RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Cidade

Legislativas: Pedro Nuno Santos marca presença em Aveiro esta sexta-feira

O Parque de Feiras e Exposições de Aveiro vai acolher esta sexta-feira, dia 2, o ‘Grande Comício’ do Partido Socialista. A iniciativa contará com a presença de Pedro Nuno Santos.

Legislativas: Pedro Nuno Santos marca presença em Aveiro esta sexta-feira
Redação

Redação

30 abr 2025, 17:32

Depois da entrega das listas para as eleições Legislativas, Pedro Nuno Santos volta a Aveiro - desta vez para o Grande Comício do partido. O encontro está marcado para as 19h, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, e espera-se que o candidato socialista a primeiro-ministro apresente as suas ideias para Aveiro e para o país. Tal como anteriormente noticiado pela Ria, o programa socialista promete isenção total na A25 e o prolongamento da Linha do Vouga, mas não fala do Hospital de Aveiro. 

Note-se que esta é a segunda vez que o candidato socialista se desloca a Aveiro e que a iniciativa decorre depois do debate entre o socialista e Luís Montenegro, que concorre também às eleições pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Recomendações

Autárquicas: “Motivos pessoais e familiares” afastam Pedro Teixeira da disputa das eleições
Cidade

Autárquicas: “Motivos pessoais e familiares” afastam Pedro Teixeira da disputa das eleições

O projeto independente estava a ser pensado e contava já com alguns apoiantes, mas Pedro Teixeira adiantou à Ria que não vai avançar com a candidatura por motivos “exclusivamente pessoais e familiares”. “Achei também importante dar essa satisfação porque, efetivamente, várias pessoas se questionam e me questionam se efetivamente seria uma alternativa de voto às candidaturas que agora já são conhecidas e, portanto, quis dar a conhecer que, efetivamente, não o vou fazer”, aponta Pedro Teixeira. O advogado aveirense nota ainda que antes de avançar a informação de que estaria a pensar numa candidatura independente à Ria, no início do mês passado, “já sabia que [o projeto] era viável”, no entanto, “era preciso ver toda a organização, toda a estrutura que é preciso ter e, efetivamente, de bom grado vi que tinha uma estrutura muito sólida e uma estrutura muito competente e que tinha bastantes apoiantes” garantiu. Pedro Teixeira repara que o apoio o deixou “extremamente feliz”, mas frisa que a candidatura não vai mesmo avançar – pelo menos por enquanto. Para o futuro, Pedro não esconde que é uma opção em aberto. “Não sendo eu um político, efetivamente há um órgão político pelo qual eu tenho muito carinho, que é a presidência da Câmara porque, efetivamente, trabalha-se para as pessoas, trabalha-se para a nossa cidade (…) é algo que eu vejo muito bonito na política”, sublinha. Pedro Teixeira continua a acreditar que há espaço para uma candidatura independente no município, mas garante que não avançará pela sua mão. “Mais nenhuma pessoa das que estava à minha volta demonstrou disponibilidade para ser ela a avançar com a candidatura independente e agora, não sei, cada um seguirá o seu rumo e terá de votar em consciência com os candidatos que agora há, não obstante (…)  poder aparecer alguém”, aponta. Ainda assim confia que “se avançasse iria ter resultados muito positivos”. Confrontado com a possibilidade de vir a apoiar algum dos candidatos já conhecidos, Pedro Teixeira afirma apenas que tem vindo a “acompanhar os projetos” e “a forma de exercer e de estar na política”, contudo “não posso dizer se poderia apoiar este ou aquele candidato, até porque também ninguém falou comigo, mas eu também não pensei nisso”, frisa. Apesar de afirmar que não tem “tempo para desempenhar funções executivas”, a opção não é totalmente descartada por Pedro. “Teríamos de ver (…) como é que é a candidatura, quais é que são as ideias, quais é que são os projetos” e se se “identificava ou não [com o projeto]”, aponta o advogado aveirense.

Direção do SC Beira-Mar vai renegociar com o investidor e marcar nova Assembleia Geral
Cidade

Direção do SC Beira-Mar vai renegociar com o investidor e marcar nova Assembleia Geral

Em nota enviada às redações, a direção do SC Beira-Mar afirma que, após o chumbo da proposta para a constituição de uma sociedade desportiva na passada quarta-feira, dia 23, vai voltar a reunir com Breno Dias, o investidor que tem trabalhado com o clube, para “negociar (…) a introdução de alguns ajustes à proposta de constituição da sociedade desportiva para o futebol”. A direção aponta ainda que a decisão foi tomada “com sentido de responsabilidade perante a situação muito frágil do ponto de vista económico-financeiro do Clube e em respeito pela vontade dos 103 associados que manifestaram a sua confiança no processo desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses”, lembrando que a proposta apresentada vai de encontro aos pressupostos aprovados na Assembleia Geral de novembro. O clube aguarda agora o agendamento de uma nova Assembleia “para submeter a nova proposta à apreciação dos associados”. O comunicado recorda ainda que “a proposta apenas será aprovada se merecer voto favorável de ¾ dos associados presentes” e apela “ao sentido de responsabilidade de todos os associados neste importante ato da vida do Clube”. A direção repara ainda que caso a proposta não mereça “a confiança da maioria qualificada de todos os sócios presentes na Assembleia Geral, não restará outra solução à atual Direção que não seja a apresentação da sua demissão”.

Quarteto belga Bombataz inaugura segundo trimestre de programação da Vic Aveiro Arts House
Cidade

Quarteto belga Bombataz inaugura segundo trimestre de programação da Vic Aveiro Arts House

Bombataz, o quarteto belga “que desafia rótulos e expectativas com uma abordagem sonora livre e inclassificável” está responsável por abrir a programação do segundo trimestre da Vic Aveiro Arts House. O concerto arranca às 21h30,  a lotação é de 42 lugares sentados e a contribuição recomendada tem o valor de 6€ que revertem “integralmente para os artistas convidados”, dá nota o espaço cultural. Este concerto está inserido na série Ressonância que "desde 2017 tem convidado a Aveiro propostas internacionais de excelência nas áreas da música exploratória e da arte sonora", aponta a direção artística da Vic Aveiro Arts House.  A programação segue com concertos de GRÓA, a “explosiva banda islandesa de punk-pop no feminino” e com o argentino Flaaryr, no dia 14 de maio. Maio conta ainda com atuação do projeto Kesherul Neg Pineg, no dia 22, e a 14 de junho “o duo italiano de ambient-post-rock” Tristan da Cunha está encarregue por dar vida à noite aveirense.

Teatro Aveirense revela a programação do segundo quadrimestre de 2025
Cidade

Teatro Aveirense revela a programação do segundo quadrimestre de 2025

Entre maio e agosto são várias as propostas musicais que o Teatro Aveirense traz à cidade. A primeira segunda-feira de maio, dia 5, traz já a Orquestra do Palácio de Schönbrunn de Viena (Austria) num concerto de celebração do 200º Aniversário de Johann Strauss e a semana termina, no dia 9, com a antestreia do álbum a solo de Zé Ibarra. De 15 a 25 de maio realiza-se ainda a bienal Reencontros de Música Contemporânea. Bia Maria volta a trazer música a Aveiro no dia 12 de junho e The Black Mamba ficam responsáveis por animar o dia 14. Agosto conta com a rubrica Novas Quintas na Rua, este ano com um concerto dos Expresso Transatlântico, no dia 7 na Praça da República, e com a apresentação do projeto aveirense Lés e Lés, de Vitor Hugo e Carlos Lázaro, no dia seguinte. No stand-up comedy o espaço cultural aveirense apresenta duas propostas. A primeira acontece já este domingo, dia 4, com ‘Aleixo Amigo – Um show ao vivo muito seu amigo’. Em junho, no dia 21, a missão de trazer animação a Aveiro fica a cargo de ‘Snob’, do humorista Carlos Coutinho Vilhena. No teatro há encontro marcado nos dias 30 e 31 de maio, com exibição da peça Hamlet, do Teatro Nacional São João, encenado por Nuno Cardoso. Em junho é apresentada uma performance/sessão de leitura denominada ‘Como Desenhar Uma Filha Nua’, no dia 26 de junho. No dia seguinte o encenador Tiago Guedes propõe a sua visão de À Primeira Vista, num monólogo conduzido por Margarida Vila-Nova. Para 26 e 27 de julho fica a apresentação de Swing, um espetáculo que conta com a presença de Diogo Morgado, Diana Nicolau, Manuel Marques e Susana Blazer. A área da dança arranca no dia 16 de maio com ‘OU’, de André Braga e Cláudia Figueiredo, da CRL – Central Elétrica, e termina a 25 de julho com a apresentação da oitava edição do programa Território, dos Estúdios Victor Córdon. Pelo meio há o espetáculo ATA, de Maria Fonseca, a 5 de junho e Maurice Accompagné, de Paulo Ribeiro, a 4 de julho. O segundo quadrimestre verá ainda a chegada ao palco de dois projetos criados com a comunidade aveirense ao longo do ano. Em maio, no dia 10, é a vez da estreia de O Navio dos Sonhos e a Ilha dos Amores, com texto e direção artística de João Garcia Miguel, no âmbito do projeto OLAS - Objetos e Laboratórios Artísticos e Sociais e em junho, no dia 29, dá-se a terceira edição do Cantar-o-Lar, um projeto criado em parceria com a Orquestra Sem Fronteiras e realizado com os utentes de quatro lares para a terceira idade de Aveiro. A programação familiar não foi deixada de fora e este quadrimestre conta com Panda Express, de Lewis Gillon & Joana Mário, para espetadores a partir dos 6 anos. A apresentação decorre nos dias 4, 5 e 6 de maio. O Festival dos Canais - um evento da Câmara Municipal de Aveiro organizado pelo Teatro Aveirense - celebra este ano a sua 10ª edição. A programação ainda não está disponível, mas o município dá nota de que decorrerá de 16 a 20 de julho.

Últimas

FFMS promove debate na UA: como mudaram as famílias portuguesas depois do 25 de Abril
Universidade

FFMS promove debate na UA: como mudaram as famílias portuguesas depois do 25 de Abril

“E depois da revolução: população e famílias” é o tema do debate que acontece já na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, pelas 17h30, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da UA. Com o ponto de partida em dois minidocumentários da Fundação, a sessão pretende explorar como é que as famílias evoluíram nos últimos 50 anos. O evento é gratuito, mas a lotação é limitada. As inscrições deverão ser feitas através do site oficial da FFMS. A conversa é aberta ao público e conta com três convidados que têm nos últimos anos explorado estes temas: Alda Azevedo, demógrafa e investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Pedro Góis, sociólogo e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Tomás Magalhães, comunicador e host do podcast “Despolariza”, como moderador. O evento faz parte do ciclo “Cinco Décadas de Democracia”, organizado pela FFMS.

Autárquicas: “Motivos pessoais e familiares” afastam Pedro Teixeira da disputa das eleições
Cidade

Autárquicas: “Motivos pessoais e familiares” afastam Pedro Teixeira da disputa das eleições

O projeto independente estava a ser pensado e contava já com alguns apoiantes, mas Pedro Teixeira adiantou à Ria que não vai avançar com a candidatura por motivos “exclusivamente pessoais e familiares”. “Achei também importante dar essa satisfação porque, efetivamente, várias pessoas se questionam e me questionam se efetivamente seria uma alternativa de voto às candidaturas que agora já são conhecidas e, portanto, quis dar a conhecer que, efetivamente, não o vou fazer”, aponta Pedro Teixeira. O advogado aveirense nota ainda que antes de avançar a informação de que estaria a pensar numa candidatura independente à Ria, no início do mês passado, “já sabia que [o projeto] era viável”, no entanto, “era preciso ver toda a organização, toda a estrutura que é preciso ter e, efetivamente, de bom grado vi que tinha uma estrutura muito sólida e uma estrutura muito competente e que tinha bastantes apoiantes” garantiu. Pedro Teixeira repara que o apoio o deixou “extremamente feliz”, mas frisa que a candidatura não vai mesmo avançar – pelo menos por enquanto. Para o futuro, Pedro não esconde que é uma opção em aberto. “Não sendo eu um político, efetivamente há um órgão político pelo qual eu tenho muito carinho, que é a presidência da Câmara porque, efetivamente, trabalha-se para as pessoas, trabalha-se para a nossa cidade (…) é algo que eu vejo muito bonito na política”, sublinha. Pedro Teixeira continua a acreditar que há espaço para uma candidatura independente no município, mas garante que não avançará pela sua mão. “Mais nenhuma pessoa das que estava à minha volta demonstrou disponibilidade para ser ela a avançar com a candidatura independente e agora, não sei, cada um seguirá o seu rumo e terá de votar em consciência com os candidatos que agora há, não obstante (…)  poder aparecer alguém”, aponta. Ainda assim confia que “se avançasse iria ter resultados muito positivos”. Confrontado com a possibilidade de vir a apoiar algum dos candidatos já conhecidos, Pedro Teixeira afirma apenas que tem vindo a “acompanhar os projetos” e “a forma de exercer e de estar na política”, contudo “não posso dizer se poderia apoiar este ou aquele candidato, até porque também ninguém falou comigo, mas eu também não pensei nisso”, frisa. Apesar de afirmar que não tem “tempo para desempenhar funções executivas”, a opção não é totalmente descartada por Pedro. “Teríamos de ver (…) como é que é a candidatura, quais é que são as ideias, quais é que são os projetos” e se se “identificava ou não [com o projeto]”, aponta o advogado aveirense.

Câmara de Ílhavo com novas instalações para o Atendimento Social Integrado
Região

Câmara de Ílhavo com novas instalações para o Atendimento Social Integrado

As instalações resultam da primeira fase da remodelação do edifício dos Paços do Concelho. De acordo com uma nota municipal, a intervenção teve em vista aumentar a capacidade de resposta da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde da autarquia. A reorganização aproveitou a antiga galeria de exposições para acolher aqueles serviços. O espaço passou a dispor de área de atendimento geral e dedicada à CPCJ, salas de espera e gabinetes. A adaptação inclui também o Balcão da Inclusão, adaptado a pessoas com mobilidade condicionada, e acolhimento para equipas da área social. Segundo a Câmara de Ílhavo, a primeira fase da intervenção representou um investimento superior a meio milhão de euros.  “Numa segunda fase, será remodelada a ala poente do edifício para serviços de suporte e arquivo”, adianta a nota de imprensa.

Anadia volta a receber “Portugal Wine Trophy”
Região

Anadia volta a receber “Portugal Wine Trophy”

À semelhança de anos anteriores, os produtores da Região Demarcada da Bairrada contam com condições especiais de participação, nomeadamente com a isenção de pagamento para inscrição dos seus vinhos e espumantes, revelou hoje a Câmara de Anadia, num comunicado enviado à agência Lusa. A medida é “um investimento do Município de Anadia”, que procura assim “incentivar e promover internacionalmente os vinhos Bairrada, bem como o enoturismo e outros recursos endógenos regionais”. O “Portugal Wine Trophy”, juntamente com o “Berliner Wein Trophy” e o “Asia Wine Trophy”, estão entre os maiores concursos de vinhos do mundo e contam com o patrocínio da International Organisation of Vine and Wine (OIV). O certame é organizado pelo Deutsche Wein Marketing (DWM) e pelo Município de Anadia.