Aplicação móvel “MyULSRA” regista aumento na adesão de utentes
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA) está a registar um crescimento na adesão à aplicação móvel “MyULSRA”, que notifica as consultas e exames, revelou hoje a administração.
Redação
Segundo os dados divulgados hoje pelo conselho de administração da ULSRA, que compreende os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, neste momento a aplicação conta com 8.066 utentes registados, com uma média diária de cerca de 660 acessos.
A plataforma permite aos utentes aceder à agenda de consultas e exames, histórico de interações com os hospitais da região, e resolver diversas questões, evitando, em alguns casos deslocações.
Em junho deste ano a aplicação bateu o recorde de adesões, com 773 novos utentes registados, mantendo-se a fasquia estável em julho, com 714 novos utentes. No ano de arranque, 2023, foram registados 50 utentes no primeiro mês em que esteve disponível a MyULSRA, e esse número foi progredindo.
Recomendações
PS Ílhavo entrega listas às autárquicas com foco na proximidade e sustentabilidade
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Ria, estas listas representam um “equilíbrio entre militantes socialistas e cidadãos independentes, unidos no propósito de construir um concelho mais solidário, participativo e com futuro”. Citada na nota, Sónia Fernandes, candidata do PS à Câmara Municipal de Ílhavo, acrescentou ainda que as diferentes listas refletem a “diversidade, a experiência e a renovação necessárias para enfrentar os desafios do concelho”. “Com militantes dedicados e independentes, comprometidos com a causa pública, reafirmamos o nosso compromisso com uma governação próxima, justa e participativa”, acrescentou. O PS Ílhavo realça ainda que a “valorização do trabalho e da economia, do apoio às famílias (creches) e educação, a valorização da ria e a sustentabilidade ambiental, a simplificação da relação com os serviços e o diálogo permanente” são alguns dos pilares da candidatura. Sobre os candidatos às diferentes listas são descritos como “excelentes e conhecidos desempenhos profissionais, como garantia de uma gestão de elevada qualidade”. Sónia Fernandes liderará a candidatura à Câmara de Ílhavo e Luís Figueiredo à Assembleia Municipal.
Autárquicas: Chega candidata jurista Francisco Lopes à Câmara da Mealhada
“Esta é a primeira vez que me candidato a um cargo político. Decidi candidatar-me por convicção de que a Mealhada merece uma liderança que coloque os interesses dos munícipes como prioridade, defendendo a segurança, a ordem pública e a valorização da nossa identidade”, destacou. Em declarações à agência Lusa, Francisco Lopes explicou que o combate rigoroso à burocracia excessiva, a defesa da propriedade privada e dos direitos dos munícipes, a promoção de uma gestão transparente e rigorosa dos recursos públicos e os valores tradicionais e culturais são princípios fundamentais que guiam a sua candidatura. “É essencial garantir um concelho seguro, onde a família, o empreendedorismo e o respeito pela lei sejam prioridade”, acrescentou. De acordo com o candidato de 47 anos, as suas grandes bandeiras para a Mealhada estão “alinhadas com o partido Chega” e passam por reforçar a segurança pública local com medidas eficazes contra a criminalidade, para além de garantir rigor na gestão financeira da autarquia, eliminando desperdícios e centralizando investimentos em áreas prioritárias. Pretende ainda proteger a floresta com políticas concretas de prevenção de incêndios e defesa do meio ambiente e estimular o desenvolvimento económico com apoio claro ao empreendedorismo e às pequenas e médias empresas locais “geradoras de emprego digno”. Francisco Lopes promete também dar especial atenção ao ensino, privilegiando o mérito tendo em conta as diferentes necessidades. “Quero valorizar as quatro maravilhas do concelho da Mealhada que são o pão regional, os vinhos da Bairrada, a Água do Luso e o Leitão Assado da Bairrada, por forma a potenciar o turismo, o orgulho mealhadense e o desenvolvimento económico sustentável”, concluiu. Além de Francisco Lopes, pelo Chega, concorrem à Câmara da Mealhada o atual presidente António Jorge Franco, pelo Movimento Independente Mais e Melhor; Guilherme Duarte, pelo PS; e Nelson Fernandes, pelo PSD. António Jorge Franco foi eleito presidente da Câmara Municipal da Mealhada em 2021, pelo Movimento Independente Mais e Melhor com 37,82% dos votos, enquanto o PS arrecadou 29,54%, a Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada 19,20%, a CDU 4,27%, o BE 3,10% e o Chega 1,58%. O executivo da Câmara da Mealhada é formado por três eleitos do Movimento Independente Mais e Melhor, três do PS e um da Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada. As eleições autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.
Mais de 190 mil foram ao Festival do Bacalhau em Ílhavo
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, de acordo com os dados até agora apurados, o número total de refeições servidas aponta para mais de 23 mil refeições, valor da edição anterior. O Festival do Bacalhau é considerado o maior evento do Município de Ílhavo, tendo envolvido na edição deste ano cerca de 100 colaboradores da Câmara Municipal e 600 voluntários. O Pavilhão Âncora, que acolheu 15 showcookings e uma mostra de artesanato com 30 artesãos e nove associações, recebeu 35196 visitantes. O Navio-Museu Santo André, nos dias do Festival, teve 5176 visitantes e o espaço infantil “Forte das Brincadeiras” contou com a participação de 1350 crianças nas oficinas. A "Corrida Mais Louca da Ria" registou um recorde de 27 embarcações. “O evento reforçou o compromisso com a acessibilidade e inclusão, sendo que os concertos e showcookings tiveram interpretação em língua gestual portuguesa e foram criadas plataformas elevadas para pessoas com mobilidade condicionada”, descreve a nota de imprensa. O Festival do Bacalhau recebeu a distinção de “ecoevento”, atribuída pela empresa de tratamento de resíduos urbanos ERSUC, pelas práticas no recinto, que incluíram a recolha seletiva de resíduos, como biorresíduos, óleo alimentar usado e rolhas de cortiça, pela utilização de copos e toalhetes reutilizáveis, a disponibilização de beatões, bem como a utilização de produtos de limpeza provenientes de economia circular a partir de óleo alimentar usado. “Ao longo dos últimos anos, o Município tem apostado na melhoria das infraestruturas, tanto para proporcionar uma melhor experiência aos visitantes, como para criar melhores condições de trabalho para todos os envolvidos na organização do festival e preparação de refeições”, salienta a nota.
Azeméis recebe competição de cubo mágico com provas de velocidade e só com uma mão
A iniciativa no referido concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto vai decorrer no Pavilhão Municipal António Costeira e tem organização da Associação Portuguesa de Speedcubing, cofundada pelo jovem local Pedro Azevedo, que em julho foi o único português a participar no campeonato mundial da modalidade em Seattle, nos Estados Unidos, e entrou para o Top100 da categoria de Megaminx (disputada com um dodecaedro) e para o Top200 dos cubos 2x2 (com duas peças por face) e Skewb (cujas peças deslizam num eixo diagonal). Face ao crescente número de competições relacionadas com os cubos criados pelo húngaro Ernő Rubik e com outros puzzles desenvolvidos a partir da sua invenção, Pedro Azevedo quer que o terceiro evento de 'speedcubing' que organiza em Oliveira de Azeméis seja “memorável” e, nesse sentido, anuncia provas em 10 categorias oficiais, cujos resultados contarão para os rankings da Associação Mundial de Cubing (WCA), e ainda uma outra de caráter não-oficial. No primeiro caso, serão avaliados os desempenhos mais rápidos no manuseamento de cubos 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5, seguindo-se as rubricas de 3x3 só com uma mão e ainda as relativas aos modelos Megaminx, Skewb, Pyramix (em forma de pirâmide), Clock (que é um disco cujos nove relógios por face devem indicar a mesma hora) e o Square-1 (no que o desafio é fazer uma peça de arestas irregulares adotar a forma final de um cubo). A essas rubricas juntar-se-á ainda a designada “2-Man Mini Guildford”, que, a título não-oficial, é a prova em que equipas de dois participantes tentarão cumprir no menor tempo possível o conjunto total das anteriores 10 categorias do Open. Quanto aos participantes esperados em Azeméis, num leque de idades dos 9 aos 56 anos, entre esses incluem-se ‘cubers’ como Afonso Machado, recordista português de 3x3, e Tiago Morais, 1.º do ranking nacional em várias categorias, assim como o britânico Luan Phillipe, número 20 no seu país a manipular só com uma mão os cubos 2x2 e 3x3. “Para alguns participantes será a primeira competição, para outros a 77.ª, mas fico feliz por ver pessoas de outros países a fazerem viagem mais longas para vir cá participar e o objetivo é que todos desfrutem”, declara Pedro Azevedo à Lusa. O cofundador da Associação Portuguesa de Speedcubing acredita que este ano o evento vai evoluir em termos de qualidade global, até porque conta com o apoio de alguns patrocinadores que “ajudaram a melhorar a experiência do competidor”, e espera agora que o ambiente geral da iniciativa tenha idêntica repercussão nos tempos dos participantes. “Espero que todos terminem a competição satisfeitos, tanto pelo convívio como pelos bons resultados”, conclui o ‘cuber’, cujo recorde pessoal oficial é a resolução de um cubo 3x3 em 6,53 segundos.
Últimas
Já é conhecida a ordem das candidaturas nos boletins de voto em Aveiro
Na corrida à Câmara Municipal, o primeiro lugar no boletim de voto pertence ao PAN – Pessoas, Animais, Natureza, seguido do Bloco de Esquerda e do Livre. A fechar a lista surge o movimento Nós, Cidadãos!. Entre os principais partidos, o PS surge na oitava posição e a coligação Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) aparece em sexto lugar, enquanto o Chega ocupa a sétima posição. Para a Assembleia Municipal, a lista encabeçada pela Iniciativa Liberal surge em primeiro lugar no boletim, enquanto o Chega aparece na última posição. O PS figura em sexto lugar e a Aliança com Aveiro em quinto. Também já são conhecidas as ordens das candidaturas nas diferentes Assembleias de Freguesia do concelho.As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro e os boletins de voto agora definidos serão a imagem que os eleitores encontrarão nas urnas. Órgão: Câmara Municipal 1. Pessoas – Animais – Natureza (PAN) 2. Bloco de Esquerda (B.E.) 3. Livre (L) 4. Iniciativa Liberal (IL) 5. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 6. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 7. Chega (CH) 8. Partido Socialista (PS) 9. Nós, Cidadãos! (NC) Órgão: Assembleia Municipal 1. Iniciativa Liberal (IL) 2. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 3. Livre (L) 4. Pessoas – Animais – Natureza (PAN) 5. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 6. Partido Socialista (PS) 7. Bloco de Esquerda (B.E.) 8. Chega (CH) Aradas – Assembleia de Freguesia 1. Chega (CH) 2. Partido Socialista (PS) 3. Sentir Aradas – SA (SA) 4. Iniciativa Liberal (IL) 5. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 6. Bloco de Esquerda (B.E.) 7. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) Cacia – Assembleia de Freguesia 1. Bloco de Esquerda (B.E.) 2. Partido Socialista (PS) 3. Iniciativa Liberal (IL) 4. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 5. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) Esgueira – Assembleia de Freguesia 1. Livre (L) 2. Bloco de Esquerda (B.E.) 3. Iniciativa Liberal (IL) 4. Chega (CH) 5. Partido Socialista (PS) 6. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 7. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) Oliveirinha – Assembleia de Freguesia 1. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 2. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 3. Chega (CH) 4. Bloco de Esquerda (B.E.) 5. Partido Socialista (PS) São Bernardo – Assembleia de Freguesia 1. Partido Socialista (PS) 2. Iniciativa Liberal (IL) 3. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 4. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 5. Bloco de Esquerda (B.E.) São Jacinto – Assembleia de Freguesia 1. Partido Socialista (PS) 2. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 3. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) Santa Joana – Assembleia de Freguesia 1. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 2. Partido Socialista (PS) 3. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 4. Bloco de Esquerda (B.E.) 5. Chega (CH) 6. Iniciativa Liberal (IL) Eixo e Eirol – Assembleia de Freguesia 1. Chega (CH) 2. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 3. Bloco de Esquerda (B.E.) 4. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 5. Partido Socialista (PS) Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz – Assembleia de Freguesia Partido Socialista (PS) 1. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 2. Chega (CH) 3. Bloco de Esquerda (B.E.) 4. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) União das Freguesias de Glória e Vera Cruz – Assembleia de Freguesia 1. Iniciativa Liberal (IL) 2. Partido Socialista (PS) 3. Bloco de Esquerda (B.E.) 4. CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) 5. Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) 6. Chega (CH) 7. Livre (L)
Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP entra em vigor com 1.200 polícias
Com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2023, algumas competências desta força de segurança passaram para a esfera da PSP e, agora, as operações de afastamento, readmissão e retorno de pessoas em situação irregular, que tinham sido atribuídas à Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), ficam a cargo da PSP. O objetivo, explicou a PSP em comunicado, é que, “a médio prazo”, a UNEF funcione com cerca de 2 mil pessoas, incluindo “polícias, técnicos especializados, prestadores de serviços e voluntários da sociedade civil e de organizações não governamentais”. Esta necessidade de aumento de trabalhadores é resultado, não só das novas competências agora atribuídas, mas também da implementação do novo sistema de entradas e saídas que vai funcionar a partir de 12 de outubro de 2025 e da implementação do Pacto Europeu para as Migrações e Asilo a partir do próximo ano. Além das operações de afastamento e de retorno, que eram da competência da AIMA, a vigilância, fiscalização e controlo de fronteiras aéreas, que eram já competência da PSP, ficam também concentradas na nova unidade, que ficará sob a liderança do diretor nacional desta polícia. A UNEF vai também passar a abrir processos de contraordenação no âmbito do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional. O objetivo é que as atuais divisões de segurança aeroportuárias e controlo fronteiriço da PSP, criadas na sequência da extinção do SEF e situadas nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira, sejam integradas na UNEF. No entanto, a transferência das divisões para a UNEF será um processo “gradual e faseado" de modo a garantir "articulação com as unidades da PSP existentes”, explicou a PSP. À Lusa, o dirigente sindical da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Santos, alertou para o problema que se arrasta nesta polícia relacionado com a falta de efetivo e admitiu reservas em relação a esta nova unidade, apontando “mais sobrecarga para os polícias”. Esta nova unidade resultou de uma proposta do Governo, cujo projeto teve algumas alterações pedidas pelo Chega, que ainda tentou mudar o nome da unidade, mas sem sucesso. A proposta do Governo foi aprovada na Assembleia da República, em julho, com os votos a favor do PSD, Chega, IL e CDS, a abstenção do PS e JPP e votos contra dos restantes partidos de esquerda.
PS Ílhavo entrega listas às autárquicas com foco na proximidade e sustentabilidade
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Ria, estas listas representam um “equilíbrio entre militantes socialistas e cidadãos independentes, unidos no propósito de construir um concelho mais solidário, participativo e com futuro”. Citada na nota, Sónia Fernandes, candidata do PS à Câmara Municipal de Ílhavo, acrescentou ainda que as diferentes listas refletem a “diversidade, a experiência e a renovação necessárias para enfrentar os desafios do concelho”. “Com militantes dedicados e independentes, comprometidos com a causa pública, reafirmamos o nosso compromisso com uma governação próxima, justa e participativa”, acrescentou. O PS Ílhavo realça ainda que a “valorização do trabalho e da economia, do apoio às famílias (creches) e educação, a valorização da ria e a sustentabilidade ambiental, a simplificação da relação com os serviços e o diálogo permanente” são alguns dos pilares da candidatura. Sobre os candidatos às diferentes listas são descritos como “excelentes e conhecidos desempenhos profissionais, como garantia de uma gestão de elevada qualidade”. Sónia Fernandes liderará a candidatura à Câmara de Ílhavo e Luís Figueiredo à Assembleia Municipal.
Auditoria do IGF decorre na Junta de Freguesia de Aradas devido a queixa laboral
Em declarações à Ria, a presidente da Junta, Catarina Barreto, confirmou que se encontra a decorrer uma auditoria previamente agendada, relacionada com uma queixa de uma colaboradora da Junta, relativa a factos ocorridos em 2021. Segundo informações não oficiais e comentários nos bastidores da política local, a situação poderá estar ligada à deslocalização da funcionária do atendimento ao público para os armazéns da Junta, situação que terá motivado alegações de assédio laboral por parte da trabalhadora. A Ria tentou obter mais esclarecimentos junto da IGF sobre os motivos específicos da auditoria, mas até ao momento não recebeu resposta.