RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Santa Maria da Feira tem candidaturas abertas para a exploração de “220 espaços” na Viagem Medieval

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, tem abertas candidaturas para artesãos, mercadores, regatões e tabernas, que dão vida a áreas de grande dinamismo no recinto do evento, em particular a Feira Franca e as zonas alimentares.

Santa Maria da Feira tem candidaturas abertas para a exploração de “220 espaços” na Viagem Medieval
Redação

Redação

08 mar 2025, 14:02

No total, de acordo com uma nota de imprensa, serão cerca de “220 espaços a atribuir, após um criterioso processo de avaliação das diferentes candidaturas”. “O rigor e a qualidade dos produtos característicos da época medieval e dos ofícios recriados serão, mais uma vez, valorizados no processo de seleção das propostas apresentadas”, lê-se.

Até 16 de março, podem candidatar-se à Feira Franca artesãos de todo o país e do estrangeiro, que pretendam promover e comercializar artigos de produção própria, mas também mercadores e místicos que apresentem produtos e experiências enquadrados na época medieval, contribuindo de forma determinante para a recriação do comércio e dos ofícios medievais, e promoção do artesanato nacional e internacional.

Também os regatões podem candidatar-se à Viagem Medieval para demonstrações de fabrico e venda de produtos alimentares característicos da Idade Média, dinamizando espaços de pequeno comércio de bens alimentares no recinto.

Até 23 de março, decorre o período de candidaturas para a área alimentar das tabernas, composta por 18 espaços dedicados à gastronomia da época medieval, que serão atribuídos exclusivamente ao movimento associativo local.

Na passada quinta-feira, 6 de março, foram ainda lançadas as candidaturas para os dois restaurantes do recinto, que completam as duas áreas alimentares do evento, consideradas zonas privilegiadas de encontro, convívio e partilha, que proporcionam experiências gastronómicas memoráveis, marcadas pelos saberes e sabores medievais.

Os regulamentos encontram-se disponíveis no site oficial do evento, em www.viagemmedieval.com.

Recorde-se que D. Afonso V será a figura central da 28.ª edição da Viagem Medieval, rei que entrou para a história com o cognome de O Africano por ter conquistado as praças de Alcácer Ceguer, Anafé, Arzila e Tânger, no Norte de África. Foi também este rei que criou o Condado da Feira, concedendo título a Rui Pereira, Senhor da Terra de Santa Maria e de seu Castelo.

Foi no princípio deste reinado, ainda no tempo de Fernão Pereira, pai de Rui Pereira, que se realizaram importantes obras no Castelo da Feira que o transformaram em residência apalaçada, adquirindo uma configuração aproximada à da atualidade.

A governação de D. Afonso V foi longa, marcada por conquistas, conflitos de sucessão e intrigas sucessivas que vão inspirar 12 dias de animação e recriações históricas, numa edição especial que apela à identidade feirense pela expressiva componente de história local que contempla.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XXVIII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria realiza-se de 30 de julho a 10 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

Recomendações

Autárquicas: José Ilídio Sá candidata-se pela IL em Espinho
Região

Autárquicas: José Ilídio Sá candidata-se pela IL em Espinho

Em comunicado, a IL refere que José Ilídio Sá, encabeçauma plataforma com um projeto para recuperar Espinho, devolvendo a dignidade do futuro que aquele município do distrito de Aveiro pode ter. “Não podemos continuar reféns dos erros partidários e de governação que trouxeram Espinho ao estado em que está”, refere a mesma nota. A IL assume a responsabilidade de apresentar uma solução de competência em que todos os espinhenses se possam rever, a fim de transformar o concelho num exemplo nacional de boa gestão, onde se possa viver, trabalhar e investir. Na sua página pessoal na rede social Facebook, Ilídio Sá diz que se candidata como independente, apoiado pela IL, porque não podia continuar a assistir a “Espinho refém de jogos político-partidários que não têm em atenção os interesses dos espinhenses e da melhoria das suas condições de vida”. “Encabeço uma plataforma em que todos os espinhenses se poderão rever, com vista a uma gestão eficiente do município e à implementação de uma visão estratégica de médio prazo que concretize o potencial nacional de Espinho”, realça o candidato. Doutorado em Administração Escolar, José Ilídio Sá, de 57 anos, exerce há mais de uma década as funções de diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, onde dá aulas de Português/Inglês. Além de Ilídio Sá,também já foram anunciadas as candidaturas deJorge Ratola (PSD), Pilar Gomes (CDU) e Luís Canelas (PS). A atual presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, que assumiu a presidência do município na sequência da renuncia de Miguel Reis, em 2023, também anunciou a sua candidatura mas como independente. A autarca, que foi eleita na lista do PS, desvinculou-se do partido após a escolha do seu vereador Luís Canelas para encabeçar a lista dos socialistas. O executivo municipal de Espinho é atualmente composto por sete elementos: Lurdes Ganicho, João Passos e Hélder Rodrigues, pelo PSD; Maria Manuel Cruz, Leonor Lêdo Fonseca e Lurdes Rebelo, pelo PS; e Luís Canelas, eleito pelo PS, mas agora sem pelouros, após a presidente lhe retirar a confiança política. As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro.

Águeda: Festival i! volta a reunir famílias no Parque da Alta Vila este fim de semana
Região

Águeda: Festival i! volta a reunir famílias no Parque da Alta Vila este fim de semana

Organizado pela d'Orfeu AC, em coprodução com o município de Águeda e com o apoio da Direção-Geral das Artes, o festival com entradas gratuitas irá decorrer no Parque Municipal da Alta Vila. O programa inclui espetáculos para bebés e crianças, jogos, oficinas, instalações artísticas, sessões de histórias e uma zona de 'street food'. Os espetáculos para bebés (Salão de Chá) e os do café-concerto do Parque são de lotação limitada, sujeitos a levantamento de senhas disponíveis no posto de informação, nos dias do Festival, a partir das 9h00.

Murtosa: Expensive Soul substituem Agir no "Sol da Torreira"
Região

Murtosa: Expensive Soul substituem Agir no "Sol da Torreira"

O cancelamento deste espetáculo integrado no "Sol da Torreira" foi comunicado à Câmara Municipal da Murtosa, que organiza o evento, pela empresa responsável pelo agenciamento do músico. Na mesma nota, a autarquia refere que em substituição de Agir atuarão os Expensive Soul. O espetáculo que irá decorrer no Largo da Varina, na Torreira, começa às 22h00 e tem entrada livre.

Praia da Barra acolhe em agosto a primeira edição da Noite Branca
Região

Praia da Barra acolhe em agosto a primeira edição da Noite Branca

Com entrada gratuita, segundo uma nota enviada às redações, a festa tem apenas um requisito: vestir-se de branco. “A cor símbolo do verão e da celebração dará o mote para uma noite memorável, ao som de vários DJs que irão garantir o ritmo certo até de madrugada”, realça. Até ao momento, estão já confirmadas as atuações de “DJ Hugo Rafael, DJ Vassalo e DJ Luís Novais, entre outros nomes que prometem fazer dançar residentes e visitantes”. A Noite Branca é uma organização da empresa G-Insport, com o apoio do Município de Ílhavo. Conta ainda com o Grupo Namor como parceiro oficial e a Aveiro Mag como media partner. São também parceiros do evento o Café Farol, o Café Marito, o Hotel Farol, o Praia Velha Lounge, a Taberna Nobe e a Gelataria Veneto.

Últimas

Autárquicas: José Ilídio Sá candidata-se pela IL em Espinho
Região

Autárquicas: José Ilídio Sá candidata-se pela IL em Espinho

Em comunicado, a IL refere que José Ilídio Sá, encabeçauma plataforma com um projeto para recuperar Espinho, devolvendo a dignidade do futuro que aquele município do distrito de Aveiro pode ter. “Não podemos continuar reféns dos erros partidários e de governação que trouxeram Espinho ao estado em que está”, refere a mesma nota. A IL assume a responsabilidade de apresentar uma solução de competência em que todos os espinhenses se possam rever, a fim de transformar o concelho num exemplo nacional de boa gestão, onde se possa viver, trabalhar e investir. Na sua página pessoal na rede social Facebook, Ilídio Sá diz que se candidata como independente, apoiado pela IL, porque não podia continuar a assistir a “Espinho refém de jogos político-partidários que não têm em atenção os interesses dos espinhenses e da melhoria das suas condições de vida”. “Encabeço uma plataforma em que todos os espinhenses se poderão rever, com vista a uma gestão eficiente do município e à implementação de uma visão estratégica de médio prazo que concretize o potencial nacional de Espinho”, realça o candidato. Doutorado em Administração Escolar, José Ilídio Sá, de 57 anos, exerce há mais de uma década as funções de diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, onde dá aulas de Português/Inglês. Além de Ilídio Sá,também já foram anunciadas as candidaturas deJorge Ratola (PSD), Pilar Gomes (CDU) e Luís Canelas (PS). A atual presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, que assumiu a presidência do município na sequência da renuncia de Miguel Reis, em 2023, também anunciou a sua candidatura mas como independente. A autarca, que foi eleita na lista do PS, desvinculou-se do partido após a escolha do seu vereador Luís Canelas para encabeçar a lista dos socialistas. O executivo municipal de Espinho é atualmente composto por sete elementos: Lurdes Ganicho, João Passos e Hélder Rodrigues, pelo PSD; Maria Manuel Cruz, Leonor Lêdo Fonseca e Lurdes Rebelo, pelo PS; e Luís Canelas, eleito pelo PS, mas agora sem pelouros, após a presidente lhe retirar a confiança política. As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro.

Câmara de Aveiro abre concurso para reabilitar vários arruamentos por 1,7 milhões de euros
Cidade

Câmara de Aveiro abre concurso para reabilitar vários arruamentos por 1,7 milhões de euros

Segundo uma nota camarária, o executivo municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público para a empreitada de reabilitação das ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana – Área 3. A obra tem um valor base de 1,696 milhões de euros e um prazo de execução de um ano. A empreitada prevê a renovação integral do pavimento, da sinalização e das zonas pedonais, assegurando melhores condições de circulação para condutores e peões, bem como maior conforto e funcionalidade urbana para a população servida pelas ligações entre Esgueira, Azurva, Alagoas e Santa Joana, com novas áreas e estacionamento automóvel e redes de águas pluviais.

Ângelo Costa é o candidato do BE à Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
Cidade

Ângelo Costa é o candidato do BE à Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz

Segundo uma nota enviada às redações, o BE descreve-o como “uma das vozes mais fortes na freguesia, tendo organizado várias lutas populares por uma vida coletiva melhor na sua comunidade”. Entre os exemplos, aponta: “A luta por mais e melhores transportes públicos”; “a manifestação pela segurança rodoviária na freguesia” e a organização de “protestos contra a redução do horário do centro de saúde de Nossa Senhora de Fátima”. Ângelo Costa apresenta-se agora pela segunda vez à Assembleia de Freguesia, com um programa “em torno da mobilidade, transportes públicos e serviços públicos”. “Agora com preocupações ainda mais reforçadas pelo crescente preço da habitação que dificulta a vida de quem vive na freguesia e em particular dos seus filhos e netos”, realça a nota. A proteção contra incêndios e a dinamização da agricultura são outras das prioridades da candidatura. Nas eleições autárquicas de 2021, a coligação ‘Aliança com Aveiro’ (PSD/CDS-PP/PPM) venceu com 60,54% dos votos na freguesia, elegendo sete mandatos contra dois do PS/PAN. O BE obteve 6.06% dos votos.

Alberto Souto critica propostas da ‘Aliança’ e apela a um debate “para lá do código postal”
Cidade

Alberto Souto critica propostas da ‘Aliança’ e apela a um debate “para lá do código postal”

Começando por se referir às críticas diretas que Luís Souto de Miranda tem vindo a fazer a si próprio nas diferentes apresentações, Alberto Souto de Miranda escreveu que tem “pena” que o candidato da Aliança não resista a um “ataque pessoal”. Seguiu dizendo que, “aos poucos”, o candidato da ‘Aliança’ “dá-se a conhecer”. “Os aveirenses começavam a pensar que não tinha nenhuma ideia. Afinal tem. Só que as ideias boas não são suas e as suas ou são muito vagas ou são mesmo péssimas”, atira. Recorde-se que, esta quarta-feira, durante a apresentação de Glória Leite, Luís Souto de Miranda apresentou “seis áreas” do seu programa eleitoral. Entre as propostas que considerou positivas, mas não originais, o candidato do PS destacou o Parque das Barrocas, o Parque Central, a recuperação dos passeios e a criação de um Museu de Arte Contemporânea, referindo: "É certo que ficou calado, em silêncio conivente, doze anos, mas ainda bem que como vereador votará a favor”, atira.  Já sobre as propostas que classificou como “vagas”, apontou a recuperação do Bairro da Beira-Mar, a melhoria dos transportes, a melhoria da fluidez na Avenida Lourenço Peixinho e a oferta de habitação, afirmando que se trata apenas de “intenções” e que "de concreto nada”. “Todos somos a favor. Mas até agora só eu concretizei como o fazer”, escreve.  Quanto às ideias que considera mesmo “muito más”, Alberto Souto de Miranda referiu quatro casos: a defesa da construção de um edifício de 12 andares junto à rotunda do Marnoto, nos terrenos da “antiga Bóia & Irmão”, que descreveu como um "aleijão urbanístico" e comparou ao “prédio Coutinho”; a massificação dos terrenos da antiga Lota com construção, contrapondo que prefere "pouca construção e mais árvores"; a proposta de construção da nova Escola Homem Cristo "a todo o vapor", criticando a ausência de localização concreta e questionando se o objetivo é "meter o Rossio na Betesga"; e a ideia de recuperar o sal de Aveiro como "ouro branco", considerando-a ilusória e desrespeitosa para com os poucos marnotos ainda em atividade. O candidato socialista reagiu ainda às críticas relacionadas com a sua residência, escrevendo: "Estou surpreendido por ele continuar a atacar os seus: não havia necessidade de lembrar que o Eng. Ribau Esteves sempre viveu na Gafanha… Não havia necessidade de chamar a atenção para o facto de a Drª Glória Leite viver em Mataduços e não na freguesia a que é candidata”. E respondeu: “Sim, sou de Aveiro, há seis anos mais do que ele. E sempre vivi lá, com muita intensidade, mesmo quando lá não resido”. Terminou o texto apelando ao candidato da ‘Aliança’ para que eleve “o debate para lá do código postal”. “Tudo farei para manter um Código de Ética”, afirmou.