Câmara de Ílhavo constrói Posto Náutico da Barquinha para reforçar ligação à ria
A Câmara de Ílhavo iniciou a construção do Posto Náutico da Barquinha com o objetivo de reforçar a ligação à ria de Aveiro e valorizar o local, na margem do canal de Ílhavo, também conhecido por rio Boco, informou hoje a autarquia.
Redação
O novo posto náutico terá acesso direto à ria, para facilitar a entrada de embarcações na água, refere uma nota de imprensa municipal, indicando estarem já em curso as obras em terra, nomeadamente a definição de arruamentos e áreas de parqueamento automóvel.
Na margem vão ser construídas infraestruturas de apoio à prática de desportos náuticos, que têm vindo a ser reivindicadas por uma coletividade local. “O Posto Náutico da Barquinha incluirá um local fechado de apoio ao Clube Natureza e Aventura de Ílhavo (CNAI), com zona para as embarcações, sala de formação e balneários”, descreve a nota de imprensa.
Quanto ao espaço exterior, “será de utilização livre e aberto à comunidade, sendo dotado de estacionamento automóvel, um parque de merendas, um parque infantil e uma zona de cafetaria com instalações sanitárias de apoio”, acrescenta-se no texto.
“Com um investimento superior a 350 mil euros, esta intervenção dará resposta a um anseio antigo do CNAI, e proporcionará a toda a comunidade um novo espaço de lazer, desporto e contacto com a natureza, num exemplo claro de como a valorização ambiental, a promoção da atividade desportiva e a qualificação do espaço público podem caminhar lado a lado, ao serviço de todos”, salienta.
Foi na Barquinha que nasceu, em 1993, o CNAI, associação desportiva que já conquistou vários prémios regionais e nacionais em canoagem.
A autarquia tem vindo a apostar na revitalização da relação da comunidade com a ria e na valorização do território ribeirinho, tendo já requalificado, no mesmo canal, a zona da Murteira, um pouco a sul, com a criação de um parque de merendas, entre outras intervenções.
Recomendações
Autárquicas: Vereador Vítor Carvalho volta a ser o candidato do PSD à Câmara de Arouca
Continuando a não ser militante do partido, esse cabeça de lista do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto já liderou a lista dos sociais-democratas em 2021, mas na altura fê-lo em coligação com o CDS-PP e o PPM. O comunicado de hoje do PSD não refere, contudo, alianças partidárias, mencionando apenas que “em breve [se] conhecerão outras forças e pessoas que se juntam a esta nova energia”. O que Vítor Carvalho anuncia, citado pelo PSD, é um programa focado nas pessoas: “Quero liderar um projeto de proximidade, que ouve e que age. Um projeto que valoriza o nosso território, que aposta na cultura, no turismo sustentável, no emprego e na coesão social. Que seja capaz de fixar jovens, apoiar os mais velhos e cuidar do que é nosso”. A recandidatura surge na sequência das “manifestações de apoio e incentivo recebidas” pelo atual vereador, após “um período de reflexão e diálogo com muitos arouquenses”. Segundo o comunicado, foi isso que “levou o PSD a convidá-lo formalmente para liderar novamente o projeto autárquico no concelho, depois de em 2021 ter protagonizado um excelente resultado eleitoral”. Questionado pela Lusa sobre a carreira profissional, política e associativa do candidato, o PSD de Arouca não disponibilizou essa informação Além de Vítor Carvalho pelo PSD, à Câmara de Arouca ainda não foram oficialmente anunciadas outras candidaturas. Com cerca de 22.400 habitantes e mais de 329 quilómetros quadrados de extensão, 85% dos quais de área florestal, o município de Arouca é atualmente gerido por um executivo camarário que integra quatro elementos do PS e três do PSD.
Coligação “Anadia Primeiro” apresenta candidatos ao executivo municipal e inaugura nova sede
Tal como noticiado pela Ria, Jorge Sampaio será o candidato à presidência da Câmara Municipal de Anadia e Pedro Esteves o nome escolhido para liderar a Assembleia Municipal pela coligação "Anadia Primeiro – PSD/CDS". Citado numa nota de imprensa enviada esta segunda-feira às redações, Jorge Sampaio – sobre os candidatos agora apresentados a vereadores no Município de Anadia-, exprimiu que é “com orgulho que lidero um grupo de pessoas tão capazes, genuínas e comprometidas com o futuro do nosso concelho”. “Esta é uma equipa que combina renovação com experiência, ambição com proximidade. Estamos preparados para continuar a fazer mais e melhor por Anadia”, vincou. Na nota, a coligação realça ainda que se trata “de uma equipa renovada, com forte ambição e sólida experiência política, académica, empresarial e associativa. São pessoas profundamente ligadas às suas comunidades, com provas dadas tanto no setor público como no privado”. Conheça aqui os candidatos ao executivo municipal pela coligação “Anadia Primeiro” (PSD/CDS): Tem 39 anos e é residente na Azenha, Vilarinho do Bairro. É casado e pai de dois filhos, licenciado em Engenharia Civil, empresário e perito da ADENE. Atualmente preside à Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro. Segundo a nota, é ainda dinamizador de eventos culturais e desportivos, tendo desempenhado funções diretivas em várias associações locais. Tem 49 anos e é residente em Anadia. É casada e mãe de um filho, licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo e coordena o projeto “Anadia Digit@l”. Exerceu funções no Parque Nacional da Peneda-Gerês e foi coordenadora da Rota da Bairrada. É atualmente vogal da Comissão Política do PSD Anadia. Tem 52 anos e é residente em Avelãs de Cima. Casado e pai de um filho, é doutorando em Ciências e Engenharia do Ambiente. É ainda docente do ensino superior e provedor do estudante no Politécnico de Santarém, sendo, atualmente, o presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima. Tem 37 anos e é residente em Outeiro de Baixo, São Lourenço do Bairro. É mestre em Engenharia Mecânica, exerce funções na área da gestão e desenvolvimento de projetos mecânicos. É vice-presidente da Federação Portuguesa de Bilhar e presidente do Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo, além de tesoureiro da Comissão Política do PSD Anadia. Tem 39 anos e é residente na Curia. Licenciada em Economia, é cofundadora da Bam•bu Bicycles e embaixadora do Pacto Climático Europeu. De acordo com a nota é também membro de “várias associações locais e nacionais”, sendo o seu propósito a “aposta em soluções regenerativas para os territórios”. Tem 43 anos e é residente em Anadia. Licenciada em Engenharia Civil, com pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho, tem experiência em direção e segurança em obra. É, também, atleta medalhada internacional de Trail Running, tendo sido fundadora do Saca Trilhos Anadia. Foi atleta e treinadora de basquetebol no Anadia Futebol Clube.
Feira Agrícola afirma setor primário da Murtosa
O certame dirige-se aos profissionais e ao público em geral, tendo patente uma exposição de maquinaria agrícola, equipamentos e serviços de agricultura, artigos comerciais, artesanato, bem como a representação de associações e cooperativas agrícolas. “Exaltar a cultura associada à ruralidade, num concelho onde o setor primário, e a atividade agrícola em particular, assume grande importância económica e social” é o propósito do evento, que se realizada pela décima vez. A Feira é realizada pela autarquia em parceria com a Associação de Criadores de Raça Holstein da Região Centro e com a Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira (EABL). Um dos atrativos são os concursos de raças marinhoa e holstein-frísia, organizados com as respetivas associações de criadores. Na manhã de sábado realiza-se o Concurso Regional da Raça Marinhoa e, à tarde, os concursos juvenis e jovens de raça frísia, enquanto no domingo será a prova da classe de animais adultos. Outros momentos de destaque do certame são as provas de tratores na sexta-feira, a vacada e o espetáculo equestre na noite de sábado e o passeio equestre, na manhã de domingo. A Feira Agrícola da Murtosa terá ainda uma área de restauração, dinamizada por associações locais, e um cartaz diversificado de animação musical.
Quatro desalojados em Arrifana após incêndio consumir casas geminadas
O alerta foi dado pelas 14h28 deste domingo e, segundo a mesma fonte, o incêndio propagou-se através do telhado, que é comum. Três dos desalojados irão para casa de familiares enquanto o quarto irá ser alojado numa habitação cedida pela Câmara Municipal, acrescentou. A fonte indicou não haver registo de feridos. No combate às chamas estiveram os bombeiros de Arrifana e de São João da Madeira, disse fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
Últimas
Autárquicas: Vereador Vítor Carvalho volta a ser o candidato do PSD à Câmara de Arouca
Continuando a não ser militante do partido, esse cabeça de lista do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto já liderou a lista dos sociais-democratas em 2021, mas na altura fê-lo em coligação com o CDS-PP e o PPM. O comunicado de hoje do PSD não refere, contudo, alianças partidárias, mencionando apenas que “em breve [se] conhecerão outras forças e pessoas que se juntam a esta nova energia”. O que Vítor Carvalho anuncia, citado pelo PSD, é um programa focado nas pessoas: “Quero liderar um projeto de proximidade, que ouve e que age. Um projeto que valoriza o nosso território, que aposta na cultura, no turismo sustentável, no emprego e na coesão social. Que seja capaz de fixar jovens, apoiar os mais velhos e cuidar do que é nosso”. A recandidatura surge na sequência das “manifestações de apoio e incentivo recebidas” pelo atual vereador, após “um período de reflexão e diálogo com muitos arouquenses”. Segundo o comunicado, foi isso que “levou o PSD a convidá-lo formalmente para liderar novamente o projeto autárquico no concelho, depois de em 2021 ter protagonizado um excelente resultado eleitoral”. Questionado pela Lusa sobre a carreira profissional, política e associativa do candidato, o PSD de Arouca não disponibilizou essa informação Além de Vítor Carvalho pelo PSD, à Câmara de Arouca ainda não foram oficialmente anunciadas outras candidaturas. Com cerca de 22.400 habitantes e mais de 329 quilómetros quadrados de extensão, 85% dos quais de área florestal, o município de Arouca é atualmente gerido por um executivo camarário que integra quatro elementos do PS e três do PSD.
PAN, Chega e Livre ainda sem nomes para Aveiro nas eleições autárquicas
Em entrevista à Ria, Ana Gonçalves, porta-voz da Comissão Política Distrital de Aveiro do PAN, garantiu que o partido irá avançar com candidatura, mas sublinhou que o processo ainda está em fase de organização “interna”. Questionada sobre um possível atraso para o anúncio do candidato, a porta-voz descartou essa hipótese e afirmou que este é um processo “natural” e que, “em princípio”, o PAN concorrerá sem coligações. Nas últimas autárquicas, em 2021, o PAN apresentou-se coligado com o PS, tendo a coligação “Viva’Aveiro” alcançado “26%” dos votos. Em 2017, quando concorreu sozinho, o partido [PAN] obteve “3,29%”, com o PS a somar “30,97%”. Lembre-se ainda que já, em entrevista à Ria, no âmbito do podcast eleições autárquicas, Paula Urbano Antunes, presidente da concelhia do PS-Aveiro, exprimiu que na sua opinião a coligação [com o PAN] tinha “falhado”. “Falhou o recurso a determinadas pessoas da sociedade civil, que em determinado momento até podem ter tido uma ação que foi importante, em determinado contexto e muito circunscrito, como por exemplo a questão do líder do movimento ‘Juntos pelo Rossio’, mas que em sede de eleições autárquicas acabou por revelar que não foram as decisões ideais para melhorarmos o nosso resultado”, opinou também. Já o Chega confirmou, por escrito, esta segunda-feira, que ainda não escolheu candidato para Aveiro. “Ainda não avançamos”, informou Pedro Alves, presidente da Comissão Política Distrital. Nas eleições autárquicas de 2021, a primeira vez que o partido concorreu, em Aveiro, o Chega alcançou “4,04%” dos votos. No caso do Livre, tal como anteriormente avançado pela Ria, Salomé Gomes, membro do Grupo de Coordenação Local do Livre-Aveiro, garantiu que o partido avançará, pela primeira vez, com uma candidatura por Aveiro às eleições autárquicas. Neste momento e consultando o site do partido, o Livre tem a decorrer uma segunda ronda das primárias. As candidaturas do distrito e do concelho de Aveiro podem ser consultadas aqui. Consultando o calendário para o processo das primárias, as votações da segunda volta decorrem entre esta terça e quarta-feira, 8 e 9 de julho, sendo os resultados provisórios publicados esta sexta-feira, 11 de julho. É expectável que no início da próxima semana, o Livre já tenha candidato anunciado. Recorde-se que, até ao momento, já foram anunciados os seguintes candidatos à Câmara Municipal de Aveiro: Luís Souto de Miranda pela “Aliança Mais Aveiro” (coligação PSD/CDS/PPM); Alberto Souto de Miranda pelo Partido Socialista (PS); Miguel Gomes pela Iniciativa Liberal (IL); Isabel Cristina Tavares pela CDU (coligação PCP/PEV) e João Moniz pelo Bloco de Esquerda (BE). Conforme noticiado pela Ria, as eleições autárquicas vão decorrer no dia 12 de outubro.
Festival dos Canais: Carolina Deslandes com Pedro Abrunhosa e Agir, Dino D’Santiago, Capitão Fausto
Dino D'Santiago é o primeiro artista a pisar o palco do Cais da Fonte Nova, pelas 22h, no primeiro dia do festival. O mesmo local acolhe no dia seguinte, 17, pelas 22h30, um concerto de Carolina Deslandes com Pedro Abrunhosa e Agir. Capitão Fausto com a Orquestra das Beiras e a Banda Recreativa Eixense, também no Cais da Fonte Nova, vão ser os protagonistas do último dia do Festival, domingo dia 20, pelas 19h. Milhanas, Soraia Tavares e 47 de Fevereiro têm também passagem agendada para o Festival. A entrada é gratuita. A informação foi hoje divulgada, através de uma nota enviada às redações, por parte da autarquia aveirense. A programação conta ainda com iniciativas de “teatro, dança, novo circo, instalações artísticas, gastronomia, atividades para crianças e outras propostas que prometem transformar o quotidiano da cidade”, aponta a Câmara Municipal de Aveiro (CMA). O Festival é organizado pela CMA, através do Teatro Aveirense. Para José Pina, diretor do festival, a edição “volta a reunir as caraterísticas que têm feito do evento um sucesso desde que foi criado”. O diretor sublinha, na nota enviada, que a cidade dos canais volta a “contar com vários projetos nos canais da cidade, conteúdos que dialogam com o território, propostas em que a inclusão e a participação das comunidades têm um papel fundamental, áreas dedicadas ao público infantil e estreias, tanto absolutas como nacionais, com artistas locais, nacionais e internacionais, numa conjugação permanente entre o artístico e o lúdico”. A programação inclui, à semelhança das edições dos últimos anos, “um pop-up do Chefs On Fire, evento gastronómico que convida chefs de renome a cozinhar em fogo lento, celebrando as origens da cozinha”. São 12 os chefs que vão passar em Aveiro, entre 18 e 20 de julho, ao almoço e ao jantar, em momentos que vão contar com concertos de vários músicos reconhecidos. No dia 18 os convidados são Iolanda e João Borsch. Raquel Martins e Bateu Matou marcam presença na iniciativa no dia 19 e o último dia conta com Benjamim e Napa. A iniciativa decorre no Parque Infante D. Pedro. A programação inclui ainda “um grande espetáculo aéreo concebido pela companhia belga Theatre Tol”, a apresentação do espetáculo Patois, da coreógrafa britânica Jeanefer Jean-Charles. A nível de estreias, o Festival dos Canais contará com Castelo dos Fantasmas, uma peça da Red Cloud Teatro de Marionetas. Olivier Grossetête será o responsável pela “dimensão visual” do Festival, com a apresentação de uma instalação “construída durante o evento com caixas de cartão e a participação massiva da comunidade”, aponta a nota da autarquia. “No âmbito do programa comunitário Creart 3.0, serão ainda apresentadas obras dos artistas Kristaps Priede (Letónia) e Hristina Zafirovska (Macedónia do Norte), criadas na sequência de residências artísticas em Aveiro”, atenta ainda a CMA. O evento terá ainda “duas criações projetadas em edifícios marcantes da paisagem aveirense”, numa colaboração com o Festival PRISMA / Art Light&Tech. O Festival dos Canais volta ainda “a contar com dois dos seus mais icónicos recintos: A Sala de eStar, que transforma a Praça da República num espaço doméstico, e a Funky Beach, uma praia em plena cidade”. Os dois espaços pretendem ser “pontos de encontro”, que contarão “com serviço de bar, concertos e DJs”. Para as crianças e famílias, são também várias as propostas agendadas no Jardim das Brincadeiras, “um recinto acolhedor, divertido e repleto de atividades inventivas”, localizado na Baixa de Santo António.
Alberto Souto promove encontro temático sobre economia e empresas com presença de Fernando Medina
O encontro tem como objetivo refletir sobre a importância estratégica da economia e do tecido empresarial no desenvolvimento sustentável do Município de Aveiro. Segundo uma nota de imprensa enviada à Ria, esta segunda-feira, 7 de julho, a concelhia do PS Aveiro refere que a dinamização do comércio, a criação de emprego, o incentivo ao investimento, a industrialização e a prestação de serviços são motores fundamentais para o “crescimento sustentável local e regional”. "Com uma economia dinâmica, o Município de Aveiro conseguirá melhorar a sua atratividade, as suas infraestruturas, a educação, a saúde, a cultura, o desporto, a responsabilidade social e qualidade de vida dos aveirenses", defende. Durante a sessão será destacada a necessidade de uma parceria “clara e eficaz entre a Câmara Municipal e o setor empresarial”, capaz de “identificar oportunidades, remover obstáculos e planear o desenvolvimento, atratividade e coesão territoriais de forma criativa, sustentável, equilibrada e inclusiva”. O 11º encontro terá como palestrante convidado Fernando Medina. Na nota, o PS refere ainda que o ciclo de Encontros Temáticos, iniciado em fevereiro, terminará no dia “19 de julho” com o tema “Planeamento e Urbanismo”.