Enterro: Luís Souto critica acumulação de resíduos, AAUAv nota maior “consciencialização ambiental”
Na reunião de ontem, dia 4, da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o presidente Luís Souto aproveitou para alertar sobre o desrespeito de alguns estudantes pelo espaço público durante o Enterro. Joana Regadas, presidente da direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), que organiza o evento, contraria a versão do autarca e assinala que este ano até foi “mais sustentável”.
Gonçalo Pina
Últimas
Na sequência da Semana do Enterro, que decorreu entre os passados dias 25 de abril e 1 de maio, Luís Souto fez uso da sua intervenção no Período Antes da Ordem do Dia da reunião de ontem para deixar uma mensagem aos estudantes aveirenses. Fazendo a ressalva de que está “a favor do Enterro do Ano”, o presidente assinalou que “é importante […] que estas novas gerações de estudantes também respeitem certos princípios. Por exemplo, o respeito pelo espaço público, a separação dos resíduos e não deitar lixo, como assistimos”.
“As pessoas [trabalhadores de limpeza] estiveram a trabalhar, muitas a começar de madrugada, quando os estudantes estão, alguns deles, ainda a acabar de divertir-se da noite anterior […] Acabaram de limpar e de repente tá tudo... Em vez de [o lixo] ser colocado nos contentores, é colocado na via pública. Essas coisas é que não são corretas. E felizmente 99,999% dos estudantes não fazem isso”, reiterou, depois de também informar que já passou esta mensagem à reitoria da Universidade de Aveiro (UA).
Na mesma senda, o Partido Socialista, na voz da vereadora Paula Urbano Antunes, disse estar inteiramente de acordo com o presidente.
Questionada sobre as palavras do presidente da Câmara Municipal, Joana Regadas mostrou uma perspetiva diferente: “Pelo contrário, este ano tivemos pela primeira vez ERSUC para tornar o evento mais sustentável”.
A dirigente percebe que possa haver uma maior acumulação de resíduos na cidade durante o Desfile, mas lembra que “toda a articulação de limpeza é feita inclusivamente com a Câmara Municipal através da Veolia”. Segundo explica, o apoio da ERSUC à Veolia - que já faz a recolha de resíduos durante toda a semana académica -, permitiu “aumentar a separação do lixo e a consciencialização ambiental, não só das barraquinhas, mas também dos carros, do desfile, de todos os cursos e participantes”.
Joana Regadas diz ainda esperar que estes dados relativos à sustentabilidade ambiental fiquem espelhados no balanço do evento. Conforme refere, a AAUAv quer “um evento cada vez mais sustentável e que englobe todas as forças que pensam a cidade. Que, em conjunto, possamos trabalhar naquilo que é o melhor evento, que tenha mais responsabilidade económica, social e sustentável”.
Últimas
Recomendações
AAAUA inaugura exposição "Alma Mater" na Biblioteca da Universidade de Aveiro
A Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) inaugura, no próximo dia 4 de julho, pelas 18h30, a exposição "Alma Mater", na Galeria Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA. Segundo uma nota enviada à Ria, a iniciativa retrata os 35 anos de história da associação e assinala o encerramento das comemorações do seu aniversário, apresentando um repositório de atividades, seminário e objetos selecionados que documentam o percurso da instituição desde a sua fundação.
48º Aniversário AAUAv: Estudantes premeiam “Just a Change” com Galardão Renato Araújo na sexta-feira
A AAUAv celebra, na próxima sexta-feira, 48 anos. Para assinalar a data, realiza-se uma cerimónia pelas 18h00, onde terá lugar a Tomada de Posse dos novos órgãos dos Núcleos da Associação e a atribuição do Galardão Renato Araújo.
Investigadores da UA criam descontaminador de água a partir de resíduos industriais
De acordo com a Agência Lusa, uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um novo material, a partir de resíduos industriais, capaz de remover poluentes da água, revelou hoje, dia 23, fonte académica.
Estudantes votam passagem de antigo reitor Paulo Jorge Ferreira a sócio honorário da AAUAv
A Assembleia Geral de Alunos (AGA) da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) deliberou esta segunda-feira, dia 22, a passagem de Paulo Jorge Ferreira, antigo reitor da Universidade de Aveiro (UA), a sócio honorário da instituição. A proposta da direção foi aprovada com 23 votos a favor e um voto nulo.