RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

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Encontro Nacional de Juniores empresas organizado pela primeira vez em Aveiro

A Aveiro Smart Business está a organizar pela primeira vez o Encontro Nacional de Juniores empresas. A oitava edição da iniciativa decorre nos dias 31 de maio e 1 de junho e conta com a inscrição de cerca de 300 estudantes de todo o país.

Encontro Nacional de Juniores empresas organizado pela primeira vez em Aveiro
Redação

Redação

28 mai 2025, 16:32

Os representantes de 25 juniores empresas a nível nacional vão reunir-se na Universidade de Aveiro (UA) para a realização da oitava edição do Encontro Nacional. A expectativa, aponta Joana Vitó, estudante de Economia da UA e membro da Aveiro Smart Business, é que a iniciativa “seja um bom momento de aprendizagem, além do networking”. “Consideramos que é uma boa iniciativa para unir mais os estudantes ao mundo empresarial”, frisa Joana.

“Temos vários momentos que promovem esse networking, mas também a aprendizagem: procuramos bons formadores e bons oradores para trazer o máximo de informação possível e diferente aos nossos participantes”, dá nota a estudante. A iniciativa conta com vários momentos de formação sob temáticas que exploram temáticas desde o branding à liderança e criação de startups. A programação completa pode ser consultada através das redes sociais da iniciativa.

As inscrições para o evento são restritas a estudantes que participem nas juniores empresas e têm um custo associado entre os 35 e os 68 euros. O preço da inscrição suporta os custos com a organização do evento e qualquer lucro que seja gerado será distribuído para instituições de caridade. 

A iniciativa acontece este fim-de-semana, dia 31 de maio e 1 de junho - em vários locais da UA. À Ria, Joana sublinha ainda as parcerias conseguidas junto de empresas como “Panike, ReFood, Triumph e Licor Beirão”.  A organização do evento está “a ser um desafio (…) e uma experiência muito boa”, admite ainda Joana. “Os júnior empresários gostam sempre de um desafio e este está a ser um desafio muito positivo, estamos muito contentes por podermos receber os juniores empresários portugueses”, frisa a Aveiro Smart Business.

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Eleição para o Conselho Geral da UA: docentes e investigadores em debate esta tarde
Universidade

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Por motivos de conflito de agenda, o evento terá lugar no Anfiteatro Carlos Borrego e não no Auditório Renato Araújo - local inicialmente divulgado pela Ria. O debate contará com a participação de quatro candidatos, representando todas as circunscrições e ambas as listas concorrentes ao ato eleitoral. Nesta eleição, foram admitidas duas listas: a lista “UA 2030 – Uma Universidade Inovadora, Sustentável e Plural” e a lista “UA50 – 50 anos de história, 50 anos de ambição”. O debate será moderado por Isabel Cunha Marques, diretora de informação da Ria, e transmitido em direto na página de Facebook da Rádio Universitária. A sessão é aberta à comunidade académica, que poderá assistir presencialmente ou acompanhar a transmissão online. Durante o debate, serão discutidos temas diretamente relacionados com as competências do Conselho Geral e a visão estratégica para o futuro da Universidade de Aveiro. Está também prevista uma ronda de perguntas enviadas pela comunidade académica e dirigidas às duas listas. O Conselho Geral é o principal órgão de governo da universidade, sendo responsável por funções estruturantes como a eleição do reitor, a aprovação e alteração dos estatutos, a aprovação do plano estratégico e dos documentos anuais de atividades e contas.

Anfiteatro Carlos Borrego acolhe debate entre docentes e investigadores para o Conselho Geral da UA
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Por motivos de conflito de agenda, o evento terá lugar no Anfiteatro Carlos Borrego, e não no Auditório Renato Araújo - local inicialmente divulgado pela Ria. O debate contará com a participação de quatro candidatos, representando todas as circunscrições e ambas as listas concorrentes ao ato eleitoral. Nesta eleição, foram admitidas duas listas: a lista “UA 2030 – Uma Universidade Inovadora, Sustentável e Plural” e a lista “UA50 – 50 anos de história, 50 anos de ambição”. O debate será moderado por Isabel Cunha Marques, diretora de informação da Ria, e transmitido em direto na página de Facebook da Rádio Universitária. A sessão é aberta à comunidade académica, que poderá assistir presencialmente ou acompanhar a transmissão online. Durante o debate, serão discutidos temas diretamente relacionados com as competências do Conselho Geral e a visão estratégica para o futuro da Universidade de Aveiro. Está também prevista uma ronda de perguntas enviadas pela comunidade académica e dirigidas às duas listas. As perguntas podem ser submetidas até às 23h59 desta quarta-feira, 28 de maio, através do preenchimento deste formulário. A redação da Ria selecionará as mais relevantes para serem colocadas durante o evento. O Conselho Geral é o principal órgão de governo da universidade, sendo responsável por funções estruturantes como a eleição do reitor, a aprovação e alteração dos estatutos, a aprovação do plano estratégico e dos documentos anuais de atividades e contas.

Tangolo Mangos, Syfkhan e Graça trazem noite de ritmos do mundo ao GrETUA esta sexta-feira
Universidade

Tangolo Mangos, Syfkhan e Graça trazem noite de ritmos do mundo ao GrETUA esta sexta-feira

A noite promete ser “ritmada” e arranca com Mohammad Syfkhan, “o músico curdo-sírio radicado na Irlanda, que une as raízes da sua terra natal com os sons que foi encontrando pelo caminho”, aponta o GrETUA. Segue com o ritmo da Bahia com os Tangolo Mangos, com “um som que pisca o olho ao psicadelismo brasileiro dos anos 70 e traz um cheirinho de rock com sotaque nordestino” a Aveiro. O fecho fica a cargo de Graça, que promete trazer ecleticismo em formato de DJ Set, com uma seleção que “percorre um vasto leque de geografias e linguagens”. A iniciativa faz parte da programação trimestral do GrETUA. Os bilhetestêm um custo de seis euros para estudantes e de oito euros para não estudantes caso sejam adquiridos com antecedência. À porta do espetáculo, na sexta-feira, os bilhetes passam a ter um custo de oito euros para os estudantes e de dez euros para não estudantes.

Primeira edição do MTC Connect quer criar pontes entre estudantes e empresas
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Primeira edição do MTC Connect quer criar pontes entre estudantes e empresas

Das 9h às 17h o auditório CCCI do DECA vai acolher a primeira edição do MTC Connect, “uma feira de empresas” cujo objetivo passa por “proporcionar o contacto” entre os estudantes da licenciatura de Multimédia e Tecnologias da Comunicação, Mestrados e Doutoramentos associados, ao “mundo empresarial”, dá nota o grupo de estudantes à Ria. A expectativa é que os estudantes “consigam perceber as oportunidades que têm na área que estudam e na região e que consigam encontrar estas oportunidades de trabalho e futuro”, aponta Simão Frade, coordenador do NEMTC-UA. A iniciativa vai receber cerca de “11 empresas da área” e o coordenador aponta que o objetivo para o futuro é trazer ao evento “empresas a nível nacional e, quem sabe, internacional”. “Esta primeira edição focámos muito em empresas regionais (…) para focar aqui neste meio de empresas”, frisa Simão que ambiciona, no futuro, “trazer mais empresas e alargar tanto a região a que chegamos como também abranger mais áreas da universidade”.  O evento contará com dois momentos distintos, um momento de palestras, das 9h às 13h onde “as empresas terão a oportunidade de realizar breves apresentações para uma audiência de estudantes universitários e jovens profissionais”. A parte da tarde, das 14h30  às 17h, “cada empresa terá um mini stand onde poderá interagir diretamente com os estudantes”, aponta a nota. À Ria, o coordenador do núcleo sublinhou ainda uma ação que vão dinamizar de tarde. “Cada estudante vai ter um cartão para percorrerem todos os stands e carimbar o mesmo: no final vai ser leiloado um prémio aos estudantes que conseguirem acabar o cartão”, explica o coordenador do núcleo. A participação na iniciativa tem um custo associado de um euro, e os primeiros 70 inscritos têm direito a um “kit de participante”. A inscrição pode ser feita até as 23h59 do dia de hoje, 27, através do preenchimento do formulário online, disponível nas redes sociais da iniciativa.

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Direção do SC Beira-Mar prepara nova época sem sociedade desportiva
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Segundo informação recolhida pela Ria, a direção do clube tem mostrado intransigência em abdicar dos pressupostos previamente aprovados em sede própria pelos sócios. Entre as exigências feitas ao investidor, estão a regularização de compromissos anteriormente assumidos perante o clube, a apresentação de uma garantia bancária e a demonstração de capacidade financeira para assegurar a totalidade do capital social necessário à constituição da sociedade. Sem desenvolvimentos concretos neste processo, o SC Beira-Mar terá que avançar para a preparação da época desportiva 2025/2026 de forma autónoma. A Ria sabe que o clube já garantiu o licenciamento necessário para se inscrever no Campeonato de Portugal, cujo prazo de inscrição termina a 9 de junho. A medida assegura que o clube não ficará impedido de competir, mesmo que a SAD não venha a ser constituída em tempo útil. Confrontado com esta situação, o presidente da direção, Nuno Quintaneiro, escusou-se para já a prestar declarações, remetendo quaisquer esclarecimentos para as próximas semanas. A manter-se este impasse, o futuro da parceria com o investidor poderá ficar comprometido. A Ria continuará a par dos novos desenvolvimentos.

Trofa Saúde Aveiro quer comprar Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa
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Numa informação divulgada na sua página eletrónica, a AdC diz ter recebido a 23 de maio uma notificação prévia da operação de uma concentração, que “consiste na aquisição pela Trofa Saúde Aveiro, S.A. do controlo exclusivo do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa”. A adquirente Trofa Saúde Aveiro é uma sociedade que integra o grupo Trofa Saúde, uma das maiores redes de hospitais privados do país, ativa na gestão e prestação global de serviços de saúde, diagnóstico e terapêutica. Já o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa presta cuidados de saúde, nomeadamente consultas de várias especialidades médicas e serviços de medicina dentária, enfermagem, imagiologia, cirurgia, internamento e bloco operatório, patologia clínica e análises clínicas, radiologia e medicina física de reabilitação, entre outros. Foi inaugurado em 04 de dezembro de 2012, em Gondomar, apresentando-se como “uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, exigida pela sua natureza de hospital-escola para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica".

Biblioteca da Feira é a que fez mais empréstimos no país e mais investiu em livros em 2023
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Biblioteca da Feira é a que fez mais empréstimos no país e mais investiu em livros em 2023

A conclusão resulta da análise à estatística mais recente da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), que, avaliando o desempenho de 2023 por parte dos 427 equipamentos que detém em 253 concelhos do território, situou a referida autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto como a mais ativa em vários domínios. “Somos a biblioteca que mais faz empréstimos de livros e música, a que tem mais serviços itinerantes, a que tem mais utilizadores ativos e a que mais investe na aquisição de documentos”, sintetizou à Lusa a diretora desse espaço cultural, Mónica Gomes. Começando pelo empréstimo domiciliário, a contabilidade em causa é a seguinte: em 2023 a Biblioteca da Feira e os seus nove polos cederam aos utilizadores um total de 129.719 itens, o que incluiu 55.987 livros para adultos, 73.732 para crianças e 3.805 CD de música. Ao nível da itinerância, por sua vez, a estrutura destacou-se por contar com três serviços móveis: uma carrinha-biblioteca para deslocação pelas zonas mais periféricas de um município com 231,4 quilómetros quadrados, outra para uso sazonal em zonas balneares e uma terceira para visita específica a fábricas e instituições de caráter social – sendo que essa venceu, aliás, o Prémio Maria José Moura 2023 de Boas Práticas Públicas Municipais, por levar à comunidade industrial livros, revistas, DVD e CD, disponibilizando ainda acesso à internet e um terminal de pagamentos multibanco. A essa oferta itinerante acresce ainda o serviço remoto BiblioLED, que permite a utilizadores registados a consulta de títulos em formatos digitais como audiolivro e pdf, assim como a plataforma PressReader, que reúne mais de 7.000 jornais e publicações de todo o mundo, e a base de dados EBSCO, específica para pesquisa de conteúdos científicos. Já quanto aos utilizadores registados e com atividade regular, a Biblioteca da Feira destacou-se também como a que tem mais utilizadores ativos, em concreto 14.058 que fizeram requisições ao balcão de atendimento – universo que é distinto do das 66.825 entradas registadas no edifício, número que abrange cidadãos que podem não estar inscritos como utilizadores oficiais e aos quais não é solicitada identificação por altura da visita. Quanto ao investimento, a liderança deve-se aos 78.538 euros que a biblioteca aplicou na compra de novos documentos, termo técnico que se aplica não apenas a livros, mas também a CD de música, DVD com filmes e documentários, jogos de tabuleiro e estratégia, e ainda instrumentos musicais. “Foi um ano de investimento excecional em que aproveitámos para atualizar conteúdos”, admite Mónica Gomes. Em 2024, esse orçamento para compras já diminuiu para 40.400 euros, o que estará mais próximo dos valores médios anuais em aquisição de novos itens. O número de empréstimos e utilizadores ativos, contudo, continuou a crescer, já que, segundo a estatística interna da Biblioteca da Feira, de 2023 para 2024 as requisições subiram de 129.719 para 155.161 e os utilizadores a fazê-las passaram de 14.058 para 15.222. A diretora do equipamento inaugurado em 2000 e atualmente com um fundo de 276.082 documentos defende que esse desempenho comunitário resulta de uma estratégia em que “a Biblioteca procura ir ao encontro das pessoas, estejam elas onde estiverem e qualquer que seja a sua idade, para lhes dar a conhecer serviços que, sem esse esforço de contacto, elas não saberiam que existem”. Graças a um horário de funcionamento que de segunda a sexta-feira se prolonga até às 23:00 e que também abrange sábados até às 19:00 e domingos até às 12:30, essa divulgação beneficia igualmente de atividades paralelas como a realização de exposições de artes plásticas, a exibição de cinema e a dinamização de clubes temáticos como os de tricô, gastronomia, artes decorativas e jogos de estratégia. “Tentamos que o ambiente na Biblioteca seja o mais agradável e natural possível”, conclui Mónica Gomes, “para que todos se sintam confortáveis e à vontade, quer venham cá para estudar um tema em profundidade ou apenas para ler uma revista, ver as exposições ou tomar um café no nosso bar”. O relatório estatístico de 2023 da RNBP constatou que se manteve “alguma dificuldade na recuperação de públicos, em particular no segmento de público adulto”, que se verifica desde a pandemia de covid-19. “Esta situação sugere que importa diversificar, inovar e desenvolver estratégias de comunicação e de serviços presenciais e/ou com recurso às possibilidades oferecidas pelo ambiente web no sentido de reforçar a relação direta com os utilizadores das bibliotecas públicas, procurando conhecer melhor as suas necessidades e interesses”, pode ler-se no documento. A RNBP refere uma “significativa descida” na aquisição de documentos em 2023 face ao ano anterior, apesar da adesão de seis municípios à rede. Em 2023 verificou-se uma subida do número de novos utilizadores inscritos (83.961) face ao ano anterior, refere ainda o relatório anual, havendo uma percentagem de 21,1% da população total inscrita nas bibliotecas da RNBP.

IGAS abre inspeção à ULS Gaia/Espinho depois de denúncias que envolvem ex-presidente
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IGAS abre inspeção à ULS Gaia/Espinho depois de denúncias que envolvem ex-presidente

Numa nota divulgada no ‘site’, a IGAS explica que o processo integra várias denúncias recebidas sobre a ULS de Gaia/Espinho, incluindo o anterior presidente do Conselho de Administração Rui Guimarães. A IGAS acrescenta que o despacho do inspetor-geral a determinar a abertura do processo de inspeção é de junho de 2024. A anterior administração da ULS Gaia-Espinho foi uma das mais de dez substituídas pelo Governo de Luís Montenegro em fevereiro deste ano. Rui Guimarães foi nomeado diretor clínico do Hospital de Barcelos durante o governo PSD liderado por Pedro Passos Coelho, tendo sido conduzido para o Centro Hospitalar Gaia/Espinho quando Marta Temido tutelava a Saúde no primeiro governo de António Costa. Para o lugar de Rui Guimarães, o Governo escolheu Luís Cruz Ferreira da Cruz Matos, que foi administrador executivo do Hospital da Prelada, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto, com quem o Executivo celebrou um protocolo de colaboração para a criação de um Centro de Atendimento Clínico (CAC). No último ano, Luís Matos foi diretor da CUF Trindade, no Porto.