Autárquicas: PSD de Oliveira do Bairro volta a apostar no engenheiro José Soares
O PSD volta a apostar no engenheiro eletrotécnico José Soares como candidato à presidência da Câmara de Oliveira do Bairro, um concelho onde sempre trabalhou, criou empresas e se dedicou ao associativismo.
Redação
“Gostaria de humanizar os serviços e melhorar a organização da Câmara Municipal. Também temos de criar vias estruturantes para o trânsito pesado, pois, com as várias zonas industriais do concelho, o trânsito pesado circula pelas vias que atravessam vilas e aldeias”, destacou José Soares. Em declarações, o engenheiro eletrotécnico de 68 anos sublinhou ainda a necessidade de melhorar as zonas industriais, tornando-as mais atrativas às indústrias de valor acrescentado. “É também preciso melhorar muito a área da educação e dar apoio às associações e às suas atividades principais”, acrescentou.
Para o candidato do PSD, que nos últimos quatro anos vem assumindo as funções de vereador da oposição, o concelho de Oliveira do Bairro deve ainda tirar proveito das suas potencialidades ambientais. “Temos os rios Cértima e Levira, e temos de criar atratividade em termos de turismo, tanto para os que cá moram, como para aqueles que nos visitam”, referiu.
O engenheiro eletrotécnico e empresário, proprietário da Primelux, conta com mais de 30 anos dedicados ao associativismo, tendo passado por “associações desportivas, IPSS [instituição particular de solidariedade social], Santa Casa da Misericórdia, cooperativas, futebol e uma escola profissional”. “Já corri várias associações do concelho. Em termos políticos, quero continuar o trabalho que, muito ou pouco, tenho feito nessas associações”, concluiu.
Para além de José Soares, pelo PSD, é também candidato à liderança da autarquia de Oliveira do Bairro Miguel Tomás, pelo PS. A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro é liderada por Duarte Novo, do CDS-PP, que em 2021 foi reeleito com 45,58%, enquanto o PSD arrecadou 35,50%, o PS 08,37%, o Chega 04,87% e a CDU 01,08%.
O executivo da Câmara de Oliveira do Bairro é formado por quatro eleitos do CDS-PP e três do PSD. As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro.
Recomendações
Abertas as inscrições para o programa Municipal de Férias de Verão de Ílhavo
A iniciativa é destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos e o programa oferecem três ofertas distintas: Férias Divertidas de Verão, Verão no Museu Marítimo e Safra – Faz-te à Vida, com períodos de inscrição faseados, dá nota a autarquia. A programação das Férias Divertidas de Verão é dirigida a crianças dos 6 aos 14 anos, com programação que arranca no dia 3 de junho e termina a 29 de agosto. As atividades a realizar incluem praia, piscina de ondas, parque aquático, aulas de natação, jogos aquáticos, desportos coletivos e individuais, ateliês, sessões de leitura, cinema, e visitas dentro e fora do concelho, aponta a autarquia. Já a programação Safra – Faz-te à Vida, inclui “temáticas como jogos do mundo, tecnologia, gastronomia e um escape room”. A iniciativa é dirigida a participantes dos 10 aos 14 anos e decorre em formatos semanais, entre 30 de junho e 1 de agosto, das 9h30 às 12h30. As inscrições para estas duas ofertas são realizadas na Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré e estão abertas até dia 31 de maio para munícipes; de 2 a 4 de junho para não munícipes que trabalhem no município de Ílhavo e de 5 a 7 de junho para o público em geral. A iniciativa Verão no Museu Marítimo é destinada a crianças dos 6 aos 10 anos e realiza-se nos dias 2,3 e 4 de julho e 9, 10 e 11 de julho. As inscrições devem ser realizadas no Museu Marítimo de Ílhavo de 3 a 5 de junho para munícipes; de 6 a 8 de junho para não munícipes que trabalhem no município de Ílhavo e de 10 a 25 de junho (exceto segundas-feiras) para o público em geral. A iniciativa contará com visitas temáticas, jogos, oficinas de expressão plástica e de cozinha, e dinâmicas ao ar livre. “Neste programa, é possível inscrever as crianças para apenas um dia ou para um conjunto de três dias”, aponta a autarquia. As Normas de Participação e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Ílhavo.
Obras de conservação de rodovias no Eco Parque Empresarial de Estarreja arrancam quinta
A empreitada de Conservação de Arruamentos do Polo A e da Avenida PACOPAR, Eco Parque Empresarial de Estarreja, freguesia de Beduído e Veiros representa um investimento municipal superior a 335 mil euros, com um prazo de execução de dois meses, adianta a autarquia em nota de imprensa. Na quinta-feira, dia 29, a frente de trabalho avança com a conservação de arruamentos do Polo A e da Avenida PACOPAR, abrangendo a Rua de Pardilhó, Rua de Beduído, Rua de Canelas, Rua de Veiros e Rua do Rio Jardim. Segundo a nota, os trabalhos englobam ainda a execução das marcas rodoviárias de sinalização horizontal e a implementação de alguns sinais verticais novos, nomeadamente para sinalização de passadeiras para peões. “Considerando que poderão existir constrangimentos à circulação nas imediações da obra, a autarquia apela à compreensão por eventuais transtornos e à circulação com precaução”, lê-se na nota de imprensa.O prazo previsto de execução da empreitada é de 60 dias. O Eco Parque Empresarial conta com cerca de quatro dezenas de empresas instaladas e nove em construção, onde trabalham mais mil trabalhadores, gerando intenso tráfego automóvel, de veículos ligeiros e pesados, sobretudo em horas de ponta.
Autárquicas: Jorge Almeida recandidata-se em Águeda pela coligação PSD/MPT
“A Coligação 'Juntos por Águeda', que mantém o seu formato para as Eleições Autárquicas de 2025, reforça a sua vontade de continuar a servir os cidadãos com seriedade, visão e compromisso”, lê-se no comunicado em que é anunciada a recandidatura de Jorge Almeida. O atual presidente da Câmara de Águeda, que preside também à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), assume a candidatura a novo mandato como de continuidade. “Queremos continuar a contribuir para a transformação positiva do concelho de Águeda, como o demonstra todo o trabalho que temos desempenhado, com políticas e estratégias bem definidas e com uma gestão rigorosa”, afirma Jorge Almeida. Para o autarca, “Águeda é, cada vez mais, um município modelo de desenvolvimento, inovação e qualidade de vida, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a proximidade às pessoas”. Nas eleições autárquicas de 2021 o PSD coligado com o MPT obteve 44,77% e conquistou quatro mandatos no executivo presidido por Jorge Almeida, enquanto o PS foi o segundo partido mais votado com 29,52%, obtendo dois mandatos, e o CDS conseguiu um mandato com 13,04% dos votos. Anunciadas foram já as candidaturas de Francisco Vitorino, pelo PS, e Antero Almeida, pelo CDS. As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.
Autárquicas: Gestor de projetos Pedro Neto é o candidato do PS à Câmara de Vagos
“Aceitei o convite da Federação Distrital do PS com espírito de missão, tendo noção do desafio que é e das dificuldades que vou encontrar para trabalhar a candidatura pelo PS neste território”, apontou Pedro Neto. Em declarações, o gestor de projetos de 45 anos explicou que no topo das suas prioridades para Vagos está a melhoria da rede viária, bem como aumentar a cobertura de saneamento no concelho. “Gostaríamos que o concelho ficasse coberto com saneamento. Esta é uma questão essencial e que está nos objetivos de desenvolvimento sustentável, mas também pretendemos desenvolver a cultura e dar atenção à educação”, indicou. Entre as suas prioridades figura também o apoio às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e ao movimento associativo, com a pretensão de ver criado um grupo de teatro e uma orquestra. “Temos que ter muita atenção à promoção das associações e ao trabalho que elas fazem a nível cultural, pois marcam a nossa cultura e a nossa identidade”, acrescentou. Pedro Neto manifestou ainda a sua preocupação ambiental, principalmente nas zonas costeiras, bem como com a recolha de lixo e a reciclagem. “Também temos de ter atenção àquilo que é a sinalética e o alargamento da época balnear, com ilustrações para que toda a gente possa perceber os perigos no mar e os agueiros”, concluiu. Para além de Pedro Neto pelo PS, concorrem à liderança da Câmara de Vagos Hugo Santos pelo CDS-PP, e pelo PSD o antigo presidente da Câmara de Vagos Rui Cruz, 12 anos depois de ter “passado o testemunho” a Silvério Regalado, que assumiu funções de secretário de Estado da Administração Local. O social-democrata Silvério Regalado foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Vagos em 2021 com 60,7% dos votos, enquanto o CDS/PP arrecadou 19,44% dos votos, o PS 08,75%, o Chega 05,41% e a CDU 01,24%. Em janeiro de 2024, a liderança da Câmara de Vagos passou para o até então vice-presidente Paulo Sousa, depois de Silvério Regalado ter sido eleito deputado. O executivo da Câmara de Vagos é formado por seis eleitos do PSD e um do CDS/PP. As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro. *Fotografia: Rádio Renascença
Últimas
Legislativas: Todos os boletins dos emigrantes registados, Chega é o mais votado
Dados da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) indicavam, às 17:02, que tinham sido registados 155.808 boletins (44,22%). Na terça-feira, tinham sido registados 196.506 boletins. Os resultados oficiais indicam que, às 17:14, quando estavam apurados 11,76% dos votos, o Chega estava à frente, com 28,77% dos votos, seguido da coligação AD - PSD/CDS (17,23%) e do PS (12,84%). Na FIL ainda continuam a trabalhar várias das 150 mesas de votos, organizadas em dez filas, que continuam a registar os votos. Às 17:00, faltavam fechar 90 mesas. Até ao momento não existem dados oficiais sobre as escolhas destes eleitores, mas fonte partidária adiantou à Lusa que o Chega é o partido mais votado. Pelas 17h, o Chega reunia 32.385 votos, o PSD 38.235 votos e o PS 63.429 votos. Números que, contudo, vão sendo atualizados, mas apontam o Chega como vencedor. As mesas que vão fechando as suas listas expõem os resultados nas paredes do pavilhão, nas quais é possível apurar níveis elevados de votos nulos, que não são, contudo, uniformes: tendo sido identificadas pela Lusalistas com votos nulos superiores a 50%, mas também com valores como 1% ou 2%. No portal da SGMAI, os votos nulos atingiam, às 17:17, os 28,24%. Os representantes dos partidos políticos e alguns dos deputados eleitos para a anterior legislatura pelos círculos da Europa e Fora da Europa vão acompanhando o processo, com salvas de palmas a serem ouvidas sempre que uma mesa encerra os trabalhos. Pelas 18h50 os dados disponíveis apontam que pelo círculo da Europa faltam apurar quatro consulados (Espanha, Países Baixos, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e Restantes Países da Europa). Os resultados globais mostram queno círculo da Europa o Chega conquista 32,40% dos votos. A AD segue, por enquanto, com14,31% dos votos e o PS com13,17%. Cerca de 31% dos votos são nulos. No círculo eleitoral de Fora da Europa está apurado apenas um do total de sete consulados. A contagem dá, por enquanto,21,62% dos votos à AD, seguida do Chega (17,08%) e pelo PS (10,96%). Os votos nulos representam, pelas 19h,42,85% dos votos. Os resultados que serão ainda hoje conhecidos definirão o principal partido da oposição: PS ou Chega.
Encontro Nacional de Juniores empresas organizado pela primeira vez em Aveiro
Os representantes de 25 juniores empresas a nível nacional vão reunir-se na Universidade de Aveiro (UA) para a realização da oitava edição do Encontro Nacional. A expectativa, aponta Joana Vitó, estudante de Economia da UA e membro da Aveiro Smart Business, é que a iniciativa “seja um bom momento de aprendizagem, além do networking”. “Consideramos que é uma boa iniciativa para unir mais os estudantes ao mundo empresarial”, frisa Joana. “Temos vários momentos que promovem esse networking, mas também a aprendizagem: procuramos bons formadores e bons oradores para trazer o máximo de informação possível e diferente aos nossos participantes”, dá nota a estudante. A iniciativa conta com vários momentos de formação sob temáticas que exploram temáticas desde o branding à liderança e criação de startups. A programação completa pode ser consultada através das redes sociais da iniciativa. As inscrições para o evento são restritas a estudantes que participem nas juniores empresas e têm um custo associado entre os 35 e os 68 euros. O preço da inscrição suporta os custos com a organização do evento e qualquer lucro que seja gerado será distribuído para instituições de caridade. A iniciativa acontece este fim-de-semana, dia 31 de maio e 1 de junho - em vários locais da UA. À Ria, Joana sublinha ainda as parcerias conseguidas junto de empresas como “Panike, ReFood, Triumph e Licor Beirão”. A organização do evento está “a ser um desafio (…) e uma experiência muito boa”, admite ainda Joana. “Os júnior empresários gostam sempre de um desafio e este está a ser um desafio muito positivo, estamos muito contentes por podermos receber os juniores empresários portugueses”, frisa a Aveiro Smart Business.
Anfiteatro Carlos Borrego acolhe debate entre docentes e investigadores para o Conselho Geral da UA
Por motivos de conflito de agenda, o evento terá lugar no Anfiteatro Carlos Borrego, e não no Auditório Renato Araújo - local inicialmente divulgado pela Ria. O debate contará com a participação de quatro candidatos, representando todas as circunscrições e ambas as listas concorrentes ao ato eleitoral. Nesta eleição, foram admitidas duas listas: a lista “UA 2030 – Uma Universidade Inovadora, Sustentável e Plural” e a lista “UA50 – 50 anos de história, 50 anos de ambição”. O debate será moderado por Isabel Cunha Marques, diretora de informação da Ria, e transmitido em direto na página de Facebook da Rádio Universitária. A sessão é aberta à comunidade académica, que poderá assistir presencialmente ou acompanhar a transmissão online. Durante o debate, serão discutidos temas diretamente relacionados com as competências do Conselho Geral e a visão estratégica para o futuro da Universidade de Aveiro. Está também prevista uma ronda de perguntas enviadas pela comunidade académica e dirigidas às duas listas. As perguntas podem ser submetidas até às 23h59 desta quarta-feira, 28 de maio, através do preenchimento deste formulário. A redação da Ria selecionará as mais relevantes para serem colocadas durante o evento. O Conselho Geral é o principal órgão de governo da universidade, sendo responsável por funções estruturantes como a eleição do reitor, a aprovação e alteração dos estatutos, a aprovação do plano estratégico e dos documentos anuais de atividades e contas.
Abertas as inscrições para o programa Municipal de Férias de Verão de Ílhavo
A iniciativa é destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos e o programa oferecem três ofertas distintas: Férias Divertidas de Verão, Verão no Museu Marítimo e Safra – Faz-te à Vida, com períodos de inscrição faseados, dá nota a autarquia. A programação das Férias Divertidas de Verão é dirigida a crianças dos 6 aos 14 anos, com programação que arranca no dia 3 de junho e termina a 29 de agosto. As atividades a realizar incluem praia, piscina de ondas, parque aquático, aulas de natação, jogos aquáticos, desportos coletivos e individuais, ateliês, sessões de leitura, cinema, e visitas dentro e fora do concelho, aponta a autarquia. Já a programação Safra – Faz-te à Vida, inclui “temáticas como jogos do mundo, tecnologia, gastronomia e um escape room”. A iniciativa é dirigida a participantes dos 10 aos 14 anos e decorre em formatos semanais, entre 30 de junho e 1 de agosto, das 9h30 às 12h30. As inscrições para estas duas ofertas são realizadas na Piscina Municipal da Gafanha da Nazaré e estão abertas até dia 31 de maio para munícipes; de 2 a 4 de junho para não munícipes que trabalhem no município de Ílhavo e de 5 a 7 de junho para o público em geral. A iniciativa Verão no Museu Marítimo é destinada a crianças dos 6 aos 10 anos e realiza-se nos dias 2,3 e 4 de julho e 9, 10 e 11 de julho. As inscrições devem ser realizadas no Museu Marítimo de Ílhavo de 3 a 5 de junho para munícipes; de 6 a 8 de junho para não munícipes que trabalhem no município de Ílhavo e de 10 a 25 de junho (exceto segundas-feiras) para o público em geral. A iniciativa contará com visitas temáticas, jogos, oficinas de expressão plástica e de cozinha, e dinâmicas ao ar livre. “Neste programa, é possível inscrever as crianças para apenas um dia ou para um conjunto de três dias”, aponta a autarquia. As Normas de Participação e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Ílhavo.