RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Cidade

Simão Santana e Rogério Carlos afastam-se da Comissão Política do PSD, Ribau Esteves em silêncio

Estalou o verniz no PSD-Aveiro. Simão Santana e Rogério Carlos, homens fortes da máquina de Ribau Esteves, apresentaram a sua demissão dos cargos de presidente e vogal da concelhia do PSD-Aveiro, respetivamente, depois do anúncio da escolha unilateral de Luís Souto de Miranda, pela direção nacional do partido, como candidato do PSD nas próximas eleições autárquicas.

Simão Santana e Rogério Carlos afastam-se da Comissão Política do PSD, Ribau Esteves em silêncio
Redação

Redação

04 fev 2025, 09:49

A reunião estava marcada para as 21h30, na sede do PSD-Aveiro, na Avenida Lourenço Peixinho. A expectativa era grande no seio dos dirigentes sociais-democratas. Desde a intervenção de Ribau Esteves no Congresso Nacional do PSD, em outubro do ano passado - onde apelava à direção nacional do partido para não criar “problemas” na escolha do candidato em Aveiro, pressionando uma solução dentro do seu executivo – muitas foram as movimentações e as jogadas de bastidores no seio do partido.

Foi já muito perto da meia-noite que a notícia chegou oficialmente à comunicação social, por via de uma nota de imprensa. “Considerando o processo eleitoral autárquico em curso e as decisões da Comissão Política Nacional, que apenas comunicou o ato consumado ao Presidente da Comissão Política da Secção poucos minutos antes do seu anúncio público, e por considerar que o processo é politicamente lesivo do Partido Social Democrata, apresentei o meu pedido de demissão do cargo de presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD, com efeitos imediatos. Do mesmo modo, demitiram-se ainda os seguintes elementos: Rogério Carlos, vogal”, lê-se na nota enviada pelo presidente demissionário Simão Santana.

Fontes próximas do PSD-Aveiro afirmaram à Ria que a decisão de Simão Santana e Rogério Carlos foi vista como “coerente”, pois “a direção nacional do partido ao conduzir todo o processo de escolha de forma unilateral deixou-os sem qualquer margem para continuarem”. O que estes militantes sociais-democratas não conseguem entender é a posição de Ribau Esteves. “É o grande responsável da situação criada e nem apareceu na reunião. Durante todos estes meses passou o tempo a dar entrevistas e a fazer intervenções públicas a criar pressão no Montenegro e agora, depois de tudo o que aconteceu, deixa cair os seus principais soldados sem qualquer comentário ou palavra de apoio? O recato que agora Ribau Esteves está a ter é o recato que não quis ter durante todo este período”, apontam.

Recorde-se que Ribau Esteves é o atual Presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD e, até ao momento, não se associou à demissão dos homens fortes da sua máquina, Simão Santana e Rogério Carlos. A Ria sabe que circula nos bastidores do PSD, a nível local, distrital e nacional, a possibilidade de Luís Montenegro encontrar uma “saída airosa” para Ribau Esteves, de forma a que este não crie mais instabilidade no seio do PSD-Aveiro e declare apoie a Luís Souto de Miranda.

Nos próximos dias os dirigentes do PSD-Aveiro voltarão a reunir, desta vez para escolherem uma solução interina depois da saída do atual presidente da secção local, Simão Santana. Alguns dirigentes locais defendem que deverá ser Luís Souto de Miranda a conduzir este processo da escolha do novo presidente da concelhia, pois é o momento do partido estar unido e articulado para disputar as próximas eleições autárquicas.

Recomendações

Ordem dos Médicos exige intervenção no serviço de Obstetrícia de Aveiro
Cidade

Ordem dos Médicos exige intervenção no serviço de Obstetrícia de Aveiro

“Uma delegação da Ordem dos Médicos (OM) visitou hoje o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro e identificou fragilidades preocupantes na resposta dos cuidados às mulheres”, dá conta o comunicado em que considera que “ situação exige uma intervenção imediata e eficaz”. A Ordem dos Médicos, em resultado do contacto direto com os médicos do serviço e com o Conselho de Administração do Hospital, considera urgente reforçar as equipas médicas. “Para tal, é necessário abrir concursos para preenchimento de vagas, criar mecanismos de atratividade para os médicos e garantir condições de trabalho adequadas e seguras”, sublinha. A Ordem antecipa que as escalas previstas para julho e agosto terão “vários dias com o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia encerrado por falta de médicos”. “Esta situação compromete gravemente a capacidade de resposta às necessidades das grávidas e das mulheres da região”, adverte. Entre os principais problemas identificados durante a visita, a ordem destaca “a insuficiência crítica de médicos especialistas, o desgaste acentuado das equipas existentes e o risco iminente de interrupções frequentes do serviço”. A Ordem dos Médicos conclui o comunicado com a exigência de “uma intervenção concreta e urgente por parte de todas as entidades competentes, em particular da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, que tem a responsabilidade de assegurar a resposta a nível nacional e local”.

‘Aliança Mais Aveiro’ apresenta esta sexta-feira Pedro Mónica como candidato à Junta de São Bernardo
Cidade

‘Aliança Mais Aveiro’ apresenta esta sexta-feira Pedro Mónica como candidato à Junta de São Bernardo

Pedro Mónica, atual presidente da Assembleia de Freguesia de São Bernardo, foi o nome escolhido pela coligação para suceder a Henrique Vieira, que termina o seu terceiro mandato consecutivo e, por isso, está impedido por lei de se recandidatar. Com 53 anos, engenheiro de eletrónica e telecomunicações, Pedro Mónica já havia adiantado à Ria que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo atual executivo. “A nível das linhas mestras será a mesma. Não tenho a menor dúvida porque a dinâmica que foi defendida na junta está a funcionar bem”, opinou. Tal como aconteceu na passada sexta-feira, 11 de julho, aquando da apresentação de Rui Cordeiro como candidato à Junta de Freguesia de Esgueira, será também divulgada a equipa que acompanha Pedro Mónica nesta candidatura. Nas eleições autárquicas de 2021, a coligação venceu com 53,61% dos votos na freguesia, elegendo seis mandatos contra três do movimento independente ‘São Bernardo Mais e Melhor’ (SB MM).

Rui Faria volta a candidatar-se à Junta de Freguesia de Cacia
Cidade

Rui Faria volta a candidatar-se à Junta de Freguesia de Cacia

A candidatura nasce, segundo o próprio, de uma “vontade firme de promover uma freguesia mais justa, solidária e participativa, onde ninguém seja deixado para trás”. Rui Faria compromete-se a ouvir e cuidar das necessidades da população, com uma visão “inclusiva” que respeita todas as etnias, crenças e vivências. Segundo uma nota enviada às redações, um dos eixos centrais do programa é o combate ao envelhecimento da população. Rui Faria defende a promoção de habitação a custos controlados para atrair jovens para a freguesia, bem como o reforço de respostas sociais dirigidas aos mais idosos, garantindo-lhes uma vida “ativa e digna”. A mobilidade acessível e a criação de espaços de convívio intergeracional são apontadas como prioridades. Na área cultural, o candidato propõe uma programação mais rica e diversificada, que vá além das festas tradicionais, apostando na cultura como motor de participação cívica e identidade local, com atividades ao longo de todo o ano para todas as idades. A candidatura destaca ainda o papel das coletividades e associações da freguesia. Rui Faria propõe o reforço do apoio a estas estruturas, garantindo que continuarão a ser “pilares na promoção do desporto, cultura, solidariedade e vida comunitária”. Rui Faria tem ainda o objetivo de “colocar as pessoas no centro da ação política”. Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas a ‘Aliança com Aveiro’ (PSD/CDS-PP/PPM) venceu esta junta de freguesia com “63,64%” dos votos. O BE alcançou “6.17%” dos votos.

Nuno Oliveira é a escolha da IL para a Junta de Freguesia de Santa Joana
Cidade

Nuno Oliveira é a escolha da IL para a Junta de Freguesia de Santa Joana

Hipnoterapeuta clínico, coach mental, empreendedor na área do desenvolvimento pessoal e membro da International Hypnosis Association, Nuno Oliveira tem um percurso também ligado ao desporto de alto rendimento. “É ciclista e maratonista há mais de vinte anos — acredita na disciplina, na resiliência e na força de vontade como motores de mudança pessoal e comunitária”, lê-se numa nota enviada este domingo à Ria. A decisão de avançar com a candidatura surge da convicção de que Santa Joana “parou no tempo” e “não está a acompanhar o ritmo de crescimento e modernização do concelho”. Nuno Oliveira defende uma Junta de Freguesia “mais próxima das pessoas, transparente, participativa e com serviços digitalizados”. Melhorias nos transportes públicos, criação de ciclovias e percursos seguros, e uma melhor ligação entre Santa Joana e o restante concelho são algumas das medidas que pretende implementar. “Santa Joana merece uma rede viária digna do seu potencial. Está na hora de requalificar as suas estradas com critérios de segurança, mobilidade e modernidade”, afirma. Recusando “a ideia da Junta como herança de família”, Nuno Oliveira sublinha que esta é uma responsabilidade pública que exige “visão, trabalho e dedicação”. Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas a coligação ‘Aliança com Aveiro’ (PSD/CDS-PP/PPM) venceu esta junta de freguesia com "53,40%" dos votos. A IL não apresentou candidatura. *Notícia atualizada às 23h43 face à atualização dos resultados das últimas eleições autárquicas.

Últimas

Ordem dos Médicos exige intervenção no serviço de Obstetrícia de Aveiro
Cidade

Ordem dos Médicos exige intervenção no serviço de Obstetrícia de Aveiro

“Uma delegação da Ordem dos Médicos (OM) visitou hoje o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro e identificou fragilidades preocupantes na resposta dos cuidados às mulheres”, dá conta o comunicado em que considera que “ situação exige uma intervenção imediata e eficaz”. A Ordem dos Médicos, em resultado do contacto direto com os médicos do serviço e com o Conselho de Administração do Hospital, considera urgente reforçar as equipas médicas. “Para tal, é necessário abrir concursos para preenchimento de vagas, criar mecanismos de atratividade para os médicos e garantir condições de trabalho adequadas e seguras”, sublinha. A Ordem antecipa que as escalas previstas para julho e agosto terão “vários dias com o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia encerrado por falta de médicos”. “Esta situação compromete gravemente a capacidade de resposta às necessidades das grávidas e das mulheres da região”, adverte. Entre os principais problemas identificados durante a visita, a ordem destaca “a insuficiência crítica de médicos especialistas, o desgaste acentuado das equipas existentes e o risco iminente de interrupções frequentes do serviço”. A Ordem dos Médicos conclui o comunicado com a exigência de “uma intervenção concreta e urgente por parte de todas as entidades competentes, em particular da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, que tem a responsabilidade de assegurar a resposta a nível nacional e local”.

Espinho volta a poder ter banhos na Praia de Silvalde
Região

Espinho volta a poder ter banhos na Praia de Silvalde

Segundo o portal “Info Água”, tutelado por esse organismo, a água da referida praia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto foi hoje novamente sujeita a análises para rastreio de qualidade e esses exames revelaram-na livre de contaminação microbiológica. O mesmo site indica que a classificação da água é agora “boa”, pelo que os banhos nessa extensão da orla costeira deixam de estar desaconselhados.

Autárquicas: Ex-emigrante Ricardo Almeida concorre pelo Chega a São João da Madeira
Região

Autárquicas: Ex-emigrante Ricardo Almeida concorre pelo Chega a São João da Madeira

“Começou como estudante-trabalhador e, em busca de melhores oportunidades, emigrou. Regressou posteriormente à sua terra natal, onde vive e trabalha atualmente”, lê-se no comunicado do Chega. Ricardo Almeida “trabalha por conta própria, enfrentando diariamente desafios que exigem resiliência, disciplina e criatividade”, e acredita que “a ambição, a honestidade e a dedicação são fundamentais para alcançar o sucesso”, pelo que “a aprendizagem e a evolução devem ser constantes”. Citado pelo Chega, o candidato afirma: “Regresso à minha terra natal para transformar os desafios em oportunidades e construir um futuro melhor para São João da Madeira”. Para o partido, Ricardo Almeida integra “uma geração de candidatos preparados, determinados e motivados a trazer uma nova visão para a administração local”. Além de Ricardo Almeida pelo Chega, à Câmara Municipal de São João da Madeira também já foi formalizada a candidatura de Moisés Ferreira pelo BE, a de João Oliveira pela coligação do PSD com CDS-PP e a do socialista Jorge Vultos Sequeira, que é o atual presidente da autarquia. Nesse que é o concelho mais pequeno do país, com cerca de oito quilómetros quadrados e 22.200 habitantes, o executivo camarário eleito em 2021 integra quatro elementos do PS e três da coligação entre sociais-democratas e populares. As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro. *Imagem retirada deO Regional

Idosa morre em atropelamento em Ílhavo
Região

Idosa morre em atropelamento em Ílhavo

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro disse à agência Lusa que o alerta para o atropelamento rodoviário foi dado cerca das 11:00. Segundo a GNR, a vítima mortal foi atropelada por um pesado de mercadorias, na Rua do Forte da Barra, junto ao Jardim Oudinot. A mesma fonte adiantou que o óbito foi declarado no local pelo médico do Instituto Nacional de Emergência Médica. Ao local acorreram os Bombeiros de Ílhavo, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Aveiro e a GNR. O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR vai investigar as causas do acidente.