RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Sérgio Magueta apresenta candidatura à Junta da Gafanha da Encarnação com “energia renovada”

Durante a sessão pública de apresentação da sua candidatura à Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação pelo Partido Socialista (PS) de Ílhavo, Sérgio Magueta apresentou-se com “energia renovada” nesta que é a sua terceira candidatura ao cargo.

Sérgio Magueta apresenta candidatura à Junta da Gafanha da Encarnação com “energia renovada”
Redação

Redação

23 jul 2025, 13:59

“Renovo hoje o mesmo compromisso que assumi desde a minha primeira candidatura há oito anos a esta parte: dar voz à minha paixão pela nossa terra. Gosto da Gafanha da Encarnação. Gosto muito. E quero continuar a servi-la com responsabilidade, com verdade e com lealdade. Agora é o tempo de decidir se queremos continuar a avançar com valores sólidos ou ficamos reféns da estagnação e da indiferença”, realça uma nota de imprensa enviada às redações.

O candidato socialista apontou como prioridades a “requalificação e criação de passeios, a união e expansão de ciclovias, a dinamização dos espaços culturais da freguesia, a instalação de WC público no largo da Bruxa, a implantação de praias fluviais e de maré com área de merendas, a iluminação do Caminho do Praião, a implementação do Orçamento Participativo, a recuperação da travessia fluvial para a Costa Nova do Prado e a presença física de uma delegação da Junta de Freguesia naquela praia, bem como a criação de condições para a construção de um lar e centro de dia para idosos”.

Para além da intervenção de Sérgio Magueta, a iniciativa contou com a intervenção de Pedro Tróia, mandatário da candidatura autárquica do PS de Ílhavo, e de Sónia Fernandes, candidata à presidência da Câmara Municipal de Ílhavo.

Sónia Fernandes reiterou que Sérgio Magueta está preparado “para liderar a mudança de que a Gafanha da Encarnação precisa, com a confiança crescente que a comunidade vem depositando nele”. Comprometeu-se, uma vez eleita presidente da Câmara, a trabalhar lado-a-lado com o novo presidente da Junta para “fazer da Junta um espaço aberto, atento e participativo”. “Vamos trabalhar com rigor, com seriedade e com esperança, porque a Gafanha da Encarnação merece mais e nós estamos aqui para garantir que o tem”, reforçou.

Para esse efeito, Sónia Fernandes defende que a Ria de Aveiro deve ser encarada como o centro cívico daquela freguesia, secundando o candidato à Junta de Freguesia na necessidade de priorizar os investimentos de valorização da laguna para aportar sustentabilidade ambiental e qualidade de vida àquelas comunidades.

Pedro Tróia, mandatário da candidatura, afirmou que se sente motivado para ajudar o PS a garantir uma mudança no concelho, porque os ilhavenses “merecem mais e melhor”. “Assistimos nos últimos quatro anos a uma Câmara sem políticas que sirvam a população. A isto chamo incompetência e falta de visão. Nada de vulto foi feito ao nível estrutural. Foi a política do remendo e da vaidade”, atirou.

“O que melhor fizeram foi pavonear-se por entre os súbditos, numa atitude distante e de superioridade em relação ao comum dos mortais. Não verificámos políticas de fundo viradas para as pessoas, não é de festas que as pessoas precisam. As pessoas precisam sim de transportes e habitações que satisfaçam as suas mais básicas necessidades. Não existiu arrojo, vontade mudar, limitaram-se a fazer obras de cosmética”, continuou Pedro Tróia.

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Segundo concurso da alta velocidade entre Oiã-Coimbra deverá ser lançado “a muito breve trecho”
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Segundo concurso da alta velocidade entre Oiã-Coimbra deverá ser lançado “a muito breve trecho”

Em resposta à agência Lusa, a IP disse hoje que o processo de lançamento da segunda parceria público-privada (PPP) da linha de alta velocidade “encontra-se na sua fase final de aprovação, sendo expectável o seu lançamento a muito breve trecho”, não indicando data concreta sobre quando tal poderá acontecer. Anteriormente, a IP tinha afirmado que esse novo concurso público deveria ser lançado a 31 de maio, tendo já passado cerca de dois meses do prazo na altura apontado. Em declarações ao jornal As Beiras, a Câmara Municipal de Coimbra afirmou recentemente que o concurso será lançado ainda neste mês. Esta segunda PPP surge depois de um primeiro concurso lançado em julho de 2024, que recebeu uma única proposta que foi chumbada pelo júri, depois de propor o desvio da estação da linha de alta velocidade de Coimbra-B para Taveiro, fora da cidade de Coimbra, ao contrário do previsto no projeto. Este novo concurso mantém a estação em Coimbra-B, mas reduz vários encargos da concessão, encurtando o traçado previsto nesta PPP, que anteriormente terminava em Soure, e que agora ficará em Taveiro. Em resposta à Lusa, a IP disse hoje que se mantém a construção de um novo edifício de passageiros em Coimbra-B, já o troço que anteriormente estava nesta PPP (Taveiro a Soure, com cerca de 11 quilómetros de extensão) será incluído “no âmbito da próxima PPP” do projeto da linha de alta velocidade, que irá até ao Carregado, contemplando uma estação em Leiria. Em fevereiro, o Jornal de Negócios avançou que o júri do concurso concluiu, no relatório preliminar, que o consórcio Lusolav (liderado pela Mota-Engil) não cumpria o caderno de encargos e recomendava a sua exclusão da única proposta apresentada. A decisão de revogar a contratação do consórcio da Lusolav esteve em linha com a Câmara Municipal de Coimbra, que defendeu a exclusão dessa proposta e o relançamento do concurso público com a maior urgência, apoiada posteriormente pela Assembleia Municipal, com uma moção da CDU aprovada por todas as forças, com exceção do PS e do Chega, que se abstiveram, e um voto contra do presidente União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (PS). Aqueles órgãos municipais de Coimbra criticavam o facto de a única proposta não respeitar a solução da IP, propondo um desvio da futura estação intermodal de Coimbra-B para Taveiro. O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, em entrevista ao jornal Público no dia 28 de março, disse estar “convencido de que [o concurso] vai ser com o mesmo preço-base”. A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Multinacional alemã Testo inaugura fábrica em Albergaria num investimento de 25 milhões de euros
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Segundo uma nota camarária, a inauguração da nova unidade industrial da empresa no concelho está prevista para setembro. “Trata-se de um investimento estratégico de 25 milhões de euros, com potencial para criar 500 postos de trabalho, reforçando o posicionamento de Albergaria-a-Velha como polo de atração de investimento e inovação”, refere a mesma nota. A nova unidade da empresa, que se assume como líder mundial de tecnologia de medição, irá produzir equipamentos de medição portáteis de elevada qualidade. Presente nos cinco continentes, a Testo, com sede na cidade de Titisee-Neustadt (Alemanha), emprega atualmente 3.700 trabalhadores e regista um volume de negócios superior a 420 milhões de euros. A autarquia refere ainda que a multinacional alemã passou também a integrar a Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha, numa cerimónia simbólica realizada na terça-feira. A Rede de Embaixadores Empresariais integra-se no programa municipal “Albergaria Empreende+”, que contempla 20 ações estratégicas para dinamizar a economia local, atrair investimento, apoiar empreendedores e valorizar o capital humano, numa cooperação em prol do desenvolvimento sustentável do território. Segundo a autarquia, o concelho distingue-se atualmente por apresentar “um dos tecidos empresariais mais robustos da região Centro, com mais de 3.120 empresas, 10.540 empregos diretos, um volume de negócios superior a 1.500 milhões de euros e exportações anuais acima dos 500 milhões de euros”. “Nos últimos 10 anos, Albergaria-a-Velha registou um crescimento sustentado de 25% no número de empresas e criou mais de três mil novos postos de trabalho, resultado de uma estratégia ativa de promoção da competitividade e do empreendedorismo”, conclui a mesma nota.

Ílhavo apresenta Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
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Abrangendo todo o território municipal, o PMUS integra ainda um estudo de tráfego dedicado à cidade da Gafanha da Nazaré. Este plano, que começou a ser desenvolvido antes mesmo da sua obrigatoriedade legal, pretende “orientar políticas e ações com foco na sustentabilidade, coesão territorial e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”. “O Município de Ílhavo encontra-se também a implementar uma plataforma de monitorização que permitirá avaliar os impactos das ações previstas, facilitando eventuais adaptações ao longo da próxima década”, realça uma nota enviada às redações esta quarta-feira. O plano resulta de um “trabalho técnico detalhado”, baseado em dados concretos e num diagnóstico detalhado da realidade local. Ao longo da sessão, foram destacadas as principais medidas previstas nos diferentes eixos de atuação, bem como todo o processo participativo que contribuiu para a sua construção. Na nota, a autarquia recorda ainda que a participação pública teve um papel central na elaboração do PMUS. “Realizaram-se duas sessões participativas: a primeira a 25 de outubro de 2023, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, dirigida a entidades e agentes locais, e a segunda, a 9 de abril de 2024, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, aberta à população. Em ambos os momentos, os participantes puderam partilhar preocupações, identificar problemas e propor soluções no âmbito da mobilidade”, destaca.  “O PMUS de Ílhavo constitui um instrumento técnico de planeamento com impacto nas dimensões ambiental, social e económica, refletindo uma abordagem integrada e participada à mobilidade urbana”, conclui a nota.

Ílhavo: Route 25 apresenta inovações em mobilidade inteligente na Zona Industrial da Mota
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Ílhavo: Route 25 apresenta inovações em mobilidade inteligente na Zona Industrial da Mota

Este evento insere-se, segundo uma nota de imprensa enviada às redações, no âmbito do Route 25, uma iniciativa pioneira de mobilidade inteligente, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como objetivo “apresentar ao público e aos parceiros as soluções desenvolvidas pelo projeto em ambiente real”. Na nota, autarquia adianta que durante o dia, entre as 10h00 e as 17h00, será possível conhecer de perto algumas das principais inovações do Route 25, “nomeadamente nas áreas da mobilidade autónoma, veículos elétricos, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), conectividade veicular (V2X) e plataformas digitais de gestão de mobilidade”. “A escolha da Zona Industrial da Mota como palco para esta demonstração deve-se à sua localização estratégica e ao potencial que oferece para a experimentação de soluções tecnológicas em contexto real, reforçando o compromisso do projeto com a transformação da mobilidade urbana e industrial em Portugal”, justifica. A autarquia adianta ainda que esta quinta-feira a circulação estará “condicionada e os lugares de estacionamento localizados nesta zona não deverão ser utilizados”. “A Rua 1, no troço compreendido entre o Entreposto da Cerâmica Aleluia e o cruzamento com a Rua 5, na Zona Industrial da Mota, estará condicionada ao trânsito entre as 21h30 do dia 23 de julho e as 21h00 do dia seguinte”, alerta. O projeto Route 25 é uma iniciativa pioneira que visa revolucionar a mobilidade em Portugal, impulsionando a inovação e a sustentabilidade no setor. A iniciativa reúne mais de 28 parceiros de referência do setor tecnológico, académico, público e empresarial, entre eles, o Município de Ílhavo. O Route 25 tem como objetivo elevar a posição da indústria automóvel portuguesa ao topo da cadeia de valor da mobilidade e o seu foco está na condução autónoma segura e no desenvolvimento de tecnologias de transporte sustentáveis, alinhadas com a Estratégia Europeia CCAM (Cooperative, connected and automated mobility). Com um investimento significativo, o Route 25 visa o desenvolvimento e a implementação de soluções de mobilidade inteligente, segura e sustentável, alinhadas com as metas europeias de descarbonização e digitalização. As atividades do projeto decorrem em três living labs localizados nas regiões do Porto, Aveiro/Ílhavo e Fundão. Até ao final de 2025, o Route 25 pretende disponibilizar ao mercado “dezenas de produtos, processos e serviços inovadores que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, aumentar a competitividade das empresas e posicionar Portugal como um país de referência na área da mobilidade inteligente”.

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Artistas portugueses juntam-se a campanha internacional por mais proteção de direitos face à IA
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Artistas portugueses juntam-se a campanha internacional por mais proteção de direitos face à IA

De acordo com a Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos (Audiogest), num comunicado hoje divulgado, ao todo são 17 os artistas portugueses que “dão voz ao apelo internacional para uma maior proteção dos direitos dos criadores face ao rápido avanço da Inteligência Artificial (IA), numa iniciativa promovida pela Audiogest, que assim se associa à campanha ‘Stay True To The Act’”. Com esta campanha, iniciada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), pretende-se “sensibilizar os decisores políticos europeus para a urgência de garantir que os sistemas de IA respeitam as regras de propriedade intelectual, promovendo um futuro onde a criatividade humana e a inovação tecnológica possam crescer lado a lado”. A lista de artistas portugueses que se associaram à campanha, através de pequenos vídeos, inclui, além de Diogo Piçarra, Dino D’Santiago e a dupla Calema, Fernando Ribeiro (dos Moonspell), Pedro Abrunhosa, João Cabrita, Miguel Ângelo (Delfins), Tomás Wallenstein (Capitão Fausto), João Gil, Diogo Zambujo, (Joana) Dela Marmy, Carlos Leitão, João Couto, Afonso Dubraz, Domingos Guerreiro (Puro Rock), Mastiksoul e Satiro. Segundo a Audiogest, “a campanha continua aberta a todos os artistas que queiram juntar a sua voz a esta causa”. A campanha “Stay True To The Act” tem como objetivo principal “a proteção dos direitos de autor e a inovação, preconizando que, para que a criação artística continue a florescer, os criadores devem manter o controlo sobre a forma como as suas obras são utilizadas e ser devidamente remunerados por esse uso”. Os participantes na campanha defendem que os sistemas de IA que utilizem obras criativas “devem ser transparentes e respeitar as regras de direitos de autor em vigor” e “requerer o consentimento explícito dos seus autores, uma vez que a criatividade não pode ser extraída sem autorização e uma perspetiva de crescimento conjunto”. Além disso, defendem que a União Europeia “deve garantir um ecossistema onde a inovação tecnológica e o mercado criativo possam prosperar em equilíbrio”.

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