RÁDIO UNIVERSITÁRIA DE AVEIRO

Região

Despiste de viatura interrompe circulação na Linha do Vouga

A circulação ferroviária na Linha do Vouga encontra-se interrompida entre Eirol e Eixo, em Aveiro, na sequência de um despiste de uma viatura rodoviária, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Despiste de viatura interrompe circulação na Linha do Vouga
Redação

Redação

17 jan 2025, 09:45

O alerta para o acidente que ocorreu na zona da Horta, em Eixo, foi dado cerca das 08:00.

Segundo fonte da IP, a viatura seguia na estrada paralela à via ferroviária quando se despistou, por motivos ainda desconhecidos, tendo ficado imobilizada sobre a via.

O condutor da viatura sofreu ferimentos considerados ligeiros, tendo sido transportado para o Hospital de Aveiro.

A circulação ferroviária encontra-se suspensa entre Eirol e Eixo enquanto se aguarda pela remoção do veículo.

Recomendações

Constrangimentos no transporte de doentes não urgentes na ULS da Região de Aveiro
Região

Constrangimentos no transporte de doentes não urgentes na ULS da Região de Aveiro

Em comunicado, aquela entidade esclarece que “a atribuição do transporte de Doentes não Urgentes é gerida por uma plataforma nacional (SGTD) e não pela ULS RA”. Segundo a ULS, “no final de novembro de 2024 houve uma atualização informática de dados que, por constrangimentos no sistema, não integrou os concelhos de Águeda, Albergaria e Murtosa”. A anomalia “foi, de imediato, reportada superiormente e a sua resolução está em tramitação”, assegurou. A ULS RA garante que “tem envidado todos os esforços, junto dos gestores da Plataforma Nacional SGTD, no sentido de ultrapassar os constrangimentos causados pela não passagem dos dados relativos aos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha e Murtosa, aquando da migração informática realizada em novembro último”. O comunicado da ULS surge na sequência da insatisfação manifestada nas redes sociais pelos Bombeiros Voluntários da Murtosa, por, “desde o dia 01 de dezembro, não lhe estarem a ser atribuídos transportes de doentes não urgentes”. Aquela corporação queixou-se desse transporte estar a ser atribuído a empresas privadas, pedindo esclarecimentos à ULS RA que, no comunicado de hoje, garante que tem mantido o diálogo “entre os responsáveis pelos transportes no seio da ULS RA e o comandante da Corporação de Bombeiros da Murtosa”.

Santa Maria da Feira: ULS regulariza contrato de assistentes do Hospital de Ovar
Região

Santa Maria da Feira: ULS regulariza contrato de assistentes do Hospital de Ovar

A medida surge depois de, em outubro, o Hospital Francisco Zagalo, no concelho de Ovar, ter passado para a tutela da ULS EDV, que, também no distrito de Aveiro, coordena a atividade dos hospitais, centros de saúde e outras unidades públicas não apenas dessa autarquia e da da Feira, mas também das dos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra. A administração da ULS reconhece que, entre os “vários desafios” resultantes da interação do hospital vareiro, a situação das seis funcionárias em causa contrastava com a política geral da instituição: “Os serviços de higiene e limpeza do hospital de Ovar eram assegurados por uma empresa externa [de prestação de serviços], enquanto nas restantes unidades hospitalares da ULS EDV esses trabalhos sempre foram assegurados por recursos humanos próprios da instituição e não subcontratados”. Terminando o contrato com a empresa externa, a ULS integrou assim as funcionárias no seu quadro de pessoal e, em comunicado, refere que "a decisão foi recebida com enorme satisfação por parte das profissionais que asseguravam as funções de higiene e limpeza, algumas delas já há mais de 10 anos a viver a incerteza de mudarem anualmente de empresa”.

Autárquicas: PS candidata Firmino Mendes à câmara de Albergaria-a-Velha
Região

Autárquicas: PS candidata Firmino Mendes à câmara de Albergaria-a-Velha

Firmino Ruas Mendes é o atual representante do PS na Assembleia Municipal de Albergaria e preside à comissão política da concelhia do partido. O candidato apresenta como linhas de força da sua candidatura à câmara “dar vida a ideias transformadoras, investir no bem-estar de todos e ter um concelho mais inclusivo, mais acolhedor e sustentável”. Promover “um desenvolvimento responsável, em que o crescimento respeite o ambiente” e em que “se valorize o cidadão”, são outras das propostas com que se vai apresentar ao eleitorado. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha é atualmente liderada por António Loureiro (CDS) que não será candidato por limite de mandatos. Nas autárquicas de 2021, o CDS conquistou cinco mandatos e o PSD dois mandatos. As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 setembro e 14 outubro de 2025.

Mais de 2.600 pessoas em 2 dias assinaram petição a pedir terreno para canil em Espinho
Região

Mais de 2.600 pessoas em 2 dias assinaram petição a pedir terreno para canil em Espinho

Lançado na sexta-feira à noite, o abaixo-assinado disponível na plataforma online “Petição Pública” explica a situação que vem gerando desacordo entre as duas entidades no referido concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto. “A associação de proteção animal Patinhas sem Lar candidatou-se a fundos do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta [ICNF] para a construção de abrigos canino e felino. No total, foram-lhe atribuídos quase 250.000 euros, os quais terão que ser usados para esse fim, sob pena de terem que ser devolvidos”, começa por recordar o texto introdutório da petição. Depois, o mesmo documento complementa: “A Câmara de Espinho, na pessoa da sua presidente e vice-presidente, comprometeu-se a submeter o assunto da cedência de superfície de um terreno à Assembleia Municipal até ao fim de 2024. Não o fez. O tema também não está na ordem de trabalhos da assembleia de 19 fevereiro deste ano”. Enfrentando sucessivas dificuldades em suportar as despesas da associação, em especial em proceder ao pagamento atempado das contas de serviços veterinários, a Patinhas sem Lar realça que, para os animais errantes de Espinho poderem ser acolhidos “em espaços dignos, só falta o cumprimento, por parte da Câmara de Espinho, da cedência de superfície de um terreno para a construção dos abrigos”. Em maio de 2024, a associação fez queixa da Câmara de Espinho à Provedoria da Justiça, alegando que o município não estava a cumprir a lei relativa à recolha e cuidado de animais errantes, a “Patinhas sem Lar”. A semana passada, em carta aberta à presidente da autarquia, a diretora da Patinhas sem Lar, Ana Paula Castro, voltava ao tema: “Acolhemos 100% dos gatos e 95% dos cães recolhidos pelos Serviços Veterinários Municipais, com tudo o que isso implica em termos de gestão dos abrigos, despesas médico-veterinárias, alimentação, etc.”. Realçando que em 2024 isso representou “quase 400 animais, dos quais 352 foram adotados”, a diretora da associação acrescentava que as despesas de manutenção nesse ano foram de “220.000 euros, dos quais a Câmara contribuiu com um subsídio de 40.000, a que acresceu 20.000 euros do subsídio do Turismo”. Face à discrepância entre apoios e custos, Ana Paula Castro concluía na carta aberta: “O assunto do terreno para a construção do abrigo arrasta-se há mais de dois anos. Se os técnicos responsáveis pelo avanço desta matéria não têm capacidade ou vontade de a resolver, cabe à presidente da Câmara providenciar as medidas para que a palavra dada seja cumprida. O ICNF confiou à Patinhas sem Lar o montante para construção do abrigo – essa verba só pode ser utilizada para esse fim, sob pena de ter que ser devolvida”. A Câmara Municipal de Espinho ainda não respondeu ao pedido de comentário.

Últimas

Bloqueador de computadores da Universidade de Aveiro chega a escolas do país
Universidade

Bloqueador de computadores da Universidade de Aveiro chega a escolas do país

“O CUCo ('Central Unit Control') tem como missão proteger os dispositivos contra roubos e violações contratuais, permitindo o bloqueio remoto em situações de inconformidade”, explica a UA em nota de imprensa. A solução, desenvolvida em parceria com a Softi9, “obteve recentemente uma extensão territorial da sua proteção industrial e está implementada em computadores e tablets dos diversos agrupamentos escolares em Portugal”. O CUCo ('Central Unit Control'), desenvolvido por André Zúquete e Miguel Rocha, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA), está a “redefinir os padrões de segurança digital a nível global”. “O CUCo destaca-se pela sua capacidade de incapacitar funcionalmente computadores em caso de posse indevida ou incumprimento de contratos”, salienta a nota de imprensa. Ao contrário de outras tecnologias, funciona independentemente do sistema operativo e não requer ligação à Internet para validar condições contratuais, “tornando-se imune a tentativas de desinstalação ou reinstalação”. De acordo com os inventores da UA, o CUCo “não só previne o uso indevido, como também atua como um forte elemento dissuasor contra roubos e incumprimentos contratuais, protegendo tanto os legítimos proprietários como as empresas que transacionam equipamentos”. "Esta invenção sublinha a capacidade da UA de desenvolver tecnologias disruptivas com impacto global, consolidando a sua parceria com o setor empresarial e reforçando o compromisso com a segurança digital”, salienta a nota. A designação CUCo encontra-se protegida por marca nacional e a invenção protegida por patente a nível nacional e internacional (PCT),recentemente expandida para mercados da Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Europa.

Embarcação de pesca afunda no cais da Docapesca em Aveiro sem causar vítimas
Cidade

Embarcação de pesca afunda no cais da Docapesca em Aveiro sem causar vítimas

Segundo um comunicado da AMN, o alerta para uma embarcação de pesca que se encontrava a afundar, devido a uma entrada de água no seu interior, foi recebido cerca das 03:00 através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). Foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro e da Patronia da Capitania do Porto de Aveiro, tendo ainda sido empenhados elementos dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e do Porto de Aveiro. “À chegada ao local, constatou-se que os sete tripulantes se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, e que a embarcação se encontrava parcialmente afundada", refere a mesma nota. Segundo a AMN, foi colocada uma barreira flutuante para garantir a contenção de material poluente, tendo sido notificado o proprietário da embarcação para efetuar a remoção da embarcação do local. O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro tomou conta da ocorrência.

Última hora: Ribau Esteves demite-se da concelhia do PSD-Aveiro
Cidade

Última hora: Ribau Esteves demite-se da concelhia do PSD-Aveiro

“Mais informo que pelos mesmos motivos invocados pelo Companheiro Simão Santana, e por todos os muitos motivos que bem conhecem o SG Hugo Soares, o Coordenador Autárquico Pedro Alves, o Presidente da Distrital do PSD Aveiro Emídio Sousa e o Presidente do PSD Luís Montenegro, apresentei hoje a minha demissão de Presidente da Mesa do Plenário de Militantes do PSD de Aveiro, com efeitos imediatos”, afirma o atual presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Recorde-se que o atual edil aveirense não foi envolvido na escolha do seu sucessor por Luís Montenegro, líder do PSD. [Em atualização]

Estagiário: Sérgio Ribau Esteves avança com candidatura independente ao Município de Aveiro
Estagiário

Estagiário: Sérgio Ribau Esteves avança com candidatura independente ao Município de Aveiro

Em exclusivo para a página do Estagiário da Ria, Sérgio quis juntar-se ao “verdadeiro espetáculo circense que se assiste na cidade” e declarou que “num momento particularmente difícil para o meu irmão, eu não podia deixar de dizer presente”. “Os Soutos querem mostrar que controlam esta cidade, mas se estamos nessa onda, então vão ter que levar com os Ribaus”, afirmou enquanto apertava um fato axadrezado emprestado pelo seu irmão, relembrando que, tal como Luís Souto, também ele é cronista no Diário de Aveiro. Ribau Esteves também quis prestar declarações ao Estagiário da Ria: "Sim, posso confirmar que o meu mano avisou-me previamente da sua candidatura." Confrontando pelo Estagiário da Ria relativamente ao facto de Luís Souto não ter contactado Alberto Souto antes do anúncio da sua candidatura, Ribau Esteves afirmou no meio de gargalhadas irónicas: "Olhe, essa pergunta tem que fazer ao Luís Souto, não é ele que se apresenta como especialista em genética?" Enquanto isso, o recém-lançado candidato Sérgio Ribau Esteves parece apostado em criar uma “irmandade eleitoral” para melhorar a imagem da cidade, recordando os aveirenses que tem experiência muito útil em gestão de irmandades. “Se sei gerir a irmandade dos ovos moles, acha que será muito diferente gerir um Município? É tudo uma questão de doçura”, afirmou.  O candidato independente aproveitou para dizer, com aquele sorriso de quem domina matemática, que, diferentemente do Alberto Souto – "que se contenta com 101 ideias para Aveiro" – ele tem “mil e uma ideias”. “Não acha que as minhas ultrapassam as do candidato socialista? E não são apenas devaneios mirabolantes, são planos de verdade para mudar a cidade", afirmou enquanto olhava para o programa eleitoral desenhado pelo seu irmão com 1001 árvores preparadas para abate. Agora, Aveiro aguarda ansiosamente para ver se esta súbita multiplicação de irmãos candidatos irá resultar numa revolução familiar na política local… ou apenas num almoço de domingo com demasiadas conversas sobre urnas de voto e propostas mirabolantes. O Estagiário da Ria continua atento a mais novidades, enquanto espreita para ver se ainda resta alguma vaga para ser candidato a sobrinho, primo ou cunhado dos Soutos & Ribaus.