UA: Serviço de bar/cafetaria vai reabrir no DCSPT
Após quatro anos, o serviço de bar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT), na Universidade de Aveiro, vai voltar a reabrir. A informação foi avançada à Ria por Alexandra Queirós, vice-reitora para a cultura e vida nos campi na UA.
Isabel Cunha Marques
JornalistaÚltimas
Segundo Alexandra Queirós, o espaço do bar no DCSPT estava já encerrado desde a pandemia de covid-19, tendo sido agora, novamente, concessionado. “Numa fase inicial e já no antigo mandato havia um entendimento, com o antigo diretor do DCSPT, que não havia necessidade de o bar estar aberto porque causava muito barulho. Com a nova direção houve, novamente, vontade de abrir o bar e assim vai ser feito”, garantiu.
Quanto à data de abertura, a vice-reitora partilhou que gostava que fosse “o mais rápido possível”. “Estamos a fazer todos os esforços possíveis para contratualizar a aquisição do mobiliário para o espaço. Gostava que no início do segundo semestre tivesse tudo operacional”, adiantou.
Além do bar do DCSPT, Alexandra Queirós deu ainda nota que há “vontade” dos Serviços de Ação Social da UA (SASUA) em reabrir também o bar da antiga Reitoria. “Neste caso, o bar já está fechado há algum tempo porque estamos com escassez de recursos humanos. Já lançamos também o concurso em termos de concessão e não tivemos interessados”, afirmou. “Entretanto, decidimos fazer obras de manutenção e a ideia é que aquando da conclusão das obras se reative, novamente, o bar com os SASUA”, explicou.
Bar de Mecânica vai continuar a funcionar “só” como espaço marmita
Atualmente, de acordo com a vice-reitora, a UA dispõe, em funcionamento, de 8 serviços de bar/cafetaria no Campus de Sanatiago: no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA), no Departamento de Química (DQ), no Departamento de Matemática (DMat), no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), no Bar da Reitoria, no Bar do Complexo Pedagógico (CP), no Bar do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) e no Departamento de Biologia (DBio).
No que toca ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), onde outrora funcionou também um bar e, posteriormente, face à pandemia, foi transformado em espaço marmita, Alexandra Queirós garantiu que o objetivo é manter o espaço “só” para as refeições trazidas de casa pela comunidade académica. Neste momento, “estamos a reformular o espaço com novo mobiliário. A ideia é transformar o bar de Mecânica e o bar do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática (IEETA) em espaços só de marmita”, assegurou. Além destes dois espaços, também o Café da Universidade de Aveiro (CUA) vai continuar a disponibilizar um espaço para as marmitas. “A preocupação pela questão das marmitas já vem antes da pandemia (…) A ideia é continuar a reforçar a qualidade alimentar, mas também conseguir responder à comunidade no que diz respeito aos espaços marmita porque tem surgido essa necessidade”, expôs a vice-reitora. “Queremos também reforçar o número de micro-ondas nos diferentes espaços”, apontou.
Últimas
Recomendações
AAAUA inaugura exposição "Alma Mater" na Biblioteca da Universidade de Aveiro
A Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) inaugura, no próximo dia 4 de julho, pelas 18h30, a exposição "Alma Mater", na Galeria Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA. Segundo uma nota enviada à Ria, a iniciativa retrata os 35 anos de história da associação e assinala o encerramento das comemorações do seu aniversário, apresentando um repositório de atividades, seminário e objetos selecionados que documentam o percurso da instituição desde a sua fundação.
48º Aniversário AAUAv: Estudantes premeiam “Just a Change” com Galardão Renato Araújo na sexta-feira
A AAUAv celebra, na próxima sexta-feira, 48 anos. Para assinalar a data, realiza-se uma cerimónia pelas 18h00, onde terá lugar a Tomada de Posse dos novos órgãos dos Núcleos da Associação e a atribuição do Galardão Renato Araújo.
Investigadores da UA criam descontaminador de água a partir de resíduos industriais
De acordo com a Agência Lusa, uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um novo material, a partir de resíduos industriais, capaz de remover poluentes da água, revelou hoje, dia 23, fonte académica.
Estudantes votam passagem de antigo reitor Paulo Jorge Ferreira a sócio honorário da AAUAv
A Assembleia Geral de Alunos (AGA) da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) deliberou esta segunda-feira, dia 22, a passagem de Paulo Jorge Ferreira, antigo reitor da Universidade de Aveiro (UA), a sócio honorário da instituição. A proposta da direção foi aprovada com 23 votos a favor e um voto nulo.