RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Iniciativa Liberal volta a escolher Mário Amorim Lopes para cabeça de lista em Aveiro

A Iniciativa Liberal (IL) anunciou, esta terça-feira, que Mário Amorim Lopes será novamente o cabeça de lista pelo distrito de Aveiro nas próximas eleições legislativas, marcadas para o dia 18 de maio. A decisão foi tomada pela comissão executiva do partido e será submetida a votação no Conselho Nacional da IL, em reunião agendada para este domingo, em Braga.

Iniciativa Liberal volta a escolher Mário Amorim Lopes para cabeça de lista em Aveiro
Redação

Redação

26 mar 2025, 11:07

Mário Amorim Lopes, natural do Porto, tem sido uma figura ativa na política nacional e volta a representar a IL no círculo eleitoral de Aveiro, onde o partido tem vindo a crescer nos últimos anos. Além de deputado na Assembleia da República desde 2024, o cabeça de lista da IL é também académico, sendo professor auxiliar na Universidade do Porto e investigador no INESC-TEC.

A confirmação de Mário Amorim Lopes para liderar a lista de Aveiro ocorre no contexto da apresentação das candidaturas da IL para as legislativas de 2025, com outras escolhas já feitas para os círculos de Braga e Lisboa, como a recondução de Rui Rocha e de Mariana Leitão, respetivamente.

Com a votação no Conselho Nacional a ser um passo crucial para a formalização das candidaturas, a Iniciativa Liberal procura consolidar a sua posição como uma alternativa ao poder estabelecido, apresentando-se como uma opção que defende a liberdade económica, a reforma do sistema político e o desenvolvimento sustentável do país.

Recomendações

Frutuoso Tomé lidera candidatura do CDS-PP a Santa Maria da Feira
Região

Frutuoso Tomé lidera candidatura do CDS-PP a Santa Maria da Feira

A direção da concelhia do partido explicou à Lusa que, com esta candidatura, o CDS quer apresentar uma “visão de desenvolvimento sustentável” que dê prioridade à valorização cultural, à boa gestão de recursos públicos e ao bem-estar dos cidadãos. Frutuoso Tomé é natural do concelho a que se candidata e, considera o partido, tem um percurso académico “notável”. O candidato conta com duas licenciaturas no currículo, uma em Gestão de Empresas e outra em Contabilidade, e é mestre em Finanças. Atualmente, trabalha como técnico superior no INATEL de Aveiro. Até ao momento, juntam-se à candidatura do CDS-PP os projetos do PSD, do PS, do Livre e do BE na disputa da autarquia de Santa Maria da Feira. As eleições autárquicas acontecem a 12 de outubro.

Diretor do jornal local “Discurso Direto” candidata-se pelo Chega em Arouca
Região

Diretor do jornal local “Discurso Direto” candidata-se pelo Chega em Arouca

O principal responsável do jornal “Discurso Direto” quer uma “nova abordagem” para o município “com ideias inovadoras, estratégias claras e políticas centradas nas necessidades das pessoas”. Entre as prioridades elencadas, José Costa Gomes defende a revitalização do espaço público, o reforço da transparência e a promoção da participação cívica. Ao apresentar-se a eleições, o candidato do Chega deixa críticas ao atual executivo liderado pelo Partido Socialista, que considera “mais preocupado com a sua imagem do que com os reais interesses do concelho”, mas também a uma oposição “pouco interventiva, ausente do debate e da crítica construtiva”. Esta não é a primeira vez que José Costa Gomes encabeça um projeto candidato à Câmara Municipal de Arouca. No passado, já se tinha candidatado em representação do CDS-PP e do PPM. À Agência Lusa, o candidato explica que em 2021 resolveu não avançar por entender “não reunir as condições pessoais necessárias para assumir tal responsabilidade”. Para além de José Costa Gomes, já se sabe também que o vereador Vítor Carvalho é o representante da coligação entre PSD, CDS-PP, PPM e IL na corrida à Câmara Municipal de Arouca e que Lara Guedes Pinho concorre pela CDU. As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.

Filipe Honório é o candidato do Livre na estreia autárquica em Santa Maria da Feira
Região

Filipe Honório é o candidato do Livre na estreia autárquica em Santa Maria da Feira

Em declarações à Agência Lusa, o candidato afirma que a estreia local é um sinal de que “as ideias têm feito sentido” para as pessoas. Recorde-se que Filipe Honório já tinha sido o número um do partido na candidatura ao círculo eleitoral de Aveiro nas últimas eleições legislativas. O candidato do Livre estabelece como objetivo “continuar a apresentar soluções para os problemas das pessoas”. Para o funcionário municipal, Santa Maria da Feira pode ter “grande qualidade de vida, com habitação acessível, espaços verdes e um centro cultural a nível nacional”, mas precisa de “virar a página para o futuro e progresso”. Filipe Honório nasceu Leiria, é licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Relações Internacionais com especialização em Estudos Europeus. O candidato trabalha há quase dois anos como técnico superior na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Atualmente, reside em São João da Madeira. O candidato do Livre junta-se agora ao presidente da autarquia, Amadeu Albergaria, que se candidata pelo PSD, a Márcio Correia, candidato pelo PS, e a Eduardo Couto, candidato pelo BE, na corrida à autarquia.

Ana Moura e Rui Veloso animam Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré
Região

Ana Moura e Rui Veloso animam Festival do Bacalhau na Gafanha da Nazaré

Os concertos no palco principal, o Palco Estibordo, acontecem todos os dias às 22h00. Matias Damásio é quem abre as festividades, no dia 13, dia 14 sobe a palco Ana Moura, dia 15 é a vez de Mickael Carreira, dia 16 atua Rui Veloso e a agenda fica fechada com Luís Trigacheiro, no dia 17. No Palco Bombordo, onde os artistas arrancam a partir das 23h30, há espaço para Aura, dia 13, Manuscrito, dia 14, Shhh Noise, dia 15, Tangerina não é Clementina, dia 16, e Hard-Zeppelin Tribute, dia 17. No centro da festa vai estar sempre o bacalhau e, divididas por dez tasquinhas e dois bares de petiscos, vão estar doze associações culturais a confecionar pratos a partir do peixe. No Pavilhão Âncora acontecem 15 showcookings com o bacalhau como ingrediente principal e, no mesmo pavilhão, realiza-se a habitual Mostra de Artesanato de inspiração marítima e o Mercado do Bacalhau. Este ano, o Brasil é o país convidado. No festival vai estar presente uma comitiva de Paraty, cidade geminada com Ílhavo, que vai ter também um espaço dedicado no Pavilhão Âncora. O ponto alto da participação brasileira vai acontecer a 15 de agosto com a receção oficial à comitiva e com o showcooking de Bolinho de Bacalhau com Aipim, promovido por Luciana Guimarães. A autarquia de Ílhavo destaca o aumento do investimento nas infraestruturas de apoio e afirma que o festival vai ser apoiado com cerca de 475 mil euros. No evento, que a Câmara Municipal diz ser "o maior do ano" no concelho, vão participar perto de 50 colaboradores e 500 voluntários.

Últimas

Cláudia Cruz Santos deverá ser a cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal
Cidade

Cláudia Cruz Santos deverá ser a cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal

Natural de Aveiro e nascida em 1971, Cláudia Cruz Santos tem um currículo dedicado à área jurídica e mais recentemente à política. Entre 2019 e 2025 foi deputada à Assembleia da República, eleita pelo Partido Socialista no círculo de Aveiro, destacando-se como coordenadora dos deputados do PS na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Doutorada em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito de Coimbra, é agora professora associada desta universidade. Para além de um percurso dedicado à área da justiça, Cláudia Cruz Santo foi a primeira mulher a presidir um órgão disciplinar das competições profissionais de futebol em Portugal - o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Entre 2000 e 2002 desempenhou funções como assessora do ministro da Justiça. No âmbito das celebrações dos 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, integrou a Comissão Executiva das comemorações na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) em 2017. Para além disso, foi perita do GRECO (Grupo de Estados Contra a Corrupção) do Conselho da Europa entre 2007 e 2012. A Ria também sabe que deverão ser apresentados vários candidatos com ligações à Universidade de Aveiro, falando-se ao longo dos últimos dias de nomes como Marta Ferreira Dias, professora associada no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT-UA) e investigadora na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOOP), bem como de João Ribeiro, diretor delegado dos Serviços de Ação Social - este último para integrar a lista à Assembleia Municipal.

João Moniz garante que BE “vai estar na luta” contra a demolição da antiga sede da CERCIAV
Cidade

João Moniz garante que BE “vai estar na luta” contra a demolição da antiga sede da CERCIAV

Depois da providência cautelar interposta por Alberto Souto, candidato socialista à Câmara Municipal de Aveiro, que suspendeu a demolição do edifício que servia de sede para a Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro (CERCIAV), foi a vez de João Moniz defender a preservação do imóvel. Lembre-se que, em resposta a Alberto Souto, Luís Souto, candidato à autarquia pela coligação “Aliança Mais Aveiro”, defendeu que o edifício “não reúne condições para ser reabilitado”. No entender do cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda, a Câmara Municipal “deve fazer o máximo de esforço” para impedir a demolição. Embora considere que a autarquia “deve ir mais longe” ao requalificar e dar uso quotidiano ao edificado, João Moniz sublinha que neste momento o mais importante é preservar o património. O candidato assume que “o BE vai estar nessa luta”.

AAUAv acredita que menos pessoas procuram o ensino superior devido ao aumento dos custos associados
Universidade

AAUAv acredita que menos pessoas procuram o ensino superior devido ao aumento dos custos associados

A estudante considera que o aumento generalizado dos valores associados à permanência no ensino superior é o principal fator que justifica o decréscimo no número de inscrições. De acordo com Joana Regadas, o facto de os estudantes saberem “a priori” que nem todos vão ter acesso a bolsas de ação social acaba por demover muitas famílias, que sabem não ter capacidade financeira para comportar os custos da vida académica. Recorde-se que, conforme noticiado pela Ria, não havia tão poucos inscritos na primeira fase do concurso nacional de acesso desde 2018. A descida do número de inscritos não é surpresa para a presidente, que nota que o número de inscritos já tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos. Apesar dos esforços dos estudantes para trazer a problemática “para a praça pública”, Joana Regadas afirma que o trabalho feito “não tem sido suficiente”. Para além do aumento das rendas e da insuficiência na atribuição de bolsas, a representante da AAUAv acrescenta ainda que alguma desinformação na transição para o novo processo de candidaturas pode ajudar a justificar a quebra.

Luís Souto assinala “compromisso claro” do governo com a Linha do Vouga
Cidade

Luís Souto assinala “compromisso claro” do governo com a Linha do Vouga

No breve texto escrito pelo candidato da “Aliança” fica a garantia de que, caso ganhe as eleições, a Câmara Municipal de Aveiro vai trabalhar ao lado do governo, da Infraestruturas de Portugal, das entidades regionais e dos municípios vizinhos. Luís Souto Miranda garante, “a título de exemplo”, que tanto os horários como os apeadeiros que atravessam o município devem passar a “refletir as novas realidades demográficas e corresponder às necessidades da população”. Na publicação de Miguel Pinto Luz pode ler-se que a reabilitação da via está integrada numa renovação que se vai estender aos 96 quilómetros da linha. De acordo com o ministro, o investimento total chega aos 6,2 milhões de euros e contempla também a automatização de cerca de 70 passagens de nível, a estabilização de taludes e a melhoria dos sistemas de drenagem, assim como a instalação de vedações de proteção e a beneficiação e relocalização de alguns apeadeiros. Miguel Pinto Luz explica que a reabilitação entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga consistiu na substituição integral de carril, travessas e fixações, a balastragem da via e ataque mecânico pesado. Para 2026 está prevista uma intervenção complementar para repor o cruzamento de comboios nas estações de Pinheiro da Bemposta e Albergaria-a-Velha.