Na prisão de Aveiro, entre o silêncio, a RPA leva “liberdade” a mais de uma centena de reclusos
13 de fevereiro de 2025. No Estabelecimento Prisional de Aveiro, nascia a Rádio da Prisão de Aveiro (RPA). Uma rádio feita por reclusos, para reclusos, que todos os dias, das 10h00 às 12h00, leva música e companhia a quem ali vive ou passa. Rosa, Mora, Figueiredo, Gouveia e André (nome fictício) são as vozes do projeto, espalhando som pelas colunas que atravessam todos os corredores da prisão. A Ria acompanhou uma das emissões.
Isabel Cunha Marques
JornalistaEra sexta-feira. Chegamos ao Estabelecimento Prisional de Aveiro pelas 9h20. Uma das guardas que por lá se encontrava em serviço convida-nos a entrar para uma sala que funciona como uma espécie de receção. Pede-nos imediatamente o cartão de cidadão para que possa fazer o registo de cada um. O processo é semelhante ao da última vez que havíamos estado por aqui. Pede-nos também que deixemos o material de vídeo e fotografia em cima da secretária- repleta de papéis- e que guardemos os restantes pertences num cacifo ali ao lado. Concluída esta etapa, pede-nos que aguardemos por Adolfo Pires, técnico superior de Reeducação da prisão de Aveiro. Assim que Adolfo chega à nossa beira começa por nos explicar que hoje é um “dia atípico” pela Rádio da Prisão de Aveiro (RPA) já que à sexta-feira é sempre dia de reunião semanal para preparar a semana que se segue. Diz-nos entre risos que tivemos sorte e azar no dia. Partilha-nos também que quem irá conduzir o programa de hoje será Rosa Gadanho já que teve de trocar de dia com um outro recluso por força do feriado da semana. O nome de Rosa não nos é estranho já que nos havíamos cruzado com ela numa outra reportagem sobre o 25 de Abril. Como ainda era cedo, Adolfo convida-nos a tomar café. Aceitamos.
Antes de seguirmos com ele, novamente, a guarda revista-nos e pede-nos que deixemos também na secretária os nossos telemóveis. Subimos um primeiro piso de escadas. No meio das inúmeras divisões que por ali se encontravam- nesse primeiro piso- Adolfo vai-nos destacando uma e outra sala. Aponta ainda para uma janela privilegiada de onde se consegue observar os reclusos no pátio exterior — sem que estes nos vejam. Chegamos, por fim, a um espaço que funcionava como um café. Entre as pessoas presentes, estava já Rosa. Aproveitamos para pôr a conversa em dia.
Já mais perto das 10h00, Adolfo encaminha-nos para o segundo piso do edifício. Rosa acompanha-nos. É lá que se encontra aquilo a que Adolfo chama de “cérebro” da prisão — o local de onde partem as principais decisões. Trata-se de uma sala pequena, com uma janela claraboia e três secretárias. Numa delas destaca-se, presa na parede, uma bandeira do Beira-Mar. Às 10h00, Rosa avisa-nos que precisa de descer: está na hora de começar a reunião semanal da rádio. Acompanhamos-a.
De volta à receção, recolhemos o material que havíamos deixado. Desta vez, é um outro guarda que nos abre uma nova porta para que possamos seguir com ela. Pelo caminho, observamos os reclusos em diferentes atividades: uns assistem a aulas, outros frequentam o ginásio, fazem limpezas ou ocupam a já ‘famosa’ sala de convívio. Ouvimos conversas cruzadas, o som dos matrecos e, ao fundo, a rádio que passa já um dos hits musicais dos Jáfu'Mega que nos é impossível escapar aos ouvidos: “Latin’America”.
A rádio localiza-se mesmo ali, junto à sala de convívio. É um espaço discreto, com uma porta comum, que passa facilmente despercebida para quem não sabe da sua existência. Abrem-nos a porta. Mal entramos, somos imediatamente envolvidos por um ambiente intimista e quase silencioso. O espaço é pequeno, com pouca iluminação, revestido por espuma acústica nas paredes. Numa das paredes, sobressaem alguns recortes da imprensa local e nacional, com destaque para o dia da inauguração. Num deles, lê-se em letras grandes: “A Rádio Prisional já está no ar”.
Pelo estúdio há ainda dois armários repletos de CDs de diferentes estilos e artistas — do fado ao rock clássico, passando por outros géneros que ajudam a dar voz à diversidade musical da prisão. Encostados a uma das paredes, repousam alguns instrumentos musicais como guitarras e até um cavaquinho, este último pousado no parapeito de uma pequena janela com grades que denuncia já uma outra vida da prisão. Na parede lateral está ainda exposta a discografia de Carlos Paredes. Sobre a mesa central, destacam-se os microfones, as mesas de som, os auscultadores, uma revista da Blitz e até um gravador exterior que tinha acabado de chegar.
No interior do estúdio estão já Rosa Gadanho e Adolfo Pires, mas também Cláudio Pedrosa, adjunto e substituto do diretor do Estabelecimento Prisional de Aveiro, que irá presidir à reunião. Sentados em redor da mesa encontram-se ainda José Mora, José Figueiredo, José Gouveia e André Santos (nome fictício) — os reclusos que, atualmente, estão à frente do projeto e dão voz à Rádio Prisional de Aveiro.
Cláudio, que traz consigo uma folha A4 com alguns apontamentos, começa por nos apresentar, explicando aos reclusos que já havíamos estado por ali anteriormente, aquando das eleições legislativas. Em seguida, refere que a organização semanal da rádio foi alterada devido ao feriado na terça-feira passada, e que, neste momento, a equipa responsável pela emissão é composta por apenas cinco elementos — um por cada dia útil da semana. “Num cenário normal, o André faz a emissão de segunda-feira, a professora Rosa à terça, o senhor Gouveia à quarta, o Figueiredo à quinta e o José Mora à sexta. Como esta semana houve feriado na terça-feira e a professora Rosa não podia estar presente, fizemos uma alteração: o Mora fez a emissão na terça e a professora Rosa faz hoje”, explica.
Acrescenta ainda que a rádio conta com duas horas de emissão diária, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00. “Em circunstâncias normais, das 10h00 às 11h00 é o programa de autor. A maior parte dos reclusos está aberto nesse período e temos colunas espalhadas pelos vários setores. Depois vocês vão poder ver quando sairmos do estúdio: há colunas no refeitório, na sala de convívio, nos pátios de recreio, etc. A emissão é ouvida por todos”, sublinha. A partir das 11h00 há um encerramento para o ponto geral dos reclusos e depois segue-se a hora de almoço.
“Nessa altura, entre as 11h00 e as 12h00 temos toda as semanas [uma playlist] do artista da semana que é escolhido à vez por cada um dos cinco elementos desta equipa da rádio. Esta semana são os Jáfu'Mega por escolha do José Figueiredo”, continua. Na biblioteca, é ainda afixado um cartaz com o artista em destaque, acompanhado de uma pequena biografia — uma folha A3 com o percurso, os álbuns principais e algumas curiosidades. “Fica exposto para que quem estiver a ouvir possa também conhecer melhor a banda em destaque naquela semana”, partilha.
Às sextas-feiras, conclui, a equipa reúne-se sempre ali, naquele mesmo estúdio, para planear a semana seguinte e fazer um balanço de como correu a semana que termina. Face à explicação, Cláudio questiona-nos se temos alguma dúvida. Respondemos que não. A dez minutos para as 11h00, a reunião termina e começa-se a sentir aquele nervosismo miudinho de quem está prestes a entrar no ar com mais um programa de autor. A maioria das pessoas acaba por sair do estúdio, e permanecemos apenas nós, a Rosa, o André e o Adolfo.
“É uma maneira de estar em contacto com a realidade do mundo”
Já posicionada junto a um dos microfones- onde se encontram também as duas mesas de som- Rosa questiona André se está tudo pronto para começar. André responde-lhe que sim e Rosa confidencia-nos entre risos que não percebe nada “daqueles botões”. Às 11h00 em ponto, começa a tocar o jingle de abertura. Reconhecemos a melodia: Gare d'Austerlitz / Variação da Ala dos Namorados. De auscultadores colocados, Rosa balança ligeiramente de um lado para o outro, como se estivesse a saborear a música. Assim, que André sobe o ‘botão’ na mesa de som ouve-se: “Bom dia a todos os que nos acompanham na RPA. Este é mais um programa da biblioteca prisional de Aveiro, espaço radiofónico onde falaremos de tudo o que se passa na nossa biblioteca e não só. Convosco Rosa Gadanho na locução e André Santos na técnica”, lê Rosa Gadanho enquanto segura um papel na mão.
Com um sorriso, mostra-nos a folha e explica que é o guião semanal, preparado cuidadosamente por Cláudio e entregue sempre antes do programa, pronto a ser lido no ar. Apesar disso, Rosa não resiste a fazer os seus próprios ajustes: sublinha palavras, risca frases, altera aqui e ali, moldando o texto ao seu jeito enquanto lê. Ao longo daquela hora, entre músicas escolhidas a dedo, ouvimos a revista de imprensa, a ementa da semana, sugestões de cinema e televisão, e até a divulgação de alguns eventos que vão decorrer nos próximos dias dentro da prisão.
Quando termina o programa temos a oportunidade de falar novamente com Rosa. Começamos por lhe questionar há quanto tempo é ali voluntária. Rosa diz-nos que começou por ser docente “nos últimos dois anos” na prisão de Aveiro e que foi o bom ambiente que a fez ali ficar mal se aposentou da profissão de professora. Na altura, apenas com o projeto da biblioteca. “É uma maneira de estar em contacto com a realidade do mundo, de continuar a ter os pés bem assentes na terra porque aquilo que contacto todos os dias é com vidas e com pessoas que têm histórias de vida muito interessantes”, exprime. O desafio da rádio surgiria mais tarde.
À medida que a conversa avança, descobrimos que Rosa já tinha experiência no meio: fez rádio em algumas estações locais quando tinha os seus “25 anos”. Já lá vão 46. Perguntamos-lhe se este é, de certa forma, um regresso ao mundo da rádio. Rosa sorri e responde que “foi apanhada” e que, sim, é um regresso — embora reconheça que já não é a mesma pessoa de então.
Brinca com a sua dificuldade com a parte técnica: “Na altura, nós não tínhamos este aparato, nem pouco mais ou menos. E era alguém, um técnico, que estava na cabine ao lado, que fazia estas coisas, não é? Portanto, eu quando me falaram em vir para aqui, eu disse logo que se alguém quiser trabalhar com os botões, ok. Não me peçam isso, porque eu vou entrar em stress completo”, conta com uma gargalhada.
Sobre a rádio na prisão partilha-nos que lhe dá “liberdade em termos psicológicos para perceber o mundo em que vivemos e tentar encontrar algumas explicações”. “Eu com 71 anos já vivi muitos mundos, muitas maneiras de estar e de se viver. Mas vejo que, cada vez mais, o ser humano está a perder oportunidades — e que a dignidade no tratamento das pessoas está cada vez mais defraudada”, denuncia.
“Ali não estou preso. Estou a curtir”
Ao contrário de Rosa, José Mora, José Figueiredo, José Gouveia e André Santos nunca fizeram rádio. Temos a oportunidade de falar com três deles. Conversamos primeiro com José Mora e José Gouveia num dos pátios exteriores da prisão onde está também localizada uma das colunas exteriores da emissão de rádio. José Mora é o responsável por fazer o programa de autor à sexta-feira. Partilha que até ao momento é o único que ainda não tem nome para o seu programa. Descreve-se como “eclético” nos seus gostos musicais e naquela sexta- que trocou de lugar com Rosa- comenta que talvez pusesse a tocar Steam, uma banda americana de pop rock. Confessa-se ainda um “amante” do programa de rádio “Oceano Pacífico”. “Muita música e poucas palavras”, afirma. “Eu até faço cortes naquele guião que nos dão porque acho que são demasiado explicativos. Falo o menos possível”, explica.
Sem nunca nos revelar a sua profissão limita-se apenas a dizer que “guiava muito” e que ouvia muito a rádio no seu dia-a-dia. Porquê o desafio do projeto da rádio? José Mora responde-nos prontamente: “Já que tenho de estar aqui tento fazer coisas que me ajudem a passar o tempo. Era uma experiência nova e pareceu-me que era enriquecedora e que seria boa ideia”. Tal como Rosa, salienta-nos que esta representa “liberdade”. “É uma maneira de nos abstrairmos do contexto. (…) Ali não estou preso. Estou a curtir”, admite.
José Figueiredo apresenta-se às quintas-feiras com o programa “José às Dez”, um espaço dedicado ao rock português, onde dá voz a nomes icónicos como GNR, Jáfu’Mega, Xutos e Pontapés ou Luís Portugal. Tal como Mora, decidiu aceitar o desafio por ser mais uma forma de ocupar o tempo. Conta à Ria que o “mais desafiante”, no início, foi mesmo a parte técnica. “A parte da locução acabamos por nos habituar e vai correndo bem. A parte técnica talvez fosse a mais desafiante. Tive de aprender a mexer numa misturadora, num programa de DJ, tivemos aulas de dicção, etc”, recorda.
Apesar de nunca ter feito rádio antes, o processo parece já bem apreendido: “O guião é todo lido de seguida, passamos uma música ou duas, lemos uma parte e assim sucessivamente. Às vezes até vem lá escrita a ementa, mas depois não é essa a que vai ser servida… Corrige-se na hora”, relata. Perguntamos-lhe se, tal como no jornalismo, aqui também há um compromisso com a verdade. José responde com convicção: “Claro”.
Para ele o projeto traduz-se numa palavra: “gratidão”. “Estou grato por participar no grupo. Aprendi a falar para as pessoas e a ter o compromisso de passar a música aquela hora”, exprime.
“Hoje mal chego à minha cela a primeira coisa que faço é ligar o rádio”
José Gouveia prefere conversar connosco a partir da biblioteca — um espaço que lhe é bastante familiar, já que é ali que passa todos os dias da semana, incluindo os fins de semana. Atualmente, é o responsável por supervisionar o local.
Sentado na sua secretária, conta-nos que assumiu funções a “20 de março de 2023”. No meio das responsabilidades da biblioteca, José ainda encontra tempo para se dedicar à rádio. É o responsável pelo programa das quartas-feiras, ao qual deu o nome de “O Bibliotecário”. Partilha-nos que começa sempre o programa com a música “A Minha Casinha”, dos Xutos e Pontapés — uma escolha que faz por sentir saudades de casa.
Sobre a rádio admite, tal como os restantes colegas, que nunca teve qualquer experiência no meio e que simplesmente a ia “ouvindo”, normalmente, no carro. Descreve-se ainda- ao contrário de Mora e Figueiredo- como alguém com “conhecimentos musicais muito diminutos”. “Com a rádio comecei a descobrir que afinal até gostava mais de música do que aquilo que pensava. Após a formação que tivemos fui adquirindo alguns hábitos e hoje mal chego à minha cela a primeira coisa que faço é ligar o rádio”, diz com entusiasmo.
Para colmatar os “poucos conhecimentos” musicais, José Gouveia recorda, entre risos, que se inspirou nos tradicionais programas de discos pedidos das rádios locais de antigamente. “Com a autorização da nossa direção lancei um concurso (…) para se criar um programa chamado ‘Discos Pedidos’- que está aqui na biblioteca. Agora retiramos porque atingimos um número muito grande de pedidos de música”, afirma. No total, foram pedidas cerca de 120 músicas. Entre os pedidos, destaca a diversidade musical, incluindo temas como “O Corpo é que Paga”, de António Variações.
Questionamos-o também a ele o que significa para si a rádio. Responde-nos com orgulho que é um “grande escape”. “Pelo menos quando estamos a fazer rádio, não nos sentimos presos. Estamos ali, no nosso estúdio de rádio. Estamos ali nós. E a rádio tem uma coisa muito boa, que é: nós podemos dizer algumas coisas que não temos logo resposta imediata. Estamos ali à vontade. (…) Estamos num mundo à parte. Deixamos de estar com a ideia de que estamos presos”, exprime. “Eu costumo dizer que o período mais difícil da minha reclusão é das sete menos um quarto às oito da manhã, que é quando estou fechado”, continua.
Nesse tempo, partilha à Ria que se apoia da música, do rádio e do gosto de ler e escrever. “Mas é o período mais difícil, porque eu levanto-me todos os dias às oito horas. Quando o senhor guarda nos abre a porta, eu já estou de robe e de toalha ao ombro para ir tomar banho para o balneário. E depois só páro por volta das seis e um quarto, seis e meia. Portanto, estou sempre ocupado. É isso que nos faz que não estejamos a pensar muito na rua lá fora, embora o pensamento dos meus filhos e dos meus pais, estejam sempre presentes, mas o sofrimento nessas horas praticamente não existe”, ameniza José Gouveia. Sem que o questionemos, no desenrolar da conversa fala-nos ainda sobre os seus dois filhos gémeos de 15 anos e sobre o orgulho que sentiu deles quando lhes partilhou que estava na rádio. “Os meus filhos ficaram extremamente admirados, porque os meus filhos sabiam que os meus conhecimentos musicais e o meu interesse pela música eram praticamente nulos”, conta com uma risada.
Já no final da conversa, revela-nos mais um hábito curioso relacionado com o seu programa: “Eu, por exemplo, tenho um hábito que é, quando estou a ouvir uma música, escrevo partes dessa música que eu acho que fazem algum sentido. E depois, quando faço um programa, por qualquer razão, lembro-me: ‘olha, aquela música tem esta mensagem, adequa-se agora’. E vou buscar aquela música”.
Da ideia à construção do “espaço sagrado” na prisão de Aveiro
Com as colunas exteriores já silenciadas — sinal de que a emissão daquela manhã chegara ao fim —, temos agora a oportunidade de conversar com Cláudio Pedrosa, diretamente do seu habitual local de trabalho. Começamos por provocá-lo, relembrando que, naquele dia, se assinalavam exatamente quatro meses desde a inauguração oficial da RPA. Cláudio mostra-se surpreendido com o apontamento e confessa que não se tinha apercebido da data. A rádio foi oficialmente inaugurada a 13 de fevereiro, coincidindo propositadamente com o Dia Mundial da Rádio — uma escolha que, como nos sublinha, não foi feita por acaso. “A ideia surgiu muito inspirada no modelo da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) (…) porque funciona como uma rádio escola”, repara.
Cláudio recorda que, na altura, já mantinha uma ligação com a RUC, e foi precisamente nesse contexto que conheceu a Inês Cruz — a grande impulsionadora do projeto. Foi ela quem desenvolveu, ao longo de 2024, a proposta de criação de uma rádio dentro de um estabelecimento prisional, no âmbito do seu estágio curricular do Mestrado em Comunicação Social – Novos Média, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. “Ela andava à procura de um contexto institucional para fazer o trabalho de mestrado. Inicialmente pensou no Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra. Quando me pediu contactos — uma vez que o Centro também pertence à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais —, eu atalhei logo o caminho e perguntei-lhe se não queria vir para Aveiro, fazer o trabalho aqui no Estabelecimento Prisional”, relembra. “Era mais fácil. Estando eu aqui, podia agilizar procedimentos e facilitar tudo. E, além disso, eu já tinha alguma ligação à rádio”, justifica com uma risada cúmplice.
Estava dado, assim, o primeiro passo para o nascimento do projeto. No entanto, Cláudio revela que a rádio interna que hoje emite diariamente não passava, no início, de uma proposta com teor formativo e teórico. A ideia era oferecer aos reclusos uma introdução às competências básicas do universo radiofónico. “O que nós percebemos, depois, com o passar do tempo, foi que estar a ensinar estas aptidões aos reclusos, sem que eles tivessem a possibilidade de manipular, efetivamente, os equipamentos de uma rádio, os microfones, os auscultadores, a mesa, tudo isso, tornava-se uma coisa muito abstrata”, explica.
A solução, recorda à Ria, foi sair à rua e pedir ajuda à comunidade local. Com o apoio de patrocinadores e doações, conseguiram adquirir os equipamentos essenciais e criar um estúdio dentro da prisão. “À medida que fomos conseguindo essa ajuda, e com o espaço montado, tornámo-nos mais ambiciosos: pensámos, já que chegámos até aqui, vamos mais longe — vamos começar a emitir”.
O processo até à primeira emissão demorou mais de um ano. Quando finalmente aconteceu, a rádio passou a funcionar diariamente, com uma equipa fixa de quatro reclusos e de uma voluntária [Rosa]. Um dos receios iniciais, partilha Cláudio, era garantir a preservação do estúdio e do equipamento dentro do contexto prisional. “Inicialmente, nós tínhamos algum receio que o espaço pudesse ser devassado, porque há uma equipa, responsável pela rádio, que são aquelas cinco pessoas que vocês conheceram, e são elas que estão autorizadas a entrar ali e a trabalhar com aqueles equipamentos”, realça. “No estúdio de rádio nós tivemos essa preocupação desde o início em explicar-lhes que é um espaço sagrado, não é um espaço comum onde toda a gente possa entrar”, continua.
Apesar dos receios iniciais, Cláudio Pedrosa admite que facilmente acabaram por ser ultrapassados e que, atualmente, é um espaço respeitado por toda a comunidade prisional. “Às vezes pode haver quem bata à porta para chamar alguém ou para perguntar alguma coisa, mas não entram ali, respeitam muito aquele espaço”, assinala.
Sobre o que reserva o futuro da RPA? Cláudio responde-nos que há a ambição de crescer ainda mais. “A nossa intenção é começar a chamar alguns reclusos que tenham algum talento especial com a música, que toquem instrumentos, que cantem, para vir às emissões também mostrar o seu talento aos restantes companheiros”, ambiciona.
Até lá, a RPA segue no ar, firme e certa, pronta a levar música, histórias e companhia à comunidade do Estabelecimento Prisional de Aveiro. Todos os dias, pontualmente, das 10h00 às 12h00.
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Luís Souto de Miranda diz que decisão da UNESCO é "momento histórico"
"Hoje celebramos Aveiro, celebramos os nossos mestres e celebramos um legado que queremos proteger para o futuro”, disse Luís Souto, considerando que a decisão da UNESCO, anunciada hoje em Nova Deli, na Índia, é "um momento histórico para a região de Aveiro e para Portugal". O autarca, que é também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), reagiu desta forma à decisão da UNESCO de inscrever a arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente. “Este reconhecimento internacional reforça aquilo que sempre defendemos: o moliceiro é uma expressão singular da nossa identidade, fruto do talento e dedicação de gerações de Mestres construtores que mantêm viva a arte da carpintaria naval da Ria”, referiu o presidente da Câmara de Aveiro. O processo foi promovido pela CIRA e desenvolvido em colaboração estreita com mestres construtores, pintores, municípios da região, entidades culturais, educativas e operadores turísticos ligados à ria, contando com o apoio técnico da empresa IPDT – Instituto Português de Desenvolvimento do Turismo. Um dos aspetos singulares dos barcos moliceiros são as pinturas da popa e da ré: “A proa é a parte monumental do moliceiro, em que figuras, desenhos e legendas são exclusivos, sem igual em qualquer tipo de navegação conhecido”, escreveu Jaime Vilar, em livro dedicado àquela embarcação. Nesse trabalho classifica as legendas da proa em “satíricas, humorísticas e eróticas”, “religiosas”, “românticas, brejeiras e pícaras”, “profissionais, morais e históricas”. O mesmo autor, baseando-se em dados colhidos junto dos artífices, descreve que um moliceiro mede, em média, 15 metros de comprimento (…), desloca cerca de cinco toneladas e tem o fundo plano e de pouco calado, pormenor que lhe permite navegar por onde barcos de quilha não passam”. Na década de 70 do século XX estavam registados três mil barcos moliceiros a operar na ria de Aveiro. Atualmente, subsistem apenas 50 embarcações, metade das quais afetas à exploração turística nos canais urbanos da ria.
São Jacinto: Ferry volta a avariar e presidente alerta para a “necessidade” do serviço
Em declarações à Ria, fonte da Aveirobus confirmou que o ferry se encontra novamente “inoperacional”, esta terça-feira, devido a uma avaria. “O ferry está inoperacional e não conseguimos dar a indicação de quando está previsto a retoma do mesmo”, afirmou, não adiantando os motivos da interrupção. Os serviços estão, neste momento, a ser assegurados pela lancha que não efetua “travessia de viaturas”, conforme se lê no site da AveiroBus, esta terça-feira. Contactada pela Ria, Cristina Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto, disse também estar a par da avaria. “O conhecimento que eu tenho da avaria do ferry é exatamente o mesmo que a população”, realçou. Segundo a mesma, a Junta não recebeu, até ao momento, “qualquer tipo de informação oficial” sobre o motivo da avaria. “Estamos a criar diligências para que a comunicação entre a Junta, a Câmara e a empresa de transporte resultem, no futuro, num melhor resultado”, vincou. Recorde-se que já no passado dia 9 de novembro, o ‘Salicórnia’ tinha registado uma outra avaria. Perante esta nova paralisação, a presidente da Junta voltou a alertar para os “transtornos” causados à população. “As pessoas precisam, efetivamente, do ferry para aceder aos serviços básicos. Temos a lancha que substitui, o que já é muito bom, mas não é a solução ideal. Se temos um ferry ao serviço da população, em São Jacinto, é porque precisamos”, reforçou.
Natação: Galitos/Bresimar sai do Torneio Zonal Norte de Juvenis com três novos recordes nacionais
Organizada pelo Associação de Natação Centro Norte de Portugal, a competição reuniu nas Piscinas Municipais de Estarreja 175 atletas oriundos de 37 clubes. A equipa mais numerosa foi mesmo a do Galitos/Bresimar, que se fez representar por 12 atletas, Com 32 medalhas, os aveirenses foram aqueles que mais distinções acumularam ao longo da prova. Para além dos 13 ouros, das 16 pratas e dos três bronzes, somam-se ainda três recordes nacionais e dez recordes regionais. A representar o Galitos/Bresimar estiveram Tomás Branco, Miguel Fernandes, Leonor Jesus, Leonor Mendes, Zoe Nunes, Xavier Pereira, Raquel Ré, Carolina Taveira, Francisco Vale, Santiago Valente, Sofia Vasconcelos e Daniel Volkov. A equipa foi orientada pelo treinador André Brito e pelos diretores Paulo Gomes Rodrigues e Paulo Rodrigues.
Sete artistas europeus inauguram ‘IN LOCO’ na VIC Aveiro com masterclasses e concertos para todos
É já a partir desta sexta-feira, 12 de dezembro, que a editora VIC NIC apresenta a estreia do ciclo IN LOCO. Arya (PT), Combray (ES), KØMMEN (IT), Lorenzo Donato (IT), MEMA. (PT), Miguel Torga (PT) e RENT (AT) são os artistas escolhidos para os três dias de “trabalho imersivo” no espaço da VIC Aveiro Arts House. De acordo com a nota, o primeiro dia será dedicado ao “brainstorming e à criação colaborativa em dois grupos”, sendo os dois dias seguintes abertos com atividades para o público em geral. No dia 13 de dezembro, pelas 13h30, decorrerão “sete sessões de 30 minutos” [de masterclasses] dedicadas a “práticas de performance ao vivo em música eletrónica, incluindo processos criativos, técnicas, dispositivos, improvisação e metodologias de palco”. A inscrição para as sessões tem o custo de dez euros e inclui o bilhete para os espetáculos do dia seguinte. A mesma pode ser feita aqui. Já no domingo, 14 de dezembro, pelas 17h30, decorrerão “concertos colaborativos” com “duas performances resultantes da micro-residência desenvolvida, apresentadas pela primeira vez na VIC”. A entrada tem o custo de cinco euros e é gratuita para os participantes das masterclasses. A VIC NIC adianta ainda que a “totalidade das atividades públicas será gravada com câmaras 360º para posterior disponibilização em formato VR (realidade virtual)”. O ciclo “IN LOCO” integra-se no projeto de cooperação internacional AMP — Adventurous Music Plateaux, coordenado pela organização polaca Plateaux Foundation e desenvolvido em colaboração com parceiros de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria e Islândia, com o apoio da Comissão Europeia através do programa Europa Criativa. Os sete artistas resultam das parcerias estabelecidas com outras organizações europeias, como a HUM! (Sevilha), Sintetica (Turim), Sonic Territories (Viena) e Stansa (Barcelona). No comunicado, a organização refere também que este programa pretende dar continuidade ao trabalho que a VIC NIC “tem vindo a desenvolver de forma sustentada nos domínios da capacitação artística, da música eletrónica e da experimentação”.
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“Sinergia de Forças” juntou bombeiros, fisioterapeutas e estudantes na ESSUA e já motiva nova edição
Segundo uma nota de imprensa enviada à Ria esta terça-feira, 9 de dezembro, o evento resultou de uma organização conjunta entre a ESSUA e Dylan Gonçalves, fisioterapeuta e bombeiro especialista em atuação em emergências, contando ainda com uma “rede nacional de colaboração” e com o apoio da Câmara de Aveiro. Ao longo do dia, a iniciativa integrou palestras científicas dedicadas à exposição ao risco, saúde ocupacional e estratégias de desempenho em contexto de emergência, bem como com workshops especializados em áreas como “segurança física, atuação em cenários de stress, ergonomia na emergência e técnicas específicas de suporte físico e respiratório”. De acordo com a organização, o evento destacou-se pelo “ambiente de cooperação e pela oportunidade de aproximar profissionais e estudantes de áreas distintas, promovendo uma visão integrada da resposta à emergência e da proteção da saúde dos operacionais”. Dado o “interesse manifestado”, a ESSUA adianta ainda na nota que já se “perspetiva” uma segunda edição. A missão passa por “unir a ciência, a formação e a comunidade no serviço à segurança e à saúde pública”. A sessão de abertura contou ainda com a presença de representantes institucionais e estudantis e com a atuação da tuna da ESSUA. Participaram ainda na iniciativa os “operacionais dos Bombeiros Novos e dos Bombeiros Velhos de Aveiro”, entre outros agentes da região.
Em 2024 editaram-se menos livros e o preço aumentou face a 2023
No relatório anual estatístico de Cultura de 2024, o INE explica que os dados em relação ao mercado livreiro são provisórios, mas demonstram que os 11.615 livros editados representam o segundo valor mais baixo em cinco anos. O INE faz uma comparação do mercado livreiro entre 2020 e 2024, indicando que em 2020, ano marcado pela pandemia da covid-19, foram editados 10.279 livros. Nos anos seguintes, o número de livros impressos foi subindo gradualmente - 12.302 livros em 2021, 13.157 em 2022 e 13.557 em 2023 -, registando-se no ano passado 11.615 obras impressas. Estes dados têm por base a atribuição do número de depósito legal, da Biblioteca Nacional de Portugal. Do total de livros impressos editados no ano passado, 87% foram primeiras edições e os restantes 13% reedições. Em Portugal, a literatura dominou a tipologia de livros editados em 2024 (67,4%), seguindo-se as denominadas “obras de referência”, como dicionários e enciclopédias (4,9%), e os manuais escolares (4,1%). Em 2024, publicaram-se obras de 9.484 autores, o que representa uma diminuição de 6,5% face ao ano anterior. Os livros foram o terceiro bem cultural mais exportado por Portugal em 2024, representando 7,3% do total de exportações. Segundo o INE, as exportações de bens culturais atingiram 244,8 milhões de euros em 2024, com um aumento de 6,6% em relação ao ano anterior, e os livros foram o terceiro produto mais exportado (7,3%), logo a seguir aos artigos de joalharia (39,2%) e aos bens de artesanato (36,8% do total). Quando às importações, o valor total atingiu 513,7 milhões de euros, numa ligeira diminuição de 0,8% face a 2023. Nesta área, os bens culturais mais importados foram os artigos de joalharia (34,3% do total), os livros (15,8%) e os “bens de audiovisual e média interativa” (13,3%).
Mau tempo afundou barco Moliceiro que estava atracado na Costa Nova
“Durante a madrugada, tivemos vento do quadrante sudoeste, conjugado com a maré vazante e a chuva inundou de água o moliceiro que naufragou”, disse à Lusa Paulo Ramalheira, presidente do CVCN. O responsável referiu ainda que a embarcação, que pertence a um particular, estava temporariamente atracada no porto de abrigo do CVCN. Paulo Ramalheira explicou que, neste momento, o moliceiro “encontra-se completamente debaixo de água”, mas, aparentemente, não tem danos estruturais. Os responsáveis do CVCN vão durante a maré enchente, da parte da tarde, tentar retirar o moliceiro, que, entretanto, se encaixou entre o fundo e o pontão quebra-mar, e colocar a embarcação a flutuar. Este acidente ocorreu no dia em que a UNESCO anunciou a inscrição do barco Moliceiro na Lista de Património Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente daquele organismo. A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi hoje inscrita na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A decisão foi tomada durante a 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, a decorrer até sábado em Nova Deli, na Índia.
Luís Souto de Miranda diz que decisão da UNESCO é "momento histórico"
"Hoje celebramos Aveiro, celebramos os nossos mestres e celebramos um legado que queremos proteger para o futuro”, disse Luís Souto, considerando que a decisão da UNESCO, anunciada hoje em Nova Deli, na Índia, é "um momento histórico para a região de Aveiro e para Portugal". O autarca, que é também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), reagiu desta forma à decisão da UNESCO de inscrever a arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente. “Este reconhecimento internacional reforça aquilo que sempre defendemos: o moliceiro é uma expressão singular da nossa identidade, fruto do talento e dedicação de gerações de Mestres construtores que mantêm viva a arte da carpintaria naval da Ria”, referiu o presidente da Câmara de Aveiro. O processo foi promovido pela CIRA e desenvolvido em colaboração estreita com mestres construtores, pintores, municípios da região, entidades culturais, educativas e operadores turísticos ligados à ria, contando com o apoio técnico da empresa IPDT – Instituto Português de Desenvolvimento do Turismo. Um dos aspetos singulares dos barcos moliceiros são as pinturas da popa e da ré: “A proa é a parte monumental do moliceiro, em que figuras, desenhos e legendas são exclusivos, sem igual em qualquer tipo de navegação conhecido”, escreveu Jaime Vilar, em livro dedicado àquela embarcação. Nesse trabalho classifica as legendas da proa em “satíricas, humorísticas e eróticas”, “religiosas”, “românticas, brejeiras e pícaras”, “profissionais, morais e históricas”. O mesmo autor, baseando-se em dados colhidos junto dos artífices, descreve que um moliceiro mede, em média, 15 metros de comprimento (…), desloca cerca de cinco toneladas e tem o fundo plano e de pouco calado, pormenor que lhe permite navegar por onde barcos de quilha não passam”. Na década de 70 do século XX estavam registados três mil barcos moliceiros a operar na ria de Aveiro. Atualmente, subsistem apenas 50 embarcações, metade das quais afetas à exploração turística nos canais urbanos da ria.