RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

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UA: Campus Jazz e Festivais de Outono nomeados para os Iberian Festival Awards

O Campus Jazz e os Festivais de Outono, duas das propostas culturais da Universidade de Aveiro (UA), estão nomeados, em conjunto, para três categorias do Iberian Festival Awards. Os vencedores serão tornados públicos a 15 de março.

UA: Campus Jazz e Festivais de Outono nomeados para os Iberian Festival Awards
Ana Patrícia Novo

Ana Patrícia Novo

Jornalista
24 fev 2025, 16:49

Em entrevista à Ria, Pedro Rodrigues, diretor artístico dos Festivais de Outono sublinhou ter sido a primeira vez em 20 edições que o festival submeteu uma candidatura aos Iberian Festival Awards. “Este tipo de reconhecimento é útil e interessante, mas não deve de ser o foco principal da nossa atenção (…) porque senão acabamos por poder condicionar algumas linhas programáticas em favor daquilo que julgamos que vai ter uma melhor apreciação por júris externos em vez de nos dedicarmos, de facto, àquele que é o nosso contexto e à maneira de o melhorarmos”, esclareceu. “Uma vez que aqui temos tudo isto junto penso que ainda é um motivo de maior orgulho, porque conseguimos ter uma recetividade muito positiva por parte do público e finalmente também uma recetividade interessante por parte deste júri que avaliou a candidatura”, sublinhou.

A iniciativa que tem tido “sempre um percurso ascendente e que demonstra a resistência do investimento da Universidade nesta atividade cultural”, reparou Pedro Rodrigues. O objetivo, frisa o diretor artístico, “será sempre” a promoção da cultura. “É importante que exista a representação e a academia enquanto uma instituição de cultura e é importante que exista uma representação da universidade também enquanto um agente formador de talentos”, terminou Pedro Rodrigues

Pedro Rodrigues avançou ainda que a próxima edição dos Festivais de Outono vai decorrer entre 26 de outubro e 28 de novembro. À semelhança do que aconteceu nas passadas edições, as linhas programáticas já estão definidas. A 21ª edição será dedicada a uma “linha temática dupla que é Juventude e a Tecnologia”, revelou o diretor artístico dos festivais.

Também João Martins, diretor artístico do Campus Jazz olha para a nomeação da iniciativa como “uma honra enorme”. “Estar nesta shortlist de finalistas é uma honra gigante para nós enquanto festival e enquanto universidade”, sublinhou.

À semelhança da direção dos Festivais de Outono, o diretor artístico do Campus Jazz admitiu também que apesar da nomeação ser um fator positivo para o festival, a mesma não se configura como um objetivo. “Acho que o Campus Jazz se destaca pela sua ambivalência de atividades, desde concertos, atividades mais formativas, de investigação de incentivo à criação também”, referiu.

O conjunto de atividades plurais é mesmo o que consagra o Campus Jazz como um “figurino único de no seio do resto dos festivais, sobretudo comparando com os homólogos festivais de jazz”, sublinhou o diretor artístico. O principal objetivo é, assim, “apresentar uma programação sólida, plural” e “ter um cartaz forte com nomes consagrados do Jazz e com novos talentos também a poder mostrar-se nos nossos palcos”, explicou.

O cartaz da edição deste ano do Campus Jazz é já conhecido e irá decorrer de 30 de abril a 5 de junho. Da programação, João Martins destaca duas novidades: as Lunch Break Jazz Sessions “que são sessões que serão protagonizadas pelos alunos de jazz à hora de almoço, sobretudo, a acontecer no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA)” e “a grande novidade” que será o Estágio Big Band com o trombonista Nine Sparks Riots. “Apresentar uma proposta formativa com esta qualidade da direção artística é muito relevante para nós”, frisou João Martins.

O Campus Jazz está nomeado em duas categorias, Best Small Festival e Best Academic and Youth Festival, enquanto os Festivais de Outono ficaram apurados na categoria de Best Indoor Festival dos Iberian Festival Awards. Os vencedores serão tornados públicos no próximo dia 15 de março, numa gala que decorrerá na freguesia de Almancil, distrito de Faro.

Os prémios Iberian Festival Awards são uma iniciativa do ‘Talkfest - Music Fest Summit’, um evento à escala da Península Ibérica dedicado à discussão de Festivais nos seus diversos tópicos. A primeira edição do ‘Talkfest - Music Fest Summit’ foi organizada em 2012 e este ano assinala-se a nona edição da realização dos prémios.

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João Rocha Quartet e Brad Mehldau inauguram quinta edição do Campus Jazz da UA
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No dia em que se celebra o Dia Internacional do Jazz, arranca também a programação do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA). De 30 de abril a 5 de junho, alinha-se uma programação eclética e multicultural com um especial enfoque no potencial da região. A quinta edição do Campus Jazz abre com os vencedores do Concurso Internacional de Jazz de 2024, João Rocha Quartet, e atividades em que participa Jeff Ballard. O programa inclui ainda nomes de referência do jazz internacional, tais como Ben Wendel, Jeff Ballard ou Rabih Abou Khalil e, tal como avançado pela Ria, uma das novidades é o Estágio de Big Band que contará com a orientação de Nine Sparks Riots. João Rocha Quartet abre a programação do Campus Jazz amanhã, dia 30, com uma atuação na Cada do Estudante pelas 18h30. O grupo de jazz, influenciado por referências, como Joshua Redman, Pat Metheny, Lyle Mays e Mark Turner, abrirá a quinta edição da iniciativa com uma proposta que “tem como base a tradição do jazz, mas também pretende desenvolver algo mais pessoal e contemporâneo, abrindo espaço para a expressão individual sem nunca perder um som de grupo”, dá nota a UA.  O ensemble é constituído por músicos estudantes da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, e foi o vencedor da 4ª edição do Concurso Internacional de Jazz da UA nas categorias de “Melhor Ensemble” e Melhor Arranjo Original”. O ingresso tem um custo associado de 5 euros para a comunidade UA e de 8 euros para o público geral e podem ser adquiridos através da Bilheteira Online. O feriado do Dia do Trabalhador e o segundo do Campus Jazz fica marcado pela entrada em cena do percussionista e baterista Jeff Ballard. O artista terá a seu cargo a orientação de uma masterclass no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA). Volta no dia seguinte, dia 2, num concerto com o Combo de Jazz da UA, no Cine-teatro Alba, Albergaria-a-Velha, pelas 21h30. As reservas para a masterclass devem ser feitas na Bilheteira Online, assim como a compra dos bilhetes para o concerto com o Combo de Jazz da UA. Também as candidaturas ao Concurso Internacional de Jazz da UA (CIJ_UA) estão abertas até 7 de maio. O concurso prevê a atribuição de três prémios: Melhor Ensemble; Melhor Composição Original e Melhor Arranjo Original, correspondentes, respetivamente, a 1500 euros e a 500 euros para cada um dos dois últimos casos. O Melhor Ensemble terá também o agendamento de quatro concertos assumidos pela UA e seus parceiros - no ‘Guimarães Jazz’, no ‘Estarrejazz’, no ‘Que jazz é este?’ [festival de jazz de Viseu] e no programa do Campus Jazz do ano seguinte. O Campus Jazz é uma iniciativa da UA que “realça a importância e singularidade do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), uma estrutura dedicada à documentação e investigação sobre jazz, fundada em 2007 na UA”, dá nota a instituição de ensino superior. No último dia do Campus Jazz 2025 – dia 5 de julho - abrirá ao público uma exposição que conta com a curadoria de Ivo Martins, Vera Velez e Manuel Neto. A agenda completa da iniciativa pode ser consultada no site oficial.

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No XPERiMENTA de 2025 os participantes vão contar com cerca de 380 atividades, entre workshops, visitas e demonstrações científicas, distribuídas pelos 16 departamentos e quatro escolas politécnicas da UA. Além da participação no evento, a iniciativa surge como uma oportunidade para os jovens descobrirem tudo sobre o mundo da Ciência, colocando jovens de todo o país a participarem em atividades experimentais, visitas e espetáculos de ciência. Nesta edição, a Nave Multiusos Caixa UA será o palco das Competições Nacionais de Ciência, onde milhares de estudantes (dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico (CEB) e ensino secundário) irão colocar à prova os seus conhecimentos nas áreas da matemática, português, inglês, química, física, geologia, biologia, literacia financeira, ecologia cidadania e cultura geral, depois de quase 13 000 estudantes terem participado nas CNC em Rede, em fevereiro. Todos os dias são distinguidas as melhores equipas e escolas participantes nas competições. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no palco instalado junto ao Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico da UA. O calendário com todas as atividades pode ser consultado através do site oficial

T-REX marca o ritmo no arranque dos oito dias de Enterro em Aveiro
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Os bilhetes gerais já estão esgotados e os diários estão a vender rápido. Quem dá nota é Joana Regadas, presidente da direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) que alerta que domingo, dia 27, se encontra “já ali nos últimos bilhetes”. O dia que traz Badoxa, Força Suprema e DJ Marqz não é, no entanto, o único dia em que se espera uma enchente no recinto. Hoje, 27, vai ser também dia de casa cheia e os dias de Van Zee e Bispo estão também a vender bem. “São dias bastante fortes, já estávamos cientes”, aponta a dirigente da AAUAv que frisa a vontade que “as pessoas venham, que conheçam aquilo que é o enterro da Aveiro (…) e que acima de tudo, quer sejam estudantes, quer seja comunidade da região de Aveiro, venham conhecer, venham ter com os estudantes e que criem aqui as suas memórias”. Segunda-feira, dia 28, é dia de mulheres em palco com a atuação de Capicua e da Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro (TFAAUAv) a abrilhantarem os palcos. A festa continua na terça-feira, dia 29, com Miguel Luz e VSP AST a animarem o recinto e a meio da semana há então Bispo, Alcool Club e DJ Edgar. Abril não foi longo o suficiente e, portanto, a festa continua em maio. Marotos da Concertina, Virgílio Faleiro e DJ Rafa Silva são os responsáveis pela primeira noite do próximo mês enquanto Van Zee e Pikika sobem a palco na primeira sexta-feira, dia 2. O Enterro termina no dia 3 de maio com Xamã e DJ Kold a encerrarem o evento. Os bilhetes diários podem ainda ser adquiridos na aplicação da AAUAv ou no recinto do Enterro entre as 11h e as 04h. Pela primeira vez este ano a AAUAv tomou medidas para limitar os conteúdos de teor sexual explícito nas barraquinhas do Enterro que, apesar de não estarem a ser seguidas como o esperado inicialmente, são frisados como primeiros passos pela direção da AAUAv. O reforço do ‘Safe Space’ é uma outra medida que ganha relevância na edição deste ano, especialmente depois das mais recentes notícias do Porto, ondedirigentes estudantis foram acusadospor alegadamente filmarem e partilharem vídeos de colegas sem autorização e de Braga, onde um jovem de 19 anos acabou por falecer na sequência de uma rixa. O Safe space “vai ser um local adjacente à tenda dos bombeiros” que vai contar com “diversos turnos ao longo da noite”, aponta a dirigente associativa. Além das patrulhas, Joana aponta que “as pessoas podem ir ter com o Safe Space caso sintam que estão a ser vítimas de assédio sexual, assédio moral, ou até mesmo por se estarem a sentir demasiado estimuladas com aquilo que é um evento que tem diferentes estímulos”. “O que nós tentamos proporcionar é mesmo um espaço seguro com pessoas capacitadas para ajudarem qualquer pessoa em qualquer situação a lidar com aquilo que possam estar a experienciar no momento”, frisa a presidente da AAUAv. O Enterro está assim pronto para lidar com todas as situações que possam surgir e a direção da AAUAv espera que o evento seja “uma experiência memorável”. “Espero que seja um bom Enterro para todos, que criem muitas memórias e que venham fazer parte, porque o Enterro são de facto as pessoas que vêm até o Enterro” sublinha Joana Regadas.

Apesar das novas regras da AAUAv, barraquinhas do Enterro continuam com 'cariz sexual explícito'
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São cerca de 30 as barraquinhas que foram aprovadas pela direção da AAUAv e a maioria estava ontem ainda em processo de construção. As decorações foram preparadas pelos estudantes e dirigentes dos núcleos da AAUAv, maioritariamente, nas semanas anteriores e são agora transportadas para o recinto. O espaço estava ontem repleto de estudantes: uns sentados no chão a pintarem decorações, outros pendurados a fixarem partes das estruturas e outros a correrem de um lado para o outro com latas de tinta, spray e lonas decorativas. As 11 horas de sábado, dia 26, são o prazo limite para que os preparativos estejam concluídos, dado que o Enterro arranca na noite desse mesmo dia. Em frente ao palco, do lado direito, um grupo de estudantes sujos com tinta pintava tábuas de madeira de preto e vermelho. Já no local estava também instalada a máquina de finos. Trata-se da barraquinha do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil, que se apresenta com o tema “All In Civil”. Inspirada no universo do poker e dos jogos de casino, a proposta convida os visitantes a “apostarem tudo na barraca de Engenharia Civil”, explica David Nogueira, coordenador do Núcleo. Os estudantes deste curso foram, talvez, dos mais ‘afetados’ pelas novas regras impostas pela AAUAv, já que este ano ficaram impedidos de manter uma tradição do curso: oferecer um shot a quem mostrasse os seios na barraquinha. Apesar da expectativa de contestação, face à polémica gerada nas redes sociais, os membros do núcleo mostraram-se compreensivos com a decisão, revelando que era algo que já havia sido ponderado anteriormente. “Foi o empurrão final que precisávamos para acabar com a tradição”, admitiram, visivelmente constrangidos ao serem confrontados com o tema. Os dirigentes deste núcleo reconheceram a pertinência das medidas, apontando como exemplo recente as acusações dirigidas a dirigentes estudantis da Universidade do Porto, por alegadamente filmarem e partilharem vídeos de colegas sem autorização. Estes casos também serviram, segundo referem, para justificar a posição adotada pela AAUAv. Ainda assim, para alguns estudantes, como Tânia Fernandes, do Núcleo de Estudantes de Engenharia Química, as medidas impostas pela Associação estão a ser um tema “muito sensível”. “Acho que o problema não foi «há uma censura», o problema foi perceber até onde essa censura vai, porque não ter caráter sexual explícito e que apela à violência, acho que é um bocado relativo (…), no sentido que ninguém sabia até onde é que essas limitações iam, mas eu acho que não está assim tão mau - não foram impostas tantas limitações quanto isso pelas barracas que estão aqui, inclusive a nossa”, frisa a estudante. Também Joana Cabral, vice-coordenadora do Núcleo Associativo de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (NAE-ISCA), contou à Ria que foi alertada pela direção da AAUAv para a possibilidade das decorações da sua barraquinha terem de ser alteradas. O tema escolhido — “Iscanal” — representa “um canal televisivo (…) a fazer referência também ao Pornhub [site de pornografia], mas tentando seguir o regulamento que foi imposto pela AAUAv este ano”. Regulamento esse que a estudante considera “não estar muito explícito”. “Tivemos o nosso tema aprovado e fizemos as nossas decorações, já falamos com pessoas da AAUAv, não disseram nada e agora que já está montado e já está na barraca, estão a ver soluções para ou nós tiramos isto ou temos de o alterar, é chato”, lamenta Joana. A estudante acrescenta que, durante o dia de hoje, 25 de abril, teve de tapar um dos elementos decorativos da barraquinha: uma boneca colocada na parte superior da estrutura, com as pernas abertas e o logótipo do núcleo a cobrir a zona genital. Joana refere ainda que cerca de 160 dos 400 autocolantes impressos pelo núcleo não poderão ser distribuídos, sublinhando o investimento feito, que não terá agora o retorno inicialmente previsto. Outra barraquinha que parece tentar fugir às regras definidas pela direção da AAUAv e apresenta elementos decorativos de cariz sexual explícito é a dos estudantes de Ciências Biomédicas. O tema — “Just Lap Dance” — brinca com a identidade visual do jogo Just Dance. Enquanto alguns estudantes falavam com a Ria, outros penduravam nas paredes da barraquinha pinturas de posições sexuais, numa adaptação das figuras que, no jogo, ilustram a coreografia a ser seguida pelos jogadores. “Seguimos um tema que não fosse muito explícito, mas que desse para ir também de encontro ao que os nossos estudantes estão à espera”, reparam. Em declarações à Ria, Joana Regadas, presidente da direção da AAUAv admite que o regulamento trata “uma zona muito cinzenta” e sublinha que “existirão sempre melhorias a fazer”. “No entanto, é sempre preciso dar o primeiro passo e cometer os primeiros erros para que depois eles possam ser alterados”, frisa a dirigente associativa. Relativamente à existência de decoração explicita nas barraquinhas, Joana Regadas aponta que acredita “que todos conseguimos depreender aquilo que cariz sexual explícito significa”, sublinhando que se algo não estiver em conformidade com os regulamentos vão ser encontradas soluções. “O que nós sempre aconselhamos foi que, em caso de dúvidas, enviem para a Comissão Executiva da Semana do Enterro (CESE), que a CESE avalia, explica e clarifica a questão em si”. A dirigente recorda ainda que a alteração ao regulamento já estava prevista desde a realização do último Integra-te e acredita que toda a estrutura está alinhada e entende “qual é que pode ser o nosso papel em modificar aquilo que tem sido uma crescente de notícias negativas e de posições negativas face a todas estas questões”. Para o futuro, a dirigente espera que “as coisas possam ser melhoradas na base de feedback e da crítica construtiva”.

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Bombataz, o quarteto belga “que desafia rótulos e expectativas com uma abordagem sonora livre e inclassificável” está responsável por abrir a programação do segundo trimestre da Vic Aveiro Arts House. O concerto arranca às 21h30,  a lotação é de 42 lugares sentados e a contribuição recomendada tem o valor de 6€ que revertem “integralmente para os artistas convidados”, dá nota o espaço cultural. Este concerto está inserido na série Ressonância que "desde 2017 tem convidado a Aveiro propostas internacionais de excelência nas áreas da música exploratória e da arte sonora", aponta a direção artística da Vic Aveiro Arts House.  A programação segue com concertos de GRÓA, a “explosiva banda islandesa de punk-pop no feminino” e com o argentino Flaaryr, no dia 14 de maio. Maio conta ainda com atuação do projeto Kesherul Neg Pineg, no dia 22, e a 14 de junho “o duo italiano de ambient-post-rock” Tristan da Cunha está encarregue por dar vida à noite aveirense.

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Entre maio e agosto são várias as propostas musicais que o Teatro Aveirense traz à cidade. A primeira segunda-feira de maio, dia 5, traz já a Orquestra do Palácio de Schönbrunn de Viena (Austria) num concerto de celebração do 200º Aniversário de Johann Strauss e a semana termina, no dia 9, com a antestreia do álbum a solo de Zé Ibarra. De 15 a 25 de maio realiza-se ainda a bienal Reencontros de Música Contemporânea. Bia Maria volta a trazer música a Aveiro no dia 12 de junho e The Black Mamba ficam responsáveis por animar o dia 14. Agosto conta com a rubrica Novas Quintas na Rua, este ano com um concerto dos Expresso Transatlântico, no dia 7 na Praça da República, e com a apresentação do projeto aveirense Lés e Lés, de Vitor Hugo e Carlos Lázaro, no dia seguinte. No stand-up comedy o espaço cultural aveirense apresenta duas propostas. A primeira acontece já este domingo, dia 4, com ‘Aleixo Amigo – Um show ao vivo muito seu amigo’. Em junho, no dia 21, a missão de trazer animação a Aveiro fica a cargo de ‘Snob’, do humorista Carlos Coutinho Vilhena. No teatro há encontro marcado nos dias 30 e 31 de maio, com exibição da peça Hamlet, do Teatro Nacional São João, encenado por Nuno Cardoso. Em junho é apresentada uma performance/sessão de leitura denominada ‘Como Desenhar Uma Filha Nua’, no dia 26 de junho. No dia seguinte o encenador Tiago Guedes propõe a sua visão de À Primeira Vista, num monólogo conduzido por Margarida Vila-Nova. Para 26 e 27 de julho fica a apresentação de Swing, um espetáculo que conta com a presença de Diogo Morgado, Diana Nicolau, Manuel Marques e Susana Blazer. A área da dança arranca no dia 16 de maio com ‘OU’, de André Braga e Cláudia Figueiredo, da CRL – Central Elétrica, e termina a 25 de julho com a apresentação da oitava edição do programa Território, dos Estúdios Victor Córdon. Pelo meio há o espetáculo ATA, de Maria Fonseca, a 5 de junho e Maurice Accompagné, de Paulo Ribeiro, a 4 de julho. O segundo quadrimestre verá ainda a chegada ao palco de dois projetos criados com a comunidade aveirense ao longo do ano. Em maio, no dia 10, é a vez da estreia de O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores, com texto e direção artística de João Garcia Miguel, no âmbito do projeto OLAS - Objetos e Laboratórios Artísticos e Sociais e em junho, no dia 29, dá-se a terceira edição do Cantar-o-Lar, um projeto criado em parceria com a Orquestra Sem Fronteiras e realizado com os utentes de quatro lares para a terceira idade de Aveiro. A programação familiar não foi deixada de fora e este quadrimestre conta com Panda Express, de Lewis Gillon & Joana Mário, para espetadores a partir dos 6 anos. A apresentação decorre nos dias 4, 5 e 6 de maio. O Festival dos Canais - um evento da Câmara Municipal de Aveiro organizado pelo Teatro Aveirense - celebra este ano a sua 10ª edição. A programação ainda não está disponível, mas o município dá nota de que decorrerá de 16 a 20 de julho.

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