Impakt, José Rocha e Wuant marcam presença na sexta edição da semana do empreendedorismo da UA
De 21 a 24 de outubro a Universidade de Aveiro (UA) promove a sexta edição da ‘semana do empreendedorismo’. A iniciativa é de participação gratuita, mas é necessário realizar inscrição previamente.
Redação
Integrada na estratégia de promoção do Empreendedorismo STEP UP Universidade de Aveiro Empreendedora, a UA dinamiza a 6ª edição da Semana do Empreendedorismo. O evento pretende estimular os membros da academia aveirense e da região a adotar uma cultura empreendedora. O evento vai contar com a realização de mesas redondas temáticas e com workshops que se vão distribuir ao longo dos quatro dias.
Um dos destaques da programação prende-se com o tema ‘Empreender na Twitch: Paixão e Negócio’. A mesa redonda vai juntar na academia aveirense os streamers Impakt, José Rocha e Wuant. A conversa decorrerá no dia 22 de outubro na galeria multifunções e está agendada para as 14h30.
Este ano, o evento foi ainda alargado “às suas escolas politécnicas”, lê-se no site da UA. No dia 23 as atividades previstas vão ser realizadas na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN) e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA). As restantes iniciativas vão decorrer na já referida galeria multifunções da UA.
O evento é promovido pela comunidade STEP UP Universidade de Aveiro Empreendedora, que contempla a Unidade Transversal para a Cooperação com a Sociedade (UACOOPERA), a Universidade de Aveiro Incubator, aAAUAv e um grupo de docentes que lecionam e/ou investigam na área do empreendedorismo.
Recomendações
AAUAv acredita que menos pessoas procuram o ensino superior devido ao aumento dos custos associados
A estudante considera que o aumento generalizado dos valores associados à permanência no ensino superior é o principal fator que justifica o decréscimo no número de inscrições. De acordo com Joana Regadas, o facto de os estudantes saberem “a priori” que nem todos vão ter acesso a bolsas de ação social acaba por demover muitas famílias, que sabem não ter capacidade financeira para comportar os custos da vida académica. Recorde-se que, conforme noticiado pela Ria, não havia tão poucos inscritos na primeira fase do concurso nacional de acesso desde 2018. A descida do número de inscritos não é surpresa para a presidente, que nota que o número de inscritos já tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos. Apesar dos esforços dos estudantes para trazer a problemática “para a praça pública”, Joana Regadas afirma que o trabalho feito “não tem sido suficiente”. Para além do aumento das rendas e da insuficiência na atribuição de bolsas, a representante da AAUAv acrescenta ainda que alguma desinformação na transição para o novo processo de candidaturas pode ajudar a justificar a quebra.
UA abre inscrições para Cursos Livres de Línguas
De acordo com uma nota enviada pela Universidade de Aveiro à redação da Ria, os cursos, promovidos pelo Departamento de Línguas e Culturas (DLC) e do Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida (continUA), têm como público-alvo todos aqueles que gostem de aprender ou aperfeiçoar outras línguas. Os cursos disponíveis são de alemão, francês, espanhol, japonês, inglês, língua gestual portuguesa e português língua estrangeira. As candidaturas, que podem ser feitas na plataforma PACO Candidaturas, têm uma taxa de 5 euros. O custo de cada um dos cursos está disponível no site da Universidade de Aveiro. As matrículas acontecem entre 19 e 22 de setembro e as aulas acontecem durante todo o semestre, entre 6 de outubro e 16 de janeiro.
Futebol feminino da UA alcança 5º lugar do Campeonato Europeu Universitário
De acordo com as declarações do treinador Daniel Vilarinho à Universidade de Aveiro, a classificação ainda fica aquém das expectativas. O técnico afirma que as estudantes foram “muito superiores" e que podiam ter alcançado o primeiro lugar. Rita Costa, capitã de equipa, enaltece que as aveirenses “lutaram até ao final” e faz um balanço muito positivo da competição. Para além do 5º posto na tabela classificativa, a equipa da Universidade de Aveiro venceu o Prémio Fairplay. As atletas portuguesas, que chegaram a Camerino como campeãs nacionais de futebol feminino universitário, viram apenas um cartão amarelo ao longo de toda a competição. A competição foi vencida pela Universidade de Wurzburg que, na final, bateu a Universidade de Frankfurt por 3-1. *Notícia alterada às 23h30. Onde se lia que "o técnico afirma que as estudantes [...] mereciam ter alcançado o primeiro lugar", a palavra "mereciam" foi substituída por "podiam". Foi também retirada a frase "A distinção [Prémio Fairplay] é dada à equipa que tiver visto menos cartões durante as partidas", uma vez que há mais critérios para a atribuição do prémio.
Universidade de Aveiro encerra serviços durante o mês de agosto
Durante todo o mês vão estar encerradas as bibliotecas Domingos Cravo (biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro), a biblioteca da Escola Superior Aveiro Norte e a biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. A Biblioteca Central vai estar fechada até 17 de agosto e, entre o dia 18 e o fim do mês, começa a funcionar apenas em horário reduzido, entre as 9h00 e as 20h00. A biblioteca Domingos Cravo volta a abrir no dia 1 de setembro, mas, até dia 12, funciona apenas até às 18h00. Dia 15, todas as bibliotecas das Escolas retomam a sua atividade normal, entre as 9h30 e as 20h00. As unidades de alimentação e cafetaria dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro continuaram abertas durante todo o mês. Fechados vão estar o espaço TrêsDê, o Restaurante Vegetariano, o Bar Preto, o Restaurante Universitário e as cantinas e bares das Escolas (a exceção é o bar da Escola Superior Aveiro Norte, que volta a abrir a 21 de agosto). Enquanto a Cantina de Santiago está encerrada até 14 de setembro, a Cantina do Crasto só fecha a 14 de agosto e reabre a 1 de setembro. A livraria, a papelaria e o posto de Correio Universitário estão fechados de 4 a 1 de setembro. Os Serviços no Atendimento (AtUA) mantêm-se abertos durante agosto inteiro, embora em horário reduzido, e o helpdesk dos Serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (STIC) só encerra entre 4 e 14 de agosto.
Últimas
Cais do Paraíso: BE e IL manifestam-se contra o Plano de Pormenor
Através de uma nota de imprensa enviada à Ria, a Iniciativa Liberal foi a primeira a manifestar-se. Para além de defender a revogação do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso, o partido pede ainda a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) “de forma integrada” para articular o Cais do Paraíso com a antiga Lota. Recorde-se que o Plano de Pormenor do Cais do Paraíso foi aprovado na reunião de executivo camarário do passado dia 24 de julho, apesar das críticas dos vereadores do Partido Socialista, e que a IL já tinha proposto um novo modelo para a antiga Lota. Os liberais escrevem que a proposta de plano que está neste momento em consulta e discussão pública “ultrapassa o limite de altura fixado pelo PDM e altera a morfologia urbana junto à ria”. O partido entende que a reunião de Câmara do próximo dia 27 é “uma oportunidade para corrigir o rumo e envolver a população” no processo de decisão. Nas palavras de Miguel Gomes, candidato da IL à Câmara Municipal de Aveiro, “a proximidade e a ligação direta destes dois terrenos [Cais do Paraíso e antiga Lota] à Ria exigem mais do que decisões avulsas: exigem uma visão única, que valorize o património natural e cultural, potencie o turismo sustentável e assegure que as regras são claras e iguais para todos, não alteradas ao sabor do projeto ou investidor do momento”. No mesmo sentido, João Moniz contesta “mais uma operação de mercantilização do território”. O candidato do Bloco de Esquerda acusa o atual executivo de “preparar o território ribeirinho da nossa cidade para a especulação imobiliária” ao longo do último mandato, dando os exemplos da intervenção na zona da dita Rua do Sal, os planos futuros para a lota ou a “intervenção urbanística no final do canal de S. Roque para o empreendimento privado Foz de Prata”. Tal como para a Iniciativa Liberal, para o Bloco de Esquerda o debate deve ir para além do hotel que agora se pretende edificar e, diz João Moniz, “tem de ser alargado a toda esta frente ribeirinha e à relação da cidade com a Ria”. Assim como os liberais defendem “uma estratégia única” para a antiga Lota e para o Cais do Paraíso que passe pela criação de um novo centro de vida urbana com amplos espaços verdes, o Bloco pede um novo parque público, como o que diz que devia ser projetado para a antiga Lota, “que articule essa relação com a Ria com a praça do Alboi, os Parque da Baixa de Santo António e Infante Dom Pedro”. Na publicação feita no Facebook, João Moniz deixa o desafio aos restantes candidatos à Câmara Municipal de Aveiro para que se juntem a ele e “assumam publicamente o compromisso com esta proposta de parque público”. A Iniciativa Liberal critica ainda o facto de o Plano de Pormenor estar a ser discutido durante o mês de agosto, um período em que muitos dos aveirenses estão de férias. No comunicado, consideram que a decisão “limita a participação informada da população e fragiliza o debate”.
Candidatura do PS entrega hoje as listas de candidatos no Tribunal de Aveiro
A candidatura do PS, que se assume com o mote “Um Futuro com Todos”, é a segunda a entregar listas de candidatos para todos os órgãos autárquicos do município de Aveiro. Recorde-se que o Bloco de Esquerda já entregou as listas no Tribunal de Aveiro na passada semana. O Partido Socialista apresenta-se com Alberto Souto como cabeça-de-lista na luta pela presidência da Câmara Municipal de Aveiro e com Cláudia Cruz Santos como cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal. Num momento em que a todas as Juntas de Freguesia de Aveiro são presididas por eleitos da "Aliança", o PS apresenta-se também na luta por todas as autarquias.
Miguel Capão Filipe é o candidato da “Aliança” para a Assembleia Municipal de Aveiro
O candidato, que já presidiu ao órgão autárquico entre 2009 e 2013, apresentou-se como “o segredo mais mal guardado da política aveirense”. Durante o discurso feito na viagem que arrancou junto ao Antigo Edifício da Capitania do Porto de Aveiro, o atual vereador na Câmara Municipal de Aveiro, indicado pelo CDS-PP, recordou “ter provas dadas” e comprometeu-se a “honrar o Parlamento de Aveiro”. Capão Filipe elogiou o que foi feito pelos últimos executivos da Câmara Municipal de Aveiro e disse que o município se encontra “excecionalmente bem” e “leva o país às costas”. Nesta conjuntura, diz ser importante “não desperdiçar oportunidades” e rejeita “aventureirismos e sobrancerias”. De acordo com Luís Souto Miranda, candidato da “Aliança” à Câmara Municipal de Aveiro, a candidatura de Miguel Capão Filipe foi o que facilitou o entendimento do PSD com o CDS-PP na candidatura aos órgãos autárquicos de Aveiro. O principal representante da coligação afirma que foi “muito fácil” para os sociais-democratas “darem” a presidência Assembleia Municipal ao CDS-PP devido à postura do agora candidato ao órgão, “que encarna um conceito que está um bocadinho fora de moda, que é o aveirismo”. Nesse sentido, Souto Miranda considera que Capão Filipe foi sempre uma “escolha certa”.
“Aliança” promete baixar impostos aos aveirenses “sem voltar aos tempos de pesadelo das dívidas”
O candidato da “Aliança Mais Aveiro” sublinha que a coligação “quer dar um sinal claro” de respeito pelo dinheiro dos contribuintes e de incentivo ao investimento no concelho. Para o poder fazer, Luís Souto Miranda nota que é preciso ser “rigoroso” na gestão das contas públicas e reitera que “a autarquia não voltará aos tempos de pesadelo das dívidas sem controlo e das faturas que ficam por pagar”. Recorde-se que o candidato da “Aliança Mais Aveiro” tem várias vezes criticado Alberto Souto, cabeça-de-lista do PS, por ter deixado uma “câmara endividada” quando governou o município de Aveiro, entre 1998 e 2005. No decorrer da apresentação dos candidatos à Junta de Freguesia de Eixo e Eirol, Luís Souto Miranda apresentou, como tem sido hábito, propostas para a freguesia. Para Eixo, o candidato comprometeu-se com a reformulação do recinto da Feira de Eixo e com a criação de um novo parque. Para Eirol, garantiu a continuação do apoio para as obras do Centro Social de Santa Cecília e a aposta no novo acesso ao centro a partir da Rua da Residência, bem como na requalificação do parque de merendas e no encerramento do aterro. Até que o aterro seja definitivamente fechado, Luís Souto Miranda disse que é necessário avançar com medidas de mitigação dos impactos, “nomeadamente com a construção da via paralela à A1”. Foram também assumidas como prioridades a fiscalização do eixo Aveiro – Águeda “para que não haja retrocessos” e o desenvolvimento e expansão da área de localização empresarial Aveiro Centro – Zona Industrial de Eixo / Oliveirinha. O representante assumiu ainda querer avançar com o novo arruamento de ligação da Rua Professor Celos Santo à Fernando Pessoa e com a criação de um espaço para assumir o papel de centro cultural, em Azurva, e com a edificação de um estacionamento para o apeadeiro e com uma nova ligação viária da Capela a esse estacionamento, na Horta. A seguir a Luís Souto Miranda falou Sara Rocha, que se recandidata à Junta de Freguesia de Eixo e Eirol. A juntar às promessas já elencadas pelo candidato à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Sara Rocha disse ainda querer continuar a levar a cultura a toda a freguesia e a investir no Parque das Pedreiras, em Carcavelos, criar a “Rota do Património”, manter e ir mais além nas atividades dirigidas à comunidade sénior, criar o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia, um polo de atendimento em Eirol e Azurva, um parque canino em Azurva, um parque infantil na zona do Rego / Vila Verde, em Eixo, e requalificar o Parque Desportivo Cónegos Póvoa dos Reis, em Eirol.