Alberto Souto de Miranda propõe para Aveiro um “Plano Municipal de Pistas Cicláveis”
Como tem vindo a ser habitual, Alberto Souto de Miranda, candidato do PS à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) avançou, no passado domingo, 13 de abril, com mais uma proposta do seu programa às eleições autárquicas de 2025, desta vez, no campo da mobilidade ciclável.
Redação
Últimas
“Aveiro tem uma orografia e um clima muito favoráveis ao uso das bicicletas. É uma prática saudável, que contribui para a descarbonização e induz sociabilidade. A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ciclável mostra que há um grande caminho a percorrer”, afirmou o candidato socialista, no habitual texto de domingo nas suas redes sociais.
Neste seguimento, recorda ainda que Aveiro “foi o primeiro município do país” a disponibilizar um sistema de bicicletas públicas partilhadas através das Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro (BUGAS). “Vinte anos passados, depois de as ridicularizarem, de lhes mudarem a cor e, finalmente, de as ressuscitarem, descaracterizaram-nas. O resultado é que os utilizadores de bicicletas têm vindo a baixar”, atirou. Alberto Souto de Miranda sugere assim “inverter esta tendência, aprovando e concretizando um Plano Municipal de Pistas Cicláveis com continuidade, segregação e segurança”.
Para tal, propõe um conjunto de soluções divididas em quatro categorias: “Planeamento e Território”; “BUGAS de nova geração”; “Pessoas” e “Empresas”.
No “Planeamento e Território” sugere, entre outras medidas, “construir cinco quilómetros de pistas cicláveis por ano” e “conectar com pistas os principais pontos geradores de fluxos”. Entre esses pontos refere a Universidade de Aveiro e a Estação de Comboios. Já nas “BUGAS de nova geração” aponta, entre outros pontos, “disponibilizar BUGAS com tração assistida eletricamente para quem precise” e a diversificação da “tipologia de BUGAS: para transporte de pequenas cargas, para transporte de crianças, para crianças acompanhadas pelos pais, etc”. Nas “Pessoas” diz ser necessário “criar um programa de educação ciclável nas escolas” e “incentivar os ‘comboios’ e corredores de bicicletas para acesso às escolas”. Na última categoria destaca a criação de “um programa de apoio à micrologística em bicicleta” e o apoio às “ofertas turísticas em bicicleta”.
A proposta na íntegra pode ser consultada aqui.
Últimas
Recomendações
Beira-Mar vê adversários a reforçar-se enquanto espera por desfecho das negociações com investidor
A indecisão relativamente ao processo de constituição da sociedade desportiva do SC Beira-Mar tem atrasado a preparação do clube para a temporada 2026/2027, que ainda não oficializou nenhuma das caras no novo plantel. Por outro lado, entre as equipas que se devem cruzar no trajeto dos auri-negros, há quem já tenha anunciado mais de 15 jogadores. Para perceber o ponto de situação do SC Beira-Mar, a Ria analisou o momento de todos os clubes.
Moradores levam preocupações à Assembleia Municipal de Aveiro
Durante a Assembleia Municipal de Aveiro houve espaço para ouvir as apreensões dos munícipes. A calçada “completamente degradada”, o bairro da Beira-mar e a demolição da CERCIAV foram alguns dos temas em destaque.
Praia de São Jacinto recebe Bandeira Azul pelo 21.º ano consecutivo
A Praia de São Jacinto foi novamente galardoada com a Bandeira Azul, distinção que recebe pelo 21.º ano consecutivo. O hastear oficial do galardão, está agendado para a próxima quarta-feira, dia 24, às 11h00, e contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Luís Souto de Miranda.
Fan Zone do Rossio: ‘Zona VIP’ desmontada sem esclarecimentos da Câmara
A ‘Zona VIP’ da Fan Zone do Rossio foi este domingo, dia 21, desmontada, depois da inauguração da passada quarta-feira ter suscitado discussão no espaço público aveirense. Contactada pela Ria, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) voltou a não prestar esclarecimentos sobre o assunto.