Jorge Almeida reeleito presidente da Comunidade Intermunicipal de Aveiro
O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida (PSD), foi esta segunda-feira reeleito presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, revelou à Lusa fonte da Comunidade Intermunicipal (CIM).
Redação
Jorge Almeida foi reeleito no cargo por unanimidade na reunião magna da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), tendo sido ainda eleitos como secretários do conselho intermunicipal Luís Souto, presidente da Câmara de Aveiro, e Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara de Estarreja, ambos também do PSD.
Em declarações à Lusa, Jorge Almeida mostrou-se sensibilizado pela confiança depositada para um novo mandato, adiantando que vai “prosseguir o trabalho para reforçar a coesão entre os municípios que constituem a CIRA e pugnar pelo desenvolvimento territorial”.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro é uma instituição pública de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram.
É constituída pelos municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha.
Recomendações
Oliveira de Azeméis: Teatro recebe “Romeu & Julieta” que mistura romance com confeção de cheesecake
A adaptação do original “Romeu & Julieta” chega a Oliveira de Azeméis depois de já ter passado por mais de 25 palcos. Segundo os responsáveis, trata-se de uma peça que mistura “amor, humor e cheesecake” e que “transforma a mais famosa história de amor proibido num espetáculo interativo e saboroso, onde a cozinha é o cenário e o amor é o ingrediente principal”. Com uma cozinha dentro do palco, os protagonistas “guiam os jovens espectadores” – a peça é para maiores de seis anos e destina-se a “miúdos e graúdos” – pela história de Shakespeare. Segundo escreve a companhia de teatro, “o drama confunde-se com o queijo Ricota, o sangue dos amantes que é doce de Goiaba, as lutas de espadas fazem-se com espátulas e caçarolas e uma dentada numa bolacha Maria pode ser uma alternativa deliciosa para um coração partido”.
Programação de Natal em Águeda arranca com iluminação e parada no sábado
O “maior Pai Natal do mundo”, com cerca de 21 metros de altura e mais de 250 mil luzes LED, volta a iluminar o Largo 1.º de Maio, como símbolo das festividades natalícias de Águeda. No Posto de Turismo, está também disponível o “menor Pai Natal do mundo”, uma nanoescultura do artista britânico Willard Wigan, visível apenas através de microscópio. No âmbito da programação natalícia, o salão de chá do Parque Municipal de Alta Vila acolhe, de 01 de dezembro a 06 de janeiro, a tradicional exposição de presépios.
Homem confessa ter matado testemunha de processo em que foi condenado em Águeda
“Lamento e peço perdão. Foi num momento de raiva, ódio. Eu andava sem vida”, disse o arguido, que começou hoje a ser julgado por um crime de homicídio qualificado e dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada. Perante o coletivo de juízes, o arguido justificou o que considerou ser uma “situação lamentável”, queixando-se de ter sido injustamente condenado num processo judicial em que respondia por um crime de furto qualificado. “Para mim, foi muito, muito doloroso ter sido condenado por um crime que não cometi”, disse a chorar. O arguido contou que, no dia dos factos, foi ao encontro da vítima para lhe pedir para ele reconhecer a assinatura num documento onde este afirmava o contrário do que tinha dito no julgamento. “A minha intenção não era matar. Só queria que ele dissesse a verdade. Toda a gente sabe que ele veio mentir ao tribunal”, afirmou. O arguido contou que a vítima começou a chamar-lhe palavrões, ofendendo a honra da sua mãe e, nessa altura, foi ao carro buscar uma faca e desferiu-lhe vários golpes no corpo: “Estava com raiva, com ódio, não estava em mim, não andava bem”. Após esta situação, o arguido deslocou-se ao escritório de um advogado envolvido no referido processo, onde admitiu ter ateado fogo a um artigo pirotécnico, afirmando que o seu objetivo era apenas “dar um susto”. O caso ocorreu em 24 de março de 2023 e teve como vítima uma testemunha num processo em que o arguido foi condenado a sete anos de prisão por um crime de furto qualificado. O Ministério Público diz que o arguido, que tinha pendente um mandado de detenção, esperou pelo ofendido numa rua em Espinhel e exigiu que este alterasse o seu depoimento, mas como este negou, pegou numa faca e desferiu pelo menos 20 golpes no corpo da vítima. Logo após estes factos, o suspeito dirigiu-se ao escritório de um advogado envolvido no processo, em Águeda, mas encontrou a porta fechada, tendo decidido acionar os engenhos pirotécnicos que trazia consigo juntamente com gasolina e provocado uma chama, que resultou num incêndio que se propagou por todo o corredor daquele piso. O advogado que o arguido queria atingir não estava no local, mas encontrava-se uma colega, que teve de ser assistida por inalação de fumo com mais duas pessoas.
Município de Ílhavo distinguido pela 10ª vez como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”
Segundo uma nota de imprensa enviada às redações, a distinção é, segundo o Município de Ílhavo, resultado das “políticas e família assumidas ao longo dos últimos dez anos, que promovem o bem-estar da comunidade, contribuem para o desenvolvimento económico e social e melhoram a qualidade de vida dos munícipes”. “O galardão vem, assim, reforçar o compromisso do Município de Ílhavo em continuar a promover políticas públicas que fortalecem as famílias”, realça. A autarquia dá ainda nota que a cerimónia de entrega do prémio decorrerá no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na próxima quarta-feira, 19 de novembro, contando com a presença de todos os municípios galardoados. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O galardão de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” é atribuído aos municípios que desenvolvem medidas consistentes de apoio às famílias, nomeadamente nas áreas da educação, habitação, ação social, natalidade, envelhecimento ativo e conciliação da vida familiar com a atividade profissional.
Últimas
Ferryboat ‘Salicórnia’ retomou atividade às 16h30
O ferry deve retomar agora o seu pleno funcionamento, sem previsão de que vá haver algum tipo de constrangimento sobre a sua atividade. Recorde-se que, devido a uma avaria, o ferry teve a sua atividade suspensa desde o passado dia 9, domingo, após algumas paragens “pontuais” ao longo do fim-de-semana. Em entrevista à Ria, Cristina Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto, disse estar “preocupada” com a situação – que, assinalou, “implica grandes transtornos” para a população – e disse não ter qualquer informação oficial sobre as causas da avaria. Contactada pela Ria, a Aveirobus, empresa a quem o serviço está concessionado, remeteu explicações para o Gabinete de Comunicação do Município que, por sua vez, disse que a autarquia estaria a trabalhar com a empresa no sentido de resolver o problema. Ao fim da tarde, a CMA informou que o serviço estaria pronto a ser retomado.
Oliveira de Azeméis: Teatro recebe “Romeu & Julieta” que mistura romance com confeção de cheesecake
A adaptação do original “Romeu & Julieta” chega a Oliveira de Azeméis depois de já ter passado por mais de 25 palcos. Segundo os responsáveis, trata-se de uma peça que mistura “amor, humor e cheesecake” e que “transforma a mais famosa história de amor proibido num espetáculo interativo e saboroso, onde a cozinha é o cenário e o amor é o ingrediente principal”. Com uma cozinha dentro do palco, os protagonistas “guiam os jovens espectadores” – a peça é para maiores de seis anos e destina-se a “miúdos e graúdos” – pela história de Shakespeare. Segundo escreve a companhia de teatro, “o drama confunde-se com o queijo Ricota, o sangue dos amantes que é doce de Goiaba, as lutas de espadas fazem-se com espátulas e caçarolas e uma dentada numa bolacha Maria pode ser uma alternativa deliciosa para um coração partido”.
UA recebe ex-ministro Fernando Medina para falar sobre o Orçamento de Estado esta quinta-feira
A cerca de uma semana de começar o debate e a votação na especialidade do Orçamento de Estado para 2026, Fernando Medina vai falar aos estudantes da UA sobre os “desafios e perspetivas” que o Orçamento de Estado envolve. Segundo escrevem os alunos, trata-se de uma “oportunidade única para compreender, com quem esteve sempre no centro das decisões, como se constrói e gere o Orçamento de Estado, e o seu impacto na economia portuguesa”. Recorde-se que Fernando Medina foi ministro das Finanças entre 2022 e 2024 no governo do PS liderado por António Costa. Em 2024, nas eleições legislativas em que o PS acabou por sair derrotado, Fernando Medina foi eleito deputado à Assembleia da República, sendo que, nas eleições de 2025, recusou integrar as listas do partido.
Universidades de Aveiro e de Coimbra receberam “Leadership Camp’ 25” do IEEE Portugal
Ao passo que o primeiro dia da atividade, sexta-feira, dia 17, foi passado em Coimbra, o segundo, sábado, foi dividido entre ambas as cidades e o último, domingo, passou-se exclusivamente em Aveiro. No total, 45 membros das direções das diferentes “student branches” – os IEEE de cada Universidade – a nível nacional, bem como dos respetivos “chapters” – ramificações de cada “branch” que têm como foco uma área de engenharia mais específica. Nas palavras do presidente da “student branch” da UA, que está a cumprir o terceiro ano de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro, o evento “deu a cada participante uma perspetiva da IEEE tanto a nível nacional como internacional, permitindo também networking e contacto interpessoal”. Para além dos momentos de confraternização entre os responsáveis das várias partes do país, a “student branch” da UA destaca, em comunicado de imprensa, a mesa-redonda com Pedro Fonseca, professor da UA Pedro Fonseca, que “discorreu sobre as dificuldades iniciais, os marcos alcançados e as lições aprendidas ao longo dos anos” da IEEE. No evento houve também espaço a uma sessão “focada nas oportunidades de crescimento profissional dentro da IEEE”. Os “Leadership Camps” são organizados pela IEEE Portugal desde 2014 e desde aí já passaram por várias universidades do país, como a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico ou a Universidade do Minho. No último ano, a iniciativa tinha acontecido na Universidade do Porto.