Alberto Souto confirma disponibilidade para ser candidato à CMA aos militantes do PS-Aveiro
Alberto Souto de Miranda, ex-presidente da CMA entre 1998 e 2005, manifestou, este sábado, 11 de janeiro, a sua disponibilidade para ser o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) nas eleições autárquicas de 2025. O anúncio foi feito no tradicional almoço de Ano Novo do PS que decorreu, hoje, no Hotel Imperial, em Aveiro.
Isabel Cunha Marques
JornalistaÚltimas
O almoço foi o ponto de partida para a pré-campanha eleitoral para as eleições autárquicas do PS, segundo uma nota de imprensa enviada à Ria. Hugo Oliveira, presidente da Federação Distrital do PS; Ana Marta Matos, presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas- Igualdade e Direitos; João Costa, presidente Distrital da Juventude Socialista e Paula Urbano Antunes, presidente da Comissão Política Concelhia foram alguns dos socialistas que marcaram presença no tradicional almoço de Ano Novo.
De acordo com a nota, no final do almoço, Alberto Souto de Miranda propôs aos presentes um brinde a Aveiro, com licor de alguidar. “Manifestou de seguida, a sua disponibilidade para ser o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Aveiro nas eleições autárquicas de 2025”.
Durante o almoço, Paula Urbano Antunes fez ainda questão de discursar e de frisar que desde 2022 [ano em que tomou posse como presidente da concelhia], o PS tem vindo a “antecipar o futuro que agora chega”, apontando várias críticas ao executivo atual. “Volvidos 20 anos de governo municipal PSD/CDS/PPM, que tem governado à margem de uma estratégia para o Município e à margem de políticas promotoras de coesão social e territorial que permitam o desenvolvimento de um território que é pujante económica e socialmente, chegou o momento de Aveiro voltar a ser atraente para os que nos visitam e acessível para os que cá vivem. Isso é possível”, frisou.
Para tal, a presidente da concelhia do PS Aveiro disse ser necessário: elaborar “uma estratégia municipal para o turismo de São Jacinto a Requeixo”; proceder à criação de “corredores verdes amenizadores das temperaturas, da captação de poluentes e que ao mesmo tempo qualifiquem a paisagem de Cacia a Nariz”; implementar “um plano de mobilidade suave, onde o transporte público, as bicicletas, o andar a pé permitam um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente, de Esgueira a Nossa Senhora de Fátima”; “promover a habitação a custos controlados e a constituição de uma bolsa de casas arrendadas pelo Município para serem subarrendadas a quem delas precisa e de acordo com a sua condição de recursos de Esgueira a Oliveirinha”; apostar numa “política de urbanismo que em sede do Plano Diretor Municipal, regulamente a preservação dos edifícios de valor histórico e arquitetónico e o respeito pela morfologia urbana de Aradas a Eixo” e de cuidar da “identidade cultural”. “Pedindo ao São Braz que nos proteja a garganta, para que não nos falte a voz, e ao São Gonçalinho que nos dê discernimento e que nos proteja da solidão. É um santo multifacetado. De Santa Joana à Glória e Vera Cruz”, brincou Paula Urbano.
Recorde-se que a pré-candidatura à CMA de Alberto Souto de Miranda já tinha sido avançada pela Ria, na passada quinta-feira, 9 de janeiro. Segue-se agora no próximo sábado, 18 de janeiro, a reunião da Comissão Política Concelhia do PS-Aveiro onde será votado e oficializado o nome do candidato à CMA.
Alberto Souto de Miranda foi presidente da CMA entre 1998 e 2005, único período em que o PS conseguiu liderar a autarquia local. Integrou o Governo de António Costa como secretário de estado Adjunto e das Comunicações. Durante o seu percurso conta com passagens pela ANACOM, como vice-presidente, pelo conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos e pelo Banco Europeu de Investimento. Recentemente, apresentou ainda um livro com 101 propostas para o futuro de Aveiro.
Últimas
Recomendações
Moradores levam preocupações à Assembleia Municipal de Aveiro
Durante a Assembleia Municipal de Aveiro houve espaço para ouvir as apreensões dos munícipes. A calçada “completamente degradada”, o bairro da Beira-mar e a demolição da CERCIAV foram alguns dos temas em destaque.
Praia de São Jacinto recebe Bandeira Azul pelo 21.º ano consecutivo
A Praia de São Jacinto foi novamente galardoada com a Bandeira Azul, distinção que recebe pelo 21.º ano consecutivo. O hastear oficial do galardão, está agendado para a próxima quarta-feira, dia 24, às 11h00, e contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Luís Souto de Miranda.
Fan Zone do Rossio: ‘Zona VIP’ desmontada sem esclarecimentos da Câmara
A ‘Zona VIP’ da Fan Zone do Rossio foi este domingo, dia 21, desmontada, depois da inauguração da passada quarta-feira ter suscitado discussão no espaço público aveirense. Contactada pela Ria, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) voltou a não prestar esclarecimentos sobre o assunto.
São João da Madeira começa hoje a testar transporte de medicamentos por drone
Segundo a Agência Lusa, a empresa Connect Robotics, em São João da Madeira, começa hoje, dia 22, a testar o transporte de medicamentos por drones elétricos entre farmácias da cidade e trabalhadores do centro empresarial e tecnológico Sanjotec.