RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Opinião

"Ministro da Educação criticou o sistema, não os estudantes", opinião de Gonçalo Santiago

Gonçalo Santiago, nasceu em Lisboa há 18 anos e desde cedo veio viver para a Anadia. Começou a interessar-se por política muito novo, onde passou a integrar o Instituto + liberdade e a JSD Anadia. Posteriormente, com bolsa de mérito, iniciou o seu percurso académico licenciando em Gestão de Empresas na Universidade Lusíada.

"Ministro da Educação criticou o sistema, não os estudantes", opinião de Gonçalo Santiago

O ministro da educação Fernando Alexandre esteve reunido na passada terça-feira com reitores das universidades na apresentação do novo modelo de ação social para o Ensino Superior. Mais uma vez, as suas palavras foram alvo de uma interpretação incorreta, resultante da retirada de frases do seu contexto original. O ministro já não é alheio a este tipo de acontecimentos: no contexto do aumento das propinas, excertos das suas declarações foram retirados do contexto e imediatamente explorados em títulos sensacionalistas. Importa, por isso, clarificar as declarações do ministro e o sentido em que foram proferidas.

O ministro começa por defender que as residências académicas não devem ser destinadas exclusivamente a estudantes socialmente mais carenciados, uma vez que tal não promove a integração social. Critica, assim, o sistema atual que “empurra” estudantes de estratos socioeconómicos mais baixos para as residências, reduzindo a diversidade e contribuindo, a curto prazo, para a sua degradação.

Negar isto, é também ignorar a cultura de guetização que devido ao sistema atual que o ministro criticou, continua a existir. Esta cultura promove exclusão social, acentua desigualdades e estigmas e contribui para a degradação urbana pois zonas socialmente segregadas recebem, muitas vezes, menos investimento público o que leva a degradação dos edifícios, dos espaços públicos e dos serviços.

A degradação não acontece por culpa dos utilizadores por estes serem pobres, mas sim, da gestão do serviço público que, se somente utilizado por pessoas de baixo rendimento, deteriorar-se-á.

As declarações do ministro devem ser analisadas no seu contexto integral e não através de leituras simples ou títulos sensacionalistas. A sua posição não traduz numa desvalorização dos estudantes socialmente mais carenciados, mas antes numa crítica ao modelo de ação social atual que, esse sim, é um ataque aos estudantes que mais necessitam de apoio.

Recomendações

"Sorte é a nossa", opinião de Ana Inês Conde
Opinião
12 jun 2026, 15:12

"Sorte é a nossa", opinião de Ana Inês Conde

Mestre em biologia na Universidade de Aveiro (UA). Enquanto frequentava o curso, decidiu juntar-se ao Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro e foi essa a sua ruína (e salvação). Desde então que faz comunicação, no início apenas para o GrETUA (enquanto aprendia) e, agora, "para onde a quiserem".

"Quando a universidade perde vozes, perde futuro", opinião de Roberto Martins
Opinião
18 mai 2026, 15:32

"Quando a universidade perde vozes, perde futuro", opinião de Roberto Martins

Roberto Martins é investigador auxiliar (equiparado) no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (DBio-UA) e membro do atual Conselho Geral.

"IA e a urgência de formar novas gerações", opinião de Diogo Gomes
Opinião
13 mai 2026, 11:50

"IA e a urgência de formar novas gerações", opinião de Diogo Gomes

Diogo Gomes é Professor Associado do Dep. Electrónica, Telecomunicações e Informática da Univ. Aveiro, Investigador Senior no Instituto de Telecomunicações.

"Aveiro: uma cidade universitária que esquece os seus estudantes", opinião de João Sarmento
Opinião
24 mar 2026, 10:41

"Aveiro: uma cidade universitária que esquece os seus estudantes", opinião de João Sarmento

João Sarmento é natural de Aveiro, licenciado em Contabilidade pelo ISCA-UA e com mestrado em Gestão pela Universidade Portucalense. Atualmente integra o secretariado da Federação Distrital do PS Aveiro, é deputado municipal e ainda presidente da JS Aveiro.