Câmara de Águeda lança projeto com restaurantes para reduzir as sobras
A Câmara Municipal de Águeda lançou hoje, dia 4, um projeto, com 22 restaurantes, para reduzir o desperdício alimentar, informou a autarquia.
Redação
Últimas
O projeto-piloto “Águeda + Verde | Sem Desperdício” visa reduzir a produção de resíduos no setor da restauração, através de caixas que são disponibilizadas aos clientes para levar as sobras para casa.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Águeda, a iniciativa conta com a adesão de 22 estabelecimentos, localizados no perímetro urbano da cidade.
As caixas para levar as sobras das refeições para casa são gratuitas e é o próprio cliente que acondiciona a comida que pretende levar nas embalagens, que vão estar em expositores identificados.
A medida integra a estratégia “European Green Leaf 2026” e terá uma duração inicial de seis meses.
O projeto pretende “envolver empresários da restauração e clientes na valorização dos recursos e na promoção da economia circular no concelho”.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, a medida “traduz-se num contributo prático para a sustentabilidade e a mudança de comportamentos”.
“O combate ao desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos e este projeto permite envolver diretamente cidadãos e empresários numa ação simples, mas com impacto real no ambiente”, afirma.
Edson Santos, que é responsável pelo pelouro do Ambiente, Ecologia, Sustentabilidade e Ação Climática, destaca ainda que a adesão ao projeto reforça o compromisso ambiental dos estabelecimentos.
Últimas
Recomendações
E-Redes julgada por abate ilegal de sobreiros em Arouca
De acordo com a agência Lusa, a empresa E-Redes vai começar a ser julgada amanhã, dia 9, no Tribunal de Arouca, no distrito de Aveiro, num processo relacionado com o abate ilegal de sobreiros, uma espécie protegida em Portugal.
Câmara de Ílhavo baixa taxa de resíduos sólidos urbanos
De acordo com a agência Lusa, a Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a redução da taxa de resíduos sólidos urbanos a pagar pelos habitantes no município, informou a autarquia na passada sexta-feira, dia 5.
Festival Rádio Faneca celebra 13.ª edição em Ílhavo sob o tema da "sorte"
O Centro Histórico de Ílhavo acolhe, entre os dias 5 e 7 de junho, a 13.ª edição do Festival Rádio Faneca. O evento propõe uma reflexão sobre a sorte e o destino, reunindo concertos, teatro nos becos, cinema e projetos de comunidade num programa que se estende por locais emblemáticos e espaços não convencionais da cidade.
Eixo Aveiro-Águeda: Autarca de Águeda garante concurso público para a execução da obra em julho
Durante a Assembleia Municipal de Águeda da passada quinta-feira, dia 28, Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda (CMA), deu nota da conclusão da fase de projeto para o eixo Aveiro-Águeda. De acordo com as palavras do autarca, estão a ser ultimados os detalhes para o lançamento do concurso público internacional, que deve acontecer no próximo mês de julho.