BE-Águeda acusa autarquia de “falhar redondamente” na promoção do acesso à habitação
Através de um comunicado de imprensa, a candidatura do Bloco de Esquerda a Águeda criticou hoje, dia 19, a autarquia local por “não cumprir praticamente nada do que propôs” para a habitação. Como “verdadeira alternativa” ao caminho seguido pela Câmara Municipal, o partido defende a intervenção no mercado imobiliário.
Redação
Embora refira que a autarquia, liderada pela coligação “Juntos por Águeda”, composta pelo PSD e pelo MPT, elaborou em 2022 a Estratégia Local de Habitação e “reconheceu que o acesso à habitação é um problema no concelho”, o Bloco considera que a Câmara Municipal “falhou redondamente e não cumpriu praticamente nada do que se propôs” e que “é preciso ir muito além da Estratégia Local da Habitação”.
Para que os “preços arrefeçam”, o partido admite que é necessário intervir no mercado e propõe a construção pública de novos alojamentos destinados a arrendamento não-social, a salvaguarda de 25% de novas construções para habitação a custos controlados, a planificação de planos de apoio e fomento a cooperativas de habitação e associações de moradores e a criação do "Fundo Municipal para a Habitação Acessível", com recurso às receitas extraordinárias que a Câmara Municipal de Águeda obtenha.
Recomendações
Azeméis recebe competição de cubo mágico com provas de velocidade e só com uma mão
A iniciativa no referido concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto vai decorrer no Pavilhão Municipal António Costeira e tem organização da Associação Portuguesa de Speedcubing, cofundada pelo jovem local Pedro Azevedo, que em julho foi o único português a participar no campeonato mundial da modalidade em Seattle, nos Estados Unidos, e entrou para o Top100 da categoria de Megaminx (disputada com um dodecaedro) e para o Top200 dos cubos 2x2 (com duas peças por face) e Skewb (cujas peças deslizam num eixo diagonal). Face ao crescente número de competições relacionadas com os cubos criados pelo húngaro Ernő Rubik e com outros puzzles desenvolvidos a partir da sua invenção, Pedro Azevedo quer que o terceiro evento de 'speedcubing' que organiza em Oliveira de Azeméis seja “memorável” e, nesse sentido, anuncia provas em 10 categorias oficiais, cujos resultados contarão para os rankings da Associação Mundial de Cubing (WCA), e ainda uma outra de caráter não-oficial. No primeiro caso, serão avaliados os desempenhos mais rápidos no manuseamento de cubos 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5, seguindo-se as rubricas de 3x3 só com uma mão e ainda as relativas aos modelos Megaminx, Skewb, Pyramix (em forma de pirâmide), Clock (que é um disco cujos nove relógios por face devem indicar a mesma hora) e o Square-1 (no que o desafio é fazer uma peça de arestas irregulares adotar a forma final de um cubo). A essas rubricas juntar-se-á ainda a designada “2-Man Mini Guildford”, que, a título não-oficial, é a prova em que equipas de dois participantes tentarão cumprir no menor tempo possível o conjunto total das anteriores 10 categorias do Open. Quanto aos participantes esperados em Azeméis, num leque de idades dos 9 aos 56 anos, entre esses incluem-se ‘cubers’ como Afonso Machado, recordista português de 3x3, e Tiago Morais, 1.º do ranking nacional em várias categorias, assim como o britânico Luan Phillipe, número 20 no seu país a manipular só com uma mão os cubos 2x2 e 3x3. “Para alguns participantes será a primeira competição, para outros a 77.ª, mas fico feliz por ver pessoas de outros países a fazerem viagem mais longas para vir cá participar e o objetivo é que todos desfrutem”, declara Pedro Azevedo à Lusa. O cofundador da Associação Portuguesa de Speedcubing acredita que este ano o evento vai evoluir em termos de qualidade global, até porque conta com o apoio de alguns patrocinadores que “ajudaram a melhorar a experiência do competidor”, e espera agora que o ambiente geral da iniciativa tenha idêntica repercussão nos tempos dos participantes. “Espero que todos terminem a competição satisfeitos, tanto pelo convívio como pelos bons resultados”, conclui o ‘cuber’, cujo recorde pessoal oficial é a resolução de um cubo 3x3 em 6,53 segundos.
Autárquicas: Anadia Primeiro apresenta plano estratégico para o concelho em setembro
Segundo uma nota de imprensa enviada às redações, o plano está a ser coordenado por Jorge Lopes, jurista no Banco de Portugal, que “lidera um trabalho de auscultação e definição de prioridades para o futuro do concelho”. Citado na nota, Jorge Sampaio, candidato à Câmara Municipal de Anadia pela coligação, afirmou que este plano “é muito mais do que um simples programa eleitoral”. “É uma estratégia para uma década de desenvolvimento, construída com todos e para todos”, considerou. “Queremos um compromisso com os anadienses sobre o futuro de Anadia”, acrescentou. Por sua vez, Jorge Lopes reforçou que o plano resulta de “ouvir as pessoas, as instituições e os agentes locais”. “É uma visão com base técnica, mas ligada à realidade do concelho”, continuou. Na nota, a coligação esclarece ainda que até à apresentação oficial irá realizar encontros com “várias entidades locais das mais diversas áreas — cultura, desporto, ação social, economia, saúde, educação, para garantir que o plano responde às necessidades reais da comunidade”.
Inventário arbóreo de Ílhavo identifica espécies e está disponível "online"
O inventário está agora disponível ao público numa plataforma digital, onde as pessoas podem consultar a localização e características das árvores, bem como colocar questões, reportar ocorrências, e aceder a alertas sobre intervenções no património arbóreo do Município. De acordo com o levantamento feito, das 7.682 árvores georreferenciadas, existem sete árvores centenárias, 624 com cerca de meio século e 1.844 têm entre 20 e 30 anos de idade. Os metrosideros (árvores de folha persistente oriundas das ilhas do Pacífico), plátanos e choupos estão entre as árvores identificadas com mais de 100 anos, enquanto o eucalipto comum e o pinheiro manso são predominantes no grupo de árvores entre 40 e 50 anos de idade. Com duas e três décadas voltam os metrosideros a vulgarizarem-se no espaço público, acompanhados dos ciprestes, entre as 1.844 árvores localizadas e identificadas como tendo entre 20 e 30 anos. Do trabalho de inventariação, que teve início em 2024, e agora disponível online, resultaram também uma exposição itinerante, "Benefícios do Arvoredo Urbano", e o livro infantil "As Árvores da nossa Terra, uma aventura verde pelo Município de Ílhavo". A informação recolhida serve também de base para o projeto de sensibilização "Benefícios do Arvoredo Urbano", que visa educar a população sobre a importância das árvores, nomeadamente a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ar, regulação da temperatura e sequestro de carbono. Nesse âmbito, no próximo ano letivo está programada uma campanha para as escolas do 2.º ciclo, com o objetivo de sensibilizar os jovens e os pais para os benefícios das árvores em espaço urbano relacionados com a qualidade de vida, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, regulação da circulação e melhoria da qualidade da água, e amenização da temperatura. No ano letivo 2024/2025, o projeto contemplou já várias ações de sensibilização nas escolas do 1.º ciclo do município, com a distribuição de um folheto e oferta de um pequeno livro didático, dando a conhecer às crianças as árvores e os seus benefícios.
Autárquicas: Nelson Fernandes é o novo candidato do PSD à Câmara da Mealhada
“Decidi candidatar-me à Câmara Municipal da Mealhada com um compromisso de seriedade, transparência e dedicação total. O concelho encontra-se estagnado há décadas, resultado de sucessivas governações socialistas”, destacou Nelson Fernandes. Em declarações à agência Lusa, o candidato, de 56 anos, que desempenha funções na Câmara Municipal de Cantanhede, considerou que a mudança de rostos não trouxe uma verdadeira mudança de políticas e a população já sente esse desgaste. “Quero que a Mealhada cresça ao ritmo dos concelhos vizinhos, Cantanhede e Anadia, que avance com dinamismo e ambição. Acredito numa política de proximidade, em que os eleitos estão verdadeiramente ao lado das pessoas: para ouvir, agir e concretizar”, sustentou. De acordo com Nelson Fernandes, que concorre pela primeira vez ao cargo, a sua candidatura pretende contribuir para “uma Mealhada mais moderna, mais justa e com oportunidades para todos”. “Um concelho onde os nossos filhos possam crescer com orgulho na sua terra”, acrescentou. Entre as suas prioridades figuram a valorização da juventude, visando criar condições para que os jovens encontrem no concelho oportunidades para viver, trabalhar e realizar os seus projetos; bem como o apoio à agricultura, com a criação de um Gabinete de Apoio ao Agricultor. “Os técnicos municipais, nas áreas de engenharia, arquitetura, contabilidade, cultura, desporto e ação social devem estar disponíveis para apoiar diretamente coletividades, associações e juntas de freguesia”, sustentou. Na área da habitação, o engenheiro eletrotécnico pretende que a Câmara tenha um papel ativo na revitalização de espaços e na criação de soluções de habitação acessível; enquanto no combate e prevenção de incêndios identifica a necessidade de se promover a criação de aldeias seguras, investindo na proteção das populações e na preservação do território. Caso venha a ser eleito, promete apoiar os artistas e as associações locais, dinamizar eventos e valorizar a identidade, tornando a cultura acessível a todos, para além de criar um Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social, com a função de atrair investimento, apoiar as empresas locais e promover iniciativas de caráter social que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população. Indica ainda a necessidade de se desenvolver e apoiar o turismo de um concelho conhecido pelo leitão à Bairrada. “Ao valorizar a gastronomia local, juntamente com as atrações do Luso e do Bussaco, cada visita torna-se numa experiência única. Em todas as freguesias existem pontos de interesse, ora religiosos, ora históricos ou ambientais, que nunca foram devidamente identificados e que a maioria das pessoas desconhece”, concluiu. Além de Nelson Fernandes pelo PSD, concorrem à Câmara da Mealhada o atual presidente António Jorge Franco, pelo Movimento Independente Mais e Melhor, e Guilherme Duarte, pelo PS. António Jorge Franco foi eleito presidente da Câmara Municipal da Mealhada em 2021, pelo Movimento Independente Mais e Melhor com 37,82% dos votos, enquanto o PS arrecadou 29,54%, a Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada 19,20%, a CDU 4,27%, o BE 3,10% e o Chega 1,58%. O executivo da Câmara da Mealhada é formado por três eleitos do Movimento Independente Mais e Melhor, três do PS e um da Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada. As eleições autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.
Últimas
Cerca de metade das detenções da PJ por crime de incêndio aconteceram em agosto
De acordo com a informação que consta nos comunicados publicados pela PJ e consultados pela Lusa, entre o dia 01 de janeiro e o dia 20 de agosto, a maioria das detenções foi feita em coordenação com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e 25 suspeitos foram presos durante este mês de agosto. As detenções feitas pela PJ decorrem das investigações abertas, mas há também a registar 42 detenções em flagrante delito pela GNR entre 01 de janeiro e 13 agosto, além da identificação de 566 suspeitos do crime de incêndio florestal. Somando os dados da PJ e da GNR, foram já detidas este ano, pelo menos, 94 pessoas, quase tantas como em 2024, ano em que, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2024, foram feitas 99 detenções pela PJ, GNR e PSP. A GNR registou ainda 5.996 incêndios florestais e, em relação aos casos que ficaram sob a sua competência - outros passaram para a Polícia Judiciária -, foi possível apurar que 30,2% dos incêndios foram causados pelo uso do fogo, 24% resultaram de incendiarismo, 23,2% tiveram causa indeterminada, 14,5% origem acidental, 6,6% ocorreram por reacendimento, 1% foram casos naturais e 0,5% foram de origem estrutural. Em relação a condenações e medidas preventivas, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) adiantou à Lusa que estão nas cadeias portuguesas 109 presos relacionados com o crime de incêndio florestal - 42 condenados, 24 inimputáveis, 39 a aguardar julgamento em prisão preventiva e 4 a aguardar que a decisão transite em julgado. No ano passado, também de acordo com o RASI, 24 pessoas ficaram em prisão preventiva e foram constituídos 859 arguidos. Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 02 de agosto. Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal. Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual chegaram dois aviões Fire Boss para reforço do combate aos fogos. Segundo dados oficiais provisórios, até 19 de agosto arderam mais de 201 mil hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.
“Aveiro é Nosso” quer juntar a comunidade aveirense e estudantil na 4ª Corrida Solidária
Segundo a dirigente associativa a “Corrida Solidária” tem sido um dos eventos promovidos pela AAUAv que melhor tem conseguido chegar à cidade. À Ria, Joana Ferreira enaltece o papel da iniciativa na promoção da saúde e bem-estar e explica que o principal objetivo passa por “juntar” a comunidade aveirense e estudantil. Apesar de reconhecer que a corrida ainda não tem a adesão esperada por parte dos estudantes, a vice-presidente do setor “Aveiro é Nosso” espera que, este ano, se verifiquem entre 200 e 250 inscrições. De acordo com a publicação feita nas redes sociais, por cada inscrição, um euro reverterá, na quarta edição, para ajudar a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Aveiro (CERCIAv). A participação na corrida, cujo percurso tem dez quilómetros, custa dez euros, ao passo que a participação na caminhada, de cinco quilómetros, custa apenas sete euros – tendo em conta que o valor da inscrição já garante o seguro do participante e o “kit de corrida” fornecido pela AAUAv. As inscrições podem ser feitas online até ao dia 24 de setembro.
Número de desempregados inscritos nos centros de emprego cai 4% em julho
De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de julho, "estavam registados, nos serviços de emprego do Continente e Regiões Autónomas, 292.825 indivíduos desempregados, número que representa 66,9% de um total de 437.542 pedidos de emprego". São menos 12.314 pessoas inscritas nos centros de emprego face a julho de 2024. Para este recuo, "na variação absoluta, contribuíram os inscritos há menos de 12 meses (-12.727), os que procuram um novo emprego (-11.424) e os maiores de 25 anos (-10.577)", nota o IEFP na nota hoje divulgada. Já na comparação em cadeia, isto é, face a junho, trata-se de menos 663 pessoas inscritas nos centros de emprego. É o sexto mês consecutivo a recuar e, à semelhança do que sucedeu no mês anterior, o número de inscritos é o valor mais baixo desde julho de 2023, quando estavam registadas 284.330 pessoas nos centros de emprego, segundo a análise dos dados disponíveis. No que toca aos grupos profissionais com maior expressão, face ao período homólogo, "observa-se um decréscimo no desemprego nos grupos profissionais dos "agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura, pesca e floresta" (-18,5%);"pessoal administrativo" (-14,2%), "técnicos e profissões de nível intermédio" (-9,7%) e “trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices” (-7,2%)". Por outro lado, registou-se um aumento do desemprego "no grupo profissional dos "representantes do poder legislativo, órgãos executivos, dirigentes, diretores e gestores executivos"(+17,3%) e "Trabalhadores não qualificados"(+3,2%)". Em termos regionais, o desemprego registado diminui em todas as regiões, à exceção do Alentejo, face ao período homólogo, tendo o o valor mais acentuado sido registado na região autónoma da Madeira (-19,4%). Já na comparação em cadeia, registou-se "alguns aumentos nas regiões do Norte, Centro e Alentejo", revela o IEFP. No final de julho, as ofertas de emprego por satisfazer atingiram os 19.014 nos serviços de emprego de todo o país, o que corresponde a um aumento das ofertas em ficheiro na análise anual (+6 836; +56,1%), mas a um decréscimo face ao mês anterior (-292; -1,5%).
Azeméis recebe competição de cubo mágico com provas de velocidade e só com uma mão
A iniciativa no referido concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto vai decorrer no Pavilhão Municipal António Costeira e tem organização da Associação Portuguesa de Speedcubing, cofundada pelo jovem local Pedro Azevedo, que em julho foi o único português a participar no campeonato mundial da modalidade em Seattle, nos Estados Unidos, e entrou para o Top100 da categoria de Megaminx (disputada com um dodecaedro) e para o Top200 dos cubos 2x2 (com duas peças por face) e Skewb (cujas peças deslizam num eixo diagonal). Face ao crescente número de competições relacionadas com os cubos criados pelo húngaro Ernő Rubik e com outros puzzles desenvolvidos a partir da sua invenção, Pedro Azevedo quer que o terceiro evento de 'speedcubing' que organiza em Oliveira de Azeméis seja “memorável” e, nesse sentido, anuncia provas em 10 categorias oficiais, cujos resultados contarão para os rankings da Associação Mundial de Cubing (WCA), e ainda uma outra de caráter não-oficial. No primeiro caso, serão avaliados os desempenhos mais rápidos no manuseamento de cubos 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5, seguindo-se as rubricas de 3x3 só com uma mão e ainda as relativas aos modelos Megaminx, Skewb, Pyramix (em forma de pirâmide), Clock (que é um disco cujos nove relógios por face devem indicar a mesma hora) e o Square-1 (no que o desafio é fazer uma peça de arestas irregulares adotar a forma final de um cubo). A essas rubricas juntar-se-á ainda a designada “2-Man Mini Guildford”, que, a título não-oficial, é a prova em que equipas de dois participantes tentarão cumprir no menor tempo possível o conjunto total das anteriores 10 categorias do Open. Quanto aos participantes esperados em Azeméis, num leque de idades dos 9 aos 56 anos, entre esses incluem-se ‘cubers’ como Afonso Machado, recordista português de 3x3, e Tiago Morais, 1.º do ranking nacional em várias categorias, assim como o britânico Luan Phillipe, número 20 no seu país a manipular só com uma mão os cubos 2x2 e 3x3. “Para alguns participantes será a primeira competição, para outros a 77.ª, mas fico feliz por ver pessoas de outros países a fazerem viagem mais longas para vir cá participar e o objetivo é que todos desfrutem”, declara Pedro Azevedo à Lusa. O cofundador da Associação Portuguesa de Speedcubing acredita que este ano o evento vai evoluir em termos de qualidade global, até porque conta com o apoio de alguns patrocinadores que “ajudaram a melhorar a experiência do competidor”, e espera agora que o ambiente geral da iniciativa tenha idêntica repercussão nos tempos dos participantes. “Espero que todos terminem a competição satisfeitos, tanto pelo convívio como pelos bons resultados”, conclui o ‘cuber’, cujo recorde pessoal oficial é a resolução de um cubo 3x3 em 6,53 segundos.