FNAM preocupada com falta de médicos na obstetrícia do Hospital da Feira
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) apontou hoje como “fundamental” reforçar a equipa de médicos nas urgências de obstetrícia do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, para evitar riscos para as grávidas e esgotamento dos profissionais.
Redação
Últimas
A medida foi identificada à Lusa por Joana Bordalo Sá, presidente da federação, após uma reunião com médicos de várias especialidades da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) – que, a partir da Feira, gere ainda três outros três hospitais no distrito de Aveiro, em concreto os de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Ovar. “Na área materno-infantil, na obstetrícia, as equipas trabalham de forma extremamente reduzida. Têm dois médicos do quadro e um interno (que é um médico em formação), sendo que, à noite, às vezes não está de serviço nenhum médico do quadro e só há prestadores de serviço, com o interno, que assim nem está a ser tutelado como devia”, declarou.
Joana Bordalo Sá mostrou-se preocupada com a componente médica devido a “equipas que estão a funcionar nos mínimos” e nas quais há profissionais “bastante cansados”, e mostrou-se apreensiva também quanto às utentes desse serviço, dado “o risco que esta situação pode representar para as grávidas e os seus bebés”. A presidente da FNAM admitiu que a falta de recursos humanos afeta igualmente outras valências da ULS EDV, “como a de pneumologia”, mas defendeu que a prioridade é o serviço materno-infantil, onde “o problema não pode mesmo ser ignorado”.
Na mesma reunião com os médicos do Hospital São Sebastião foi ainda abordado o contexto do corte nacional de eletricidade verificado a 28 de abril, quando essa unidade manteve um funcionamento próximo do normal graças a geradores de energia. Nesse caso, o balanço da FNAM é positivo, mas motiva uma avaliação ao desempenho da tutela. “No apagão foi tudo assegurado, muito graças aos médicos e profissionais de saúde de cada unidade, que vestem a camisola do hospital, e isso é de enaltecer”, realçou Joana Bordalo Sá. Mas, disse, “é necessário que este esforço também seja reconhecido pela administração central, inclusivamente pela ministra [da Saúde] Ana Paula Martins, que até aqui não fez nada para fixar mais médicos no Serviço Nacional de Saúde”, concluiu.
Últimas
Recomendações
Câmara de Ílhavo pondera ponte militar para substituir a da Vista Alegre
A Câmara de Ílhavo e o Regimento de Engenharia N.º 1 realizaram esta quarta-feira, dia 25, uma visita técnica à Ponte da Vista Alegre para avaliar a viabilidade de ali colocar uma ponte militar provisória, informou a autarquia.
Cartaz do Vagos Metal Fest reforçado com Katatonia, Adam's Parade e The Crowned
O cartaz do Vagos Metal Fest 2026, marcado para agosto, sofreu alterações, com a saída dos Devourment, Anima Inside e Noturnall, por “motivos de força maior”, e a entrada dos Katatonia, Adam's Parade e The Crowned, foi esta quinta-feira, dia 25 avançado pela agência Lusa.
Águeda reforça meios de combate a incêndios
Segundo a Agência Lusa, a Câmara Municipal de Águeda anunciou hoje, dia 23, o reforço dos meios operacionais de combate a incêndios e proteção civil com uma escavadora giratória e duas novas viaturas.
Samuel Úria e Nuno Lopes na Feira em Festival de Cerveja Artesanal
De acordo com a agência Lusa, o Festival de Cerveja Artesanal de Santa Maria da Feira arranca a 3 de julho, apresentando este ano 16 marcas de quatro países, entre propostas como um concerto de Samuel Úria e uma ‘DJ session’ pelo ator Nuno Lopes.