Dia difícil no Hospital de Aveiro: Urgência de Obstetrícia e Ginecologia encerrada
A urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, está encerrada este domingo de Páscoa, 20 de abril. O fecho temporário do serviço integra uma lista de dez urgências que se encontram hoje inoperacionais a nível nacional, num fim de semana prolongado marcado por fortes constrangimentos no acesso aos cuidados de saúde.
Redação
Segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde, o encerramento deve-se à indisponibilidade de médicos especialistas para assegurar as escalas, uma situação que se tem tornado recorrente em períodos de férias e feriados, como é o caso da Páscoa. A escassez de profissionais nas áreas da obstetrícia e ginecologia tem sido apontada como um dos principais fatores para o encerramento rotativo destes serviços em vários hospitais do país.
Além de Aveiro, estão igualmente encerradas as urgências de obstetrícia e ginecologia nos hospitais de Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, Abrantes e Leiria. Já os hospitais de Amadora-Sintra, Barreiro e Braga estão a funcionar com restrições, apenas recebendo casos referenciados pelo CODU/INEM ou pela Linha SNS 24.
O Ministério da Saúde recomenda a todos os utentes que, antes de se dirigirem a uma unidade hospitalar, contactem a Linha SNS 24 através do número 808 24 24 24, de forma a evitar deslocações desnecessárias e a receberem a melhor orientação clínica disponível.
Recomendações
Agitação marítima coloca Aveiro sob aviso laranja até às 6h de domingo, dia 20
O aviso laranja nestes distritos estará em vigor até às 06:00 de domingo, de acordo com informação disponível no 'site' oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Aveiro encontra-se ainda sob aviso amarelo devido às previsões de precipitação a partir das 00h de hoje, dia 19 e até às 12h de domingo, dia 20. O IPMA prevê para hoje, em Portugal Continental, períodos de chuva ou aguaceiros mais intensos e frequentes no Norte e Centro, bem como queda de neve acima de 1.000 metros de altitude. O vento soprará por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. Também para hoje está prevista uma descida da temperatura, com a mínima a variar entre os dois graus centígrados na Guarda e os 13 graus em Sagres e as máximas a variarem entre os sete graus na Guarda e os 19 em Faro. O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Férias Ativas com mais crianças e jovens em Estarreja
Na primeira semana de atividades as vagas aumentaram de 50 para 100, cobrindo todas as inscrições efetuadas, e esta semana foram 68 as inscrições confirmadas. As Férias Ativas incluíram atividades desportivas, pedagógicas e culturais, num programa que inclui cinema, visitas à biblioteca e passeios, assegurando a autarquia o transporte das freguesias para Beduído, seguro desportivo e almoço aos participantes.
Museu Marítimo de Ílhavo e 23 Milhas inauguram exposição de fotografia de Mário Marnoto
O conjunto de fotografias apresentadas retrata o percurso artístico do autor ilhavense, Mário Marnoto, que depois de ter saído de Portugal, pela primeira vez nos anos 60, para provar o significado da palavra liberdade, fugiu, novamente, mais tarde, para só voltar no 25 de Abril de 1974. Mário Marnoto pautou a sua vida pelo respeito pelos valores de liberdade, justiça e igualdade, e considera-se um fotógrafo “na linha do movimento humanista, que deu ao mundo a fotografia humanizada, a fotografia do homem pelo homem, com todo o respeito e dignidade espelhados na expressão dos fotografados”. Esta exposição, resultante de um trabalho articulado entre o Museu Marítimo de Ílhavo e o 23 Milhas, estará patente até ao dia 4 de outubro, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Ílhavo vai entregar distinções honoríficas no feriado municipal
A habitual sessão solene terá início a partir das 10:15, na Casa da Cultura de Ílhavo, durante a qual serão entregues distinções honoríficas municipais a 14 personalidades e instituições “que se destacaram pelo seu significativo contributo cívico, cultural, social e profissional para a comunidade ilhavense”, informa a autarquia. O programa do feriado municipal vai integra ainda dois momentos culturais: a inauguração da exposição de fotografia “Mário Marnoto – uma vida inteira por detrás da máquina” e a apresentação da peça de teatro “Insónia”, no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo.
Últimas
Páscoa na família Souto: falha de comunicação provoca excesso de cabrito no almoço de domingo
Luís Souto, aproveitou este domingo de Páscoa para lançar um vídeo onde ensina os seguidores a cozinhar chanfana. O vídeo é tão longo e didático que a dada altura fazia lembrar as suas aulas de Genética ainda com Power Point em Comic Sans. Fontes próximas admitem que só a introdução demorou mais do que as promessas de Luís Montenegro para a requalificação do Hospital de Aveiro. O vídeo acumula já 13 visualizações, das quais 11 são da esposa do próprio Luís, que o partilhou em todos os grupos de Facebook onde é admin e comentou “meu presidente <3” em cada publicação. Já Alberto Souto, armado em chef rústico, atirou-se ao tradicional cabrito no forno de lenha. Só que a lenha estava molhada - tal como os olhos dos eleitores aveirenses sempre que se lembram do seu último mandato. O vídeo, filmado ao estilo "como acender um forno com zero dignidade", mostra Alberto a soprar brasas com a mesma convicção com que se defendia das críticas sobre endividamento municipal. A dada altura, ouvimos “isto com a antiga equipa da Câmara não acontecia”, mas o cabrito continuou cru e o almoço parece que vai passar a lanche. Fontes próximas garantem que os irmãos não falaram entre si sobre o menu, o que resultou numa quantidade de carne suficiente para alimentar todas as demissões no PSD-Aveiro. A comida era tanta que tiveram de improvisar um novo convidado: Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, que, agora em fim de mandato, anda a aceitar tudo o que seja petiscos e tainadas. Os irmãos Souto, sempre atentos às oportunidades, ponderam agora lançar um outro familiar para reitor da UA. Entretanto, Ribau Esteves, depois de uma semana de recuperação em casa pelas violentas dores de costas que o impediram de sair da cadeira no Hotel Meliá na apresentação de Luís Souto, já foi visto novamente muito irritado com toda a situação. Fontes próximas afirmam que já viu os vídeos e deixou claro que não apoia nenhum dos irmãos. Sobre Alberto diz que “continua igualzinho, a gastar dinheiro em lenha sem critério”. De Luís afirma que “tem mais vocação para chefe de cozinha do que para presidente”. Ribau terá ainda acrescentado: “o Luís foi o único aveirense que acreditou que as obras do Hospital arrancam esta ano… deve pensar que a Câmara é como a Bimby: é carregar num botão e esperar milagres”. O almoço terminou sem intoxicações alimentares, mas não por falta de sorte. Felizmente, como as urgências do Hospital de Aveiro estão encerradas neste domingo de Páscoa, ninguém se atreveu a repetir o prato. “Mais vale prevenir do que precisar de médico”, terá dito um dos convivas, enquanto escondia o tupperware com sobras de cabrito no porta-bagagens.
Miguel Casal é o novo Sócio Honorário da AAAUA
Pedro Oliveira, presidente da AAAUA definiu a proposta da direção como “um reconhecimento ao nosso antigo aluno de Engenharia de Materiais, Cerâmica e do Vidro, num percurso académico desenvolvido em 1987 e 1992” considerando Miguel Casal como um “nome incontornável quando se pensa em empresários da região”. O representante dos antigos estudantes sublinhou ainda a visão “cosmopolita, inovadora e com forte preocupação sustentável" com que Miguel "concebe a indústria cerâmica, que está fortemente enraizada na nossa região, dirigindo unidades de produção em Vagos e Ílhavo”. Assim, a atribuição do título de Sócio Honorário é considerada por Pedro Oliveira como algo que “valoriza a galeria de sócios honorários da AAAUA”. A atribuição do título decorreu nas instalações da Grestel e além de Pedro Oliveira, marcaram presença Rita Carvalho, tesoureira da AAAUA e os Vogais, Miguel Castro Silva e Nuno Oliveira. Miguel Casal foi diretor-geral da ICER - Indústria de Cerâmicas Lda. em Luanda, Angola entre 1997 e 2000. Em novembro de 1999 torna-se Presidente do Conselho de Administração da Grestel -Produtos Cerâmicos, S.A. sediada em Vagos e desde 2018 faz parte da Administração do CTCV (Centro Tecnológico de Cerâmica e do Vidro). Em 2006 criou a marca Costa Nova, reconhecida por criar coleções de mesa em grés fino. Miguel Casal criou ainda recentemente a empresa Ecogres, sediada no concelho de Ílhavo e que "desenvolve um processo de reciclagem de resíduos de outras indústrias", aponta a AAAUA. Miguel Casal, que recebeu a direção da Associação na sede das Grestel, manifestou “enorme satisfação pelo reconhecimento atribuído". "Pertencer a esta família é uma honra, a colaboração estreita que a minha empresa mantem com a Universidade de Aveiro é realizada através de uma comunidade de grande qualidade humana e profissional que em grande parte é constituída por ex-alunos e em muitos casos ex-colegas”, frisou o empresário.
Universidade de Aveiro tem 15 microcredenciais com candidaturas abertas
As microcredenciais são uma oferta formativa de curta duração, flexível e certificada e são dirigidas a todos os que pretendem atualizar ou aprofundar competências específicas. Cada microcredencial confere entre 2 a 6 ECTS, podendo ser realizada em regime presencial, híbrido ou totalmente online, dependendo da área e da tipologia da formação. Esta flexibilidade permite conciliar o percurso profissional com o desenvolvimento de novas competências. Para formalizar a candidatura às microcredenciais, os interessados devem aceder à plataforma PACO candidaturas, clicar na microcredencial que pretendem e preencher todos os campos do formulário. O vídeo tutorial permite ajudar a formalizar as candidaturas. Com o objetivo de "tornar a educação acessível" a UA aponta ainda que é permitida a candidatura à Bolsa Impulso Adultos, que permitem o reembolso dos encargos do curso, mediante a conclusão e desempenho no curso. Inteligência Artificial Generativa em Marketing Digital [candidaturas até 21 de abril]; Business Intelligence e Análise de Dados com PowerBI [candidaturas até 21 de abril]; Inovação e desenvolvimento de produtos alimentares [candidaturas até 21 de abril]; Comunicação para a Liderança [candidaturas até 21 de abril]; Observação, estudo e conservação das aves [candidaturas até 22 de abril]; Indústrias emergentes de música e gestão de carreira [candidaturas até 24 de abril]; Captação Investimento para Start-ups [candidaturas até 05 de maio]; Análise Avançada de Dados e Previsão [candidaturas até 06 de maio]; User Interfaces para Web com React [candidaturas até 07 de maio]; Pós-Produção Audiovisual e Efeitos Visuais [candidaturas até 07 de maio]; Análise de Dados em Folhas de Cálculo (+digital) [candidaturas até 08 de maio]; Inovação na mobilidade: ferramentas e métodos de análise [candidaturas até 13 de maio]; Negociação e Contratualização de Investimento em Startups [candidaturas até 15 de maio]; Interfaces de Realidade Virtual [candidaturas até 19 de maio]; Storytelling Digital [candidaturas até 30 de maio];
Agitação marítima coloca Aveiro sob aviso laranja até às 6h de domingo, dia 20
O aviso laranja nestes distritos estará em vigor até às 06:00 de domingo, de acordo com informação disponível no 'site' oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Aveiro encontra-se ainda sob aviso amarelo devido às previsões de precipitação a partir das 00h de hoje, dia 19 e até às 12h de domingo, dia 20. O IPMA prevê para hoje, em Portugal Continental, períodos de chuva ou aguaceiros mais intensos e frequentes no Norte e Centro, bem como queda de neve acima de 1.000 metros de altitude. O vento soprará por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. Também para hoje está prevista uma descida da temperatura, com a mínima a variar entre os dois graus centígrados na Guarda e os 13 graus em Sagres e as máximas a variarem entre os sete graus na Guarda e os 19 em Faro. O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.