RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Dois jovens e dois nadadores-salvadores resgatados do mar em praia de Espinho

Dois jovens de 18 anos e dois nadadores-salvadores de 25 foram resgatados esta segunda-feira ao final da tarde na Praia da Seca, em Espinho, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros do concelho de Espinho.

Dois jovens e dois nadadores-salvadores resgatados do mar em praia de Espinho
Redação

Redação

22 jul 2025, 10:40

O alerta foi dado pelas 19h11 e, apesar da pronta resposta dos nadadores-salvadores que chegaram até aos jovens em perigo, o facto de se encontrarem para lá a zona de rebentação obrigou a que tivessem de aguardar pela chegada da mota de água, explicou a fonte dos bombeiros.

Uma vez transportados para terra, um dos jovens e os dois nadadores-salvadores estavam em hipotermia e tiveram de ser assistidos no local, enquanto o quarto resgatado estava ileso, acrescentou a fonte.

A Polícia Marítima e a PSP estiveram no local.

Recomendações

Ílhavo disponibiliza 11 lotes para empresas na nova Área Empresarial da Gafanha de Aquém
Região

Ílhavo disponibiliza 11 lotes para empresas na nova Área Empresarial da Gafanha de Aquém

A AAEIGA localiza-se na envolvente à Rua da Fábrica das Conservas, na Gafanha de Aquém, freguesia de São Salvador, e visa atrair empresas de setores estratégicos, como as “Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), a Indústria e Economia do Mar”, e ainda os ramos da “Indústria Agroalimentar e de Transformação de Materiais”. Segundo a autarquia, “a AAEIGA visa implementar um conceito empresarial diferenciador na região, com especial enfoque nos setores de atividade (tipo III)”, promovendo simultaneamente “um modelo de acolhimento empresarial orientado para a qualificação do tecido económico local, nomeadamente para PME e microempresas”. O Município de Ílhavo destaca ainda a importância da articulação com entidades regionais de conhecimento e inovação, como o Parque de Ciência e Inovação (PCI) e a Universidade de Aveiro, com o objetivo de “estimular o empreendedorismo”, “reforçar a atratividade económica e empresarial do Município” e “criar condições para o desenvolvimento de competências e qualificações que promovam a empregabilidade”. As empresas interessadas em adquirir lotes deverão preencher o formulário próprio disponível no site do Município e formalizar a manifestação de interesse até ao dia “8 de agosto”. O processo de candidatura está sujeito às condições previstas no Regulamento Municipal da Área de Acolhimento Empresarial e Inovação da Gafanha de Aquém, aprovado em abril de 2025 pela Assembleia Municipal. A Câmara Municipal de Ílhavo sublinha que “este procedimento não gera qualquer vínculo ou compromisso prévio, nem estabelece fator de prioridade sobre qualquer outra manifestação de interesse”. Trata-se, antes, de um passo para “auscultar o tecido empresarial da região e aferir da pretensão de interessados em alocar a sua atividade empresarial à AAEIGA”. Findo o prazo de apresentação das manifestações de interesse, “serão avaliadas as candidaturas considerando os critérios plasmados no Regulamento Municipal de Venda de Lotes da AAEIGA para posterior aprovação em sede de reunião do Executivo Municipal”. Após esta aprovação, segue-se o procedimento jurídico de alienação dos lotes, a aprovação dos projetos de construção das instalações e, por fim, o arranque das atividades empresariais.

Prisão preventiva para suspeito de atear incêndio a casa em Estarreja
Região

Prisão preventiva para suspeito de atear incêndio a casa em Estarreja

Em comunicado, a PJ esclareceu que o homem, de 50 anos, que foi detido fora de flagrante delito, foi presente às autoridades judiciárias na comarca de Aveiro, tendo sido sujeito à medida de coação de prisão preventiva. A PJ refere que o suspeito, a quem se imputa a autoria de um crime de incêndio urbano, terá atuado num quadro depressivo, agravado pelo consumo intenso de álcool, no decurso de uma discussão familiar. De acordo com os investigadores, o detido “regou com gasolina o interior da habitação, provocando o abandono do espaço pelos familiares e a procura de socorro junto das autoridades, facto que não obstou a que, já sozinho, incendiasse o local”. “O fogo destruiu parcialmente a habitação e só não atingiu maiores proporções face à pronta intervenção dos bombeiros e da GNR”, refere a mesma nota.

Águeda: Constituído arguido por furto de pombos-correio avaliados em 100 mil euros
Região

Águeda: Constituído arguido por furto de pombos-correio avaliados em 100 mil euros

Em comunicado, a GNR esclareceu que, no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de dez meses por furto ocorrido em Águeda, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram localizar e identificar o suspeito. No seguimento da ação, foi ainda possível recuperar 18 pombos-correio no valor aproximado de 100 mil euros e apreender 60 anilhas de identificação, seis poleiros, um bebedouro, um comedouro, diversos rolos de rede em inox e títulos de propriedade de anilhas. Os animais foram recuperados e entregues ao seu legítimo proprietário e o suspeito foi constituído arguido, tendo os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Águeda.

Elisa Silva apadrinha e atua na 23.ª edição do Festival da Canção Vida em Ílhavo
Região

Elisa Silva apadrinha e atua na 23.ª edição do Festival da Canção Vida em Ílhavo

Elisa nasceu em 1999 na ilha da Madeira e cedo começou a cantar com apenas 7 anos. Já participou em vários festivais regionais e, aos 13 anos, começou a cantar em projetos e a fazer concertos pela ilha. O seu amor pelo jazz aparece aos 17, levando-a a fazer um Curso de Jazz no Conservatório da Madeira. Em 2018 veio para Lisboa continuar os seus estudos e começa a compor músicas originais, tendo lançado a sua carreira a solo pouco depois. Tudo começou no Festival da Canção de 2020. “Medo de Sentir” é o nome do tema que marcou a sua estreia, que a levou à grande vitória do Festival da Canção e lhe deu passagem para a Eurovisão 2020 que acabou por não se realizar devido à pandemia Covid-19. Paralelamente, assinou um contrato discográfico com a Warner Music, que antecipou o lançamento dos seus temas originais e culminou no seu primeiro álbum “No meu Canto” no final de 2021. A trabalhar no próximo álbum de originais, Elisa lançou recentemente os temas “Asas”, “É a tua vez” (com letra da autoria de Nena) e uma nova versão de “Este Meu Jeito”, em dueto com Tiago Nogueira, vocalista d’Os Quatro e Meia. Numa nota enviada à Ria, o grupo de jovens reforça que o percurso e a experiência da artista “enquadram-se plenamente no espírito e propósito do Festival da Canção Vida, sendo uma honra poder contar com a sua presença nesta edição”. Tal como noticiado pela Ria, após um ano de interregno, “A Tulha” volta a realizar o Festival da Canção Vida, “naquela que é uma das mais importantes marcas identitárias da associação e que projeta o seu trabalho a nível nacional”. Entretanto, estão já abertas as fases de candidatura. Os interessados em participar deverão submeter as suas candidaturas até ao dia “10 de setembro”, até às 18h00, através do email: [email protected]. O regulamento na íntegra pode ser consultado aqui.

Últimas

Luís Souto de Miranda declara apoio a Luís Marques Mendes na corrida à Presidência da República
Cidade

Luís Souto de Miranda declara apoio a Luís Marques Mendes na corrida à Presidência da República

Numa sessão marcada pelo diálogo direto com os estudantes e pela discussão de temas como ensino superior, habitação, economia e relações internacionais, Luís Marques Mendes reforçou a sua mensagem de moderação e estabilidade — características que, para Luís Souto de Miranda, são fundamentais na atual conjuntura política. “Em relação ao almirante Gouveia e Melo, que eu prezo muito, (…) mas no confronto, eu penso que de facto o país precisa de um referencial de estabilidade e não de arriscar em aventuras cujo alcance desconhece. É mais por isso que eu prezo bastante a figura do Luís Marques Mendes”, afirmou Luís Souto de Miranda à Ria. Para o candidato da ‘Aliança’, a figura de Marques Mendes distingue-se pela capacidade de diálogo e conhecimento profundo dos assuntos nacionais. “É uma voz moderada, muito capaz de fazer as pontes”, opinou. “Nós atravessamos tempos em que acho que as personalidades capazes de promover os diálogos, as concertações, são vitais para o país. O meu apoio já está decidido para o Luís Marques Mendes. Só vim hoje aqui confirmar”, acrescentou, entre risos. Luís Souto de Miranda destacou ainda a assertividade e a serenidade do candidato presidencial, sublinhando que esses traços são determinantes na campanha e no exercício do cargo, caso vença. “A experiência e o conhecimento dele são evidenciados agora. (…) É esta experiência e conhecimento acumulado e também uma serenidade que é muito importante nestes tempos de ameaças à paz mundial e à segurança internacional”, realçou. A visita terminou com um momento de proximidade, quando Luís Souto de Miranda acompanhou Luís Marques Mendes até ao exterior da Casa do Estudante. À despedida, trocaram palavras de apoio, com o candidato presidencial a desejar “boa campanha” ao autarca aveirense. Questionado sobre o simbolismo do gesto, Luís Souto reafirmou o seu posicionamento à Ria: “Acho que os portugueses vão acabar por gradualmente perceber que aquele efeito (…) da figura do almirante (…) é um balão que se encheu e que começa a esvaziar”. Por fim, o candidato da coligação destacou ainda a ligação de Luís Marques Mendes à região, sublinhando a sua experiência política e o conhecimento do território. “Como aveirense, o Dr. Marques Mendes foi deputado por muitos anos e é um profundo conhecedor da nossa realidade. É um plus, digamos assim”, completou. Recorde-se que, no passado mês de junho, em entrevista à Ria, José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, optou por não revelar a sua intenção de voto, criticando o que classificou como “pressa” e “partidarização” do processo eleitoral presidencial. Já o seu adjunto, Simão Santana, assumiu publicamente o apoio à candidatura do ex-almirante Gouveia e Melo, apesar de discordar da escolha oficial do PSD, e integra a lista de apoiantes publicada no site da campanha.

Municípios pedem revisão de carreiras face à dificuldade de recrutar funcionários
País

Municípios pedem revisão de carreiras face à dificuldade de recrutar funcionários

“Vivemos um tempo em que deixou de ser atrativo ser funcionário da administração local por várias razões”, afirmou a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, que falava aos jornalistas no final da reunião do conselho diretivo, que decorreu na sede da associação, em Coimbra. Nessa reunião, foi discutido um documento da ANMP com contributos para a missão da reforma do Estado, que será entregue em primeira mão ao Governo, mas que Luísa Salgueiro deu nota que irá contemplar, entre outras questões, a necessidade de revisão de carreiras e condições remuneratórias da administração local. A presidente da ANMP recordou a questão das carreiras e o facto de terem desaparecido várias áreas especializadas como carpinteiros, eletricistas ou mecânicos, que ficam todas “no grande chapéu dos assistentes operacionais”, numa carreira sem condições “de progressão atrativas”. Além disso, a administração central “concorre com a administração local”, assegurando melhores condições remuneratórias para um técnico superior que exerça as mesmas funções e responsabilidades, constatou. “Nós estamos a assistir a uma sangria de quadros para a administração central”, alertou. Para Luísa Salgueiro, começa “a ser difícil recrutar e fixar” funcionários, mas também chefias e dirigentes, face a um mercado “muito dinâmico” e com um setor privado que consegue oferecer “melhores condições”. “Tudo isto merece uma reflexão”, defendeu, considerando que parte das dificuldades das autarquias em assumir mais competências e responsabilidades já não passará apenas por condições financeiras, mas pela falta de pessoal “capaz e preparado e competente para realizar tarefas”. Se Portugal tem um problema de falta de mão-de-obra, os municípios “têm um problema de fixação de recursos humanos”, alertou, dando nota de que já há serviços municipais “em rutura porque os funcionários que existem não são suficientes ou não têm o perfil certo”.

Ílhavo disponibiliza 11 lotes para empresas na nova Área Empresarial da Gafanha de Aquém
Região

Ílhavo disponibiliza 11 lotes para empresas na nova Área Empresarial da Gafanha de Aquém

A AAEIGA localiza-se na envolvente à Rua da Fábrica das Conservas, na Gafanha de Aquém, freguesia de São Salvador, e visa atrair empresas de setores estratégicos, como as “Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), a Indústria e Economia do Mar”, e ainda os ramos da “Indústria Agroalimentar e de Transformação de Materiais”. Segundo a autarquia, “a AAEIGA visa implementar um conceito empresarial diferenciador na região, com especial enfoque nos setores de atividade (tipo III)”, promovendo simultaneamente “um modelo de acolhimento empresarial orientado para a qualificação do tecido económico local, nomeadamente para PME e microempresas”. O Município de Ílhavo destaca ainda a importância da articulação com entidades regionais de conhecimento e inovação, como o Parque de Ciência e Inovação (PCI) e a Universidade de Aveiro, com o objetivo de “estimular o empreendedorismo”, “reforçar a atratividade económica e empresarial do Município” e “criar condições para o desenvolvimento de competências e qualificações que promovam a empregabilidade”. As empresas interessadas em adquirir lotes deverão preencher o formulário próprio disponível no site do Município e formalizar a manifestação de interesse até ao dia “8 de agosto”. O processo de candidatura está sujeito às condições previstas no Regulamento Municipal da Área de Acolhimento Empresarial e Inovação da Gafanha de Aquém, aprovado em abril de 2025 pela Assembleia Municipal. A Câmara Municipal de Ílhavo sublinha que “este procedimento não gera qualquer vínculo ou compromisso prévio, nem estabelece fator de prioridade sobre qualquer outra manifestação de interesse”. Trata-se, antes, de um passo para “auscultar o tecido empresarial da região e aferir da pretensão de interessados em alocar a sua atividade empresarial à AAEIGA”. Findo o prazo de apresentação das manifestações de interesse, “serão avaliadas as candidaturas considerando os critérios plasmados no Regulamento Municipal de Venda de Lotes da AAEIGA para posterior aprovação em sede de reunião do Executivo Municipal”. Após esta aprovação, segue-se o procedimento jurídico de alienação dos lotes, a aprovação dos projetos de construção das instalações e, por fim, o arranque das atividades empresariais.

Prisão preventiva para suspeito de atear incêndio a casa em Estarreja
Região

Prisão preventiva para suspeito de atear incêndio a casa em Estarreja

Em comunicado, a PJ esclareceu que o homem, de 50 anos, que foi detido fora de flagrante delito, foi presente às autoridades judiciárias na comarca de Aveiro, tendo sido sujeito à medida de coação de prisão preventiva. A PJ refere que o suspeito, a quem se imputa a autoria de um crime de incêndio urbano, terá atuado num quadro depressivo, agravado pelo consumo intenso de álcool, no decurso de uma discussão familiar. De acordo com os investigadores, o detido “regou com gasolina o interior da habitação, provocando o abandono do espaço pelos familiares e a procura de socorro junto das autoridades, facto que não obstou a que, já sozinho, incendiasse o local”. “O fogo destruiu parcialmente a habitação e só não atingiu maiores proporções face à pronta intervenção dos bombeiros e da GNR”, refere a mesma nota.