Câmara de Águeda lança projeto com restaurantes para reduzir as sobras
A Câmara Municipal de Águeda lançou hoje, dia 4, um projeto, com 22 restaurantes, para reduzir o desperdício alimentar, informou a autarquia.
Redação
Últimas
O projeto-piloto “Águeda + Verde | Sem Desperdício” visa reduzir a produção de resíduos no setor da restauração, através de caixas que são disponibilizadas aos clientes para levar as sobras para casa.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Águeda, a iniciativa conta com a adesão de 22 estabelecimentos, localizados no perímetro urbano da cidade.
As caixas para levar as sobras das refeições para casa são gratuitas e é o próprio cliente que acondiciona a comida que pretende levar nas embalagens, que vão estar em expositores identificados.
A medida integra a estratégia “European Green Leaf 2026” e terá uma duração inicial de seis meses.
O projeto pretende “envolver empresários da restauração e clientes na valorização dos recursos e na promoção da economia circular no concelho”.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, a medida “traduz-se num contributo prático para a sustentabilidade e a mudança de comportamentos”.
“O combate ao desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos e este projeto permite envolver diretamente cidadãos e empresários numa ação simples, mas com impacto real no ambiente”, afirma.
Edson Santos, que é responsável pelo pelouro do Ambiente, Ecologia, Sustentabilidade e Ação Climática, destaca ainda que a adesão ao projeto reforça o compromisso ambiental dos estabelecimentos.
Últimas
Recomendações
Águeda reforça meios de combate a incêndios
Segundo a Agência Lusa, a Câmara Municipal de Águeda anunciou hoje, dia 23, o reforço dos meios operacionais de combate a incêndios e proteção civil com uma escavadora giratória e duas novas viaturas.
Samuel Úria e Nuno Lopes na Feira em Festival de Cerveja Artesanal
De acordo com a agência Lusa, o Festival de Cerveja Artesanal de Santa Maria da Feira arranca a 3 de julho, apresentando este ano 16 marcas de quatro países, entre propostas como um concerto de Samuel Úria e uma ‘DJ session’ pelo ator Nuno Lopes.
Dois candidatos disputam eleições na distrital de Aveiro do Chega
As eleições para a Distrital de Aveiro do Chega, que decorrem a 28, vão ser disputadas pelo atual presidente da estrutura, Pedro Alves, que se recandidata ao segundo mandato, e Manuel Almeida, presidente da Concelhia de Oliveira de Azeméis.
PCP preocupada com falta de médicos anestesistas no Hospital da Feira
A bancada parlamentar do PCP está preocupada com a falta de médicos anestesistas na Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) e alerta que isso está a motivar o encaminhamento de doentes para hospitais privados, conforme avança a agência Lusa.