Autárquicas: Iryna Skulska é a candidata do BE à Junta de Freguesia de São Bernardo
Iryna Skulska, 44 anos, investigadora científica na área da gestão florestal, é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Junta de Freguesia de São Bernardo nas próximas eleições autárquicas.
Redação
Natural da Ucrânia, Iryna Skulska é residente há vários anos em São Bernardo e é sócia da Associação de apoio ao imigrante em Aveiro e ativista nesta área. Segundo uma nota de imprensa enviada às redações, a candidata tem no “aumento do preço da habitação, na falta de transportes públicos na freguesia e no mau ordenamento de mobilidade na freguesia” as principais preocupações. Da atividade profissional traz ainda várias preocupações ambientais e de desenvolvimento sustentável e de integração e não discriminação de imigrantes.
A candidata do BE é especialista em Ecologia Florestal, na Universidade Técnica Nacional da Ucrânia, e mestre em Engenharia do Ambiente, na Universidade de Aveiro. Desenvolve ainda projetos ligados à gestão sustentável de recursos naturais, educação ambiental, ciência cidadã, silvicultura de base comunitária e combate ao abandono da gestão florestal. O seu trabalho incide também sobre vários riscos florestais, incluindo os incêndios.
Iryna Skulska tem centrado a sua investigação na governança e gestão dos terrenos comunitários – os baldios – em Portugal Continental, estudando o seu papel na resiliência aos incêndios, no desenvolvimento rural e na valorização dos bens comuns.
Recomendações
Câmara Municipal de Aveiro celebra 10 anos de gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana
Em nota assinada pelo autarca, o município dá conta das comemorações que decorrem a partir das 18h00 de sábado. Durante a tarde vai ser feita a visita inaugural da Sala da Roda, o novo núcleo museológico do Museu de Aveiro / Santa Joana, que, de acordo com Ribau Esteves, “realça a dimensão social da vida e da história do Convento Dominicano de Jesus”. De seguida é apresentado o livro “Santa Joana Princesa de Aveiro “Amar a Deus é servir”, escrito por D. António Monteiro, Bispo de Aveiro, que é, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, “resultado do trabalho de proximidade e parceria com a Diocese de Aveiro”.
Chega apresenta candidatura autárquica na sede distrital em Aveiro após mudança de local
Segundo a nota de imprensa enviada às redações, a hora do evento mantém-se inalterada decorrendo esta quinta-feira, 31 de julho, pelas 19h00, tal como noticiado pela Ria esta terça-feira. Recorde-se que no comunicado enviado às redações, o Chega anunciou que, ao longo da apresentação, serão divulgadas as principais linhas programáticas da candidatura à autarquia, bem como algumas propostas. Em 2021, Cândido Tavares de Oliveira foi o candidato pelo Chega à Câmara Municipal de Aveiro. O partido conquistou 4,04% dos votos no concelho e não conseguiu eleger nenhum vereador.
Assembleia Geral do Beira-Mar volta hoje a reunir após recuo na constituição da sociedade desportiva
O negócio já tinha recebido o aval positivo dos sócios em maio, mas, conforme inicialmente noticiado pela Ria e depois anunciado pelo clube, a constituição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) não se chegou a efetivar. Na altura, Nuno Quintaneiro não adiantou grandes explicações e disse apenas que não estavam reunidas as condições de “confiança e segurança”. Esses esclarecimentos serão prestados hoje aos sócios em Assembleia Geral, conforme revelou Nuno Quintaneiro em declarações à Ria. O presidente do Beira-Mar, que milita no Campeonato de Portugal, apela à continuidade da postura que os sócios têm demonstrado até aqui: “madura, de muita ponderação, elevados, com sentido crítico e exigência”. Garante ainda que também ele vai manter a sua palavra, sendo “transparente” e “sem fazer as coisas nas costas dos sócios”. Para além de falar sobre aquilo que correu mal, Nuno Quintaneiro pretende fazer uso da assembleia para apresentar “perspetivas” de futuro. No entender do dirigente, só é possível “travar o défice estrutural” do clube ao “inverter o paradigma” e, afirma, isso só é possível através da entrada de capital com a constituição de uma SAD. A Assembleia Geral de hoje terá como ponto central da ordem de trabalhos a “Apresentação, discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para a época desportiva 2025-2026”. Contudo, o ponto 3 [“Informação aos sócios sobre o processo de constituição da sociedade desportiva para o futebol”] é o que mais expectativas gera para a reunião de logo que decorrerá no piso -1, no Estádio Municipal de Aveiro- Mário Duarte, pelas 20h30. Sem sociedade desportiva e, portanto, ainda limitado do ponto vista financeiro, o presidente explica que o orçamento a ser apresentado para esta temporada é semelhante ao orçamento da época passada. Embora os valores não permitam sonhar muito alto no Campeonato de Portugal e o objetivo assumido seja a manutenção na competição, Nuno Quintaneiro diz que “quer mais”: “A equipa tem de personificar o Beira-Mar. Queremos ganhar, mas queremos também que os adeptos se identifiquem com a equipa”. Se assume que, do ponto de vista financeiro, a equipa “é candidata a descer de divisão”, o presidente “confia na capacidade de superação” do grupo e assume que a vontade é de “entrar em todos os jogos para ganhar”.
Cláudia Rocha substitui Frederico Teixeira como líder da IL à Assembleia Municipal de Aveiro
Em nota enviada à Ria, o Núcleo Territorial da IL-Aveiro explica que a decisão de Frederico Teixeira está relacionada com a possibilidade de a sua disponibilidade futura poder ficar comprometida, sublinhando que “o empenho e dedicação demonstrados ao longo deste processo” são reconhecidos e valorizados pelo partido. Em entrevista à Ria, Frederico Teixeira confirmou também, esta quarta-feira, a renúncia ao cargo na Assembleia Municipal, realçando que foi uma “decisão pessoal e profissional” e que não teve nada a ver com “questões partidárias”. A nova cabeça de lista, Cláudia Rocha, tem 44 anos, é licenciada em Química, doutorada pela Universidade de Aveiro e desenvolveu a sua carreira na área da investigação e desenvolvimento de materiais. Natural de Alijó, em Trás-os-Montes, vive em Aveiro desde 2008, cidade onde se envolveu ativamente na comunidade, colaborando como voluntária em várias IPSS. Segundo a nota da IL, Cláudia Rocha representa “uma nova geração de cidadania ativa e exigente”, destacando-se pela sua experiência profissional, ligação à cidade e compromisso com valores como a "liberdade, a inovação e a transparência". Recorde-se que tal como noticiado pela Ria, Miguel Gomes, atual coordenador da IL-Aveiro, será o candidato da IL à Câmara Municipal de Aveiro nas próximas eleições autárquicas. Relembre-se ainda que, a 13 de março, o partido já havia anunciado que não integraria qualquer coligação com o PSD-Aveiro, optando por uma candidatura autónoma às eleições.
Últimas
Câmara Municipal de Aveiro celebra 10 anos de gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana
Em nota assinada pelo autarca, o município dá conta das comemorações que decorrem a partir das 18h00 de sábado. Durante a tarde vai ser feita a visita inaugural da Sala da Roda, o novo núcleo museológico do Museu de Aveiro / Santa Joana, que, de acordo com Ribau Esteves, “realça a dimensão social da vida e da história do Convento Dominicano de Jesus”. De seguida é apresentado o livro “Santa Joana Princesa de Aveiro “Amar a Deus é servir”, escrito por D. António Monteiro, Bispo de Aveiro, que é, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, “resultado do trabalho de proximidade e parceria com a Diocese de Aveiro”.
Incubadora de empresas de Ílhavo recebe nova empresa
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Ria, a instalação da empresa ficou formalizada no passado dia 28 com a assinatura de um contrato entre o município de Ílhavo e a empresa, representada por Francisco Avelelas. A Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo tem como principal objetivo, segundo a autarquia, “apoiar o empreendedorismo e a concretização de ideias de negócio […] com enfoque temático na Economia do Mar”. A Riashells, focada na consultoria estratégica e no fornecimento de materiais para o setor da aquacultura, dá especial atenção à produção de bivalves. Inserida na Rede de Incubadoras de Empresas da Região de Aveiro (IERA), a Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo conta já com quatro empresas. Para além da Riashells, estão também instaladas na incubadora a BISTEC Portugal – Consultoria em Tecnologia da Informação, a Dynamikfloat e a Dynmind.
Incêndios: Portugal pediu imagens de satélite mas não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil
Segundo a Comissão Europeia, "ainda não foi feito um pedido para ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil", mas a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu imagens de satélite para os incêndios que afetam os municípios de Arouca, no distrito de Aveiro, e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo. Cerca de três mil operacionais das forças de segurança e socorro estavam mobilizados hoje, ao início da tarde, para o combate às chamas em diferentes distritos, sendo o fogo rural de Arouca (que deflagrou na segunda-feira e passou para o concelho de Castelo de Paiva) o que mobiliza mais meios, com mais de 770 operacionais. Em Ponte da Barca, o fogo que lavra desde sábado em área do Parque Nacional da Peneda-Gerês e hoje mobiliza perto de 400 operacionais, passou de manhã para o município de Terras de Bouro, no distrito de Braga. O secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, afirmou hoje que o Governo está a fazer o necessário para garantir a disponibilidade de 76 meios aéreos, insistindo que o contributo destes meios para apagar incêndios depende das características dos fogos. Grande parte do interior norte e do centro do país estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A previsão abrange sobretudo os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém. De acordo com o IPMA, a situação de perigo máximo de incêndio rural irá manter-se nos próximos dias nas mesmas regiões, agravando-se em alguns concelhos do Algarve.
Chega apresenta candidatura autárquica na sede distrital em Aveiro após mudança de local
Segundo a nota de imprensa enviada às redações, a hora do evento mantém-se inalterada decorrendo esta quinta-feira, 31 de julho, pelas 19h00, tal como noticiado pela Ria esta terça-feira. Recorde-se que no comunicado enviado às redações, o Chega anunciou que, ao longo da apresentação, serão divulgadas as principais linhas programáticas da candidatura à autarquia, bem como algumas propostas. Em 2021, Cândido Tavares de Oliveira foi o candidato pelo Chega à Câmara Municipal de Aveiro. O partido conquistou 4,04% dos votos no concelho e não conseguiu eleger nenhum vereador.