RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Vagos Metal Fest anuncia Godsmack para 2026 em véspera de edição deste ano

O Vagos Metal Fest, que arranca na quinta-feira naquele concelho do distrito de Aveiro, anunciou hoje as datas do evento em 2026 e revelou os norte-americanos Godsmack como primeiros cabeças de cartaz.

Vagos Metal Fest anuncia Godsmack para 2026 em véspera de edição deste ano
Redação

Redação

30 jul 2025, 15:52

Em comunicado, a organização do festival anunciou que o evento do próximo ano se vai realizar em 07, 08 e 09 de agosto, com a promessa de ser “a maior edição de sempre na Quinta da Ega”. Sobre os primeiros cabeças de cartaz do ano que vem, a organização lembra que regressam a Portugal “mais de 20 anos após a sua última atuação no país”, onde abriram para Limp Bizkit, em Lisboa, em 2001.

Os norte-americanos Godsmack integraram a vaga de bandas do chamado nu-metal na viragem do século, tendo saltado para a ribalta com o álbum homónimo, de 1998, do qual saíram temas como “Whatever”, “Keep Away” e “Voodoo”. Na biografia da banda patente no ‘site’, pode ler-se que “Godsmack têm mais canções no Top 10 Rock do que os Foo Fighters ou os seus heróis da terra natal, Aerosmith”.

Formados em 1995 em Lawrence, no estado norte-americano do Massachussets, os Godsmack mantêm na formação o vocalista Sully Erna e o baixista Robbie Merrill, tendo saído do grupo este ano o baterista Shannon Larkin e o guitarrista Tony Rombola. Num comunicado publicado pela banda aquando da saída de Larkin e Rombola, dois membros que estiveram décadas com o conjunto, foi anunciado que o baterista Will Hunt, de Evanescence, e o guitarrista Sam Kolton, de Dorothy, iriam atuar em palco nas restantes datas europeias.

A edição deste ano do Vagos Metal Fest acontece entre quinta-feira e domingo na Quinta da Ega, com um cartaz que inclui P.O.D., Mayhem, Hatebreed, Candlemass, Gorgoroth, Exploited, Destruction, entre muitos outros.

A organização referiu, ainda, que os bilhetes para 2026 vão estar disponíveis nas bilheteiras físicas do festival, pelo preço de 99,99 euros.

Recomendações

Filipe Honório é o candidato do Livre na estreia autárquica em Santa Maria da Feira
Região

Filipe Honório é o candidato do Livre na estreia autárquica em Santa Maria da Feira

Em declarações à Agência Lusa, o candidato afirma que a estreia local é um sinal de que “as ideias têm feito sentido” para as pessoas. Recorde-se que Filipe Honório já tinha sido o número um do partido na candidatura ao círculo eleitoral de Aveiro nas últimas eleições legislativas. O candidato do Livre estabelece como objetivo “continuar a apresentar soluções para os problemas das pessoas”. Para o funcionário municipal, Santa Maria da Feira pode ter “grande qualidade de vida, com habitação acessível, espaços verdes e um centro cultural a nível nacional”, mas precisa de “virar a página para o futuro e progresso”. Filipe Honório nasceu Leiria, é licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Relações Internacionais com especialização em Estudos Europeus. O candidato trabalha há quase dois anos como técnico superior na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Atualmente, reside em São João da Madeira. O candidato do Livre junta-se agora ao presidente da autarquia, Amadeu Albergaria, que se candidata pelo PSD, a Márcio Correia, candidato pelo PS, e a Eduardo Couto, candidato pelo BE, na corrida à autarquia.

Ana Moura e Rui Veloso animam Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré
Região

Ana Moura e Rui Veloso animam Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré

Os concertos no palco principal, o Palco Estibordo, acontecem todos os dias às 22h00. Matias Damásio é quem abre as festividades, no dia 13, dia 14 sobe a palco Ana Moura, dia 15 é a vez de Mickael Carreira, dia 16 atua Rui Veloso e a agenda fica fechada com Luís Trigacheiro, no dia 17. No Palco Bombordo, onde os artistas arrancam a partir das 23h30, há espaço para Aura, dia 13, Manuscrito, dia 14, Shhh Noise, dia 15, Tangerina não é Clementina, dia 16, e Hard-Zeppelin Tribute, dia 17. No centro da festa vai estar sempre o bacalhau e, divididas por dez tasquinhas e dois bares de petiscos, vão estar doze associações culturais a confecionar pratos a partir do peixe. No Pavilhão Âncora acontecem 15 showcookings com o bacalhau como ingrediente principal e, no mesmo pavilhão, realiza-se a habitual Mostra de Artesanato de inspiração marítima e o Mercado do Bacalhau. Este ano, o Brasil é o país convidado. No festival vai estar presente uma comitiva de Paraty, cidade geminada com Ílhavo, que vai ter também um espaço dedicado no Pavilhão Âncora. O ponto alto da participação brasileira vai acontecer a 15 de agosto com a receção oficial à comitiva e com o showcooking de Bolinho de Bacalhau com Aipim, promovido por Luciana Guimarães. A autarquia de Ílhavo destaca o aumento do investimento nas infraestruturas de apoio e afirma que o festival vai ser apoiado com cerca de 475 mil euros. No evento, que a Câmara Municipal diz ser "o maior do ano" no concelho, vão participar perto de 50 colaboradores e 500 voluntários.

Rita Ribeiro é a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Espinho
Região

Rita Ribeiro é a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Espinho

Rita Ribeiro quer um município de Espinho “construído em comunidade, com o cidadão no centro das decisões”. A candidata de 30 anos defende uma política voltada para os jovens que, entende, “têm sido sistematicamente excluídos dos processos de decisão”. A cabeça-de-lista bloquista licenciou-se em Direito pela Faculdade da Universidade de Coimbra e é pós-graduada em Ciências Jurídico-Forenses. Atualmente trabalha como analista de crimes financeiros. Nos últimos quatro anos, Rita Ribeiro foi deputada municipal no concelho de Espinho. Um dos grandes objetivos da candidatura é tornar o município “mais inclusivo, acessível e ambientalmente responsável”.

Museu Marítimo de Ílhavo celebra 88 anos com 3 dias de programação cultural
Região

Museu Marítimo de Ílhavo celebra 88 anos com 3 dias de programação cultural

O 88º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo tem início às 18h00 de dia 8 de agosto, sexta-feira, quando vai ser inaugurada a exposição temporária “O Mar por objeto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano”. Na exposição vão estar expostas 14 fotografias da autoria de Aníbal Lemos, Diretor do Centro de Artes de São João da Madeira, onde estão retratadas mulheres que se dedicaram ao estudo do oceano e do mar português. No mesmo dia, Tiago Matos protagoniza o concerto de piano “Uma Viagem pelo Mar”. De acordo com a nota de imprensa enviada às redações, o artista, que colabora com o projeto cultural 23 Milhas, com a Orquestra Filarmónia das Beiras e Orquestra Filarmónica Gafanhense, “interpreta compositores clássicos e contemporâneos na sua abordagem tímbrica aos temas de inspiração marítima”. O dia termina com a oferta de quatro obras pelos Amigos do Museu de Ílhavo: duas gravuras da autoria de João Carlos Celestino Gomes, intituladas “Gaibéus” e “Maré, e duas aguarelas sobre papel, “Bênção dos Bacalhoeiros” (1937), do Comandante António Jervis de Athouguia Pinto Basto, e “Cena de interior com pescadores” (1927), de Barata Martins. O espetáculo de figuras animadas “O peixinho que descobriu o mar”, de Pedro Giestas, especialmente dedicada para os mais novos, com sessões no dia 9 às 10h30, 11h30, 15h30 e 17h30. No mesmo dia, pelas 16h00, acontece a “visita diálogo” no âmbito da exposição temporária “Azul em Festa”, com a curadora Fátima Marques Pereira e a artista Inês Moura. Para fechar as atividades de sábado, Inês Moura promove uma oficina de criatividade denominada de “Quando as letras, também são desenhos”. Domingo é o último dia das comemorações do aniversário do museu com um dia aberto no Museu Marítimo de Ílhavo, no Navio-Museu Santo André e no Centro de Religiosidade Marítima.

Últimas

UA abre inscrições para Cursos Livres de Línguas
Universidade

UA abre inscrições para Cursos Livres de Línguas

De acordo com uma nota enviada pela Universidade de Aveiro à redação da Ria, os cursos, promovidos pelo Departamento de Línguas e Culturas (DLC) e do Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida (continUA), têm como público-alvo todos aqueles que gostem de aprender ou aperfeiçoar outras línguas. Os cursos disponíveis são de alemão, francês, espanhol, japonês, inglês, língua gestual portuguesa e português língua estrangeira. As candidaturas, que podem ser feitas na plataforma PACO Candidaturas, têm uma taxa de 5 euros. O custo de cada um dos cursos está disponível no site da Universidade de Aveiro. As matrículas acontecem entre 19 e 22 de setembro e as aulas acontecem durante todo o semestre, entre 6 de outubro e 16 de janeiro.

Aradas: PS comenta que “quem não tem nada a esconder, mostra tudo o que tem”
Cidade

Aradas: PS comenta que “quem não tem nada a esconder, mostra tudo o que tem”

No curto texto, a bancada do PS diz que “aguarda que o Tribunal se pronuncie sobre a recusa [da Junta de Freguesia facultar os documentos solicitados pelo movimento “Sentir Aradas”]”. Recorde-se que a Junta de Freguesia de Aradas já comunicou que vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro. No entender dos socialistas de Aradas, “quem não tem nada a esconder, mostra tudo o que tem” e quem não mostra “não tem credibilidade para estar à frente de uma Junta de Freguesia nem para governar”.

Houve menos de 50 mil candidaturas ao ensino superior. É o número mais baixo do pós-pandemia
País

Houve menos de 50 mil candidaturas ao ensino superior. É o número mais baixo do pós-pandemia

O número de candidatos já vinha em queda desde 2020, altura em que cerca de 62 mil estudantes tentaram ingressar no ensino superior durante a primeira fase de candidaturas. No entanto, nunca a queda foi tão abrupta, tendo em conta que ainda no ano passado houve 58 mil candidatos. Para observar um valor tão baixo é preciso recuar a 2018, quando se candidataram 49.362 estudantes. Recorde-se que, conforme noticiado pela Ria, os dados já indicavam uma muito menor adesão ao concurso nacional de acesso. Este ano foram abertas mais de 55 mil vagas no regime geral de acesso do ensino público, a que acrescem 717 vagas para concursos locais. Nos regimes e concursos especiais foram abertas 21 mil vagas e, no ensino privado, são quase 25 mil os lugares disponíveis. A Universidade de Aveiro disponibilizou mais 3 vagas do que no ano passado, o que faz um total de 2388 vagas.

Filipe Honório é o candidato do Livre na estreia autárquica em Santa Maria da Feira
Região

Filipe Honório é o candidato do Livre na estreia autárquica em Santa Maria da Feira

Em declarações à Agência Lusa, o candidato afirma que a estreia local é um sinal de que “as ideias têm feito sentido” para as pessoas. Recorde-se que Filipe Honório já tinha sido o número um do partido na candidatura ao círculo eleitoral de Aveiro nas últimas eleições legislativas. O candidato do Livre estabelece como objetivo “continuar a apresentar soluções para os problemas das pessoas”. Para o funcionário municipal, Santa Maria da Feira pode ter “grande qualidade de vida, com habitação acessível, espaços verdes e um centro cultural a nível nacional”, mas precisa de “virar a página para o futuro e progresso”. Filipe Honório nasceu Leiria, é licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Relações Internacionais com especialização em Estudos Europeus. O candidato trabalha há quase dois anos como técnico superior na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Atualmente, reside em São João da Madeira. O candidato do Livre junta-se agora ao presidente da autarquia, Amadeu Albergaria, que se candidata pelo PSD, a Márcio Correia, candidato pelo PS, e a Eduardo Couto, candidato pelo BE, na corrida à autarquia.