Obra do Mercado de Santiago suspensa devido a “graves problemas estruturais” identificados
O Município de Aveiro aprovou, esta quinta-feira, 6 de março, na reunião camarária, o despacho de suspensão da obra do Mercado de Santiago, que começou em outubro de 2024, devido aos “graves problemas estruturais” detetados nos “vários” pilares do primeiro piso.
Isabel Cunha Marques
Jornalista“(…) No desenvolvimento da obra e na parte mais crítica do edifício que é a cave onde se estaciona (…) foi descoberto que vários dos pilares estavam com graves problemas estruturais (…) [relacionados com] a estrutura de ferro que integra os pilares que, por um lado, estava construída de forma muito superficial e com um nível de oxidação que em muitos deles se considerou grave (…)”, informou José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no período da ordem do dia.
Face a isto, Ribau Esteves realçou que a situação levou a autarquia a suspender os trabalhos e a contratar com urgência uma inspeção estrutural ao edifício pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. "Analisado o conteúdo do Relatório de Inspeção foi possível concluir que, apesar de não haver risco para os utilizadores do mercado, a Câmara Municipal deve avançar com uma intervenção extraordinária agregada à empreitada em curso de forma a corrigir as patologias estruturais detetadas (e parar a degradação já ocorrida), promovendo os reforços e a substituição dos elementos necessários", esclareceu uma nota de imprensa enviada à comunicação social também esta quinta-feira.
Na reunião camarária, o autarca garantiu ainda que, por enquanto, não existe uma “estimativa orçamental” para os trabalhos adicionais em causa, estando, neste momento, a trabalhar em conjunto com o projetista e o empreiteiro para criar as condições de reinício da empreitada de reabilitação do mercado no “presente mês de março”, cumprindo os compromissos assumidos. “Temos aqui algumas centenas de milhares de euros, vamos ver quantas são, para somar ao investimento nesta importante obra (…) Esta já é uma obra grande… É uma obra de quase 2.4 milhões de euros (…) que não é financiada por fundos comunitários (…)”, atentou.
Aveiro investe mais de 3.7 milhões de euros para transformar antiga biblioteca em Museu de Arte Cerâmica
Ainda no período da ordem do dia, o executivo aprovou a abertura de um concurso público para a remodelação do antigo edifício da Biblioteca Municipal, localizado junto à Avenida Doutor Lourenço Peixinho, para a instalação do Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, por um valor base superior a 3.7 milhões de euros e com um prazo de execução de 540 dias. A intervenção consiste em reabilitar e requalificar o edifício original com a remoção das estruturas e elementos introduzidos para a adaptação da biblioteca, retomando as características originais do edifício.
Ribau Esteves acrescentou que a empreitada procurará respeitar a “memória patrimonial e histórica” do edifício original e que a mesma terá prevista a ampliação do edifício através de “um corpo novo”. A sua implantação coincidirá com os canteiros existentes, onde, no princípio do século XX, existia um murado. Este novo elemento será revestido com azulejos que confiram ao edifício uma identidade própria, associada à temática de cerâmica artística que se pretende promover. Neste novo espaço será ainda instalado o Museu de Arte Cerâmica Contemporânea que irá acolher obras do espólio Municipal resultante do concurso internacional “Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro” que, no presente ano, irá contar com a sua 17.ª edição.
Face a isto, Fernando Nogueira, vereador do Partido Socialista (PS) informou que o partido se absteria na votação deste ponto por ter “muitas dúvidas com o conteúdo e a forma da solução encontrada”.
PS mantém “reservas” quanto ao empréstimo de médio/longo prazo da CMA
Na reunião camarária foi ainda aprovado a minuta do aditamento ao contrato de empréstimo de médio/longo prazo para investimentos municipais, no montante de “19.350.000” celebrado em dezembro de 2024, entre a Câmara de Aveiro e a Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A. Ribau Esteves explicou que o aditamento surge em resposta a uma solicitação do Tribunal de Contas no âmbito do processo em curso de fiscalização prévia para emissão de visto do contrato em causa.
Na nota de imprensa enviada à comunicação social, a mesma relembra que “o crédito aberto será aplicado, exclusivamente, pela CMA nos seguintes investimentos municipais: Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto, no montante global de 17.350.000,00 euros e na requalificação e beneficiação do Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, no montante global de 2.000.000 euros”.
Mais uma vez, o partido socialista optou por “não acompanhar a Câmara”, tendo votado contra “por uma questão de congruência”. “É uma formalização de uma decisão (…) A inconformidade com as nossas reservas anteriormente expressas, relativamente, a este empréstimo (…)”, esclareceu Fernando Nogueira.
Novo parque de estacionamento do Rossio faturou “208 mil euros” entre fevereiro e dezembro
Já no período de intervenção do público, um dos munícipes questionou ainda o presidente da Câmara, relativamente, a um comunicado do Município, enviado às redações no passado dia 28 de fevereiro, em que dava nota que, no primeiro ano de funcionamento, o novo parque de estacionamento do Rossio em Aveiro tinha totalizado “67.739 entradas, com destaque para o mês de setembro de 2024 (com 11.569 entradas) seguindo-se os meses de agosto e julho (com 10.381 e 8.445 respetivamente)”, interpelando-o, entre outros pontos, quanto à sua rentabilidade.
Neste seguimento, o presidente da CMA avançou que “entre fevereiro e dezembro” [de 2024] o novo parque de estacionamento do Rossio faturou “208 mil euros”. “Lembrando que nos dois primeiros meses [fevereiro e março] os valores são muito baixos… Tivemos pouco mais de duas mil entradas no parque (…) A partir daí, passamos para cinco/sete mil [entradas], depois passamos para dez/11 mil [entradas], em julho e setembro e depois ficamos a acabar o ano no patamar das oito/nove mil [entradas]”, enumerou. “Para um primeiro ano de um contrato que tem 40 anos é uma performance tranquila e normal e nem a empresa (…) está preocupada com isso (…)”, exprimiu Ribau Esteves.
O autarca relembrou ainda que no caso de a receita “correr muito mal” a empresa concessionária “tem direito a acionar uma cláusula contratual que se chama de reequilíbrio financeiro”. “Esperamos todos que isso não seja preciso”, finalizou.
Recomendações
Prova de Corta-Mato que decorre no Parque da Cidade condiciona trânsito na sexta-feira
Nesta 6.ª edição do Corta-Mato do Município de Aveiro está programada a participação de cerca de 1300 alunos entre os 5º e o 12º ano de todas as escolas básicas e secundárias de Aveiro. A competição é composta por quatro provas, onde se encontram incluídas as provas adaptadas, tem o seu início marcado para as 10h15 e o fim previsto para as 13h00. As distâncias variam entre os 1000 e os 3500 metros. Devido à realização da prova, vão estar condicionadas a Avenida Araújo e Silva, a Rua das Pombas, a Rua de Santa Maria da Feira, a Rua Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro e a Rua de Oliveira de Azeméis. Os constrangimentos vigoram entre as 9h30 e as 13h30.
Um morto em despiste de camião na A17 em Aveiro
Por motivos ainda não determinados, o camião, que transportaria madeira e seguia no sentido Aveiro/Figueira da Foz, despistou-se na zona de Oliveirinha. Do acidente resultou a morte do condutor e único ocupante do pesado de mercadorias, tendo o óbito sido declarado no local. O alerta para o acidente foi recebido pelas 12:21, tendo sido deslocado para o acidente a viatura médica de emergência (VMER) e meios dos Bombeiros Velhos de Aveiro, além do Destacamento de Trânsito da GNR e de uma equipa técnica da ASCENDI, concessionária daquela autoestrada.
Aveiro aprova mais de 49 mil euros para obras complementares em três ruas
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Ria, os trabalhos complementares aprovados têm um “valor de 49.671,73 euros, acrescido de IVA”, e um prazo de execução de “sete dias”. Além do mais, foi ainda aprovada a supressão de trabalhos no valor de “46.259,32 euros, correspondente a uma redução de 6,251% do valor da adjudicação, sem lugar a indemnização ao empreiteiro”. No comunicado, a autarquia recorda ainda que esta é uma obra “prioritária” dado o “elevado desgaste dos arruamentos, sujeitos a tráfego intenso, nomeadamente na ligação entre a Estrada de São Bernardo e a rotunda junto ao Parque de Exposições de Aveiro”. A obra foi adjudicada à empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda., pelo valor de 784.400 euros, e abrange uma extensão total de cerca de 1,45 quilómetros e tem como objetivo melhorar a qualidade urbana, a segurança e o conforto da circulação rodoviária e pedonal, bem como qualificar as redes de águas pluviais.
Câmara de Aveiro adere à ANAM e Miguel Capão Filipe é escolhido como representante
Segundo uma nota de imprensa enviada às redações, a decisão decorreu da recomendação aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal de Aveiro a 22 de dezembro de 2025. Em consequência dessa adesão foi designado como “representante do Município de Aveiro na ANAM o presidente da Assembleia Municipal, Luís Miguel Capão Filipe”, esclarece. Com esta decisão, de acordo com a autarquia, o Município pretende “contribuir ativamente para a valorização das Assembleias Municipais enquanto pilares essenciais do poder local, promovendo uma governação mais participada, qualificada e próxima dos cidadãos”. A ANAM é uma associação de âmbito nacional que representa e defende as Assembleias Municipais, promovendo a partilha de boas práticas, a troca de experiências, a formação e o reforço do reconhecimento institucional destes órgãos autárquicos. Atualmente, a associação conta com mais de duas centenas de associados, cobrindo praticamente todo o território nacional.
Últimas
Prova de Corta-Mato que decorre no Parque da Cidade condiciona trânsito na sexta-feira
Nesta 6.ª edição do Corta-Mato do Município de Aveiro está programada a participação de cerca de 1300 alunos entre os 5º e o 12º ano de todas as escolas básicas e secundárias de Aveiro. A competição é composta por quatro provas, onde se encontram incluídas as provas adaptadas, tem o seu início marcado para as 10h15 e o fim previsto para as 13h00. As distâncias variam entre os 1000 e os 3500 metros. Devido à realização da prova, vão estar condicionadas a Avenida Araújo e Silva, a Rua das Pombas, a Rua de Santa Maria da Feira, a Rua Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro e a Rua de Oliveira de Azeméis. Os constrangimentos vigoram entre as 9h30 e as 13h30.
Um morto em despiste de camião na A17 em Aveiro
Por motivos ainda não determinados, o camião, que transportaria madeira e seguia no sentido Aveiro/Figueira da Foz, despistou-se na zona de Oliveirinha. Do acidente resultou a morte do condutor e único ocupante do pesado de mercadorias, tendo o óbito sido declarado no local. O alerta para o acidente foi recebido pelas 12:21, tendo sido deslocado para o acidente a viatura médica de emergência (VMER) e meios dos Bombeiros Velhos de Aveiro, além do Destacamento de Trânsito da GNR e de uma equipa técnica da ASCENDI, concessionária daquela autoestrada.
Universidade de Aveiro acolhe ENEEB em março e reabre inscrições a 26 de janeiro
De acordo com uma nota de imprensa enviada às redações, a organização do 21º do ENEEB espera, em março, no evento a participação de cerca de “400 estudantes de Engenharia Biomédica, vindos de universidades de todo o país, além de jovens profissionais, investigadores e empresas do setor que também marcam presença”. Segundo os responsáveis, esta edição terá ainda um “sabor especial” já que se integra também nas comemorações dos 50 anos do Departamento de Física da UA. O comunicado avança ainda que durante quatro dias, a cidade de Aveiro e a UA estarão transformadas no “epicentro da ciência e inovação biomédica, num ambiente de formação, networking e convívio sem igual”. Entre os destaques da programação já divulgados estão: “Palestras e Round Tables” através de “sessões com oradores conceituados” como professores e especialistas da indústria que procurarão “discutir as últimas tendências e inovações na Engenharia Biomédica, com espaço para debate e perguntas”; “Workshops práticos” com atividades que procurarão aplicar conhecimentos, desenvolver novas competências e explorar temas como a tecnologia médica, robótica e bioinformática; “Visitas técnicas” para conhecer por dentro empresas e laboratórios da região ligados ao setor biomédico; “Desafio Biomédico” que consistirá num desafio pratico em equipa que procurará colocar à prova a criatividade e capacidade de resolução de problemas; “Feira de Empresas” que contará com um momento dedicado a interagir com empresas e profissionais da área e “Atividades Socioculturais” através de momentos culturais e de convívio, entre os exemplos, “sunset, gala ou o jantar de curso”. Para participar é necessária inscrição. Depois do “sucesso” da fase normal, que decorreu até ao passado dia 29 de dezembro, a organização vai reabrir as inscrições para a 21ª do ENEEB no dia 26 de janeiro até às 21h00. Segundo os responsáveis existem “vários packs de participação à escolha” - disponíveis- com opções económicas “apenas com atividades pedagógicas, até packs completos com alojamento e refeições incluídas, para que não tenhas de te preocupar com nada”. A informação completa pode ser consultada aqui.
UA: Estudantes do DETI apresentam esta quinta-feira trabalhos de “Projeto Industrial”
Segundo uma nota de imprensa enviada à Ria, nesta unidade curricular, como já vem sendo costume, os estudantes desenvolvem, “em grupo, uma solução para um desafio proposto por uma empresa”. “[A unidade curricular de] Projeto Industrial tem um modelo inovador na ligação entre a academia e as empresas, em que os alunos desenvolvem durante um semestre um projeto da sua área a partir de um desafio lançado por uma empresa”, explica. Este semestre, houve cinco empresas participantes: “Azevedos Indústria, PICadvanced, Bosch Termotecnologia, Altice Labs e Ubiwhere”. Os projetos desenvolvidos nas edições anteriores podem ser consultados nos seguintes endereços: https://pind2425.web.ua.pt, https://pind2324.web.ua.pt, https://pind2223.web.ua.pt e https://pind2021.web.ua.pt. A organização do evento está ainda a cargo de três alunos do DETI: Pedro Barbosa, Samuel Santos e João Batista.