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Ílhavo vai entregar distinções honoríficas no feriado municipal

O Município de Ílhavo celebra na segunda-feira, dia 20, o feriado municipal com um programa comemorativo dedicado à valorização da identidade local, em que vai distinguir 14 personalidades e instituições.

Ílhavo vai entregar distinções honoríficas no feriado municipal
Redação

Redação

18 abr 2025, 09:38

A habitual sessão solene terá início a partir das 10:15, na Casa da Cultura de Ílhavo, durante a qual serão entregues distinções honoríficas municipais a 14 personalidades e instituições “que se destacaram pelo seu significativo contributo cívico, cultural, social e profissional para a comunidade ilhavense”, informa a autarquia. 

O programa do feriado municipal vai integra ainda dois momentos culturais: a inauguração da exposição de fotografia “Mário Marnoto – uma vida inteira por detrás da máquina” e a apresentação da peça de teatro “Insónia”, no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo.

Recomendações

Município de Ílhavo reforça apoio ao Illiabum Clube em cerca de 32.000 euros
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A adenda, de 32.000 euros, assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e pelo presidente da Comissão Administrativa do Illiabum Clube, Bruno Bizarro, destina-se à “melhoria das condições do pavilhão, nomeadamente, do ginásio, com aquisição de equipamento de treino e substituição da porta de entrada norte e da porta do ginásio por portas automáticas”, aponta a autarquia. O investimento é considerado pelo município como “um reforço do apoio” que tem sido prestado pela autarquia “nos últimos nove meses” e que “representam um investimento” de cerca de 370.000 euros. Com esta adenda, o Município de Ílhavo aponta que “reforça o seu papel enquanto parceiro ativo no desenvolvimento do desporto, da saúde e da coesão social no território”.

Ílhavo promove Oficina de Azulejar
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Ílhavo promove Oficina de Azulejar

No dia 17 de maio, pelas 10 horas, os participantes da atividade são convidados a encontrarem-se na Capela do Solar de Alqueidão (atual Biblioteca Municipal de Ílhavo) para percorrerem um pequeno percurso pela Rua de Alqueidão, em Ílhavo. O passeio será o arranque da Oficina de Azulejar e pretende dar a conhecer aos participantes a tipologia dos azulejos existentes, através da realização de um levantamento gráfico e fotográfico dos mesmos. A segunda parte da Oficina de Azulejar acontece no dia 24 de maio, pelas 14 horas na Oficina da Formiga. Nesse dia, os participantes têm a oportunidade de pintar duas peças de 15x15 centímetros, chacotadas com vidrado cru. As inscrições na Oficina de Azulejar têm um custo associado de 50 euros, para cobrir a despesa com todos os materiais, e estão abertas até 12 de maio. Devem ser realizadas através de envio de um email para artesanato@cm-ilhavo.pt. A atividade realiza-se no âmbito da iniciativa “Bom dia Cerâmica”, originalmente realizada em Faenza (Itália), tendo-se estendido a Portugal a partir de 2018, por intermédio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), da qual o Município de Ílhavo é membro fundador.

Andante pode ser utilizado na Linha do Vouga a partir de hoje
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Andante pode ser utilizado na Linha do Vouga a partir de hoje

De acordo com um comunicado no 'site' do Andante, sistema gerido pela TMP, a partir de hoje "a integração da Linha do Vouga no Andante vai permitir viagens mais simples e económicas reduzindo a dependência do transporte individual e assegurando o acesso a outros modos de transporte com o mesmo bilhete". No comunicado, é referido que "nas estações CP inseridas na Linha do Vouga não haverá máquinas de venda automática nem validadores, pelo que a validação de títulos de transporte Andante, para quem entra nestas estações, é feita a bordo pelos revisores". Já a CP refere que já se "pode utilizar os títulos Andante na Linha do Vouga entre as estações de Espinho (Vouga) e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis)", incluindo bilhetes ocasionais ou passes. Entre Oliveira de Azeméis e Pinheiro da Bemposta (e, já fora da AMP, até Sernada do Vouga) o serviço é efetuado atualmente por táxi, estando o troço sem serviço comercial desde 2013 e atualmente em obras, com vista à reposição da circulação integral em toda a Linha do Vouga, entre Espinho e Aveiro. A introdução do Andante nos concelhos da Linha do Vouga que fazem parte da Área Metropolitana do Porto (AMP) - Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis - põe fim a uma discriminação entre cidadãos no acesso aos transportes dentro desta área geográfica. A ausência do Andante na Linha do Vouga impedia, por exemplo, os passageiros frequentes de utilizarem o passe Andante metropolitano no comboio, com o respetivo acréscimo de custos (60 euros de dois passes em vez de 40 do passe único), para chegarem ao Porto, criando uma situação de tratamento desigual face aos restantes utilizadores de transportes públicos dentro da AMP. O percurso abrange as paragens de Espinho-Vouga, Silvalde-Vouga, Monte de Paramos, Lapa, Sampaio-Oleiros, Paços de Brandão, Rio Meão, São João de Ver, Cavaco, Sanfins, Vila da Feira, Escapães, Arrifana, São João da Madeira, Faria, Couto de Cucujães, Santiago de Riba-Ul, Oliveira de Azeméis e, no percurso atualmente de táxi, Ul, Travanca, Figueiredo e Pinheiro da Bemposta. A TMP recorda que, "para além da rede Unir que opera nestes territórios e assegura ligação a diversas estações, a CP é o operador de referência para o percurso entre Oliveira de Azeméis e Espinho". O trajeto entre Oliveira de Azeméis e Espinho é feito durante mais de uma hora e a estação de Espinho-Vouga fica a cerca de 500 metros da estação de Espinho da Linha do Norte, servida pelos urbanos da CP com ligações ao Porto e a Aveiro, bem como aos comboios de longo curso. A inserção do Andante na Linha do Vouga é apontada pelo menos desde 2012. Ao longo dos últimos dois anos, a Lusa vinha questionando quer a AMP, quer a CP, quer os Transportes Intermodais do Porto (antigos gestores do sistema Andante) sobre o tema, mas as entidades ainda não tinham conseguido chegar a uma solução para a implementação do sistema.

Jovens de Azeméis retidos em Roma já em Portugal após despesa de “quase 20.000 euros”
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Jovens de Azeméis retidos em Roma já em Portugal após despesa de “quase 20.000 euros”

Segundo fonte da paróquia do município do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, as 45 pessoas em causa deram ontem, dia 30, entrada na fronteira portuguesa de Vilar Formoso por volta das 21h e “estão todas bem e com boa disposição” – mesmo que o apoio por parte da Embaixada de Portugal em Itália tenha sido “zero”. A afirmação é de Hélder Ramos, porta-voz do grupo que se organizou em Azeméis para, à distância, assegurar o regresso das 45 pessoas que, após a participação em Itália no encontro católico designado “Jubileu dos Adolescentes”, não tiveram acesso ao voo de retorno previamente adquirido à companhia Wizz Air. “É mentira o que andaram a dizer, de que estava tudo resolvido. A Wizz Air só nos arranjava voos de regresso a 6 de maio e não pagava estadia a ninguém até lá, e, quanto a apoio do consulado português, foi zero! Só nos ligaram hoje [dia 30] à tarde a perguntar se já tínhamos arranjado forma de regressar, para saber se podiam fechar o processo, e claro que eu não fui muito simpático e lhes disse o que tinha a dizer”, revela Hélder Ramos. Na prática, o que a estrutura paroquial conseguiu foi repartir o grupo de viajantes – maioritariamente constituído por jovens dos 13 aos 15 anos – por dois voos, sendo que o primeiro saiu do aeroporto de Roma para o de Barajas às 10:30 e o segundo lhe sucedeu, no mesmo trajeto, a partir das 13:30.  Uma vez reunidos em Madrid, todos fizeram o resto do caminho num único autocarro, contratado a uma companhia espanhola a expensas da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. “Nenhuma companhia portuguesa quis fazer o serviço. Disseram-nos que não conseguiam arranjar motoristas por amanhã [quinta-feira] ser feriado e foi um empresário espanhol que nos encontrou uma solução, sensibilizado por estarem em causa tantas crianças e ele também ter filhos que não gostava de ver nesta situação”, conta Hélder Ramos. A situação destas 45 pessoas de Oliveira de Azeméis – à semelhança de outro grupo de 14 jovens e adultos de Santo Tirso, também de visita a Roma para o Jubileu dos Adolescentes – foi provocada pelo corte geral de abastecimento elétrico que segunda-feira, a partir das 11:30, afetou toda a Península Ibérica, assim como partes de França.

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A ouvir e a agir: o balanço de Pedro Lages como provedor do estudante da UA
Universidade

A ouvir e a agir: o balanço de Pedro Lages como provedor do estudante da UA

Nomeado por unanimidade pelo Conselho Geral, o também antigo dirigente associativo e alumni UA começou por explicar à Ria que aceitou o convite para esta entrevista “por acreditar que é relevante poder prestar contas sobre aquilo que tem sido o seu trabalho (…), mas também [para] promover um pouco mais a figura do provedor”. Este “é um dos objetivos que acabei por definir quando aceitei este desafio”, assegurou. Ao refletir sobre a sua missão, Pedro Lages avançou que a tem encarado de uma “forma tranquila” para “conhecer bem os problemas que são transmitidos pelos estudantes”. “Isso também acredito que é um garante da independência que esta função pode ter. É escutar os problemas que os estudantes nos transmitem, estudá-los de certa forma e enquadrá-los na realidade da UA, para depois poder promover mudanças ou resoluções que possam ir de encontro às suas expectativas”, sintetizou. Apesar da importância do cargo, o provedor reconheceu que a maioria dos estudantes desconhece a sua existência. “Se nós atentarmos no número de estudantes da nossa universidade e no número de requisições que o provedor do estudante tem ao longo dos tempos, desde a sua criação, reparamos que não ultrapassamos o 1% dos estudantes a recorrerem ao provedor. Isto não pode ser por não existirem situações a carecer de apoio, porque elas acontecem diariamente e não quer dizer que a universidade esteja a falhar na sua missão”, refletiu. Para Pedro Lages a curta duração dos ciclos de estudo pode ser uma das razões que contribuiu, ao longo dos tempos, para esse afastamento. “Se não houver um esforço constante de promoção dos órgãos e dos serviços da universidade... Eles não vão conhecê-los durante a sua passagem. [Os estudantes] passam por cá em ciclos cada vez mais curtos. As licenciaturas têm três anos, os novos públicos que conseguimos atrair vêm cá em formações cada vez mais reduzidas e, portanto, este esforço de difusão desta figura deve ser constante”, reforçou. Pedro considera ainda o provedor do estudante como o “último recurso” dentro da universidade “para resolver situações que os estudantes possam considerar injustas, eventuais conflitos com serviços, docentes, colegas”. Embora não tenha poder deliberativo, o provedor tem a capacidade de “mediar (…) junto dos órgãos ou dos serviços da universidade”. “[É] quase um soft power, que é, não tendo capacidade de decidir, as suas recomendações são ou carecem de uma justificação em caso de não serem seguidas por parte da entidade que recebe a recomendação”, expôs. Ao longo do seu mandato, um dos eixos prioritários tem sido a proteção dos estudantes com atividades extracurriculares, entre os exemplos, dirigentes associativos ou trabalhadores-estudantes. “A universidade não é apenas uma instituição de formação académica, é também um espaço de cidadania. (…) Portanto, todos estes estudantes carecem de uma maior proteção”, vincou. Ao longo da entrevista, Pedro Lages analisou ainda o último relatório de atividades disponível de 2023 onde foram identificadas como principais áreas de atuação os temas académico-administrativos, pedagógicos e de ação social. Apesar do relatório de 2024 ainda não estar disponível, publicamente, o provedor adiantou que o número de exposições “aumentou” e que, apesar dos temas serem transversais [aos de 2023], há uma “grande prevalência nos temas académico-administrativos”. Dentro destes temas, destacam-se assuntos relacionados com dívidas de propinas, concessão de estatutos especiais e pedidos para inscrição em unidades curriculares adicionais. “No ano de 2024 eu posso destacar um aumento da procura por estudantes de doutoramento, associada a temas de pressão académica, que devemos estar atentos e analisar com a calma necessária, mas que devem merecer aqui a nossa atenção”, adiantou. “Há alguns conflitos conducentes, alguma incompatibilidade com orientadores, mas são temas que carecem também de calma, de reflexão, para percebemos como é que conseguimos ultrapassar estas situações”, continuou o provedor estudante. Já com um olhar crítico sobre o perfil de um provedor de provedor do estudante, Pedro Lages afirmou que se revê com o modelo utilizado na UA já que este prevê a escolha de um provedor sem vínculo formal à universidade. “Eu acredito que este modelo mais facilmente salvaguarda esta independência. E é uma independência que, ao mesmo tempo, deve uma responsabilidade diretamente aos estudantes”, sublinhou. Também sobre a duração do número de anos do mandato [três anos], o provedor opinou ser “relevante” e “adequada”. “Seria, na minha opinião, muito mais relevante definir quantos mandatos é que um provedor pode fazer limitando-os. Acredito que essa renovação acaba por ser muito importante no exercício das funções, ou seja, traz dinamismo, novas ideias e impede quem está no exercício do cargo de se acomodar ao normal funcionamento”, exprimiu. Note-se que na revisão dos estatutos da UA não foi definido nenhum limite de mandatos para a figura do provedor do estudante, mas a proposta do Governo para o novo RJIES aponta a um limite de dois mandatos de três anos. Questionado ainda sobre a relação com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), o provedor definiu-a como “extraordinária”. “Pela minha experiência não me faria sentido, exercendo estas funções, não ter uma relação próxima com a Associação Académica. (…) A relação com a AAUAv tem sido extraordinária, tem vindo a melhorar ao longo do tempo, fruto também dessa maior proximidade que eu tenho tentado assumir junto da Associação”, disse. A um ano para terminar o mandato, Pedro Lages exprimiu que sente que tem sido “útil” à comunidade e que “essa é uma das grandes satisfações” que leva do exercício destas funções. Sobre uma eventual continuidade no cargo, responde com ponderação: “Naturalmente, tendo exercido um mandato, ou estando a chegar próximo do final do mandato, tenho disponibilidade, naturalmente, para continuar, porque também tenho mais conhecimento e acredito que (…) posso aportar um maior valor”, considerou.

Maratona da Europa 2025 confirma “afirmação internacional” e “impacto positivo no território”
Cidade

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A nota enviada às redações aponta que a iniciativa contou com a participação de “cerca de 20 mil” pessoas de “77 nacionalidades”, uma participação que o município aponta como tendo sido “recorde”. A CMA aponta que a iniciativa reforçou, assim, “a promoção e marketing territorial de Aveiro, Município e Região”. “A Maratona da Europa é hoje uma marca afirmada de Aveiro, que alia desporto, turismo, ambiente e cidade. A edição de 2025 foi particularmente especial, ao acontecer no mesmo dia do encerramento da Feira de Março, permitindo um momento de grande mobilização popular e de afirmação da nossa capacidade organizativa”, reparou Ribau Esteves, presidente da CMA. A nota da autarquia repara ainda que a iniciativa se revelou como “uma forte alavanca de promoção económica e turística da Região de Aveiro e da Região Centro, com a presença de milhares de pessoas (…) que usufruíram da restauração, hotelaria e comércio local durante o fim de semana”. A atividade teve o Cais da Fonte Nova como ponto de partida e de chegada e “voltou a destacar os principais ícones naturais e urbanos dos Municípios de Aveiro e Ílhavo”, destaca o município.

Município de Aveiro afirma que Feira de Março 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes
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José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) sublinha que a Feira de Março de 2025 “foi mais uma edição de excelência, que consolidou o evento como um dos maiores e mais relevantes do panorama nacional”. “A diversidade da programação, a qualidade da oferta e a forte adesão popular demonstram que a Feira continua a crescer e a reinventar-se com sucesso”, frisa o autarca. Segundo nota enviada às redações, a edição deste ano da Feira de Março recebeu “cerca de 550.000 visitantes” ao longo do mês em que decorreu. O município destaca ainda que “esta edição voltou a contar com uma forte componente de animação cultural e musical, tendo os concertos noturnos registado grande sucesso de público, com especial destaque para o concerto do Plutónio que registou lotação esgotada, com milhares de pessoas a marcar presença em cada espetáculo”. A nota deixa ainda uma palavra de agradecimento “a todos os que contribuíram para o êxito da Feira de Março 2025 — visitantes, expositores, patrocinadores, parceiros, artistas, associações, toda a equipa técnica gestora, e muito em especial aos Cidadãos que a viveram”.