Saúde, nomeadamente a reabilitação da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo) e da Escola Básica Professor Fernando Martins (Gafanha da Nazaré).  Na área da Saúde é destacada a reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Ílhavo e a reabilitação da Extensão de Saúde da Gafanha da Nazaré.

Legislativas: Hugo Oliveira defende valorização do SNS e aponta Hospital de Aveiro como objetivo
Região

Legislativas: Hugo Oliveira defende valorização do SNS e aponta Hospital de Aveiro como objetivo

Dessa visita, segundo uma nota de imprensa enviada às redações, o PS constatou que as populações do distrito de Aveiro “estão bastante preocupadas com o acesso a cuidados de saúde e a desqualificação do Serviço Nacional de Saúde ao longo do último ano”. “Os sucessivos encerramentos da urgência de Águeda, o estrangulamento financeiro da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga, a intenção de privatização do Hospital de São João da Madeira, o abrandamento do projeto de requalificação e ampliação do Hospital de Aveiro, são motivos para preocupação quanto à possibilidade de a AD continuar a governar o país”, esclarece. Assim, a candidatura do PS compromete-se com um “SNS que cuida de todos”. Hugo Oliveira garantiu que o compromisso dos deputados do PS Aveiro será o de “prosseguir a valorização inequívoca do Serviço Nacional de Saúde”. “Para além do Hospital de Aveiro, continuaremos a investir em todos os equipamentos hospitalares e de saúde com reforço de meios humanos, de capacidades técnicas e de valências de saúde, centros de saúde e unidades de saúde familiar, desde Espinho à Mealhada, de Aveiro, Águeda, Sever do Vouga, até Castelo de Paiva. O nosso compromisso é claro: cuidar de todas as gerações”, explica a nota. Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS e cabeça de lista por Aveiro nas eleições legislativas também marcou presença no encontro na Feira de Espinho.

Angariados 75 quilos de alimentação e produtos para animais na Expo Animal Solidária
Região

Angariados 75 quilos de alimentação e produtos para animais na Expo Animal Solidária

A vertente solidária do evento resultou na angariação de cerca de 75 quilos de alimentos e produtos para animais, incluindo ração, patês, mantas, colchões e camas, que serão distribuídos pelas associações e colónias de gatos apoiadas pelo Município. Estiveram presentes os cuidadores de colónias de gatos, associações de Proteção Animal, clínicas Veterinárias e empresas do setor, promovendo os seus serviços e sensibilizando para a adoção responsável. 

Incêndios: Câmara da Anadia promove ações de vigilância móvel florestal
Região

Incêndios: Câmara da Anadia promove ações de vigilância móvel florestal

Esta iniciativa da autarquia foi deliberada em reunião de Câmara no dia 07 e tem como objetivo reduzir as ocorrências de incêndios, identificar potenciais causas de fogos e dissuadir comportamentos que propiciem estes acontecimentos. O protocolo de colaboração será celebrado entre o município de Anadia e as freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, e também com as associações de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, de Voluntários de Ferreiros e Associação Cultural e Recreativa de Algeriz. “A autarquia vai atribuir a cada uma das associações envolvidas um apoio financeiro com o objetivo de compensar os encargos inerentes à vigilância, nomeadamente a manutenção dos veículos, entre outras despesas”, explicou a Câmara. Estas ações de vigilância móvel, em coordenação com a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Anadia, o coordenador municipal da Proteção Civil e o gabinete técnico florestal da Câmara, decorrerão de 01 de julho a 30 de setembro, entre as 08:00 e as 00:00.

Câmara de Ílhavo renova apoio a associações de pais
Região

Câmara de Ílhavo renova apoio a associações de pais

Os acordos de cooperação foram celebrados com 21 associações, 17 com atuação no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, com um apoio total de 781.671,70 euros, e quatro respeitantes ao segundo e terceiro ciclos do ensino básico e ao ensino secundário, apoiadas em 8.695,5 euros.