RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Universidade

Inscrições terminam hoje para a 4.ª Corrida Solidária da AAUAv, que acontece já este sábado

O Setor Aveiro é Nosso, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), promove este sábado, 27 de setembro, a 4.ª Edição da Corrida Solidária. O evento alia a prática desportiva e a solidariedade, envolvendo estudantes e a comunidade local.

Inscrições terminam hoje para a 4.ª Corrida Solidária da AAUAv, que acontece já este sábado
Redação

Redação

24 set 2025, 10:32

O programa arranca às 9h30 com um aquecimento, seguido da corrida e caminhada, às 10h00, num percurso desenhado em torno da Universidade de Aveiro. As inscrições decorrem até esta quarta-feira, 24 de setembro, através da plataforma Lap2Go.

Por cada inscrição, um euro reverte a favor da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Aveiro (CERCIAv), contribuindo para a aquisição de uma carrinha adaptada. Numa nota enviada às redações, a AAUAv apela “à participação de toda a comunidade académica e da população aveirense, reforçando que cada inscrição representa um passo solidário em prol da inclusão”.

Esta edição conta com o apoio da UA, da Câmara Municipal de Aveiro, da Lap2Go, da Finger Food, da Civilria Run Club e da Magal, entidades que se associam à causa e à sua concretização.

Recomendações

Aveirense Fernando Ramos reconduzido na reitoria da Universidade Portucalense
Universidade

Aveirense Fernando Ramos reconduzido na reitoria da Universidade Portucalense

Do seu trabalho ao longo do primeiro mandato, Fernando Ramos destaca “o crescimento muito expressivo do número de estudantes que se candidatam, e frequentam, os ciclos de estudos da Universidade Portucalense, a criação da Portucalense Business School, que atua na área da formação executiva, e a avaliação de todas as unidades de investigação da Universidade, pela FCT, com a classificação Muito Bom. Foram e serão, sem dúvida, tempos de mudança e crescimento, com qualidade credenciada e demonstrada”. O especialista em Digital Media, eLearning e Educação à Distância foi docente, de investigador, coordenador científico e diretor no Departamento de Eletrónica e Telecomunicações, no Departamento de Comunicação e Arte e no Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro (UA). Fernando Ramos tem também no currículo um longo historial de participação em diversos projetos como consultor internacional, nomeadamente em colaboração com várias instituições de Ensino Superior dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Lorosa’e. Nascido em 1956, o professor nasceu e fez toda a sua formação escolar e universitária na cidade de Aveiro.

Aveiro Smart Business abre recrutamento a estudantes da UA até este domingo
Universidade

Aveiro Smart Business abre recrutamento a estudantes da UA até este domingo

A associação tem como missão, segundo uma nota de imprensa enviada à Ria, aproximar o meio académico do tecido empresarial, oferecendo aos estudantes a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica. O processo de recrutamento decorre até este domingo, 28 de setembro, e está aberto a todos os estudantes da UA. As candidaturas devem ser submetidas através do formulário online disponível aqui.  No âmbito da sua atividade, a ASB promove também esta quinta-feira, 25 de setembro, pelas 18h00, uma formação online sobre “Entrevistas de Emprego – Postura e Boas Práticas”, ministrada pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo. A sessão é gratuita, inclui certificação e mantém as inscrições abertas até ao início da formação, aqui

GrETUA estreia rubrica “Fora do Armário” com conversa sobre a ‘flânerie’
Universidade

GrETUA estreia rubrica “Fora do Armário” com conversa sobre a ‘flânerie’

Segundo uma nota de imprensa enviada à Ria, a primeira edição do “Fora do Armário” será dedicada ao tema “A Flânerie: dos livros às outras artes” e procurará “debruçar-se sobre esta figura icónica da poesia do século XIX para explorar o gesto de caminhar e deambular pela cidade enquanto prática literária e artística”. O convidado desta edição será Diogo Marques, investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e do CODA - Center for Digital Culture and Innovation da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A conversa contará ainda com sugestões de leitura do “catálogo da livraria-armário que o GrETUA mantém em parceria com a snob e por leituras de textos selecionados”. A entrada é gratuita. A nova rubrica ficará ainda, posteriormente, disponível em formato podcast.

Agenda ILLIANCE apresenta resultados esta quarta-feira na UA
Universidade

Agenda ILLIANCE apresenta resultados esta quarta-feira na UA

Com o tema “Contributo para a Competitividade e Resiliência da Economia Portuguesa", a sessão, que decorre no auditório Renato Araújo, pretende dar a conhecer os resultados alcançados até à data no âmbito desta agenda, e promover a reflexão sobre o contributo das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a competitividade e resiliência da economia portuguesa. A sessão de abertura contará com a intervenção de João Veloso, vice-reitor da UA, seguida da participação de Nelson Ferreira, responsável internacional de Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia, que abordará o papel estratégico do conhecimento e da tecnologia na competitividade. Marta Marques, coordenadora da UACOOPERA - unidade transversal para a Cooperação com a Sociedade -, completará a sessão inaugural sublinhando o papel da UA como catalisador de inovação colaborativa. Segundo uma nota de imprensa enviada à Ria, o painel principal, subordinado ao tema “Impulsionar a Competitividade e a Resiliência Económica através de I&D e Inovação: O Papel Estratégico das Agendas Mobilizadoras do PRR”, reunirá alguns dos protagonistas da inovação em Portugal. Entre eles estará Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting em Portugal e Espanha. No encerramento do evento é ainda aguardado Manuel Castro Almeida, ministro da Economia e da Coesão Territorial, mas “ainda sem presença confirmada”. “Mudar a forma como construímos e habitamos é crucial para enfrentar as alterações climáticas. Com a Agenda ILLIANCE, Portugal dá um passo concreto rumo a um futuro mais verde e resiliente, provando que a inovação colaborativa é a chave para transformar desafios globais em oportunidades de desenvolvimento económico e social”, realçou Nelson Ferreira.  João Veloso, citado na nota, acrescentou ainda que “este evento, que junta empresas e academia, evidenciará de forma clara as vantagens desta parceria, que se pretende cada vez mais próxima e mais intensa”. A participação na sessão é livre, mas de inscrição obrigatória, limitada à capacidade do auditório. A Agenda ILLIANCE é uma das 21 Agendas Mobilizadoras/Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a UA participa. Financiado pelo PRR, o consórcio da Agenda Mobilizadora ILLIANCE prevê o lançamento de 77 novos produtos, com um potencial de vendas superior a 300 milhões de euros, reforçando a competitividade nacional e posicionando Portugal na linha da frente da construção sustentável e da neutralidade carbónica. Assente nos pilares da saúde, conforto e sustentabilidade, a Agenda ILLIANCE aposta na industrialização de tecnologias inovadoras capazes de transformar o setor dos edifícios, responsável por uma parte significativa do consumo energético e das emissões de gases com efeito de estufa, para reduzir a dependência energética, melhorar a qualidade de vida, proteger o ambiente e acelerar o combate às alterações climáticas.

Últimas

Chega-Aveiro defende novas medidas de apoio aos bombeiros do Município
Cidade

Chega-Aveiro defende novas medidas de apoio aos bombeiros do Município

O regulamento proposto serve para “definir importantes e justos apoios” aos bombeiros e às suas famílias. De acordo com Diogo Soares Machado, o documento vai entrar em vigor no final do primeiro semestre de 2026, primeiro ano civil completo do próximo mandato, depois de passar pelo crivo da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. Entre as propostas, Diogo Machado quer uma bonificação de 50% no IMI relativo a habitação própria e permanente no concelho de Aveiro, a isenção de taxas e licenças na construção de habitação própria e permanente no Município, o apoio de 500 euros para filhos ou enteados dos profissionais que se matriculem no Ensino Superior, um subsídio de assiduidade ao bombeiro em prontidão permanente, no valor mensal de 60 euros, e um subsídio à frequência de creche, no valor de 30 euros mensais. Na publicação, o cabeça-de-lista do Chega aponta também à necessidade de rever os protocolos com as duas corporações de bombeiros aveirenses: a AHBVA - BOMBEIROS VELHOS e a CSPGGF - BOMBEIROS NOVOS. Para a primeira corporação, o partido quer um aumento de 45% em relação a 2025 (mais 156 mil euros) e, para a segunda corporação, defende uma subida de 30% (mais 90 mil euros). Nas palavras do candidato, os protocolos dirão respeito a 2026 e “visam comparticipar nas despesas das nossas Corporações com o serviço de piquete 24 horas/Protecção Civil, Equipas de Reforço Operacional, EIP's, actividade de acordo com o índice populacional, apoio ao Voluntariado e investimento (aquisição de viaturas e/ou EPI's)”.

Caravana autárquica do Livre passa por Aveiro
Cidade

Caravana autárquica do Livre passa por Aveiro

A volta oficial de Rui Tavares arranca na próxima terça-feira, dia 30, no Algarve, nos concelhos de Lagos e Silves, vai terminar em Matosinhos e no Porto. Por seu lado, a jornada de Isabel Mendes Lopes termina em Sintra e Lisboa. No distrito de Aveiro, a caravana passa por dois concelhos em que o Livre se candidata sozinho: Aveiro e Santa Maria da Feira. No total, são doze os municípios pelos quais a campanha passa e em que o partido não concorre coligado: Lagos, Setúbal, Caldas da Rainha, Aveiro, Santa Maria da Feira, Faro, Amadora, Porto, Braga, Barcelos, Vila Franca de Xira e Matosinhos. Já em Silves, Seixal, Almada, Castelo Branco, Coimbra, Loures, Albufeira, Gaia, Figueira da Foz, Leiria, Oeiras, Lisboa e Sintra, outros concelhos pelos quais a campanha passa, o Livre candidata-se em conjunto com outros partidos. Recorde-se que, em Aveiro, a candidatura do Livre é encabeçada por Bruno Santos Fonseca. Atualmente, o partido não tem qualquer representação nos órgãos autárquicos do concelho.

BE-Aveiro assinala “imensos pontos de convergência” em reunião com a Ciclaveiro
Cidade

BE-Aveiro assinala “imensos pontos de convergência” em reunião com a Ciclaveiro

Na sequência da reunião em que, segundo o partido, foi possível falar de “urbanismo, mobilidade e do futuro da democracia em Aveiro”, João Moniz enaltece que “o conhecimento que a Ciclaveiro produz, os projetos que desenvolve e as propostas que apresenta são um bem público e devem ser ouvidos e levados a sério na definição das políticas locais”. O bloquista reafirmou alguns dos compromissos do partido no concelho de Aveiro, como a defesa de um “um novo conceito de planeamento urbano”: “Queremos inverter a lógica que tem organizado o espaço público para o benefício da especulação imobiliária e para o automóvel, e recolocar a comunidade no centro do planeamento”. Entre as propostas, João Moniz refere a criação de praças arborizadas em cada localidasde, a construção de novos parques verdes na cidade e nas freguesias e a valorização da malha urbana que “ligue a habitação, o comércio e os espaços de lazer”. O candidato aponta ainda um combate aos fenómenos de gentrificação e a “projetos que sacrificam jardins e espaço comunitário para estacionamento ou hotelaria”. No campo da mobilidade, João Moniz também falou da necessidade de “virar a página ao modelo assente no automóvel e construir uma rede pública de mobilidade intermodal, acessível e sustentável”. A ideia passa por reforçar o transporte coletivo e a sua remunicipalização, a criação de um passe municipal gratuito para estudantes, jovens e idosos – que, aponta, pode ser financiado pelas receitas de uma futura taxa turística – e a integração tarifária com toda a região. Outra proposta é a criação da “mais ambiciosa rede de ciclovias do país”. No decorrer do encontro, a Ciclaveiro falou também de alguns projetos que tem vindo a desenvolver, como o Pépedal, a Academia Mini-Rodas e o Kidical Mass, que vai ter a sua 8.ª edição a 5 de outubro.

Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré vai funcionar em instalações provisórias
Região

Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré vai funcionar em instalações provisórias

A solução, diz a CMI, vai acelerar o avanço da obra, o que vai ajudar a recuperar dos contratempos que resultam da deslocação de um cabo da E-Redes. Nesse sentido, fica garantido o cumprimento dos prazos previstos no âmbito do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Câmara Municipal aprovou também na mesma sessão uma ligeira ampliação dos monoblocos já instalados na obra de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Ílhavo. A intervenção vai permitir que ambas as Unidades de Saúde possam funcionar nas instalações provisórias sem que sejam afetadas pelos constrangimentos que resultam do ruído das obras. No edifício atual, nesta fase, apenas vai continuar a funcionar o piso zero. Quando a intervenção dos pisos superiores terminar, os monoblocos passam a dar resposta aos serviços do piso zero.