RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Cidade

Autárquicas Aveiro: Advogado aveirense Pedro Teixeira avalia candidatura como independente à CMA

Pedro Teixeira, advogado aveirense com 47 anos e natural da União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz, confirmou, esta segunda-feira, 10 de março, à Ria, que está a avaliar avançar com uma candidatura independente às eleições autárquicas de 2025 à Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

Autárquicas Aveiro: Advogado aveirense Pedro Teixeira avalia candidatura como independente à CMA
Redação

Redação

10 mar 2025, 20:02

Questionado pela Ria sobre se confirmava que no passado sábado, 8 de março, tinha participado num almoço com o intuito de avançar com uma candidatura independente ao Município de Aveiro, Pedro Teixeira corroborou a afirmação. “É verdade… Aconteceu porque há (…) um determinado projeto (…) que está a ser pensado e está a ser analisado pelo melhor de Aveiro e para os aveirenses, mas não posso dizer muito mais do que isso”, afirmou. “Posso dizer que se reuniram várias pessoas no sentido de pensar sobre Aveiro e desse almoço, no sábado, surgiram novas ideias para Aveiro que eu acho que são muito importantes”, completou.

Interpelado ainda se considera que há espaço para uma candidatura independente, o advogado aveirense afirmou que “sem dúvida”. “Porque me parece que no enquadramento da política autárquica, neste momento, há espaço para pessoas independentes, com convicções próprias e genuínas, muito diferentes de todas aquelas que estão a ser apresentadas”, considerou. Sobre quem integrará esse projeto, Pedro Teixeira preferiu não adiantar nomes à Ria, mas realçou que o mesmo será composto, entre outros, por “empresários, professores, médicos, juristas e advogados”.

O advogado aveirense reafirmou ainda à Ria que o interesse por liderar uma candidatura independente não se deve a estar “descontente” com a realidade política atual, nem às candidaturas dos restantes partidos políticos. “Agora, efetivamente, acho que os candidatos, neste momento, têm as suas ideias e nós temos outras ideias diferentes, mais abrangentes, com outro querer para Aveiro. Portanto, não estou descontente com as outras ideias, não vou dizer que as outras ideias estão erradas ou estão mal, ou que eu considero que não são boas, mas acho que temos melhores”, sublinhou.

Sobre quando surgiu o interesse para ser o próximo presidente da Câmara de Aveiro, Pedro Teixeira disse que a ideia começou “há dois meses”. “Foi uma ideia que começou a amadurecer e estamos a ver se realmente temos as condições necessárias para isso (…) Eu também não lhe estou a dizer que o irei fazer, mas estou a dizer que há um grupo pensado e estruturado para isso”, vincou, assegurando ainda que “tem” perfil para ser presidente da CMA.

À Ria, o advogado adiantou também que não foi iniciativa própria a formação desse grupo para o projeto. “Foi esse grupo que me fez a mim… Mas, efetivamente, e é isso que me agrada, é ver tantas pessoas que me querem bem e que me querem nessa posição”, exprimiu.

No que toca à data para tomar uma decisão final, mais uma vez, Pedro Teixeira preferiu não revelar, destacando que o tempo “não o preocupa”. “Conto na próxima semana reunir-me com algumas pessoas que podem dar este maior aporte a esta candidatura. Conto falar com determinadas pessoas. Aliás, já falei e estou à espera de algumas respostas que também estão a pensar em termos familiares. Se vir que tenho equipa avanço… Agora, saber se é daqui a uma semana ou a duas, não sei”, afirmou.

Numa etapa final da conversa, o advogado assegurou que “há muitas pessoas” em Aveiro que olham para uma eventual candidatura sua como uma “nova esperança”. “Porque posso trazer alguma coisa de novo para Aveiro que não está ligado aos partidos, que não tem história do passado político e que pode ser uma lufada de ar fresco”, garantiu.

Pedro Teixeira é advogado e investigador jurídico. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e possui um Título de Suficiência Investigadora pela Universidade de Salamanca. Doutorando em Direito na Universidade de Vigo, pós-graduado em Direito pela Universidade de Lisboa e pós-graduado em Direito pela European V. Academy. Autor de diversos livros, tendo recebido diferentes prémios e menções honrosas. Foi ainda, recentemente, mordomo na Mordomia de São Gonçalinho.

Recomendações

Teatro Aveirense celebra William Shakespeare com ciclo em fevereiro
Cidade

Teatro Aveirense celebra William Shakespeare com ciclo em fevereiro

Segundo uma nota camarária, a “Trilogia Shakespeare” é composta por três espetáculos de teatro, uma oficina e uma sessão de cinema, numa sequência de iniciativas pensadas para celebrar o poeta e dramaturgo inglês. "Com especial incidência no público jovem, o ciclo inclui sessões especiais para escolas e procura trazer William Shakespeare para os dias de hoje, de forma criativa e original", refere a mesma nota. Pensado para públicos diversos, desde crianças a partir dos seis anos, jovens, professores e público em geral, o ciclo cruza teatro, pedagogia, humor e participação ativa, abrindo espaço para novas leituras das grandes tragédias e dilemas shakespeareanos. O programa começa no dia 02 de fevereiro com “To Be or Not To Be – That’s The Question”, com Cláudia Jardim e Diogo Bento, sendo uma formação para professores, educadores, artistas e outros interessados em novas abordagens de obras clássicas junto dos mais novos. Para o dia 03 de fevereiro está marcado o espetáculo “Hamlet, Sou Eu”, numa sessão exclusiva para escolas, que lança um desafio de descoberta e representação de possíveis cenários teatrais para a história da peça “Hamlet”, com subida dos participantes até ao palco no final. No dia 05 de fevereiro haverá uma nova sessão para escolas, desta feita com “Romeu & Julieta”, que transpõe a conhecida história para o ambiente divertido de uma cozinha. Ainda no mesmo dia terá lugar "William ShakeskKkKKkk", uma conferência performativa em formato de vídeo, de inspiração “tiktokiana”, realizada em torno da biografia do dramaturgo. Por fim, no dia 07 de fevereiro será apresentada a peça “MacBad”, que transforma o clássico “Macbeth” na história de um 'bully', convocando o universo dos videojogos.

Câmara de Aveiro apoia clubes desportivos em mais de um milhão de euros para a época 2025/2026
Cidade

Câmara de Aveiro apoia clubes desportivos em mais de um milhão de euros para a época 2025/2026

O Apoio ao Investimento é o que concentra a maior parte das verbas entregues, com “528.201,10” euros atribuídos a 22 Associações. O Apoio à Atividade Regular é a outra grande área de atribuição de verbas, com “493.250,00” euros para 39 das Associações. Os clubes que recebem a maior fatia do bolo são o Sport Clube Beira-Mar – “84.000” euros de apoio à atividade regular e “77.135” euros de apoio ao investimento -, o Sporting Clube de Aveiro - “40.000” euros de apoio à atividade regular e “79.286” euros de apoio ao investimento – e o Clube dos Galitos - “70.000” euros de apoio à atividade regular e “47.000” euros de apoio ao investimento. Durante a sua intervenção na sessão de atribuição dos apoios, Luís Souto, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, disse fazer questão de visitar pessoalmente cada um dos clubes após a conclusão dos trabalhos contratualizados. O objetivo, de acordo com o autarca, passa não só por se inteirar dos resultados alcançados, mas também “discutir também questões específicas relacionadas com o desenvolvimento formativo e desportivo”. O balanço de Luís Souto relativamente à aplicação do Programa Municipal de Apoio às Associações é “extremamente positivo”. No sentido de promover uma maior coesão territorial e mecanismos para um maior acompanhamento dos investimentos realizados pelos clubes, o presidente manifestou ainda a intenção de iniciar em breve o processo de revisão do respetivo regulamento municipal.

Galitos celebra conquistas no basquetebol, na natação e remo no dia de aniversário
Cidade

Galitos celebra conquistas no basquetebol, na natação e remo no dia de aniversário

O aniversário do Clube dos Galitos foi celebrado com vitórias em diversas frentes. Este fim-de-semana, no basquetebol, os aveirenses sagraram-se campeões distritais no escalão de sub-16 masculinos e no escalão de sub-16 feminino. Na natação, a atleta Maria Inês Cunha bateu o record nacional master nos 50 metros bruços na Categoria F. Já na formação, o clube venceu o Torneio Turbo de Formação 2 (cadetes <11 anos e infantis 12 a 14 anos). O Galitos conquistou um total de 37 medalhas: 21 de ouro, 11 de prata e cinco de bronze. Júlio Teixeira também quebrou este fim-de-semana um record nacional em PR3i (remo indoor adaptado), tendo-se sagrado campeão nacional da modalidade.

Prisão preventiva para suspeito de 12 assaltos a residências em Aveiro
Cidade

Prisão preventiva para suspeito de 12 assaltos a residências em Aveiro

Em comunicado, a GNR esclareceu que o detido foi presente na quinta-feira ao Tribunal de Aveiro para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa. Segundo a GNR, o homem dedicava-se à prática de furtos em residências, com o intuito de obter receita através da venda dos bens furtados, sendo suspeito de pelo menos 12 furtos qualificados ocorridos durante o último mês no concelho de Aveiro. O suspeito, com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, foi detido na terça-feira no âmbito de uma investigação por crime de furto qualificado, que decorria há cerca de um mês. No seguimento das diligências policiais, foi efetuada uma busca domiciliária, que culminou na apreensão de diversos artigos utilizados na prática dos crimes.

Últimas

xauxau dodô vêm do Minho até ao GrETUA para concerto esta sexta-feira
Universidade

xauxau dodô vêm do Minho até ao GrETUA para concerto esta sexta-feira

Segundo uma nota de imprensa enviada às redações, esta será uma noite que cruzará “música e artes visuais, abrindo o espaço a diferentes formas de escuta e de olhar”. Os xauxau dodô são um coletivo de sete músicos minhotos que “fazem música sem pedir licença”. “O resultado é um corpo sonoro onde afrobeat, jazz, música ambiental e referências clássicas se cruzam por trilhos selvagens e mal sinalizados, num percurso que reflete sobre o ser humano, as suas grandezas e minúcias”, lê-se na nota. No que toca à nova exposição, no foyer do espaço, o GrETUA explica que esta integrará a programação do quadrimestre dedicado ao jogo, tendo como objetivo propor uma reflexão visual sobre “perceção, ilusão e movimento”. A mostra estará ainda patente de janeiro a março, com entrada livre, podendo ser vista em qualquer evento ou mediante pedido. “Partindo do desenho como campo de jogo, sem partidas nem chegadas, ‘Pista’ reivindica o céu como plano do faz de conta. As caixas de luz tornam-se tabuleiro, e o olhar do público, peão em deslocação constante”, adianta. A exposição é de Gonçalo Fialho, designer e ilustrador independente, também conhecido como UIVO. O artista trabalha a “partir de processos de observação, arquivo e engenhos gráficos, cruzando prática artística e pensamento visual”. As reservas para o espetáculo dos xauxau dodô podem ser feitas aqui e têm o custo, com reserva, de seis euros para estudante e de oito euros para não estudante. À porta, o preço tem o custo de oito euros para estudante e de dez euros para não estudante.

Campanha rodoviária regista 12 mortes e Aveiro é um dos distritos com vítimas
Região

Campanha rodoviária regista 12 mortes e Aveiro é um dos distritos com vítimas

No balanço hoje divulgado, a campanha- realizada entre 20 e 26 de janeiro- registou ainda 708 feridos ligeiros. Com a participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), a operação contabilizou mais 510 acidentes, mais dois mortos, menos 21 feridos graves e menos 279 feridos leves, em relação ao período homólogo de 2025. Os 12 mortos — todos homens — tinham entre 18 e 87 anos. Os 11 acidentes mortais registaram‑se nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, envolvendo três colisões e oito despistes. De acordo com as forças de segurança, durante a campanha foram fiscalizados por radar 5,7 milhões de veículos, dos quais 590 mil pela PSP e pela GNR e 5,1 milhões pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), o sistema nacional de controlo de velocidade da ANSR. As autoridades fiscalizaram presencialmente 52.954 condutores, contribuindo para um total de 20.363 infrações detetadas, incluindo 8.921 por excesso de velocidade – 8.742 ocorreram em Portugal continental e 179 nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com 998 detetadas pela PSP e 3 070 pela GNR. A campanha teve como objetivo alertar para os “riscos do excesso de velocidade”, fator responsável por “cerca de um terço das mortes nas estradas portuguesas”. No âmbito da campanha “Viaje sem pressa” foram sensibilizados 616 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens como “quanto maior a velocidade, maior a gravidade de um atropelamento” ou como “manter uma distância de segurança reduz significativamente o risco de acidente”. Esta foi a primeira de 11 campanhas previstas para 2026 no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF), que este ano mantém os temas centrais de 2025 — velocidade, álcool, dispositivos de segurança, uso do telemóvel e veículos de duas rodas a motor — e acrescenta um novo eixo dedicado aos utilizadores vulneráveis. As campanhas dos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP desde 2020, com temas definidos a partir das recomendações europeias para cada ano.

Aveiro sob ameaça de “ciclogénese explosiva” na passagem da depressão Kristin
Região

Aveiro sob ameaça de “ciclogénese explosiva” na passagem da depressão Kristin

No caso do distrito de Coimbra, até Aveiro, a norte, e até Leiria, a sul, o IPMA qualificou a situação como “ciclogénese explosiva”, termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva. A situação foi transmitida à comunicação social na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, concelho de Oeiras (distrito de Lisboa), pelo presidente desta entidade, José Manuel Moura, por José Ribeiro, segundo-comandante nacional da Proteção Civil, e Nuno Lopes, meteorologista da Divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância do IPMA. O estado de prontidão de nível 4 mobiliza os dispositivos de resposta até 100%, “num prazo de 12 horas”, adiantaram, reconhecendo que aguardam um “fenómeno complexo” e “com potencial destrutivo muito significativo”. A nova depressão “vai ter forte impacto no nosso território”, resumiu o presidente da ANEPC, depois de se ter realizado uma reunião extraordinária do Centro de Coordenação Operacional Nacional, esta manhã. Na sequência da depressão “Joseph” foi detetada uma “ciclogénese explosiva”, que “vai intensificar-se rapidamente em 24 horas” e passará por Portugal na próxima madrugada, – com maior impacto entre as três e as seis da manhã, com “vento muito intenso”, podendo as rajadas atingir os 140 quilómetros hora, adiantou Nuno Lopes, não excluindo que “localmente elas possam ser superiores”. O IPMA não consegue identificar o local exato que sofrerá o maior impacto, mas estima que as zonas mais afetadas pela “Kristin” serão o Norte e o Centro e sobretudo o litoral. Ainda assim, o IPMA vai "afinando o local do embate" à medida que a depressão se aproximar, mas "o problema" é que já restará pouco tempo quando esta estiver próxima, porque passará "rapidamente" pelo território. "Não podemos excluir que haja [tornados ou fenómenos semelhantes]", admitiu Nuno Lopes, em resposta aos jornalistas, centrando a atenção no vento. Perante este cenário, a Proteção Civil decidiu estender o estado de prontidão elevado a toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal. A Proteção Civil está em contacto com as entidades que gerem redes e infraestruturas, tendo sugerido que reforcem os operacionais e elevem o seu estado de prontidão. O presidente da ANEPC antecipa que a passagem da nova depressão “vai afetar sobretudo a vulnerabilidade das redes” de transportes, elétrica, etc., apelando à população que garanta “adequada fixação de estruturas soltas”. Em contacto com terra, a ciclogénese explosiva “tem um potencial de estrago, de dano muito significativo, num curto espaço de tempo”, alertou. Durante a tarde, a Proteção Civil vai trabalhar “de forma mais próxima com um conjunto de agentes e entidades, nomeadamente na área do apoio social”, para tentar “antecipar eventuais necessidades de alojamento de emergência de pessoas”.

Teatro Aveirense celebra William Shakespeare com ciclo em fevereiro
Cidade

Teatro Aveirense celebra William Shakespeare com ciclo em fevereiro

Segundo uma nota camarária, a “Trilogia Shakespeare” é composta por três espetáculos de teatro, uma oficina e uma sessão de cinema, numa sequência de iniciativas pensadas para celebrar o poeta e dramaturgo inglês. "Com especial incidência no público jovem, o ciclo inclui sessões especiais para escolas e procura trazer William Shakespeare para os dias de hoje, de forma criativa e original", refere a mesma nota. Pensado para públicos diversos, desde crianças a partir dos seis anos, jovens, professores e público em geral, o ciclo cruza teatro, pedagogia, humor e participação ativa, abrindo espaço para novas leituras das grandes tragédias e dilemas shakespeareanos. O programa começa no dia 02 de fevereiro com “To Be or Not To Be – That’s The Question”, com Cláudia Jardim e Diogo Bento, sendo uma formação para professores, educadores, artistas e outros interessados em novas abordagens de obras clássicas junto dos mais novos. Para o dia 03 de fevereiro está marcado o espetáculo “Hamlet, Sou Eu”, numa sessão exclusiva para escolas, que lança um desafio de descoberta e representação de possíveis cenários teatrais para a história da peça “Hamlet”, com subida dos participantes até ao palco no final. No dia 05 de fevereiro haverá uma nova sessão para escolas, desta feita com “Romeu & Julieta”, que transpõe a conhecida história para o ambiente divertido de uma cozinha. Ainda no mesmo dia terá lugar "William ShakeskKkKKkk", uma conferência performativa em formato de vídeo, de inspiração “tiktokiana”, realizada em torno da biografia do dramaturgo. Por fim, no dia 07 de fevereiro será apresentada a peça “MacBad”, que transforma o clássico “Macbeth” na história de um 'bully', convocando o universo dos videojogos.