RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Cidade

Reabilitação do Parque de Feiras de Aveiro adjudicada por 1 milhão de euros

A Câmara de Aveiro adjudicou esta quinta-feira, na reunião privada do executivo municipal, a empreitada de reabilitação do Parque de Feiras e Exposições por 1 milhão de euros.

Reabilitação do Parque de Feiras de Aveiro adjudicada por 1 milhão de euros
Redação

Redação

21 fev 2025, 09:46

Facebook - Ria

Segue-nos no Facebook e acompanha toda a atualidade.

Segundo uma nota camarária, o executivo municipal deliberou adjudicar a empreitada de reabilitação do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro pelo valor de 1.021.501,65 euros e um prazo de execução de 180 dias.

“De acordo com o projeto, a intervenção irá focar-se na conservação da impermeabilização das coberturas do edifício de apoio, reparação de patologias das paredes interiores e exteriores do edifício do corpo administrativo e a correção de deformações de quatro paredes interiores do edifício de apoio”, refere a mesma nota.

A autarquia refere ainda que está previsto também a pintura e a renovação das palas exteriores dos pavilhões adequando-as às condições de utilização e segurança, sendo que, para o efeito, foi prevista a desmontagem e remoção da estrutura existente, substituindo-a por uma nova solução resistente às condições atmosféricas locais.

Considerado um ativo relevante do município e da região, o Parque de Feiras e Exposições atrai anualmente centenas de empresas e milhares de visitantes nacionais e internacionais para participarem nos certames que aqui se realizam.

“Este é por isso um investimento prioritário e estratégico da Câmara Municipal de Aveiro, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade do serviço prestado aos seus utilizadores”, conclui a nota.

Recomendações

“Beira-Mar nas Escolas”: Clube formaliza acordo com dois agrupamentos de escolas de Aveiro
Cidade

“Beira-Mar nas Escolas”: Clube formaliza acordo com dois agrupamentos de escolas de Aveiro

Nuno Quintaneiro Martins, presidente do SC Beira-Mar enalteceu a importância desta parceria que visa estreitar laços com a comunidade escolar e que vai permitir "um conjunto de valências e estratégias de cooperação" entre as partes. No imediato, os agrupamentos escolares que já aderiram a esta iniciativa têm recebido "vouchers" a preço reduzido para os adultos que acompanham os jovens até ao Estádio Municipal de Aveiro- Mário Duarte. A diretora do Agrupamento de Escolas José Estêvão, Glória Leite manifestou muita satisfação pelo protocolo assinado com o SC Beira-Mar, defendendo a abertura da comunidade escolar a parcerias com entidades que dizem muito às suas gentes. "O SC Beira-Mar está no sangue de ceboleiros e cagaréus", disse. No universo escolar "José Estêvão" - atualmente com 2950 alunos -, existem "muitos alunos que praticam desporto no SC Beira-Mar em várias modalidades", o que confirma a representatividade da juventude no Clube. O SC Beira-Mar "não é só de Aveiro, é do concelho e da região", como referiu o professor Eugénio Bartolomeu, diretor do Agrupamento de Escolas do Rio Novo do Príncipe, de Cacia, pelo que a associação do agrupamento ao clube "faz todo o sentido" e ajudará "a estreitar os sete quilómetros que distanciam Cacia do centro de Aveiro". Para o responsável, "este protocolo com o SC Beira-Mar permite a Cacia ficar mais enriquecida", mostrando total abertura para as várias possibilidades de colaboração que se abrem entre a comunidade escolar e o SC Beira-Mar. O "Beira-Mar nas Escolas" é uma das iniciativas da direção do Sport Clube Beira-Mar integradas na dinamização de eventos que permitam associar o clube à comunidade. Na assinatura dos protocolos, além do presidente do SC Beira-Mar, Nuno Quintaneiro Martins, estiveram presentes em representação do clube, Pedro Ribeiro da Silva, presidente da Assembleia Geral; Hélder Morgado, presidente-Adjunto da Direção e Hugo Rodrigues, vogal da Direção.

Executivo apoiou três famílias através do Fundo de Apoio a Famílias
Cidade

Executivo apoiou três famílias através do Fundo de Apoio a Famílias

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais três famílias residentes em Aveiro. Os apoios, no valor total de 2.240,00 euros, foram entregues no âmbito dos ‘Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas’, do Fundo de Apoio a Famílias. “Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2025 uma verba total orçamentada de 150.000 euros”, referem em nota camarária.

Pedro Magalhães (CDS) nega acordo com PSD-Aveiro e diz que "não está nada definido"
Cidade

Pedro Magalhães (CDS) nega acordo com PSD-Aveiro e diz que "não está nada definido"

Questionado ainda sobre a notícia do Diário de Aveiro, desta quinta-feira, que tinha como título “Órgãos do CDS já se despediram de Ribau Esteves” e que avançava que a coligação do PSD com o CDS iria “manter-se”, Pedro Magalhães desmentiu ambas as afirmações. “Para começar desminto o título da notícia do Diário de Aveiro, porque nós pedimos uma audiência com o engenheiro Ribau Esteves porque fomos, recentemente, eleitos para a distrital e para a concelhia e, por uma questão de cortesia, fomos dar os cumprimentos ao senhor presidente da Câmara de Aveiro. A notícia do Diário de Aveiro não corresponde nem de perto, nem de longe, à razão dessa visita”, explicou. “Nós mandamos uma nota de imprensa (...) e não consta lá que nos tenhamos ido despedir de Ribau Esteves. Muito pelo contrário, até porque pretendemos que até ao fim do mandato ele seja ouvido (…)”, completou. Questionado ainda sobre a possibilidade da direção nacional do CDS exigir à estrutura local a continuidade da coligação com o PSD-Aveiro, Pedro Magalhães relembrou que integra também a direção nacional, como secretário-geral adjunto, e que “isso não corresponde à verdade”. “Tendo em consideração que é um fim de um ciclo eleitoral, nós pretendemos primeiro que a estrutura concelhia de Aveiro se entenda - se há ou não há condições para manter a coligação - e depois os órgãos distritais e os órgãos nacionais irão pronunciar-se”, aclarou. No que toca à coligação, o presidente da distrital garantiu que “não está nada definido”. “É normal que quando estamos em coligação que os órgãos de comunicação social ou o nosso parceiro de coligação tenha essa impressão, mas nós ainda não conversamos com o PSD”, realçou. Para Pedro Magalhães a decisão do partido se coligar ou não deve “partir das estruturas locais”. “[A coligação] tem de ser analisada. Para fazermos uma coligação temos de ver se é da vontade das estruturas locais e se é do interesse da população”, opinou. “Nós temos de aguardar”, apelou o presidente da distrital. Numa última nota, sobre se o partido estaria disposto a perder um dos dois lugares que atualmente dispõe no Executivo, Pedro Magalhães quis deixar claro que “os lugares do CDS têm de se manter, como é óbvio”, recordando que “a entrada da Iniciativa Liberal para uma eventual coligação não será feita à custa do CDS”.

Câmara apoia edição 2025 do OCUPA-T com investimento de 16.200 euros
Cidade

Câmara apoia edição 2025 do OCUPA-T com investimento de 16.200 euros

De forma a dar continuidade à aposta no OCUPA-T, o Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação da edição 2025 do OCUPA-T, tendo previsto um investimento de 16.200 euros para atribuição de bolsas aos participantes. A iniciativa conta ainda com 1.200 euros respeitante a seguros de acidentes pessoais. O Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, surgiu em 2021 integrado no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE) e pretende “proporcionar aos cidadãos a participação ativa em diversas áreas de intervenção, através do desenvolvimento de tarefas de interesse formativo e público”, lê-se na nota camarária. A iniciativa é destinada a todas as pessoas residentes e/ou a estudar no Município de Aveiro, com idade igual ou superior a 16 anos. Os projetos poderão ser integrados nas áreas do Ambiente, Cultura e Turismo, Museus, Teatro Aveirense, Floresta, Desporto e Apoio Administrativo – Arquivo Geral, Ação Social e Saúde, Cidadania, Empreendedorismo e Educação.

Últimas

Concluída a reabilitação da escadaria do Senhor da Serra em Águeda
Região

Concluída a reabilitação da escadaria do Senhor da Serra em Águeda

Em nota de imprensa, a autarquia destaca “a valorização que esta intervenção dá a este lugar da União de Freguesias de Águeda e Borralha”. A obra incluiu a escadaria, a iluminação e a transformação paisagística do espaço. A intervenção implicou um investimento de 35 mil euros e contou com o apoio integral da Câmara Municipal de Águeda.

Ílhavo: Desfile de Carnaval Infantil realiza-se a 28 de fevereiro
Região

Ílhavo: Desfile de Carnaval Infantil realiza-se a 28 de fevereiro

O Desfile de Carnaval Infantil do Município de Ílhavo realiza-se no dia 28 de fevereiro às 10h30. A iniciativa conta com cerca de 1600 participantes, entre crianças, professores, educadores e auxiliares das escolas básicas do primeiro ciclo e das IPSS do município. O Hotel de Ílhavo, na Avenida Mário Sacramento é o ponto de partida do desfile de Carnaval que percorrerá o Jardim Henriqueta Maia, terminando próximo do Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste. A iniciativa promete proporcionar ao público “momentos de grande folia, satisfação e orgulho”, lê-se na nota enviada às redações. O tema de Carnaval será aberto às escolas e instituições de forma a estar “em consonância com o seu projeto educativo”. A circulação automóvel estará interdita no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), entre as 9 e as 13 horas, na Avenida 25 de Abril, entre a rotunda da Piscina Municipal de Ílhavo e a EN109; a Avenida Mário Sacramento em toda a sua extensão; a Rua da Venezuela; e a Avenida Manuel da Maia.

“Beira-Mar nas Escolas”: Clube formaliza acordo com dois agrupamentos de escolas de Aveiro
Cidade

“Beira-Mar nas Escolas”: Clube formaliza acordo com dois agrupamentos de escolas de Aveiro

Nuno Quintaneiro Martins, presidente do SC Beira-Mar enalteceu a importância desta parceria que visa estreitar laços com a comunidade escolar e que vai permitir "um conjunto de valências e estratégias de cooperação" entre as partes. No imediato, os agrupamentos escolares que já aderiram a esta iniciativa têm recebido "vouchers" a preço reduzido para os adultos que acompanham os jovens até ao Estádio Municipal de Aveiro- Mário Duarte. A diretora do Agrupamento de Escolas José Estêvão, Glória Leite manifestou muita satisfação pelo protocolo assinado com o SC Beira-Mar, defendendo a abertura da comunidade escolar a parcerias com entidades que dizem muito às suas gentes. "O SC Beira-Mar está no sangue de ceboleiros e cagaréus", disse. No universo escolar "José Estêvão" - atualmente com 2950 alunos -, existem "muitos alunos que praticam desporto no SC Beira-Mar em várias modalidades", o que confirma a representatividade da juventude no Clube. O SC Beira-Mar "não é só de Aveiro, é do concelho e da região", como referiu o professor Eugénio Bartolomeu, diretor do Agrupamento de Escolas do Rio Novo do Príncipe, de Cacia, pelo que a associação do agrupamento ao clube "faz todo o sentido" e ajudará "a estreitar os sete quilómetros que distanciam Cacia do centro de Aveiro". Para o responsável, "este protocolo com o SC Beira-Mar permite a Cacia ficar mais enriquecida", mostrando total abertura para as várias possibilidades de colaboração que se abrem entre a comunidade escolar e o SC Beira-Mar. O "Beira-Mar nas Escolas" é uma das iniciativas da direção do Sport Clube Beira-Mar integradas na dinamização de eventos que permitam associar o clube à comunidade. Na assinatura dos protocolos, além do presidente do SC Beira-Mar, Nuno Quintaneiro Martins, estiveram presentes em representação do clube, Pedro Ribeiro da Silva, presidente da Assembleia Geral; Hélder Morgado, presidente-Adjunto da Direção e Hugo Rodrigues, vogal da Direção.

Executivo apoiou três famílias através do Fundo de Apoio a Famílias
Cidade

Executivo apoiou três famílias através do Fundo de Apoio a Famílias

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais três famílias residentes em Aveiro. Os apoios, no valor total de 2.240,00 euros, foram entregues no âmbito dos ‘Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas’, do Fundo de Apoio a Famílias. “Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2025 uma verba total orçamentada de 150.000 euros”, referem em nota camarária.