RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Câmara de Águeda com nova carrinha de transporte de crianças

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu uma carrinha de nove lugares para transporte exclusivo de crianças, que vai reforçar os circuitos de transporte escolar prestado pelo Município, foi hoje anunciado.

Câmara de Águeda com nova carrinha de transporte de crianças
Redação

Redação

28 out 2024, 17:14

A nova viatura, com uma imagem identificativa do Município, está preparada e equipada para o transporte coletivo de crianças, representando um investimento municipal de cerca de 30 mil euros, mais impostos.

Recomendações

Oliveira de Azeméis inaugurou hoje nova ETAR e anuncia reforço de saneamento
Região

Oliveira de Azeméis inaugurou hoje nova ETAR e anuncia reforço de saneamento

Em paralelo à ETAR, a freguesia também dispõe agora de uma nova rede de drenagem de águas residuais, cuja estrutura custou cerca de 1,7 milhões de euros. Segundo a autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, a obra dá por concretizado um dos compromissos eleitorais do executivo PS para o mandato de 2021 a 2025, sendo que outras empreitadas estão em andamento para alargamento da cobertura da rede municipal de água e saneamento. “A câmara avança já com um aviso de candidatura ara as freguesias de Carregosa e Pindelo, onde o investimento será na ordem dos nove milhões de euros e incluirá mais uma ETAR”, anuncia fonte municipal. Uma vez construída essa estação de tratamento, as referidas localidades – que a autarquia reconhece como tendo “baixíssimas coberturas de rede” – passarão a ter uma taxa de serviço de pelo menos 90% ao nível da água e de 85% no que se refere a saneamento. “Esperamos lançar a obra no primeiro trimestre de 2025, mas existem muitos fatores que a podem atrasar”, admite a autarquia, revelando que ainda há que concluir, por exemplo, a aquisição do terreno para instalação da ETAR, em princípio na Rua do Assentadinho. Além da estação hoje inaugurada no Pinheiro da Bemposta, da que está anunciada para Carregosa e Pindelo, e das que já funcionam em Ossela, Ul e Santiago de Riba-Ul, os planos de futuro da câmara passam “idealmente” por ter ainda outra ETAR para servir as freguesias de Loureiro e Palmaz.

Oliveirense bate Sporting e conquista Taça Continental de hóquei em patins
Região

Oliveirense bate Sporting e conquista Taça Continental de hóquei em patins

Marc Torra, aos 33 minutos, Lucas Martínez, aos 41 e 42, e Xavi Cardoso, aos 50, marcaram os golos da formação da casa, enquanto Matías Platero, aos 36, e Roc Pujadas, aos 48, faturaram para o conjunto ‘leonino’. O conjunto de Oliveira de Azeméis repetiu o triunfo de 2017 e igualou os dois cetros de Sporting e FC Porto, sendo que o Benfica lidera entre os portugueses, com três (2011, 2013 e 2016). O ‘ranking’ é comandado pelos catalães do FC Barcelona, com 18.

 Ílhavo promove compras de natal no comércio local
Região

Ílhavo promove compras de natal no comércio local

A campanha "Natal + Local” visa “incentivar os consumidores a realizarem as suas compras nas lojas de rua do concelho, promovendo o comércio e a produção local, e impulsionando o desenvolvimento económico do município de Ílhavo e da região”. No âmbito desta campanha, serão emitidos dois mil vales de desconto de cinco euros, em compras iguais ou superiores a 25 euros, a descontar em outros estabelecimentos aderentes, com compras de valor igual ou superior.

Águeda garante financiamento para nova ceifeira para limpar jacintos-de-água
Região

Águeda garante financiamento para nova ceifeira para limpar jacintos-de-água

Segundo um comunicado da Câmara de Águeda, no distrito de Aveiro, o apoio do Fundo Ambiental e do Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF) permite avançar com o processo para adquirir um novo equipamento, “mais moderno e com maior capacidade de remoção dos jacintos”. “A Câmara Municipal de Águeda conseguiu a garantia de financiamento, até 700 mil euros, por parte do Fundo Ambiental e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) para a aquisição de uma nova ceifeira aquática para remoção dos jacintos-de-água na Pateira de Fermentelos”, refere o município. A nova ceifeira irá substituir a que é atualmente utilizada e que tem já 18 anos, sendo usada na Pateira de Fermentelos e cedida a outros municípios para trabalhos semelhantes em outros rios. Segundo a autarquia, a nova ceifeira permitirá aumentar a capacidade de resposta e o desempenho do município na remoção e controlo daquela espécie invasora. “Com este financiamento conseguimos adquirir um equipamento mais moderno e com maior capacidade de remoção desta vegetação aquática que é extremamente nociva para a sustentabilidade dos ecossistemas e sobrevivência das espécies endógenas da nossa Pateira”, declarou o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida. Jorge Almeida reconhece que a retirada dos jacintos “é uma operação com alguma complexidade” e admite ser impossível extinguir completamente a infestante. “Só seria possível com recurso a meios químicos ou biológicos, para os quais não é garantida a necessária segurança, sobretudo neste ecossistema tão sensível”, explica Jorge Almeida. A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, abrangendo os concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro, caracterizada pela biodiversidade faunística e florística. Nos últimos anos assistiu-se à proliferação descontrolada dos jacintos-de-água (Eichhornia crassipes), “com graves consequências para o equilíbrio do ecossistema, tais como o impedimento de trocas gasosas entre a água e o ar, podendo originar a morte da fauna e flora autóctones”.

Últimas

Portos de Aveiro e da Corunha vão cooperar nas energias renováveis
Cidade

Portos de Aveiro e da Corunha vão cooperar nas energias renováveis

Eduardo Feio, presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, e Martín Fernández Prado, presidente da Autoridade Portuária da Corunha (Espanha), assinaram hoje um memorando que reforça a cooperação entre as duas entidades, “para promover a transição energética e a sustentabilidade industrial”. De acordo com uma nota de imprensa da administração portuária, o objetivo é “impulsionar políticas de transição ecológica e a promoção de uma indústria sustentável, focando-se no desenvolvimento de energias renováveis, nomeadamente a energia eólica offshore” (no mar). Segundo a mesma fonte, as duas entidades vão avançar com uma ação conjunta, “para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais entre as duas instituições, no âmbito da descarbonização da economia e da transição energética”. “O foco principal será o desenvolvimento da energia eólica offshore, de forma a beneficiar toda a cadeia de valor dos ambientes logístico-portuários e dos setores industriais mais próximos”, salienta a nota. A cooperação entre os portos de Aveiro e da Corunha “tem, ainda, o objetivo de gerar sinergias económicas que beneficiarão as economias regionais do Norte e Centro de Portugal e da Galiza”. A coordenação de projetos industriais e logísticos que integrem soluções de baixo carbono é uma das áreas de cooperação previstas. “A longo prazo, a parceria visa consolidar um modelo de colaboração entre as entidades portuárias e os seus ambientes industriais, cooperando para um desenvolvimento sustentável contínuo, alicerçado na utilização de fontes de energia renováveis”, adianta a nota portuária.

UA sintetiza composto promissor para aplicação fotodinâmica em tratamento de cancro
Universidade

UA sintetiza composto promissor para aplicação fotodinâmica em tratamento de cancro

Um grupo formado pela estudante de doutoramento Cristina Dias, o investigador Nuno Moura e os docentes Amparo Faustino, Graça Neves (ambas membros do LAQV-REQUIMTE - Laboratório Associado para a Química Verde), Vítor Gaspar e João Mano (CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro) e Luisa Helguero (Instituto de Biomedicina de Aveiro, iBIMED), desenvolveu e caracterizou novos derivados de clorofila nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e no Departamento de Ciências Médicas, respetivamente. Os compostos demonstraram resultados promissores em ensaios experimentais de terapia fotodinâmica, tanto em cancro da mama triplo negativo, como em outros tipos de cancro, incluindo o cancro do pâncreas. Amparo Faustino, professora do Departamento de Química e membro do LAQV-REQUIMTE, explicou algumas das caraterísticas e comportamentos destes compostos, com destaque para a eficácia e sustentabilidade da solução. “A aplicação de derivados de clorofila (extraídos a partir de fontes naturais) como agentes terapêuticos em terapia fotodinâmica permite não só utilizar recursos disponíveis de forma sustentável, como minimizar efeitos indesejáveis”, explicou a docente.  Amparo Faustino revelou ainda que “os compostos absorvem radiação na região do vermelho do espectro de visível, onde a luz penetra melhor os tecidos” o que facilita “a ativação dos derivados de clorofila presentes nas células tumorais”. Os novos compostos foram caracterizados ao nível da sua atividade anti tumoral, em colaboração com Luisa Helguero, professora do Departamento de Ciências Médicas e membro do iBIMED, e apresentam, segundo concluiu a equipa, uma toxicidade muito baixa na ausência de luz e uma elevada eficácia na eliminação de células tumorais, quando ativados sob condições controladas de iluminação (terapia fotodinâmica). “A utilização destes compostos em terapia fotodinâmica do cancro de mama triplo negativo representa uma solução promissora para suprir a falta de abordagens terapêuticas eficazes e seguras para os pacientes. Este tratamento é minimamente invasivo, e atua apenas na área iluminada”. A solução apresenta-se assim como “uma alternativa viável (…) especialmente em casos de resistência aos tratamentos convencionais”, afirma Amparo Faustino. A expectativa é ainda de que abordagem possa ser estendida a outros tipos de cancros, como o cancro de pâncreas e do pulmão. A tecnologia foi desenvolvida no âmbito do doutoramento de Cristina Dias, cuja tese será defendida em breve na UA, e envolveu três grupos de investigação com conhecimentos complementares. A universidade submeteu, através da UACOOPERA, um pedido provisório de patente e está a avaliar uma estratégia mais ampla de proteção.

Aveiro adere este sábado ao dia de cinema palestiniano à volta do mundo
Cidade

Aveiro adere este sábado ao dia de cinema palestiniano à volta do mundo

Além de Aveiro, os filmes serão exibidos por todo o mundo, este sábado. A atividade insere-se no “Palestine Cinema Day Around The World”, promovido pela AFLUMUNA, que pretende colocar a questão palestiniana numa roda de conversas dinâmicas provocadas pela ação da 7ª arte. No caso concreto da cidade aveirense, serão três os filmes em exibição, nomeadamente, “Naila and The Uprising”, na Aveiro Arts House, pelas 21h00; “Little palestine – diary of a siege”, na Taberna do Rockabílio, pelas 17h30 e “Eleven Days in May”, pelas 14h30, em local a definir. Pode consultar aqui mais informações sobre o "Palestine Cinema Day Around The World" em Aveiro.  A AFLUMUNA é uma organização cultural sem fins lucrativos sediada em Beirute, no Líbano, que trabalha para aproveitar o poder do cinema árabe independente e para elevar os movimentos sociais, políticos e culturais mais urgentes de agora. “Somos um grupo formado por pessoas que, voluntariamente e de forma independente, pretendem organizar e promover este evento em espaços com capacidade para a exibição de cinema", lê-se numa nota enviada à Ria. O objetivo passa por desenrolar "discussões sobre os temas disputados" e por demonstrar "vontade solidária com a causa palestiniana, as suas ramificações, passado, consequências contemporâneas e futuras”, continua.

Oliveira de Azeméis inaugurou hoje nova ETAR e anuncia reforço de saneamento
Região

Oliveira de Azeméis inaugurou hoje nova ETAR e anuncia reforço de saneamento

Em paralelo à ETAR, a freguesia também dispõe agora de uma nova rede de drenagem de águas residuais, cuja estrutura custou cerca de 1,7 milhões de euros. Segundo a autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, a obra dá por concretizado um dos compromissos eleitorais do executivo PS para o mandato de 2021 a 2025, sendo que outras empreitadas estão em andamento para alargamento da cobertura da rede municipal de água e saneamento. “A câmara avança já com um aviso de candidatura ara as freguesias de Carregosa e Pindelo, onde o investimento será na ordem dos nove milhões de euros e incluirá mais uma ETAR”, anuncia fonte municipal. Uma vez construída essa estação de tratamento, as referidas localidades – que a autarquia reconhece como tendo “baixíssimas coberturas de rede” – passarão a ter uma taxa de serviço de pelo menos 90% ao nível da água e de 85% no que se refere a saneamento. “Esperamos lançar a obra no primeiro trimestre de 2025, mas existem muitos fatores que a podem atrasar”, admite a autarquia, revelando que ainda há que concluir, por exemplo, a aquisição do terreno para instalação da ETAR, em princípio na Rua do Assentadinho. Além da estação hoje inaugurada no Pinheiro da Bemposta, da que está anunciada para Carregosa e Pindelo, e das que já funcionam em Ossela, Ul e Santiago de Riba-Ul, os planos de futuro da câmara passam “idealmente” por ter ainda outra ETAR para servir as freguesias de Loureiro e Palmaz.