RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Ílhavo promove concurso de hip hop em maio na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré

A Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré vai acolher, no dia 23 de maio, pelas 21h00, um concurso de hip hop. A organização do Município de Ílhavo pretende “valorizar a expressão artística da juventude e promover a cultura urbana no município”.

Ílhavo promove concurso de hip hop em maio na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
Redação

Redação

14 abr 2025, 11:15

As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 2 de maio para todos os interessados, com idade superior a 6 anos, devendo ser formalizadas através do preenchimento do formulário disponível no website do Município.

Segundo uma nota de imprensa, a participação poderá ser feita na categoria solo ou pares ou na categoria grupo. “Cada projeto será avaliado por um júri composto por profissionais da área, tendo em conta critérios como originalidade, criatividade, performance e qualidade técnica”, lê-se. Os vencedores receberão um prémio monetário a atribuir aos três melhores.

Na categoria solo ou pares o primeiro prémio será de 200 euros; o segundo de 150 euros e o terceiro de 100 euros. Já na categoria grupo o primeiro prémio será de 500 euros; o segundo de 250 euros e o terceiro de 150 euros.

Recomendações

São João da Madeira orçamenta 110 mil euros para iluminação natalícia faseada a partir de domingo
Região

São João da Madeira orçamenta 110 mil euros para iluminação natalícia faseada a partir de domingo

Segundo essa autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, a despesa com as luminárias típicas da quadra é idêntica à do ano passado e permitirá decorar um total de 51 locais naquele que é o concelho mais pequeno do país, com apenas cerca de oito quilómetros quadrados. Quanto ao programa de animação alusivo à época, conta com mais 68.000 euros da Câmara Municipal, o que representa um aumento de 18.000 euros face a 2024 – sendo que será complementado com duas propostas financiadas por outras entidades, em concreto a única junta de freguesia do concelho e a associação comercial local. “Vamos ter diversas atividades, num total de perto de 70 ações”, declarou à Lusa o vice-presidente da autarquia, Tiago Correia, explicando que essas iniciativas se irão distribuir por Praça Luís Ribeiro, Mercado Municipal e Oliva Creative Factory. Nesse contexto, o autarca social-democrata realçou “o envolvimento de 22 associações locais que contribuem decisivamente para este programa de Natal”, e notou ainda que o cartaz foi “preparado em tempo recorde”, dado que o atual executivo camarário tomou posse a 02 de novembro, após dois mandatos de gestão liderada pelo PS. A programação natalícia de São João da Madeira arranca às 15:00 de domingo, com a chegada do Pai Natal, sendo que uma hora depois abre ao público a tenda denominada Fábrica dos Sonhos e às 17:30 se começa a acionar gradualmente a iluminação pública, que “ficará concluída até 06 de dezembro”. Sempre com entrada gratuita, o cartaz de animação anunciado até de janeiro prevê sessões de cinema, espetáculos teatrais, leituras de contos, concertos e arruadas, performances de dança, oficinas criativas, demonstrações culinárias e um “mercadinho sustentável” no dia 14. De 26 de dezembro até 04 de janeiro, a Fábrica dos Sonhos terá ainda a funcionar um Serviço de Apoio ao Cliente com animadores disponíveis para atender “reclamações das crianças sobre os presentes que receberam no dia 25”.

Oliveira de Azeméis com mais de 554 mil euros para iluminação e Parque Natal de entrada livre
Região

Oliveira de Azeméis com mais de 554 mil euros para iluminação e Parque Natal de entrada livre

Segundo revela hoje à Lusa a autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, o orçamento visa corresponder à “crescente procura” das atividades natalícias locais por parte de residentes no concelho e também visitantes da região mais alargada. O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, disse que o mérito é sobretudo do Parque Natal, que, instalado no Parque de La Salette, entre árvores, uma capela, um lago artificial e caminhos pedonais, apresentará este ano também um escorrega de boias, vários espetáculos, oficinas lúdicas, um comboio infantil, um carrossel e um mercadinho da época. “Recebemos cada vez mais pedidos de entidades e visitantes de fora do concelho, o que demonstra o reconhecimento e o crescimento deste evento, que já atrai à cidade milhares de pessoas todos os anos”, declarou o autarca socialista, sendo que a “expectativa relativamente aos visitantes é elevada, sobretudo devido à crescente procura por atrações como o circo, a pista de gelo e o escorrega de boias, que se têm revelado verdadeiros sucessos junto do público”. Já a funcionar habitualmente como espaço verde de lazer, sem controlo de entradas, o parque estará decorado e equipado de acordo com o imaginário natalício até 04 de janeiro e, com exceção para os dias 24 e 25 de dezembro, em que se suspendem as animações contratadas para a quadra, oferecerá a cada jornada diferentes atividades, no período das 14:00 às 19:00. Só para o circo, por exemplo, estão previstas 48 exibições, cada uma das quais num recinto com capacidade de 450 lugares. O arranque da festa acontece este sábado, às 15:00, com a chegada do Pai Natal, e prossegue com o acionar da iluminação alusiva à época, às 19:00. Essa componente específica das luzes natalícias envolve em 2025 um investimento na ordem dos 265.821 euros, valor que representa a mesma despesa de 2024, já que o serviço em causa foi adquirido mediante um concurso público para execução por dois anos. Já no que se refere à programação do Parque Natal, no que se inclui o comboio turístico com trajetos deste o centro da cidade de Oliveira de Azeméis até ao Parque La Salette, o orçamento ronda os 288.200 euros. “Reforçamos assim o nosso compromisso em dinamizar a economia local e valorizar o comércio tradicional, especialmente neste período festivo tão importante para a comunidade”, afirmou Joaquim Jorge Ferreira. “O Parque Natal volta a apresentar uma oferta cultural diversificada e de grande qualidade, reforçando o papel de Oliveira de Azeméis como um município acolhedor, especialmente nesta época marcada pela família, pela harmonia e pela alegria”, concluiu.

Ílhavo lança apelo para encontrar “pessoas com 65 ou mais anos” que se encontrem sós no Natal
Região

Ílhavo lança apelo para encontrar “pessoas com 65 ou mais anos” que se encontrem sós no Natal

De acordo com a autarquia, a ação pretende reforçar o espírito de comunidade e solidariedade, promovendo um Natal “mais humano e próximo para quem enfrenta esta data em situação de solidão”. “Esta realidade afeta sobretudo a população mais velha e tende a agravar-se em períodos festivos, quando o contraste entre isolamento e celebração se torna mais evidente”, justifica. Para conseguir concretizar a iniciativa, a autarquia lançou um apelo a “instituições, vizinhos, familiares ou qualquer cidadão que conheça alguém nesta situação” para conseguir identificar “pessoas com 65 ou mais anos, residentes no concelho, que estejam sós na noite de Natal”. “A sinalização deve ser feita através do número 234 025 416 ou do e-mail [email protected]. A informação enviada deve incluir o nome, a morada, a idade e o contacto telefónico da pessoa identificada”, explica a nota. Após a identificação, na manhã de 24 de dezembro, o “Por um Natal mais próximo” promoverá o encontro com as pessoas sinalizadas para entregar um presente de Natal, de forma a proporcionar também um “momento de convívio e animação”. “‘Por um Natal mais próximo’ reforça a presença, a proximidade e o apoio da comunidade local junto de quem mais precisa”, remata a nota.

Suspeito de violação a adolescente começou a ser julgado em Aveiro
Região

Suspeito de violação a adolescente começou a ser julgado em Aveiro

O julgamento decorre com exclusão de publicidade, ou seja, sem a presença de público e da comunicação social, por estar em causa um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual. O arguido está acusado de um crime de violação e outro de coação, ambos agravados, ocorridos em 2020, na casa da sua sogra, em Macinhata do Vouga, no concelho de Águeda. Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a violação ocorreu no dia 20 de fevereiro, numa altura em que apenas estavam na residência o arguido, a ofendida e cinco menores, que dormiam no respetivo quarto. De acordo com a investigação, o arguido puxou a adolescente para a casa de banho e trancou a porta. Em seguida, agrediu-a e arrancou-lhe a roupa, forçando-a a praticar atos sexuais contra a sua vontade. O MP diz ainda que o arguido ordenou à ofendida que não contasse o sucedido a ninguém, ameaçando-a de morte caso o fizesse. A leitura do acórdão ficou marcada para o dia 9 de dezembro.

Últimas

Companhia de marionetas Red Cloud estreia "Precópio" em dezembro no Teatro Aveirense
Cidade

Companhia de marionetas Red Cloud estreia "Precópio" em dezembro no Teatro Aveirense

O espetáculo, que sobe ao palco do Aveirense entre os dias 05 e 07 de dezembro, é uma mistura de "grand guignol" e minicabaré sobre o pós-1974 e o pós-2025, que passa pelo café Le Procope, pela revolução francesa e pelos bares onde se conspirava no Processo Revolucionário em Curso (PREC), refere uma nota da Câmara Municipal de Aveiro. O teatro volta a ser protagonista a 14 de dezembro com o espetáculo “A Caminho da Escola”, da companhia catalã Campi Qui Pugui, que conta a história de três irmãs que enfrentam diariamente obstáculos e perigos para chegar à escola. Um espetáculo para toda a família, inspirado em histórias reais de crianças de todo o mundo. Os principais destaques do mês de dezembro no Teatro Aveirense passam também pela música com cinco concertos, incluindo a primeira atuação em Portugal do Trio Catch, segundo a autarquia. A formação alemã apresenta um programa que inclui “aer”, de Beat Furrer, e “Allegro Sostenuto”, de Helmut Lachenmann. A sessão acontecerá no dia 04 de dezembro e inclui uma conversa, fazendo parte da rubrica Tubo de Ensaio, promovida em parceria com a associação Arte no Tempo. Para o dia 06 de dezembro está marcado um concerto solidário, com entrada gratuita, do Regimento de Infantaria N.º 10, que terá como protagonistas a Banda do Exército Destacamento do Porto e a Banda Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro. A rubrica Novas Quintas terá a última sessão do ano no dia 11 de dezembro com um concerto da banda Girls 96. Para 12 de dezembro está marcado o regresso dos Danças Ocultas, que celebram 36 anos com o décimo álbum das suas carreiras, intitulado “Inspirar”. O último espetáculo do ano juntará dois agrupamentos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, nomeadamente a Orquestra Clássica e o Coro. Como habitualmente, o cinema também fará parte da programação do Teatro Aveirense, através da rubrica “Os Filmes das Nossas Terças”, desenvolvida em parceria com a associação Plano Obrigatório. Em dezembro, os filmes a exibir serão “Foi Só Um Acidente”, de Jafar Panahi, “Lavagante”, de Mário Barroso, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “Urchin”, de Harris Dickinson.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro passa a dispor de consultas de Cardio-Oncologia
Cidade

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro passa a dispor de consultas de Cardio-Oncologia

“A nova consulta visa avaliar o risco antes do início das terapias oncológicas e monitorizar possíveis efeitos cardíacos, com o objetivo de permitir a intervenção precoce em casos de disfunção cardíaca e assegurar o acompanhamento prolongado pós-tratamentos”, explicam os responsáveis. A Cardio-Oncologia é uma área especializada na prevenção, deteção e tratamento dos efeitos cardiotóxicos das terapêuticas, nomeadamente quimioterapia, imunoterapia e terapias alvo. Para a diretora clínica da Área Hospitalar, Teresa Vaio, a consulta é um "passo estratégico" para a ULS RA, ao permitir “melhorar a prevenção, reduzir internamentos evitáveis e evitar interrupções de tratamentos potencialmente curativos”. “O aumento da doença cardiovascular, somado à maior sobrevivência dos doentes oncológicos, torna esta intervenção conjunta fundamental”, considera. Teresa Vaio destaca que os doentes passam a ter uma "via verde cardíaca, evitando complicações" inerentes às terapêuticas. “Com esta iniciativa, a ULS RA reafirma o seu compromisso com cuidados especializados, integrados e centrados no doente”, refere a nota de imprensa.

Aveiro: São Silvestre bate recorde de inscritos e estreia passagem pela Avenida Lourenço Peixinho
Cidade

Aveiro: São Silvestre bate recorde de inscritos e estreia passagem pela Avenida Lourenço Peixinho

Foi com a presença de uma das turmas de desporto da Escola Secundária José Estêvão que o Município de Aveiro, juntamente com dois dos parceiros da organização, -Nuno Tróia, da TROIA Performance and Exercise Clinic, e Artur Varum, CEO da Civilria, main sponsor da corrida-, apresentou mais uma edição da Civilria Runclub São Silvestre, no pequeno auditório do Centro de Congressos de Aveiro esta quarta-feira, 26 de novembro. O evento está de regresso no dia 6 de dezembro e congregará, como tem vindo a ser habitual, uma caminhada de cinco quilómetros, com partida às 17h30, e uma corrida de dez quilómetros, às 18h30, no Cais da Fonte Nova. Na 11ª edição, Nuno Tróia anunciou, na conferência de imprensa, que a iniciativa bateu “mais dois recordes”. Este ano, inscreveram-se “1700 participantes na corrida” e “250 participantes na caminhada”. Além do mais, as inscrições fecharam “um mês e meio” mais cedo do que o ano anterior. “É um evento que vem crescendo. Temos tido recordes, ano após ano”, assegurou. Relativamente ao número de participantes, Nuno referiu que, face à edição anterior, este ano, houve mais “200 pessoas” a correr. “Como o percurso é de dez quilómetros e são duas voltas nós não podemos exceder muito [o número de participantes] por questões de segurança e também de logística”, apontou. Já sobre o fecho das inscrições, - mais cedo do que o habitual- Nuno reconheceu que isto “mostra a constante e a elevada procura das pessoas por este tipo de eventos”. “A corrida tem crescido. A nível mundial é das modalidades que mais cresceu por ser mais fácil de realizar e por ter custos mais baixos”, sublinhou. “Estas corridas de dez quilómetros são (…) acessíveis a todos. Acredito que vai continuar a aumentar a procura, ano após ano, e vamos, acredito eu, fechar as inscrições cada vez mais cedo, tal como aconteceu este ano”, continuou. Na conferência, o parceiro da organização anunciou ainda que, pela primeira vez, o percurso entrará pela Avenida Lourenço Peixinho, “um dos ícones da cidade e inclusiva para correr”. “Toda a iluminação que temos de Natal tem de ser rentabilizada cada vez mais. É um fator muito importante desta passagem pela Avenida… Não só para dar um ar e um refresh à nossa corrida que já tem 11 anos”, insistiu. No seguimento, Nuno Tróia recordou ainda a importância desta iniciativa para o turismo local. “Cada vez mais, os Municípios têm de ter esta noção de que estes eventos são fundamentais”, sublinhou. Após 11 anos, Luís Souto de Miranda, presidente da Câmara de Aveiro, não tem dúvidas de que a “iniciativa veio para ficar” e que se “afirmou no tempo”. Também presente na conferência desta tarde, Luís Souto referiu que o espírito da corrida se insere na “política de desporto” da Câmara Municipal de Aveiro. “Nós queremos o desporto para todos. O desporto enquanto atividade saudável, construtora da saúde, de relações humanas e de solidariedade”, vincou. No seguimento, anunciou que o Município irá apresentar, “em breve”, uma “estratégia” que “envolve parcerias com várias entidades que vão desde a área da saúde à área da educação e outras”. Questionado à margem da sessão sobre esta “estratégia”, o autarca não adiantou uma data para a apresentação, reforçando apenas que a mesma está a ser “construída”. “O que nós queremos é pôr os aveirenses a mexerem-se. Temos de passar menos tempo ao telemóvel e sentados e a fazer mais exercício. Isto envolve também a área da comunicação. Se não comunicarmos a mensagem não passa”, exprimiu. “Queremos que haja transformação das mentalidades e criarmos aqui um Município, mais do que amigo do desporto, entusiasta do desporto”, completou. Artur Varum, presidente da Civilria, aproveitou ainda o momento para divulgar o projeto “Civilria Run Club”, um grupo de corrida 100% gratuito que nasceu em setembro deste ano. Atualmente, reúne-se todos os “domingos”, pelas “9h00”, para percorrer as principais artérias da cidade. A Civilria RunClub São Silvestre Cidade de Aveiro é organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e conta com o apoio da TROIA Performance and Exercise Clinic e o patrocínio principal da Civilria.

Deputado socialista Filipe Neto Brandão celebra fim das portagens na A25 e ataca Luís Montenegro
Cidade

Deputado socialista Filipe Neto Brandão celebra fim das portagens na A25 e ataca Luís Montenegro

O texto do deputado foi publicado imediatamente após a votação da proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2026 feita pelo Partido Socialista que prevê o fim de todas as portagens na A25. Filipe Neto Brandão começou por recordar que, em abril passado, Luís Montenegro tinha dito que “a manutenção do pórtico do estádio “não fazia sentido” e que a abolição das portagens na A25 “não estava esquecida””. “Legitimamente, os aveirenses confiaram que Montenegro honrasse a sua palavra […] Sucede que chegámos ao fim do ano e Montenegro, que se fez entretanto reconduzir no cargo de PM, fez-se esquecido do prometido”, aponta o socialista. No entanto, uma vez apresentada a proposta de alteração ao Orçamento de Estado por parte do Partido Socialista, Filipe Neto Brandão entende que “o mínimo que se exigiria ao PSD era então que votasse favoravelmente”. No entanto, os sociais-democratas, bem como os deputados do CDS, votaram contra a proposta. Contando com os votos favoráveis de todas as forças de oposição ao Governo - à exceção da IL e do PAN, que se abstiveram -, as três portagens remanescentes da A25 serão abolidas a partir de dia 1 de janeiro de 2026. Por isso, o deputado regista que a “legítima aspiração dos aveirenses […] foi alcançada graças à aprovação de uma proposta apresentada pelos deputados do PS” e que “a satisfação dessa justa pretensão teve a oposição dos deputados do PSD e CDS”. Filipe Neto Brandão afirma também que, tendo votado sempre a favor do fim da portagem do pórtico do Estádio independentemente da postura do seu partido, “hoje é um dia feliz, porque o será também, seguramente, para todos os aveirenses”.