UA: Candidaturas para o projeto UAUbike arrancam esta quarta-feira
Mais de 200 bicicletas do projeto UAUbike vão estar ao serviço da comunidade académica da Universidade de Aveiro (UA), este ano letivo, em regime de longa duração. As candidaturas para o primeiro semestre abrem esta quarta-feira, 18 de setembro.
Isabel Cunha Marques
JornalistaSegundo Alexandra Queirós, vice-reitora para a cultura e vida nos campi, na UA, em entrevista à Ria, a iniciativa surge na sequência do projeto UAUBike, lançado em 2020, na UA. Na altura, os 239 contemplados com bicicletas comprometeram-se a fazer cerca de 16 mil quilómetros, por semana, e a deixar o carro em casa nas deslocações para a universidade. "Tentamos dentro da medida do possível cumprir com esse objetivo, mas o próprio financiador disse que queria as bicicletas a andar para promover a mobilidade suave. Neste momento, esse projeto já terminou. Pedimos que fossem entregues as bicicletas todas para manutenção porque vamos dar início à segunda fase deste projeto UAUbike, que já não é UAUbike. Mantivemos o nome, apesar do conceito ser diferente, porque a comunidade UA já conhecia o projeto”, justificou.
A iniciativa pretende promover a mobilidade suave, cedendo à comunidade académica bicicletas convencionais e bicicletas elétricas, através de um regime gratuito e de longa duração. “Existe unicamente o pagamento de uma caução. Cerca de 100 euros para as bicicletas elétricas e de 50 euros para as bicicletas tradicionais. O valor inclui pequenas manutenções que possam ser feitas”, explicou.
As candidaturas arrancam esta quarta-feira, 18 de setembro, e encerram no dia 2 de outubro. As bicicletas deverão começar a ser entregues “em meados de outubro”. “Decidimos abrir só agora as candidaturas para que os alunos do 1.º ano pudessem também concorrer”, afirmou Alexandra Queirós. A iniciativa está disponível no Campus Universitário de Santiago e na zona do Crasto, em Aveiro e nos polos de ensino de Águeda e de Oliveira de Azeméis.
O UAUBike conta ainda com o apoio do Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro (NBicla) que estará responsável por realizar as pequenas reparações nas bicicletas.
O edital para a inscrição pode ser consultado, aqui.
Bicicletas asseguram percurso até à cantina do crasto
De forma a solucionar as longas filas na cantina de Santiago, a vice-reitora para a cultura e vida nos campi anunciou ainda que, pela primeira vez, este ano letivo, haverá um número limitado de bicicletas disponíveis, “cerca de dez”, para fomentar a utilização da Cantina Universitária do Crasto. “A verdade é que mesmo sendo um trajeto simpático e agradável perde-se sempre algum tempo. A ideia é que a comunidade UA possa pedir uma bicicleta, para ir até ao Crasto, e depois a devolva”, expôs. As bicicletas estarão disponíveis na zona técnica central, mais conhecida como catacumbas, em frente ao NBicla.
Relativamente ao estacionamento da UA, Alexandra Queirós referiu ainda que está, neste momento, a decorrer um estudo para potenciar a mobilidade suave. “A lógica aqui é garantir a gestão de funcionamento e a mobilidade suave com os transportes públicos para diminuirmos a pegada carbónica”, referiu.
Entre as ideias apontadas pela vice-reitorapara a cultura e vida nos campi está a possibilidade de existirem, no futuro, várias bicicletas disponíveis, em pontos de encontro, para a comunidade UA.“Vamos imaginar que eu tenho de ir a uma reunião no centro da cidade, eventualmente, eu posso pegar numa bicicleta e essa pode ser uma das estratégias... A forma como vamos implementar ainda está a ser pensada”, exemplificou.
Recomendações
GrETUA apresenta programação trimestral “em torno da palavra desejo”
Depois de estrear em maio com “recorder” - o espectáculo que resultou do Curso de Formação Teatral de 2024/2025 - o GrETUA quer que a restante programação do trimestre orbite “em torno da palavra desejo”. “Numa altura em que as distopias de ontem continuam a transformar-se na paisagem que nos envolve, acreditamos que a sustentabilidade do futuro depende cada vez mais da nossa capacidade de continuar a desejar: imaginar o que não vemos, mas que é preciso encenar”, atenta o editorial enviado à Ria. Para tal, o GrETUA pretende, em cena e fora de cena, “inventar novas maneiras de sermos muitos” e “fazer do encontro um gesto radical”. “Na pista de dança suar até nos fundirmos com a batida, no ecrã do cinema iluminar o pluralismo das experiências, multiplicar as possibilidades do prazer. E em todos os instantes, abrir espaço para o toque e a escuta. Trabalhar na construção de uma intimidade comum”, explica. O grupo adianta ainda que, ao longo deste trimestre, vai recuperar uma das descobertas que fez ao digitalizar o arquivo do GrETUA para o documentário que estreou este ano, “Antes de Mais, Parabéns Atrasados”. “Falo do mantra que o encenador Rui Sérgio, e um dos fundadores do GrETUA, gritava aos atores em 1994, momentos antes da estreia do espetáculo “Cabaret Cibernético”: «Tesão, tesão, tesão! Para além da concentração!»”, esclarece. A programação trimestral prossegue assim esta sexta-feira, 23 de maio, com o concerto de emmy Curl, pelas 22h00. Já na próxima segunda-feira, 26 de maio, pelas 21h00, o GrETUA inicia a “Anatomia da Transgressão”. Um ciclo de cinema que pretende investigar “o corpo como espaço político, ficcional, íntimo e indisciplinado”. Dividido em três momentos, o primeiro iniciará com uma “sessão de curtas queer portuguesas, que são quatro contra ficções visuais capazes de pôr em questão os modos dominantes de ver e fantasiar sobre outras possibilidades de toque e cuidado”. Segue-se no dia 9 de junho o embate frontal com “Crash” (1996) de David Cronenberg, “um clássico da pulsão, do corpo-máquina, do prazer entre o aço e a carne”. A terceira sessão acontece no dia 23 de junho com o delírio poético e sensual de “O Lado Obscuro do Coração” (1992), “onde o amor e a morte dançam em espiral para lá dos limites do real”. Antes e depois das sessões, estará em exibição a peça de videoarte "The Kiss" (2020), de Miguel De. “Numa espécie de subversão da moral do obsceno e do sexo explícito, Miguel De constrói o seu filme a partir de fragmentos de cinema pornográfico hardcore, escolhendo apenas os planos de beijos. A obra pisca o olho a The Kiss (1896), de William Heise — um dos primeiros filmes comerciais da história do cinema, escandaloso na altura por mostrar um beijo explícito”, realça a nota. A “Anatomia da Transgressão” tem um custo de dois euros para estudante e de três euros para o público em geral. No dia 30 de maio, a caixa negra recebe, pelas 22h00, uma “noite de viagens musicais sem passaporte”, desta vez, com Mohammad Syfkhan, músico curdo-sírio radicado na Irlanda, e com Tangolo Mangos, diretamente da Bahia. A fechar a noite segue-se Graça, cidadão do mundo e navegador de sonoridades, que levará o público em rota livre entre géneros e geografias, com o corpo em constante rotação. O espectáculo tem um custo de seis euros para estudante e de não estudante de oito euros com reserva. À porta, o bilhete passa a ter um custo de oito euros para estudante e de não estudante de dez euros. De 30 de maio até 28 de junho estará ainda em exibição na nova galeria suspensa – “nas caixas de luz que pairam no foyer” - a exposição “até que tudo fique claro” de Isabel Medeiros”. A mostra foi batizada com as “palavras bonitas que o David Calão escreveu para ‘recorder’, já que os dois trabalharam sobre a memória e o desejo de ver para lá da superfície dos registos”. “Os fungos que cresceram no arquivo físico da erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957, Ilha do Faial) deterioraram as imagens, transformando-as, tal como o tempo alterou a memória de quem a viveu. O arquivo surge não como prova, mas como evidência do esquecimento, manifestado na sua própria deterioração. As imagens contaminadas revelam um outro tipo de verdade: a da memória simultaneamente em ruína e em construção”, lê-se na sinopse. Este primeiro ciclo – com uma exposição por trimestre- encerrará com uma conversa, pelas 19h00, entre Isabel Medeiros e David Calão. A entrada é livre. No dia 10 de junho, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, segue-se ainda uma oficina gratuita de VJing com Resolume Arena, com Ricardo Jorge. “Toda a gente quer servir o seu untz untz, mas será que sabem o que é preciso para o ecrã dançar a par da pista? Querem dar show, nós queremos um bocadinho mais de charme. Mas como não somos maus de todo, damos uma ajuda para subir a fasquia”, sintetiza a nota. Assim, nesta oficina, Ricardo Jorge, conhecido por outros como Moho, irá “ensinar a levantar o padrão”. “Propomos um primeiro contacto com o Resolume Arena, ferramenta de eleição para performance visual ao vivo. Exploraremos as bases: linguagem do software, lógica da interface e a viagem do sinal, do ecrã do computador ao projetor, ao LED, ao espaço”, completa. Logo após quatro dias, pelas 22h00, segue-se um novo espectáculo musical com “The Journey to Pleasure Drone”, uma criação de Gil Mac e Henrik Ferrara. “Um mergulho sonoro e musical, entre música eletrónica, performance e dança”, resume. Também “Moho” regressará nessa noite. “Musicalmente, inspira-se em espécies ameaçadas e extintas para criar viagens sonoras profundas e hipnóticas. Fundo do oceano, cume da montanha ou outras descrições vagas que nunca desiludem”, avança a nota. O evento resulta de uma parceria entre o GrETUA e o Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática (NEECT) e tem um custo com reserva de seis euros para estudante e de não estudante de oito euros. À porta, o bilhete tem um custo de oito euros para estudante e para o público em geral de dez euros. No dia 21 de junho, pelas 23h50, a programação prossegue com os “Sleep Stages: concertos para dormir, com Coldest Winter e usof”. O GrETUA, em parceria com a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas, volta a abrir espaço para o sono e para tudo o que nele acontece. “Trocamos o ruído pelo murmúrio, a pressa pelo embalo e deixamos que a música nos guie ao longo de oito horas ininterruptas, desta vez com Coldest Winter e usof ao comando. Quem vem, traz a almofada e a disposição para dormir ou não. Quem recebe, garante o colchão e o pequeno-almoço, para que acordemos juntos, a partilhar o que ficou na cabeça e o que se dissolveu no sonho. O resto? Está por vir. É fechar os olhos e deixar-se levar”, realça. Na nota, o GrETUA recorda ainda que o público deverá ocupar os colchões disponibilizados pela organização e que fica ao encargo dos participantes “trazer saco-cama ou outros elementos para pernoitar no espaço”. A reserva tem um custo de 14 euros. A encerrar este trimestre estará a residência artística “Bright Horses” de Carminda Soares e Maria R. Soares. De 3 a 7 de julho, “Bright Horses” é uma peça para seis intérpretes — três duplas de irmãos gémeos — que faz uso de dinâmicas internas e familiares para refletir criticamente sobre a competição na sociedade capitalista atual. “Trazendo a experiência real para palco através do seu elenco, desenvolvem-se três diálogos coreográficos entre irmãos que se posicionam em territórios que evocam disputa, agressão, luto, despedida, afeto e ilustram a complexidade das relações familiares como microcosmos de dinâmicas sociais mais ampla”, finaliza. Todos os bilhetes e reservas podem ser efetuados em gretua.pt.
emmy Curl leva “Pastoral” à caixa-negra do GrETUA esta sexta-feira
Após cerca de um mês e meio dedicados à produção teatral, os concertos regressam ao GrETUA pela mão de uma artista cuja passagem pela cidade de Aveiro foi determinante, já que foi nesta cidade que se lhe viram dar os primeiros passos enquanto música. emmy Curl é um heterónimo de Catarina Miranda Trindade, uma das primeiras produtoras musicais femininas portuguesas. Multi-instrumentista, compositora, produtora, artística plástica e 3D, realizadora de vídeos e canta-autora. Esta sexta-feira traz no reportório o álbum com que ganhou o Prémio José Afonso 2025, “Pastoral”, uma homenagem ao folclore português e “uma celebração de coragem e amor em tempos difíceis”. As portas abrem às 21h30 e o concerto começa às 22h00. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui. A programação trimestral do GrETUA prossegue no dia 30 de maio numa noite tripartida entre os brasileiros Tangolo Mango, o sírio Mohammad Syfkhan e as músicas de todo o mundo do DJ Set do Graça, que encerrará o mês de maio na caixa-negra do GrETUA.
Estudante de Bioquímica vence Concurso de Previsão Eleitoral promovido pelo DCSPT, Ria e AAUAv
O grande vencedor foi Bruno Tiago, estudante do 2.º ano da Licenciatura em Bioquímica da UA, cuja previsão obteve o menor erro global face aos resultados oficiais, de acordo com o Índice LSq (Least Squares) - o modelo estatístico utilizado para avaliar a precisão das respostas. Bruno Tiago estimou que a AD – Coligação PSD/CDS alcançaria 31,1% dos votos (32,7% oficiais), o PS 25,5% (23,4% oficiais) e o Chega 23,7% (22,6% oficiais). Para a Iniciativa Liberal previu 7,1%, mais 1,6% do que o resultado final, e para o Livre 5,0%, também acima dos 4,2% obtidos nas urnas. Já o PAN foi estimado em 1,5% (1,4%) oficiais, enquanto o Bloco de Esquerda e a CDU foram previstos com 3,0% e 2,0%, respetivamente (valores próximos dos 2,0% e 3,0% oficiais). O seu índice LSq foi de apenas 2,59, o mais baixo do concurso e explica-se em boa parte por ter sido um dos participantes que submeteu uma previsão do resultado eleitoral do Chega mais próxima do resultado oficial. No segundo lugar ficou João Abreu, cuja previsão indicava 33% para a AD, 25,4% para o PS e 20,2% para o Chega. A IL foi estimada em 7,3% e o Livre em 4,1%. Já o BE, CDU e PAN foram previstos com 2,1%, 3,6% e 1,2%, respetivamente. Com um índice LSq de 2,60 ficou a escassos centésimos do primeiro lugar. Luís Simões completou o pódio, com uma previsão de 33,1% para a AD, 25,4% para o PS e 19,7% para o Chega. A sua estimativa para a IL foi de 6,3%, para o Livre 5,1%, para o BE 2,9%, para a CDU 2,8% e para o PAN 0,9%. O seu índice LSq finalizou nos 2,75. Destaca-se ainda a menção honrosa para Miguel Viegas, docente e investigador do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro (DEGEIT-UA), que foi o grande vencedor da previsão para os resultados eleitorais do círculo de Aveiro. Para a organização “este concurso foi uma excelente forma de envolver a comunidade UA num exercício de literacia democrática, estatística e política. O número e a qualidade das participações superaram largamente as expectativas". Os três primeiros classificados receberão vales FNAC no valor de 100€, 50€ e 20€, respetivamente. A classificação geral do Concurso de Previsão Eleitoral pode ser consultada aqui. Bruno Tiago, estudante do 2.º ano do curso de Bioquímica da UA foi o grande vencedor do concurso de previsão eleitoral das Legislativas 2025. Apesar de não ter formação na área das ciências sociais ou políticas, Bruno Tiago destacou-se pela precisão das suas previsões. “Eu não tive propriamente pontaria. Aquilo que eu lá coloquei nas minhas previsões foi aquilo que eu realmente achava que era”, afirmou, explicando que se guiou por uma análise pessoal da tendência de subida ou descida dos partidos com base nos últimos resultados das eleições legislativas de 2024. “Comecei a fazer e guiei-me pela subida ou descida dos partidos”, acrescentou. Neste seguimento, admite que não esperava vencer: “Não, claro que não”, assegurou. Em entrevista à Ria admitiu ainda que a participação no concurso ocorreu por mero acaso motivado pelos colegas na biblioteca. “Eu já tinha visto o email e achei interessante. Entretanto passou e não cheguei a participar. Um dia estava na biblioteca com os meus amigos e eles estavam a preencher o formulário e decidi fazer com eles”, contou. Numa análise crítica aos resultados das eleições, Bruno destacou a subida do partido Chega como um ponto negativo. “Eu destaco a subida do Chega como um ponto negativo. No entanto, existem jovens que gostaram que o Chega tivesse aumentado o número de deputados no Parlamento”, afirmou, acrescentando que, por outro lado, viu com bons olhos o desempenho do Livre. “Como um ponto positivo, acho que posso dar como exemplo a subida de deputados do Livre. Acho que é um partido íntegro e que mereceu ter aumentado o número de deputados”, opinou. No final, questionado também sobre o alegado desinteresse dos jovens pela política, o estudante defendeu uma visão mais complexa. “Eu acho que existem as duas versões. (…) Eu sinceramente creio que o desinteresse que muitos dos jovens têm é por não se sentirem representados na política. Na representatividade daquilo que os jovens querem para os seus futuros”, exprimiu.
UA realiza encontro sobre sustentabilidade para promover o “espírito da partilha de conhecimento”
Ana Lillebø, vice-reitora para a Promoção da Qualidade, Comunicação, Eficácia e Eficiência da Universidade e a Sustentabilidade Ambiental dos Campi na UA foi a responsável por fazer a sessão de apresentação, bem como o primeiro plenário. Com o tema “Sustentabilidade: conhecer para transformar”, fez questão de abrir o debate ressaltando que o ato de transformar “não depende apenas do conhecimento, mas também da capacidade de interiorizá-lo e colocá-lo em prática”. Em entrevista à Ria, Ana Lillebø foi de encontro a esta ideia realçando que este terceiro encontro mantém, precisamente, esse “espírito da partilha de conhecimento”. “O objetivo é que nós possamos, de uma forma coletiva, interiorizarmos esse conhecimento e depois já é uma opção pessoal. Para transformar nós temos de conhecer, temos de ter informação para as nossas escolhas e para as nossas opções”, explicou. Questionada sobre como sobre pode a UA continuar a transformar, a vice-reitora sublinhou que passa por “várias medidas”. “Uma delas passa logo ao nível do plano estratégico do sr. reitor, que é muito claro nas questões da sustentabilidade e no facto de ser um desígnio de todos. (…) Cabe-nos a nós, e a mim em particular, com a responsabilidade da sustentabilidade nos campi promover as ações, este tipo de reuniões, envolvendo toda a comunidade para mostrar o que melhor se faz na Universidade”, realçou. “Há muita coisa que se faz em grupos mais pequenos [na UA], mas depois nós temos tanta informação e somos bombardeados com tantas notícias que às vezes temos dificuldade em acompanhar tudo o que se passa”, continuou Ana Lillebø. Ao longo do encontro foram apresentados vários projetos que têm vindo a ser desenvolvidos em prol da sustentabilidade. Um deles foi a plataforma UA-Nature. Um projeto, disponível online, que pretende dar a conhecer a biodiversidade e a geodiversidade nos campi e que, atualmente, conta já com “180 espécies introduzidas”. “Esta plataforma, na verdade, começou a ser trabalhada há mais de um ano. Houve uma parte de conceptualização (…) e só depois é que fomos construindo [a plataforma]. Claro que começámos pelas plantas e arbustos (…) e depois fomos envolvendo outros elementos para poder integrar os diferentes elementos da coleção. Numa fase mais avançada fazia todo o sentido incluir a geodiversidade”, sintetizou, realçando ainda que este é um “processo em construção”. “Nós não temos o exclusivo das ideias e o próprio livro é permeável a sugestões. O único critério é que toda a informação que seja disponibilizada esteja validada cientificamente, como ocorrendo nos campi da UA”, avançou a vice-reitora. De forma a tentar assegurar que a plataforma “não se extingue nestes próximos quatro anos” e que possa ser do domínio público – “para a comunidade UA, mas também para fora da comunidade UA”- o projeto estará associado aos serviços da biblioteca, informação documental e museologia da UA. “Esse foi um dos critérios para escolhermos a biblioteca porque é dos serviços que serve não só a comunidade UA, mas toda a comunidade. (…) Já existe uma coleção do espólio não literário que se chama MusA”, apontou. Numa etapa final do encontro, Ana Lillebø deixou ainda o desafio à comunidade UA de continuar a participar nesta missão da sustentabilidade. Interpelada pela Ria sobre como o podem fazer? A vice-reitora respondeu: “partilhando as iniciativas”. “Há muitas iniciativas muito interessantes, quer da associação académica, dos núcleos de estudantes, quer dos serviços da UA”, considerou, relembrando que a sustentabilidade “é um desígnio de todos”. “Um desse exemplo é o da plataforma [UA Nature], que envolve os vários departamentos, os estudantes, os serviços da UA, os serviços de comunicação, por causa dos logos, os serviços técnicos, por causa dos levantamentos, os sTIC, por causa da questão informática, a biblioteca, por causa da questão da plataforma onde está alojada, o herbário no departamento de Biologia, para além dos outros especialistas das áreas que têm validado a informação”, exemplificou. O terceiro encontro de sustentabilidade termina esta tarde com um workshop de “Teatro para a Transformação Socioecológica", na Sala do Senado, na UA, mas a garantia é que regressará já no próximo ano. “Os encontros da sustentabilidade são anuais, é sempre em maio, é sempre o encontro da primavera. (…) Portanto, em maio do próximo ano aqui estaremos novamente”, assegurou a vice-reitora. A programação deste encontro pode ser consultada na íntegra aqui.
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De 30 de maio até 28 de junho estará ainda em exibição na nova galeria suspensa – “nas caixas de luz que pairam no foyer” - a exposição “até que tudo fique claro” de Isabel Medeiros”. A mostra foi batizada com as “palavras bonitas que o David Calão escreveu para ‘recorder’, já que os dois trabalharam sobre a memória e o desejo de ver para lá da superfície dos registos”. “Os fungos que cresceram no arquivo físico da erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957, Ilha do Faial) deterioraram as imagens, transformando-as, tal como o tempo alterou a memória de quem a viveu. O arquivo surge não como prova, mas como evidência do esquecimento, manifestado na sua própria deterioração. As imagens contaminadas revelam um outro tipo de verdade: a da memória simultaneamente em ruína e em construção”, lê-se na sinopse. Este primeiro ciclo – com uma exposição por trimestre- encerrará com uma conversa, pelas 19h00, entre Isabel Medeiros e David Calão. A entrada é livre. No dia 10 de junho, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, segue-se ainda uma oficina gratuita de VJing com Resolume Arena, com Ricardo Jorge. “Toda a gente quer servir o seu untz untz, mas será que sabem o que é preciso para o ecrã dançar a par da pista? Querem dar show, nós queremos um bocadinho mais de charme. Mas como não somos maus de todo, damos uma ajuda para subir a fasquia”, sintetiza a nota. Assim, nesta oficina, Ricardo Jorge, conhecido por outros como Moho, irá “ensinar a levantar o padrão”. “Propomos um primeiro contacto com o Resolume Arena, ferramenta de eleição para performance visual ao vivo. Exploraremos as bases: linguagem do software, lógica da interface e a viagem do sinal, do ecrã do computador ao projetor, ao LED, ao espaço”, completa. 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Candidatos à Junta de Freguesia de Aradas: estes são os nomes mais falados
Nas últimas eleições, realizadas em 2021, a coligação 'Aliança com Aveiro' (PSD/CDS/PPM) venceu esta freguesia com 46,28% dos votos, elegendo sete mandatos. Seguiu-se o movimento independente 'Sentir Aradas', com 19,13% e três mandatos, e a coligação 'Viva Aveiro' (PS/PAN), com 17,87% e igualmente três mandatos. O Bloco de Esquerda (BE), o Chega e a CDU ficaram fora da representação na Assembleia de Freguesia. A atual presidente da Junta, Catarina Barreto, deverá recandidatar-se pela coligação 'Aliança Mais Aveiro'. Em caso de vitória, este será o seu último mandato, uma vez que atinge o limite legal de mandatos consecutivos (é líder do Executivo desde 2017). Figura de destaque no seio social-democrata aveirense, Catarina Barreto é presidente da Mesa da Assembleia de Secção do PSD-Aveiro e foi a primeira militante do partido a declarar apoio público a Luís Souto de Miranda após o anúncio da sua candidatura à Câmara Municipal de Aveiro pela direção nacional do PSD. Segundo apurou a Ria, o nome de Catarina Barreto chegou a ser considerado para integrar a lista de Luís Souto à Câmara Municipal. Contudo, o cabeça-de-lista da coligação preferiu que a autarca se mantivesse focada na freguesia de Aradas, que considera estratégica para o projeto político em construção. Por outro lado, o movimento independente 'Sentir Aradas', segunda força mais votada em 2021, ainda não confirmou se voltará a apresentar uma candidatura. A decisão deverá ser tomada até ao final do mês de maio, numa reunião entre os elementos que integraram a lista anterior. Se a decisão for avançar novamente, não é garantido que Gilberto Ferreira volte a ser o líder da candidatura. Caso optem por não avançar, há a possibilidade de alguns elementos virem a integrar outras candidaturas autárquicas nas próximas eleições. Uma opção que agrada ao Partido Socialista (PS) que acredita que assim estaria mais próximo de vencer a eleição para a Assembleia de Freguesia de Aradas. Já no campo socialista, há dois nomes que ganham destaque como possíveis cabeças de lista. Loraine Nazaré, que integrou a candidatura do PS em 2021 e é presidente da Assembleia Geral da Associação Escola de Música da Quinta do Picado. A par disso, é também filha de Helena Nazaré, ex-reitora da Universidade de Aveiro (UA) e membro da Comissão de Honra da candidatura de Alberto Souto à autarquia. Sónia Aires, também com participação na lista socialista anterior, é assistente social na Câmara Municipal de Aveiro e um dos nomes mais falados. O PS tem reunião interna agendada para a próxima semana, onde deverá aprovar os nomes propostos por Alberto Souto. A oficialização das candidaturas socialistas às juntas de freguesia está marcada para o dia 1 de junho. A agenda interna dos partidos promete acelerar as definições em Aradas. Catarina Barreto convocou o plenário de militantes do PSD-Aveiro para o dia 2 de junho, sendo um dos pontos centrais da ordem de trabalhos a auscultação dos militantes quanto às candidaturas autárquicas.
S. João da Madeira contrata transportes urbanos por 1,65 ME e anuncia veículos elétricos
Veículos a hidrogénio também são uma alternativa permitida ao novo operador, a empresa J. Espírito Santo & Irmãos, uma vez que o objetivo da referida autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto é reduzir a emissão de gases de efeito de estufa no concelho – que, embora sendo o mais pequeno do país, com apenas oito quilómetros quadrados, tem uma população residente na ordem dos 22.100 habitantes e uma comunidade laboral de sensivelmente o dobro. Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara de São João da Madeira, começa por recordar que esse foi “um dos primeiros municípios de Portugal a determinar que o seu transporte municipal de passageiros seria gratuito”, pelo que a autarquia implementou o acesso livre para estudantes em 2018 e alargou à generalidade da população o mesmo tipo de usufruto em 2021. Seguiu-se a modernização dos chamados TUS – Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira – com a definição de melhores paragens de autocarro, a instalação de novos abrigos e a colocação de painéis LED e sinalética informativa nesses espaços. "A adjudicação agora aprovada representa assim mais um avanço na modernização deste sistema municipal de transportes coletivos, designadamente no que se refere ao conforto para os passageiros e ao desempenho ambiental”, declara à Lusa o autarca socialista. “Mantém-se o serviço gratuito para todos os utilizadores, sendo que estes vão passar a beneficiar de uma maior aposta na tecnologia, na acessibilidade e no ambiente", realça. No âmbito dessa mesma estratégia, a introdução de viaturas elétricas ou movidas a hidrogénio nas duas linhas do circuito dos TUS permitirá ajustar a realidade local às metas do Plano de Transição Energética de S. João da Madeira, que, segundo Jorge Vultos Sequeira, “tem por objetivo colocar a cidade no patamar da neutralidade carbónica até 2030”. O novo contrato estipula ainda outros requisitos a cumprir pelo operador: os veículos em circulação “têm que proporcionar acesso fácil a pessoas de mobilidade reduzida, através de piso rebaixado ou rampa, e possuir lugares adaptados ao seu transporte”; as viaturas em causa “devem estar equipadas com internet sem fios” e tecnologia que permita à autarquia divulgar informação pelos passageiros; e os mesmos autocarros terão ainda que integrar “sistema de localização por GPS”.
Oito grupos disputam Concurso de Hip Hop na Gafanha da Nazaré
O concurso vai reunir bailarinos com um intervalo etário entre os 9 e os 42 anos e inclui entre os oito grupos concorrentes, um grupo de pessoas portadoras de deficiência, provenientes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu. Os concorrentes serão avaliados por um júri, constituído por três elementos: Bboy Magik, bailarino desde o ano 2000; Luísa Silva é coreógrafa, professora de dança e fundadora do Atelier DDX e o terceiro elemento do júri é Mariana Ramos, vereadora da Cultura e Criatividade da Câmara Municipal de Ílhavo. Para avaliação dos concorrentes “o júri terá em conta critérios como originalidade, criatividade, performance e técnica”, aponta a nota do município enviada às redações. Os vencedores receberão um prémio monetário a atribuir aos três melhores grupos: 500 euros para o vencedor, 250 para o segundo classificado e 150 para o terceiro. O Concurso de Hip Hop será apresentado por Luísa Vilarinho, uma munícipe da Gafanha da Encarnação estudante da área da Comunicação. O intervalo ficará a cargo de SKIDOW, u músico também do município de Ílhavo, afiliado desde 2014 ao grupo CNK e à editora discográfica TunnelRecords, SKIDOW, a.k.a. VASKID. A entrada no espetáculo é gratuita. Os bilhetes estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.