RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

FNAM preocupada com falta de médicos na obstetrícia do Hospital da Feira

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) apontou hoje como “fundamental” reforçar a equipa de médicos nas urgências de obstetrícia do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, para evitar riscos para as grávidas e esgotamento dos profissionais.

FNAM preocupada com falta de médicos na obstetrícia do Hospital da Feira

A medida foi identificada à Lusa por Joana Bordalo Sá, presidente da federação, após uma reunião com médicos de várias especialidades da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) – que, a partir da Feira, gere ainda três outros três hospitais no distrito de Aveiro, em concreto os de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Ovar. “Na área materno-infantil, na obstetrícia, as equipas trabalham de forma extremamente reduzida. Têm dois médicos do quadro e um interno (que é um médico em formação), sendo que, à noite, às vezes não está de serviço nenhum médico do quadro e só há prestadores de serviço, com o interno, que assim nem está a ser tutelado como devia”, declarou.

Joana Bordalo Sá mostrou-se preocupada com a componente médica devido a “equipas que estão a funcionar nos mínimos” e nas quais há profissionais “bastante cansados”, e mostrou-se apreensiva também quanto às utentes desse serviço, dado “o risco que esta situação pode representar para as grávidas e os seus bebés”. A presidente da FNAM admitiu que a falta de recursos humanos afeta igualmente outras valências da ULS EDV, “como a de pneumologia”, mas defendeu que a prioridade é o serviço materno-infantil, onde “o problema não pode mesmo ser ignorado”.

Na mesma reunião com os médicos do Hospital São Sebastião foi ainda abordado o contexto do corte nacional de eletricidade verificado a 28 de abril, quando essa unidade manteve um funcionamento próximo do normal graças a geradores de energia. Nesse caso, o balanço da FNAM é positivo, mas motiva uma avaliação ao desempenho da tutela. “No apagão foi tudo assegurado, muito graças aos médicos e profissionais de saúde de cada unidade, que vestem a camisola do hospital, e isso é de enaltecer”, realçou Joana Bordalo Sá. Mas, disse, “é necessário que este esforço também seja reconhecido pela administração central, inclusivamente pela ministra [da Saúde] Ana Paula Martins, que até aqui não fez nada para fixar mais médicos no Serviço Nacional de Saúde”, concluiu.

Recomendações

Museu da Chapelaria lança sábado nova visita virtual bilingue com mais conteúdos
Região
26 jun 2026, 11:06

Museu da Chapelaria lança sábado nova visita virtual bilingue com mais conteúdos

Segundo a agência Lusa, o Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, lança no sábado a sua nova visita virtual gratuita e bilingue, que, após consulta por mais de 5.200 utilizadores desde fevereiro de 2021, apresenta agora “muito mais informação”.

Câmara de Ílhavo pondera ponte militar para substituir a da Vista Alegre
Região
25 jun 2026, 17:22

Câmara de Ílhavo pondera ponte militar para substituir a da Vista Alegre

A Câmara de Ílhavo e o Regimento de Engenharia N.º 1 realizaram esta quarta-feira, dia 25, uma visita técnica à Ponte da Vista Alegre para avaliar a viabilidade de ali colocar uma ponte militar provisória, informou a autarquia.

Cartaz do Vagos Metal Fest reforçado com Katatonia, Adam's Parade e The Crowned
Região
25 jun 2026, 16:42

Cartaz do Vagos Metal Fest reforçado com Katatonia, Adam's Parade e The Crowned

O cartaz do Vagos Metal Fest 2026, marcado para agosto, sofreu alterações, com a saída dos Devourment, Anima Inside e Noturnall, por “motivos de força maior”, e a entrada dos Katatonia, Adam's Parade e The Crowned, foi esta quinta-feira, dia 25 avançado pela agência Lusa.

Águeda reforça meios de combate a incêndios
Região
23 jun 2026, 12:04

Águeda reforça meios de combate a incêndios

Segundo a Agência Lusa, a Câmara Municipal de Águeda anunciou hoje, dia 23, o reforço dos meios operacionais de combate a incêndios e proteção civil com uma escavadora giratória e duas novas viaturas.